Final de semana é dia de trilha, sobretudo numa bela tarde de sábado, em pleno Rio de Janeiro! Por isso pegamos nossas mochilas e fomos explorar mais um cantinho da Cidade Maravilhosa: a Pedra do Telégrafo.

Famosa por suas fotos “arriscadas”, esta pedra tem atraído muitos trilheiros e curiosos, que desejam fazer a sua própria versão de foto pendurado na tal da pedra, à beira de um enorme penhasco.

Mas afinal: será que as pessoas são realmente loucas em tirar fotos assim? Continue lendo para descobrir tudo sobre este passeio, que tem um visual incrível do Rio de Janeiro.


Pedra do Telégrafo: o que você precisa saber antes de ir

Antes de mais nada, a gente já vai desvendar o mistério: a pedra fica bem na pontinha do penhasco, virada pra esse visual lindo da foto. Porém, abaixo dela, há um platô, onde conseguimos ficar em pé.

De qualquer forma, é arriscado. Um passo em falso e você vai parar lá embaixo. É preciso cuidado, mas dá pra tirar umas fotos super criativas e deixar os pais doidinhos quando verem.

fotos pedra do telegrafo rj
Dica de foto criativa para fazer na Pedra do Telégrafo! Foto: @nandahudson

A sensação que temos lá no topo da pedra é de pura liberdade. Olhar o horizonte e apreciar um pedacinho rodeado de natureza no Rio de Janeiro deixa as energias renovadas e os olhos encantados. Vale demais a visita!

Onde fica a Pedra do Telégrafo

A Pedra do Telégrafo está localizada em Barra de Guaratiba, no Parque Estadual da Pedra Branca, a aproximadamente 25 km do Terminal Alvorada. É preciso fazer uma trilha de 50 minutos, com bastante inclinação, para chegar até lá.

Como chegar na Pedra do Telégrafo

Para quem vai de carro, basta ligar o GPS e colocar como destino a estrada Roberto Burle Marx. Chegando lá, fica fácil de se localizar. O início da trilha é perto do Campo de Provas Marambaia, há estacionamentos próximos e vagas na rua. No entanto, nos fins de semana costuma ficar bem cheio.

Ao longo da estrada, você vai encontrar restaurantes com comidinha caseira, de frutos do mar e também algumas escolas e lugares oferecendo aluguel de SUP. Contamos nossa experiência aqui.

barra de guaratiba vista de cima
Barra de Guaratiba vista de cima! Foto: @gaiavani

Se você pretende ir de ônibus até a Pedra do Telégrafo deverá pegar o BRT no Terminal Alvorada até a estação Ilha de Guaratiba, em seguida, a linha 867 e descer no ponto logo após o quartel do exército.

Qual a melhor época para fazer a trilha para a Pedra do Telégrafo

A trilha para a Pedra do Telégrafo pode ser feita em qualquer época do ano, mas aqui vai uma dica sobre o melhor horário para fazer a trilha: nós fomos próximo ao pôr do sol e, embora o céu fique com uma cor linda, esse não é o melhor horário, uma vez que a luz já está bem baixa e há uma pedra que esconde o sol. Nesse horário, o visual mais legal fica no mirante, antes de chegar na Pedra do Telégrafo.

A nossa dica é acordar ainda de madrugada para ver o nascer do sol na Pedra do Telégrafo. O sol nasce no mar à frente, deixando a paisagem ainda mais inspiradora para tirar fotos lindas! Se não puder ir ao nascer do sol, sugerimos que vá beeem cedinho, evitando filas, falta de vaga e etc.

como é a trilha da pedra do telégrafo rj
Recomendamos fazer a trilha da Pedra do Telégrafo acompanhado de um guia. Foto: @gaiavani

Como é a trilha para a Pedra do Telégrafo

Há duas formas de chegar até a trilha para a Pedra do Telégrafo: a trilha tradicional começa em Praia Grande, Barra de Guaratiba, de onde se pega o Caminho dos Pescadores. De lá, é preciso subir uma escadaria que leva à Capela de Nossa Senhora das Dores, até chegar à Rua Parlon Siqueira, a ladeira íngreme que conduz às Praias Selvagens.

