Janela do Céu – Ibitipoca

Hoje a dica é para quem tem o pensamento de que quanto mais demorada a subida, mais incrível será o visual.

Esse pedacinho do céu fica em Conceição de Ibitipoca, na Serra da Mantiqueira, Minas Gerais. É preciso passar por quilômetros de estrada ruim, morro acima, para chegar a um pequeno povoado que ainda preserva a simplicidade.
JANELA DO CEU

São vários passeios e atrativos em Ibiti, mas hoje vamos falar sobre a Janela do Céu, que é o grande desafio do Parque Estadual do Ibitipoca. São 6.555 metros de subida até o local, totalizando 16 km ida e volta. Eu não tinha certeza se estava preparada para andar todos esses quilômetros (#sedentária #projetojô), mas me joguei. De cara você vai encontrar uma subida bem longa e cansativa, mas não desanime, depois disso a trilha vai  variar entre subidas e descidas com vegetação rústica, muitas grutas e pequenas cachoeiras no caminho.

Ibitipoca Janela do Céu
Toda a caminhada e esforço valem a pena quando você vai se aproximando da tão esperada Janela do Céu, um mirante natural de onde desemboca uma enorme cachoeira. O mais curioso é que durante o percurso você não vê nada além de árvores secas e pedras e, como se fosse mágica, você encontra um lugar fantástico com muito verde e muita água! A queda é de 100m de altura, e você pode chegar até a beira do precipício (com cuidado, claro) e sentir o nervosinho que dá misturado com uma sensação incrível de superação!
Ibitipoca Janela do Céu2

Para finalizar, ainda tivemos o privilégio de ver um pôr do sol maravilhoso na saída do parque. Ficou na memória esse dia incrível, super recomendo esse passeio que pode ser feito em apenas um final de semana (para quem mora perto, claro.)

por do sol

Agora vamos às dicas?

– Para a caminhada não esqueça de: bastante água, lanchinhos, boné, protetor solar, casaco (o clima de Ibitipoca é geralmente quente de dia e friozinho à noite), lanternas, tênis bem confortável e com a sola boa, máquina fotográfica para registrar tudo e muita disposição!

– Fizemos a caminhada em 3h30min. São 16km ida e volta.

– Não desista no meio do caminho! Com certeza em algumas partes vai bater aquela arrependimento, mas com certeza ele será maior se você desistir. O visual é a recompensa, sem falar da sensação de superação.

– Dê um mergulho na cachoeira! Renova a alma e o cansaço =)

– Comece a caminha bem cedo para não correr o risco de na volta estar anoitecendo.

No próximo post sobre Ibitipoca daremos mais informações sobre o Parque Estadual do Ibitipoca, onde ficar, comer e o que fazer a noite. Fique de olho 😉

Beijos,
Nanda

  • Taísa

    Nanda,
    Você chegou a ir na Cachoeirinha e nas Grutas que estavam no meio do caminho até a Janela do Céu?

    Paraíso! Amei o post 🙂

    • Nanda

      Oi Taísa!!

      Parei em uma gruta que não lembro o nome, mas como o foco era a Janela do Céu e o caminho é longo, acabamos não parando muito! Como passamos o final de semana lá, fomos na Janela do Céu no sábado e domingo voltamos ao parque para conhecer outras cachoeiras! Você já esteve lá? É lindo demais mesmo, vale a pena! =))

      Beijos!!

      • Aline

        olá,
        foram com guia?

        Bjos

        • Nanda

          Oi Aline!

          Não fomos com fuia não, dá para ir sem, é bem sinalizado!

  • Pingback: Sessão de Fotos + Viagem do Leitor: Janela do Céu – Mala de Aventuras()

  • Pingback: Lugares Tranquilos Para Passar o Carnaval | Mala de Aventuras()

  • Valeu pelas dicas, será muito útil pra mim por que vou conhecer lá no próximo feriado 😉

    • Gaia

      Vale muito a pena, Alexandre!
      Temos certeza que você vai adorar. Aproveite bastante 🙂

    • Salomão Lopes

      Oi Alex, tudo bem?

      Bom, estou indo à janela do céu, e vis seu comentário.. além de ter encontrado um post seu sobre assunto, que me deixou feliz, em encontrar o amigo. motiva a ida!

  • Anderson A. Ferreira

    Olá!
    Estou planejado conhecer o parque de Ibitipoca, gostaria de saber se o acesso as trilhas são livres ou tenho q contratá alguma agência de turismo?
    Gostaria de saber também a melhor época para eu ir, e como vou sozinho , um camping animado q eu possa me hospedar.
    Desde já agradeço.
    Att:. Anderson A. Ferreira.

    • Nanda

      Oi Anderson!

      As trilhas e cachoeiras ficam dentro do Parque de Ibitipoca. Lá é bem sinalizado e não é necessário contratar guia, dá pra ir por conta própria!

      Quanto ao camping, infelizmente não sei te informar. Quando fui, fiquei em uma pousadinha. Mas, acredito que são várias opções!
      Boa viagem!

  • fernanda castro

    Olá, me chamo Fernanda tbm rsrsrs Me diz a verdade, mesmo que não faz nada de esporte, academia, nada, nada, nada, dá pra encarar???? rsrsrs Estamos planejando ir, porém todo mundo é sedentário!! A subida é muito ingreme? temos o costume de fazer alguma trilhas aqui pelo Rio, porém nada tão longo. Fico no aguardo da sua resposta!!!

    • Nanda

      Oi Fê!!

      Olha, eu não sou a pessoa mais ativa, mas também não costumo ficar muuuito tempo sem fazer exercício. O meu condicionamento físico não é bom, eu sempre fico muuito cansada em trilhas e talz, mas eu consegui ir na Janela do Céu sim! A trilha é tranquila, bem aberta, e, se você for parando e respeitando o seu limite, acredito que não tenha problema nenhum!!

      Suuuper indico a Janela, quando você chegar lá no topo vai entender porquê! ;))

      Depois me conta se deu tudo certo! \o/
      Beijos!

  • Pingback: Viagem de final de semana: 9 lugares próximos ao Rio para acampar | Catraca Livre()

  • Dennis Santana

    Olá!

    Ótima dica! Irei para lá este FDS. Tem algum outro local no parque que vocês sugerem? Estou treinando duro andando 10 km todo dia pensando neste final de semana…rs

    Bjos e obrigado!

    • Nanda

      Olá!
      Que ótimo, vai estar bem preparado para a trilha!
      Todo o parque é incrível, vale a pena fazer o circuito das cachoeiras que ficam mais acessíveis!

      Bom passeio!

  • Susana

    Olá, Nanda.. Adorei sua descrição do lugar e goataria de saber se dá para fazer trilha de bike no parque ou tem muita pedra? Essa trilha da janela do céu, por exemplo. Obrigada !

  • Pingback: Viagem de final de semana: 10 lugares próximos ao Rio para acampar | Mala de Aventuras()

  • Erika Werneck

    Olá!
    Gostaria de saber o nome da pousada que vocês se hospedaram e se foi satisfatória.
    Aguardo retorno 😀

    • Gaia

      Oi Erika!
      Quando fui, fiquei hospedada no Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer. São vários chalés fofos e super perto da entrada do parque.
      Aproveitando seu comentário, se você fizer sua reserva através do nosso link do booking, você não paga nada a mais por isso e a gente fica imensamente grata, pois recebemos uma mini comissão (:
      http://www.booking.com/index.html?aid=391129
      Beijos e boa viagem!