A surpreendente Gruta da Casa de Pedra em Tiradentes, MG

Tiradentes é bem famosa por suas ruas de pedras, casinhas fofas com portas e janelas coloridas, restaurantes aconchegantes e igrejas históricas. O que muita gente não sabe, é que a cidade também tem ecoturismo, e você pode escolher entre vários tipos de passeios, como caminhadas, grutas, pedaladas, cachoeiras e se divertir muito em meio à tanta natureza!

Para fugir um pouco dos passeios tradicionais, optamos por conhecer a Gruta da Casa de Pedra, as famosas cavernas da região. Não estava apostando muito no passeio e fui completamente surpreendida com cavernas enormes, esculpidas a milhares de anos!Gruta Casa de Pedra TiradentesSe você tem interesse em fazer o passeio, aqui já vai a primeira dica: não é necessário agendar com agência de turismo. Para chegar até as cavernas, é só sair da cidade e andar cerca de 2km em direção à São João Del Rei. Você logo vai ver uma placa indicando o caminho da Casa de Pedra.

O valor para fazer a visita guiada é de apenas R$10,00 por pessoa (metade do valor para estudantes) e o guia oferece capacete com lanterna. Há passeios de hora em hora.Gruta Casa de Pedra TiradentesParamos o carro bem pertinho do início da trilha, que demora apenas uns 15 minutos. Chegamos na entrada e, durante todo o passeio, o guia foi nos contando um pouco sobre a formação das cavernas, mostrando as estalactites e as estalagmites, sempre nos lembrando que não poderíamos tocar para evitar uma perda histórica (as rochas demoram anos e anos para se formarem!).Gruta Casa de Pedra TiradentesAlém da “aula particular” de geografia, ele nos contou histórias bem legais. A que mais me marcou, foi quando chegamos na terceira caverna, e havia um “salão” enorme, bem amplo. Ele disse que a uns anos atrás, as pessoas iam lá fazer um churrasquinho, com direito a forró e muita cerveja! Achei o máximo, mas eu só me incomodaria bastante com os morcegos, que podiam ser vistos toda hora.

As cavernas eram enormes, com alguns “labirintos”. Adorei fazer esse tipo de passeio, e realmente me surpreendi! Estava esperando uma caverna bem simples, mas são enormes e cheias de história!Gruta Casa de Pedra Tiradentes* O passeio não demora mais do que 1h, ideal para ser feito pela manhã ou a tardinha.

* Por conta da falta de luz dentro das cavernas, as fotos não ficaram muito boas e não consegui mostrar nem metade do que vi. Vale muito a pena fazer esse passeio, recomendadíssimo!

* O horário de funcionamento é de 10h às 16:30, mas é bom ligar antes para confirmar. Em baixa temporada, os horários variam: (32) 8813-9894.

Veja aqui algumas curiosidades sobre a Casa de Pedra.

* É um passeio legal para toda a família! O único incômodo são os morcegos, que ficam fazendo uns barulhinhos estranhos. Se você tem medo, é só não olhar pra cima! =P

* Há também a possibilidade de fazer rapel nas cavernas! A Agência Uai Trip oferece o serviço, veja aqui. 

Veja também todas as dicas para fazer a Travessia pela Serra de São José, em Tiradentes.