Como tirar o visto australiano: passo a passo do novo processo.

Hoje a dica é pra quem pretende conhecer a Aussie Island! É necessário tirar o visto australiano, e, já que estou fazendo esse processo, nada mais justo do que compartilhar com vocês e dar algumas dicas.

Quando comecei a me informar sobre o visto, achei super complicado, já que apesar de o processo ser todo online, o site é em inglês e um pouco complicado de entender por onde começar. Vamos lá.

De Março pra cá o governo australiano adicionou mais um tipo de visto, que é o indicado para o brasileiros: o Visitor Subclass 600. O visto de turista poderá ser requerido por quem pretende viajar a turismo ou a trabalho e possui passaporte brasileiro.

Para começar o requerimento, deve-se clicar aqui http://www.immi.gov.au/e_visa/e600.htm, e em seguida no link Start an Application (e600 Application).

visto 1

Um nova página irá aparecer, que será a primeira tela do formulário a ser preenchido. Antes de tudo é necessário marcar que você leu e entendeu os termos e condições impostos pelo governo. Em seguida você deverá responder sim nesta pergunta: “Is the applicant currently outside Australia?” (o aplicante reside fora da austrália). Abaixo, deverá indicar o país de residência (Current location) e o seu status (Legal status) – se você tiver nascido no brasil o certo é responder “citizen”. Depois deverá responder qual é o motivo da sua ida à Austrália (turismo, visitar amigos, trabalho, etc) e para finalizar a primeira parte deverá indicar se o seu requerimento está sendo processado com outros requerimentos (Will this application be required to be processed with other applications?) e se o requerente é representante de algum país estrangeiro (Is the applicant a representative of a foreign government or a member of an exempt group?).

VISTO2

Nas próximas telas você deverá informar dados pessoais como nome, número do passaporte, data de nascimento e etc. (Muita atenção na hora de preencher as informações!). Também deverá colocar o tempo de permanência na Austrália, se é a sua primeira visita ao país, dados de quem for viajar junto com você, se for encontrar algum amigo ou parente que more por lá também é importante mencionar.

Finalizando o formulário, vem a parte do pagamento. São 160 dólares australianos que deverão ser pagos com cartão de crédito internacional.

Agora vamos falar sobre os documentos importantes que deverão ser anexados ao formulário:

– Passaporte autenticado;
– Certidão de nascimento com tradução juramentada e autenticada;
– Declaração de matrícula em faculdade, escola, etc (com tradução juramentada);
– Declaração do trabalho – caso você tenha um emprego fixo ou estagio, é importante mencionar (com tradução juramentada);
– Comprovante de renda (pessoal ou de quem está arcando com as despesas da viagem);
– Passagem com data de ida e volta;

O blog Travel Book me ajudou bastante na hora de tirar o meu visto! Quem quiser dar uma olhada, é só clicar aqui.

Espero que tenha ajudado e qualquer dúvida é só entrar em contato!