Munique e muita cerveja

Depois de looongas horas dentro do trem noturno, paramos em Munique!

Fiquei encantada com a rua Neuhauser Strasse, que é exclusiva para pedestres. Lá encontramos muitos restaurantes e lojas de tudo que é tipo, além de barraquinhas na rua oferecendo desde lanches rápidos até flores. Chegando ao final da rua, fica a praça Marienplatz, onde está o prédio Neues Hathaus, prefeitura da cidade. É lindo, lembra aqueles castelinhos de areia que fazíamos quando criança. Vale a pausa para tirar muitas fotos! Lá ficam estátuas dos reis da Bavária e pátios internos abertos ao público. Como era Dezembro e o Natal se aproximava, havia uma feira fofa de natal ali em frente, vendendo artesanato, comidas típicas e lembrancinhas. É o verdadeiro coração da cidade, sempre cercado por turistas!

Em frente à prefeitura, fica uma igreja onde você pode subir os muitos andares para ter uma vista da cidade lá do alto! Recomendo!

Munique

Depois de andar bastante, decidimos conhecer uma das famosas cervejarias, a Augustinerbräu (Neuhauser Strasse, 16), onde tivemos o primeiro contato com o jeito alemão de ser. Meus sogros resolveram experimentar o famoso joelho de porco e eu, que acho que nunca terei coragem de experimentar um prato exótico como esse, fui de galeto. Mas um baita galeto! Me assustei na hora que o prato chegou! hahaha!

E claro, não podíamos deixar de praticar o tradicional esporte dos alemães: levantamento de copo. A cerveja é servida em grandes copos de vidro de um litro (mass). Munique tem centenas de cervejarias, onde se pode, não somente beber, mas principalmente se divertir, papear, botar os assuntos em dia e, para um turista, sentir porque a Baviera tem fama de ser a região mais alegre da Alemanha! Lá na Augustinerbrau, enquanto almoçávamos, havia muitas pessoas que pareciam ser da torcida oficial do Bayern de Munique. Eles não paravam de cantar um minuto e eram vários canecões de chopp espalhados pelas mesas! Super animados, legal de ver =)

munique1

Como estávamos com os meus sogros e eles haviam alugado carro, esse foi o nosso meio de transporte. Mas o transporte urbano é rápido e eficiente. Pode-se escolher entre bondes (Strassenbahn), metrô de curta distância (U-Bahn) e de longa distância (S-Bahn). É só comprar os bilhetes nas máquinas automáticas existentes em vários pontos da cidade e validar seu bilhete ao embarcar. 

Resolvemos ir até o museu Residenz, principal palácio urbano de Munique. Mais de 100 quartos desta residência real estão abertos à visitação. Há também exposições das coroas, jóias e artigos religiosos dos primeiros reis da Bavária. É super luxoso, com paredes cobertas de ouro e muitos detalhes riquíssimos. Vale a visita!

No dia seguinte demos uma volta em mais uma rua famosa e perto da Neuhauser Strasse, mas essa não era só para pedestres. No meio do caminho nevou na cidade, e nós, brasileiros, claro que adoramos!!! Na foto não da pra ver, mas era bastante neve!!!

munique3

Agora, voltando a falar sobre cervejarias: entre as mais tradicionais estão a enorme Hofbräuhaus, localizada na Am Platz 9, que apresenta à noite o shows Noites da Bavária. Outra coisa que me chamou atenção foram os armários para guardar as canecas de chopp dos alemães frequentadores. Eles vão à cervejaria com roupas “típicas” e cada um tem seu cadeado e pode deixar o seu canecão guardado ali. Outra coisa que chama atenção são as mulheres, também com roupas típicas, vendendo pretzel e outras gostosuras dentro do local. Ah, e claro, a banda! Anima muito, muitos ficam de pé dançando, cantando e brindando! 

Abaixo tem uma foto da rua para pedestres, lotadaaaaa!!

Munique
Para quem não sabe, Munique é famosa também pela Oktoberfest, um festival de cerveja que começa em Setembro e termina em Outubro. Fica a dica da melhor data para vocês conhecerem a cidade da cerveja! Mas claro, se não for nessa data, ainda assim você consegue sentir o clima animado, divertido e cervejeiro da cidade.

Como estávamos de carro, resolvemos conhecer a cidade Salzburgo, que fica na Áustria. Foram 4 horas de viagem até chegarmos. Mas isso fica para o próximo post =)

Beijos!
Nanda