O outro caminho, que foi o escolhido por nós, começa perto da antiga ponte que leva à Restinga da Marambaia, de uso exclusivo do Exército. A ladeira que dá acesso à trilha fica em frente ao local, e como falamos, é importante se orientar com os moradores. Perguntamos aos mototaxis e eles nos deram uma super dica: poderíamos subir 1/3 da trilha de moto.

Como já estava tarde (chegamos por volta das 15:30h!) decidimos ir de moto taxi e pagamos R$ 10 por pessoa. Os 10 reais mais bem pagos da vida!!! Nos economizou tempo e joelhos, já que todo trajeto que percorremos de moto era bastante íngreme.

Chegando na parte da trilha onde só é possível andar a pé, ainda subimos cerca de 30 minutos, passando por bambuzais e alguns mirantes. É claro que paramos para conferir o maravilhoso visual da Restinga de Marambaia. O sol já estava bem baixo, deixando a paisagem ainda mais bonita!

por do sol barra de guaratiba
O fim de tarde no retorno da trilha proporciona vistas lindas da Restinga de Marambaia! Foto: @maladeaventuras

Depois da caminhada, que é bem íngreme, chegamos no local onde fica a “pedra do precipício”. Quando chegamos lá, nos falaram que a Pedra do Telégrafo “original” fica mais acima e é bem difícil de chegar até lá. Ela era usada como abrigo pelos militares na Segunda Guerra Mundial e tem até uma bandeira do Brasil no topo.  Mas a grande atração do local é essa pedra pontuda, que fica acima do precipício e gera as fotos legais!

Como o lugar está sendo super divulgado nas redes sociais e era final de semana, tivemos que esperar um pouquinho para tirar as nossas fotos. A galera faz uma fila, que deve ser respeitada para ninguém atrapalhar as fotos alheias.

A nossa dica é chegar bem cedo ou ir em dias de semana, para evitar demora e principalmente transtornos na hora da foto. Recentemente houve uma briga por conta da demora em tirar fotos que por pouco não termina em tragédia

Podemos avistar lá embaixo as Praias do Meio e Funda (que fazem parte das Praias Selvagens), a Restinga de Marambaia e seus manguezais, a Baía de Sepetiba, a Praia de Grumari e, bem distante, a silhueta da Pedra da Gávea. Lindo!

 

Na volta, paramos novamente no mirante para apreciar o pôr do sol ali mesmo. O céu estava lindo, e depois de alguns cliques descemos bem rápido, para não ficar tão escuro.

Quantos quilômetros tem a trilha para a Pedra do Telégrafo

A trilha para a Pedra do Telégrafo tem 2 km de extensão.

Trilha para a Pedra do Telégrafo: tempo de caminhada

A caminhada para a Pedra do Telégrafo leva em torno de 40 minutos, andando em ritmo normal, com calma.

guia pedra do telegrafo rj
Há alguns mirantes durante a trilha que merecem uma pausa para um respiro e algumas fotos! Foto: @gaiavani

Trilha para a Pedra do Telégrafo: nível de dificuldade

A trilha para a Pedra do Telégrafo tem grau de dificuldade moderado, tendo em vista que alguns trechos são bem íngremes. Se tiver chovido em dias anteriores por exemplo, pode ter buracos ou ficar escorregadio. Uma parte da trilha é feita na sombra, com vegetação mais alta nas laterais, dando um alívio do sol e calor.

Trilha para a Pedra do Telégrafo: equipamentos necessários

Como é uma trilha mais básica não requer taaaantos equipamentos, mas é importante ir com um bom tênis ou bota, para proteger os pés de entorses.

