Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Explorando o Morro Açú

Depois de longos 8 km de subida, como falei aqui, ainda andamos mais alguns km para apreciar cada pedacinho do Morro Açú. São vários picos e acontecimentos naturais para observarmos, como o pôr do sol espetacular no Cruzeiro e o Nascer do sol na Pedra da Tartaruga.

Cruzeiro

O cruzeiro fica de frente para a Pedra da Tartaruga. Lá foi colocada uma cruz em homenagem à um grupo de montanhistas mortos em uma tempestade elétrica em 1992.

179519_481643398530304_1818150275_n

É nesse ponto que podemos ver o pôr do sol mais lindo: as nuvens abaixam, formando como se fosse um mar. Demos muita sorte, pois quando chegamos o céu estava totalmente encoberto por neblina, e, enquanto o sol abaixava, o céu limpava todinho para podermos apreciar esse momento e tirar belíssimas fotos! Sem palavras!

É nessa hora que devemos nos preparar para o frio. É só o sol sair para nos equipar com gorro, luva e cachecol. É frio MESMO!

por do sol açú

Castelos do Açú ou Pedra da Tartaruga

Os Castelos do Açú são formações rochosas no cume da montanha, considerados o segundo ponto mais alto do Parque Nacional Serra dos Órgãos! Pra mim é o grande marco da caminhada, ao chegar perto de suas pedras imensas, senti aquele alívio de dever cumprido. Passeamos entre as rochas gigantescas e nos impressionamos!

IMG_5923Quem leva barracas para acampar costuma ficar ali por perto, as rochas acabam se transformando em abrigos. Vimos o nascer da lua e o nascer do sol sentados nas pedras próximas à Pedra da Tartaruga. O sol nasce bem na direção de outros picos do parque, como o Dedo de Deus e Pedra do Sinonascer do sol açú

A Lua foi um espetáculo a parte. Era época de lua cheia e fomos presenteados com o nascer de uma lua gigantesca e vermelhona. As fotos não chegam perto do que é ver ao vivo, mas acho que dá pra ter uma ideia!

10402613_10204121052645399_8627716231877152578_n

Cabo de Aço

A Pedra do Cabo de Aço é uma das rochas gigantes da Pedra da Tartaruga. Colocaram um cabo de aço para ajudar na subida e lá fomos nós em busca de mais um visual incrível.

cabo de aço

Lá do alto conseguimos ver diversos picos, como o Dedo de Deus. É impressionante estar tão acima das montanhas! O visual compensa todo o esforço! Muitos grupos sobem até lá para assistir o nascer do sol!

IMG_5882

Pico Rio de Janeiro

São mais ou menos 30 minutos de caminhada saindo do abrigo. Passamos pela Pedra da Tartaruga e andamos em direção à Baía de Guanabara. No caminho você vai encontrar totens (pedras empilhadas) indicando por onde passar.

Demos de cara com o visual mais maneiro do Rio de Janeiro. Podemos ver os principais pontos turísticos perfeitamente! Pedra da Gávea, Pão de Açúcar, Lagoa, Baía de Guanabara, Ponte Rio-Niterói, etc. É uma experiência maravilhosa pensar que estamos ali, no alto da montanha, cercado de natureza e muita paz, enquanto a cidade está loga ali acontecendo. Demais!

pico rio de janeiro açú

As fotos do pôr do sol e a primeira do cabo de aço foram tiradas pelo Rodrigo, que tem um ótimo olhar para fotografia! As outras foram pelo Iphone mesmo. Não quis levar a minha câmera para não pesar na mochila, mas me arrependi! =/

Gravamos alguns vídeos com a GoPro e decidi juntá-los nesse vídeo curtinho! Editei no Ipad mesmo, então não reparem! hahahah! Vale para ter uma noção da grandiosidade e das trilhas!

Se alguém tiver dúvidas ou quiser mais dicas para fazer a caminhada até o Açú, é só deixar nos comentários!

Se você ama trilhas, também vai gostar desses relatos:

Nascer do Sol na Pedra do Bonet

Trilha da Pedra da Gávea

Praias Selvagens do Rio de Janeiro

Acompanhe nossas AVENTURAS também no Facebook | Instagram Youtube