Carrancas, a cidade das cachoeiras

Estar em contato com a natureza, mergulhar em uma cachoeira para lavar a alma e acampar. Esse era o nosso plano para curtir o feriadão! Guardei a dica de uns amigos que já tinham ido à Carrancas-MG e lá fomos nós!

Com apenas 5 mil habitantes, essa cidade no sul de Minas Gerais atrai diversos turistas pela beleza de suas cachoeiras, grutas e trilhas. A maioria das estradas são de terra, mas encontram-se em boas condições. São 328 km do Rio até Carrancas, aproximadamente 5h30.

***

Chegando em Carrancas, fomos direto arrumar o acampamento. O camping escolhido foi o “Camping da Ponte”, localizado logo na entrada da cidade, à beira de um riacho. Arrumamos tudo e saímos em direção ao Complexo da Zilda, que é um verdadeiro parque de diversões: cachoeiras, corredeiras, escorregadores, grutas e pinturas rupestres localizado há aproximadamente 12 quilômetros de Carrancas. O céu estava azul e o sol bem forte, um dia perfeito para o passeio.SONY DSC
Depois de muita caminhada dentro do Complexo da Zilda, voltamos ao acampamento. O jantar foi improvisado,  lá mesmo! Nada mais rústico e divertido. Tivemos o prazer de ver a “lua amarela”, fenômeno que acontece de anos em anos – um espetáculo da natureza!

No dia seguinte acordamos cedo para ir rumo à famosa Cachoeira da Esmeralda – tem esse nome por ser a mesma cor da pedra esmeralda – e pude concluir: é INCRÍVEL! A queda da água não é muito grande, mas da para nadar e mergulhar nas águas cristalinas. A  natureza ao seu redor é intensa, o que proporciona momentos de contato direto e em sintonia com o lugar!SONY DSC
Próxima parada: Cachoeira da Fumaça. Essa fica localizada no município, são poucas km de carro até lá. Sua queda principal tem mais de 15m de altura e seu nome vem da “fumaça” que se desprende de suas águas ao caírem forte nas pedras. É de arrepiar!SONY DSC
Essa aventura fica guardadinha na memória, junto com as belezas desse lugar simples, porém rico de paisagens incríveis! fotos
Optamos por acampar para baratear a viagem, mas lá você também encontra poudadinhas e hotéis! Veja aqui algumas opções.