Checklist

Fizemos uma lista de materiais básicos para te ajudar a fazer essa e outras trilhas, dessa forma você pode conferir o que já tem e o que precisa comprar para as próximas aventuras:

  • Bota ou tênis de trekking
  • Mochila de ataque
  • Blusa com proteção UV
  • Protetor solar
  • Toalha de secagem rápida
  • Água e lanches leves (e saquinho de lixo, para recolher TUDO depois)
  • Chapéu ou boné

Para quem curte fazer trilha ter um equipamento com boa qualidade e durabilidade é muito importante, pois é um investimento que vai te acompanhar por muitos anos (e trilhas =).

Nós somos muito fãs e sempre utilizamos os produtos da Columbia e da Fjallraven, que tem excelente qualidade e conforto (alguns deles nós temos há anos!).

E se você quiser ganhar 10% de desconto no site da Fjallraven, basta usar o cupom MALADEAVENTURAS na hora de efetuar a compra.

Já para garantir 10% de desconto no site da Columbia, basta acessar este link. O desconto é aplicado automaticamente em todos os produtos, sem a necessidade de utilizar cupom.  Clique aqui para conferir a linha completa da marca.

nascer do sol na pedra do telégrafo
Roupas confortáveis são essenciais para essa trilha! Foto: @gaiavani

Agendamento para a trilha da Pedra do Telégrafo

Embora para a Pedra do Telégrafo o grau de dificuldade da trilha seja simples, há questões que sempre devemos considerar (sobretudo no Rio de Janeiro) em relação à segurança. Por isso é bom considerar fazer a trilha acompanhada por grupos maiores. Nós já fizemos alguns passeios com o pessoal da Desbravando o Rio, deu tudo super certo e aproveitamos bastante!

Trilha para a Pedra do Telégrafo: guia

A Desbravando oferece uma série de passeios e tours pelo Rio de Janeiro com guias especializados que acompanham turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. Assim, além de fazer o passeio de forma mais prática e segura, você pode conhecer novas pessoas e fazer um passeio com gente que ama o que faz e tem uma vibe muito boa.

Preço da trilha para a Pedra do Telégrafo

O passeio para fazer a trilha da Pedra do Telégrafo custa a partir de R$ 135 por pessoa. Vale consultar o site para ver os outros passeios que eles oferecem.

tem que pagar para fazer a trilha da pedra do telegrafo
Olha que visual lindo da Restinga de Marambaia com o por do sol ao fundo! Foto: @gaiavani

Dúvidas frequentes de quem pesquisa sobre a Pedra do Telégrafo

Sempre nos perguntam se a trilha para a Pedra do Telégrafo é perigosa e se é necessário ir com guia. Por isso, para ajudar, fizemos uma lista com as dúvidas mais frequentes:

Quanto tempo leva para subir a Pedra do Telégrafo?

Andando em ritmo normal você vai levar entre 30 e 40 minutos.


#DicaDaGaia: A Barra de Guaratiba é bem longe para quem está hospedado na Zona Sul e até mesmo para quem está na Barra da Tijuca. Portanto, nossa dica é chegar lá bem cedinho para poder fazer vários programas legais na região, como por exemplo andar de SUP na Restinga de Marambaia, almoçar em um dos restaurantes caseiros da região e fazer a trilha para a Pedra do Telégrafo.


Quantos metros tem a Pedra do Telégrafo?

A Pedra do Telégrafo tem 354 metros de altitude.

A trilha para a Pedra do Telégrafo é perigosa?

A trilha em si é bem sinalizada e não tem trechos de escalada. Ou seja, você sobe caminhando normalmente. No entanto, tem trechos íngremes e outros mais escorregadios. No ponto onde todos tiram as famosas fotos é preciso cuidado, afinal você estará num lugar muito alto e não há nenhum tipo de proteção.

o segredo da pedra do telegrafo
O segredo por trás da famosa foto da Pedra do Telégrafo. Foto: @gaiavani

Quanto custa para ir na Pedra do Telégrafo?

