Dicas de como preparar o seu mochilão

Então você está pensando em sair mundo afora com uma mochila nas costas?

mochilao

É difícil planejar o que colocar dentro, mas tenho algumas dicas preciosas que vão te ajudar a diminuir o peso e tamanho da sua bagagem, pois é essencial carregar apenas o essencial. Vale ressaltar que a maior parte do que está escrito abaixo vale pra uma viagem pela América do Sul, Ásia ou Austrália e Nova Zelândia. Pra Europa muito provavelmente você vai precisar de casacos, botas, itens que inevitavelmente ocupam bastante espaço.

#1 Com que roupa eu vou?

Durante o trânsito entre destinos, use algo bem confortável e versátil, assim você terá mobilidade para regular sua temperatura. Se você, assim como eu, estiver indo para a Ásia, muito provavelmente você vai pegar ônibus noturnos bastante desconfortáveis e com o ar condicionado a todo vapor. Então minha dica é: calça legging ou folgada + blusa básica + um casaco e um lenço na mochila + meias extras + havaianas no pé ou alpargatas, algo que seja fácil de tirar.

#2 O que eu levo?

Somente o necessário. Se você for passar um mês fora, leve roupa para apenas uma semana. Isso vai facilitar sua vida poupando espaço e peso. Suas roupas íntimas você pode lavar você mesmo, e de tempos em tempos, você pode colocar umas roupas para lavar. Na Ásia esse serviço é barato. Com cerca de US$1 a US$3 você lava 1kg de roupa. Além disso, muito provavelmente você vai fazer umas compras durante a viagem. Sobre sapatos, um par de havaianas e um par de tênis confortáveis são mais do que o suficiente.

#3 Qual mochila é a mais adequada para mim?

Depois de restringir sua bagagem ao necessário, acredito que cerca de 60L sejam suficientes. Vai sobrar espaço pros souveniers que você vai certamente comprar. Prefira as mochilas que tem abertura frontal, isso facilita muito na hora de abrir a mala e acessar seus itens pessoais. É bom também ter a mochilinha extra, que é ótima para guardar seus itens de valor ou que requeiram mais cuidado. Além disso é sempre bom manter junto de si passaporte, dinheiro, câmera e coisas do tipo.

#4 Utilidades

– Ter um Lonely Planet ou similar na mão é sempre útil, ajuda a planejar a viagem, dá dicas de hotel, restaurantes, o que fazer, etc.

– A Kathmandu, marca de equipamentos para escalada e trekking, tem uma toalha muito boa que seca rápido e é bem levinha. Vale a pena o investimento. Comprei a minha na Australia em promoção, estava AUD15, mas o preço normal é AUD50. Encontrei essa aqui no site brasileiro Decathlon, parece cumprir as mesmas funções.

– Leve um caderninho e faça um diário da sua viagem. Não da pra confiar na nossa memória e é legal guardar o nome dos lugares visitados, das pessoas que você conheceu ao longo da jornada e até anotar alguns preços para dar dicas para os amigos depois.

– Vale a pena investir numa GoPro ou câmera aquática pra
registrar seus momentos embaixo d’água.

– Ter um iPad ou tablet é bom para passar o tempo nos momentos de trânsito, que muitas vezes levam 16+ horas. – Não esqueça um rolinho de papel higiênico ou lenços de papel para ter na bolsa em quaisquer eventualidades. O banheiro raramente vai ser como o esperado.

Malas prontas? Boa viagem!

Bjs, Gaia