Como escolher a mochila perfeita para o seu mochilão

Tá planejando o seu tão esperado mochilão? Não importa o destino, a sua mochila vai te acompanhar na maior parte do tempo, e por isso ela precisa ser prática e confortável.

Escolher a mochila perfeita pode ser cansativo, mas você definitivamente deve separar um tempinho para essa tarefa. Para deixar tudo mais fácil, montamos um passo-a-passo com algumas características que você deve observar em uma mochila antes de comprá-la.Como escolher a mochila perfeita para o seu mochilão
Foto: Google

Mas, peraí. Porquê uma mochila?

Ela é perfeita porque permite que você seja completamente móvel, mesmo que carregando um monte de peso. Malas de viagem tradicionais são difíceis de transportar por longas distâncias. As que possuem rodinhas podem até aliviar o peso das costas, mas você vai sentir uma imensa dificuldade ao andar em calçadas irregulares, ao entrar em metrôs lotados, trocar de trem e por aí vai.

TIPOS:

São vários modelos de mochilas existentes no mercado, específicos para cada ocasião. Hoje, estamos falando da mochila cargueira, aquela que vai substituir a sua mala de viagem e levar todos os seus pertences durante a viagem.

Há também a mochila de ataque, que comporta até 35 litros e é ideal para ser usada no dia a dia, enquanto você faz passeios pela cidade, por exemplo.

TAMANHO:

Talvez seja a principal característica para você levar em consideração na hora de comprar a sua mochila. O mochilão é medido em litros os menores vão de 45 a 50 litros e os maiores acima de 60 litros. O tamanho ideal vai depender da sua altura e peso. Não adianta comprar uma mochila enorme para caber todos os seus pertences, se você não vai aguentar carregar.

A nossa recomendação é escolher sempre a menor possível, para evitar exageros na hora de arrumá-la. Já pensou que delícia viajar com uma mochila pequena e leve? Pode parecer tortura, mas mochilar é assim mesmo: repetir roupas durante a viagem, nada de luxo e muito aventura. 😉

ACESSÓRIOS:

Cada modelo possui um tipo de tecnologia na sua fabricação. Tecidos, telas de ventilação, regulagem, bolsos e acesso, capa de chuva, barrigueira, etc. Alguns acessórios possuem funções indispensáveis e que fazem muita diferença durante um mochilão.

Como escolher a mochila perfeita para o seu mochilão

*Foto: Blog de Escalada

REGULAGENS:

Aqui vai mais uma super dica: experimente a mochila antes de levá-la para casa. É muito importante testar as regulagens das alças, como as do ombro, que devem ficar bem apoiadas e as da alça peitoral, que devem ficar firmes para que o mochilão não fique balançando enquanto você anda.

A Barrigueira é essencial em mochilas maiores. Ela faz com que todo o peso fique sustentado pelo seu quadril, e não pela suas costas, garantindo conforto e alívio nos ombros.

Um acessório que muita gente não sabe para que serve, são as Fitas de Compressão. Depois que você aprender a usá-las, vai se perguntar porquê não “descobriu” isso antes.

Além de serem ótimas como apoio para prender bastões de caminhada, isolante térmico, saco de dormir e outros equipamentos, elas ajudam a regular e comprimir a mochila, deixando-a mais leve.

COMPARTIMENTOS:

Eu, particularmente, amo bolsos laterais, bolsos pequenos, aberturas e tudo quanto é “cantinho” para deixar as coisas mais organizadas e de fácil acesso. É uma característica que eu levaria em conta na hora de escolher a mochila perfeita.

Porém, tudo que é demais, não é bom. A quantidade excessiva de bolsos pode acabar deformando a estrutura da mochila, e acabará atrapalhando no equilíbrio. Os melhores lugares para os bolsos são nas laterais e na barrigueira.

CAPA DE CHUVA:

Com certeza, um item indispensável. Use a capa de chuva para proteger a mochila na hora de despachá-la e claro, quando chover. Se o modelo que você estiver vendo não vier com capa de chuva acoplada, não tem problema. Lojas como a Decatlhon vendem o acessório separado, e é super simples de colocá-la.

CONCLUSÃO:

São várias marcas e modelos disponíveis no mercado. Para saber qual é a mochila perfeita para você, pense no uso que fará dela. A gente garante que uma mochila de qualidade, mesmo com um valor salgado, vale a pena ser comprada, garantindo assim o conforto e praticidade do seu mochilão.

Já pensou se no meio da viagem a sua mochila arrebenta, te dá uma dor nas costas insuportável, fura, ou algo do tipo? Pense bem antes de economizar na compra do seu mochilão.

Vamos deixar aqui uma listinha com algumas marcas que a gente indica, para você começar a procurar e pesquisar preços. Não deixe de analisar todas as características da sua mochila, visando uma boa compra.

Quechua

Náutika

Deuter

Trilhas e Rumos

North Face

NOSSA EXPERIÊNCIA

Eu, Nanda, ainda não tenho um mochilão para chamar de meu. Quando viajei para a Europa, optei por levar mala de rodinhas. Fiquei hospedada em hotéis e foi uma viagem mais “confortável”, sem muito perrengue para ir de um lugar a outro.

Precisei usar uma mochila cargueira quando fiz a trilha para o Morro Açú, e acabei pegando uma mochila emprestada do meu namorado. Não era o tamanho ideal pra mim, mas eu não enchi ela por completo e ficou bem resolvido.

Esse post, inclusive, foi um pouco da pesquisa que fiz para comprar o meu mochilão. Pesquisei algumas marcas e vi que a Quechua, marca francesa, possui ótimos modelos e preços. O modelo Forclaz Speed, de 50l, foi o meu preferido até agora, acredito que é o tamanho ideal, compartimentos na medida e regulagens para deixá-la confortável.

A desvantagem é não ser impermeável, mas nada que uma boa capa de chuva não resolva!

Como escolher a mochila perfeita para o seu mochilão

**

A Gaia comprou o mochilão dela durante seu intercâmbio para a Austrália, em 2013. Ela sentiu necessidade de um para acompanhá-la nas viagens pela Nova Zelândia, Indonésia, Tailândia e Cambodja, e super recomenda esse meio para transportar seus pertences na hora de uma viagem dessas.

Na hora de escolher, ela ficou bem atenta aos detalhes citados acima, como a barrigueira, para dar suporte no quadril; uma alça larga e confortável, porque isso é crucial; uma abertura frontal, e ela conta que isso fez toda a diferença pra manter as coisas arrumadas durante a viagem; e uma mochilinha de ataque, para poder fazer os passeios durante o dia. Além disso, a mochila dela tem uma “capa” para as alças e apetrechos das costas, então na hora de despachar, ela fica compacta como uma mala mesmo.

O modelo escolhido pela Gaia foi a Mac Pac Pegasus 70, é uma marca neozelandeza que não vende aqui no Brasil. Mas é legal vocês verem as especificações da mochila para saber o que precisa na hora de comprar.

Desvantagem: como ela é de 70l, é enorme e fica pesado. Depois de mochilar um pouquinho por aí, ela descobriu que é possível carregar bem menos coisas do que a gente espera e diminuir o peso nas costas. Hoje, ela compraria uma menor, de 50l, como a que eu citei acima.

111670-titanium.1425949811 2142C20002_7070_11

Depois de definir a mochila perfeita para o seu mochilão, tá na hora de arrumá-lo. Nesse post aqui, você confere dicas de como preparar o seu mochilão.

Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Deixa nos comentários que vamos adorar! :))