Há moto-taxis que podem te levar até a parte da trilha onde só dá para andar a pé, você irá encontrá-los no centro de Guaratiba e, se não os avistar, pode perguntar no comércio local. Da última vez que checamos, o valor era de R$ 10.

Por questões de segurança, é sempre melhor fazer a trilha com um grupo ou com o acompanhamento de um guia. Afinal, há trechos de vegetação mais fechada e há relatos de furto por lá…

Nós fizemos esse passeio em grupo e o valor foi de R$ 135 por pessoa.

Preciso de guia para fazer a trilha da Pedra do Telégrafo?

Se você faz trilhas regularmente e está com um grupo maior é tranquilo fazer a trilha sem guia. No entanto, se você nunca fez trilhas ou não conhece bem o Rio, é bom contratar uma agência.

A gente sempre conta com a Desbravando o Rio em nossas aventuras pela capital fluminense. Eles têm bastante experiência em trilhas pelo Rio de Janeiro. Vale lembrar que todo cuidado é necessário!

dicas para conhecer a pedra do telegrafo rj
Uma das vantagens de ter um guia: saber o ângulo certinho para as melhores fotos! Foto: @gaiavani

Quais são os outros passeios que posso fazer pela região?

O Rio possui muitas paisagens lindas e lugares incríveis a serem conhecidos. Veja quais outros passeios a Desbravando o Rio oferece:

  • Trilha da Pedra da Gávea
  • Trilha Praias Selvagens
  • Trilha Morro Dois Irmãos
  • Trilha Garganta do Céu
  • Trilha para a Pedra Bonita
  • Circuito de Grutas e Cachoeiras
  • Rapel na Cachoeira do Mendanha
  • Rapel no Pico do Papagaio
  • Rapel e Pêndulo na Pedra da Tartaruga
  • SUP na Restinga de Marambaia
  • Tour pelo Mirante Dona Marta
melhores trilhas do rj
Afinal, vale a pena fazer a trilha da Pedra do Telégrafo, no RJ? Sem sombra de dúvidas. Olha só esse visual de perder o fôlego! Foto: @gaiavani

#DicadaNanda: A gente acompanha alguns perfis no Instagram que são super legais e vivem dando dicas de trilhas por aí. Vimos fotos super criativas no @trilhandomontanhas e também no @trilheirasdobrasil.


Pronto para fazer a trilha para a Pedra do Telégrafo?

Por fim esperamos que tenha curtido nossas dicas sobre esta trilha que adoramos fazer e é uma das mais famosas do Rio de Janeiro!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou você tenha uma sugestão ou comentário, é só deixar aqui embaixo. É sempre muito bom receber o feedback de vocês!


Veja também outras aventuras pelo Rio:

Trilha Morro Dois Irmãos: é perigosa? preciso de guia?

O que fazer no Rio de Janeiro: 35 lugares para visitar na cidade maravilhosa


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

24 respostas

  1. Boa matéria. Na verdade, como vcs disseram a Pedra do Telégrafo “original” é outra mesmo, mas para cima. Essa que ficou famosa recentemente é a pedra da bigorna.

  2. Meninas ameii essa matéria de vocês!!! Muito mesmo! Estou indo ficar 8 dias agora no Rir e queria muito fazer essas trilhas!!! Vocês me animaram muito! Valeu!!!

    1. Oi Thayná, obrigada pelo elogio 🙂
      O Rio tem muitos lugares legais para explorar! Aproveite seu tempo por aqui!!
      A gente tá sempre em busca de novos lugares, fique de olho aqui no blog para saber as novidades!
      Beijos

    2. Genteeee é muito legal lá! Eu estava hospedado em Copacabana e peguei coletivo até o Terminal Alvorada que fica na Barra da Tijuca. Lá peguei outro pra Ilha de Guaratiba e por último o ônibus que vai à Barra de Guaratiba. Não é difícil viu! Cheguei lá almocei, tem vários restaurantes caseiros que é uma delícia e se vc se informar, alguém já vai conhecer um guia pra vc. Eu não contratei guia, estava com mais um amigo e nós, claro, pedimos pro Moto Táxi nos levar até o início da trilha (R$7 por pessoa). A trilha é tranquila, tem alguns sinais indicando por onde ir porque têm caminhos que te levam a outros lugares, então, guarde bem o caminho pra volta ok. Vale muito a pena, tirei diversas fotos, fui na quarta feira as 13hs tinha umas 10 pessoas, é bom evitar finais de semana mesmo!. Linda a vista!.

      1. Oi José! É lindo mesmo, a gente adora essa trilha!
        Obrigada por compartilhar sua experiência sobre como ir até lá de bus, muita gente pergunta isso pra gente. Sempre bom ter infos atualizadas!!
        Pra você ver como fica cheio sempre ne? Imagina enfrentar uma fila de mais de 2h no final de semana, ninguem merece ne!

    1. Oi Gleison,
      É uma trilha puxada e há trechos em que se deve tomar cuidado, especialmente com criança. Mas se eles são aventureiros, acho que tudo bem.
      Boa trilha pra vocês!

  3. Já vi vários lugares que vcs visitaram neste blog e gostei muito do que vi: a sensibilidade e a forma prática e fácil de se comunicar com a galera: simples e direto ao ponto. Parabéns Gaia e
    Nanda pelas dicas e sugestões. Vou conhecer a Casa do Remo. Voltamos a nos comunicar. Até breve.

    1. Oi Paulo!!

      Que legal seu comentário! Que bom que gosta dos nossos posts!
      A Casa do Remo é super legal, você vai gostar!

      Beijos e acesse sempre o blog para ver as novidades! 🙂

  4. Muito obrigado pelas dicas. Graças a vocês estou indo em minha terceira trilha esse mês e cada vez mais viciado. Valeeu!!!

  5. Parabéns e obrigado pelas dicas !
    Sou Taxista do Rio, e estou usando as dicas para guiar meus passageiros para conhecer esse local. Lógico, que vou aproveitar e conhecer também. Valeu, Lucas !

  6. Oiie… Muito legal seu post. Como não estarei com grupo, você conhece algum guia ou agência que faça o passeio?!?!
    Obrigada!!

    1. Oi Kelly, tudo bem?
      Realmente não é muito bom fazer trilhas no Rio sozinha. O ideal é ir com um grupo ou alguma agência especializada. Tem duas que a gente conhece que fazem esse tipo de passeio nas trilhas cariocas: a 360 sports e a Desbravando Rio. Dê uma olhada no Google, você vai encontrar email, telefone, página no fb, etc.
      Beijos

  7. Boa tarde, gostaria de saber se a parte que o moto taxi leva ate o inicio da trilha, se pode ser feito de carro e se tem lugar para estacionar.
    Beijos

    1. Oi Thay, tudo bem?
      Não tinha lugar para estacionar lá em cima não. Mas talvez dê para subir um pouco a rua, estacionar o carro e começar a trilha de lá.
      Beijos e boa trilha!

    1. Oi Cassandra!

      Perigoso em qual sentido? Se for por causa da Pedra, é apenas ilusão de ótima, tem um platô embaixo, e não um penhasco!

      Beijos

  8. A galera que vai de ônibus, o melhor caminho eh o BRT até a estação Ilha de Guaratiba e lá pegar o 867. Este último não faz mais parafa final no Terminal Alvorada.

  9. Olá… Dicas legais. estarei no Rio numa sexta-feira e queria fazer… Há placas indicando em toda trilha? Acha fácil de se localizar? Sempre ha movimento, ou não!?!
    É seguro???
    Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *