Tiradentes, Trilhas

Tudo que você precisa saber para fazer a Travessia da Serra de São José em Tiradentes, MG.

Feriado por aqui é sinônimo de viagem! Queremos sempre aproveitar o nosso tempo livre para conhecer novos lugares, seja na companhia de amigos, namorado ou família.

Dessa vez, o lugar escolhido foi Tiradentes, cidade super charmosa em Minas Gerais. Estava com a família e amigos, a oportunidade perfeita para propor passeios diferentes em grupo.

Escolhemos fazer a Travessia da Serra de São José, trilha que passa por uma enorme formação rochosa que pode ser vista de toda a cidade. Ao todo, foram 12km de caminhada feitos em mais ou menos 5h30. Parece “assustador”, mas o visual lá do alto e o mergulho na Cachoeira do Mangue são recompensadores.Travessia da Serra de São José, Tiradentes
Vou reunir nesse post tudo o que você precisa saber para fazer a Travessia da Serra de São José, começando por um dilema: contratar ou não contratar um guia?

Ao pesquisar no Google, vi vários sites recomendando fechar o passeio com agências de turismo local, e falavam também de um valor bem salgado: aproximadamente R$90 por pessoa. Éramos 8 pessoas e não queríamos pagar tanto assim para fazer a trilha. Eu, que já tenho experiência com trilhas, achei que seria tranquilo ir por conta própria, mas li também que não havia muita sinalização, e por estar com meus pais, achei melhor não arriscar tanto.

Chegamos em Tiradentes na sexta de manhã e planejamos fazer a travessia no sábado bem cedo. Fomos logo pesquisar preços nas agências de turismo e encontramos a Estrada Real.

O Carvalho nos atendeu super bem e ainda fechou um valor ótimo pra gente, caindo quase metade do preço por pessoa que havíamos visto em outras agências, como a Uai Trip. No pacote, estava incluso além do guia, água, suco e biscoito. A única desvantagem de ter fechado com essa agência foi não ter a van para nos levar ao início da trilha e nos buscar no final.

Além dos 12km de travessia, tivemos que andar mais alguns dentro da cidade para chegar na trilha. Como vimos em outras agências que teríamos a van, achamos que no pacote que fechamos também estava incluso, o que foi um pouco decepcionante no final. Mas, erro nosso, não confirmamos antes de fechar. Fica a dica!

Guia contratado, psicológico preparado e mochila nas costas. Combinamos de nos encontrar às 9h na agência de turismo e lá conhecemos a Priscila e o Tiago, casal fofo que foi junto com a gente. Travessia da Serra de São José, Tiradentes
A trilha, apesar de longa, não é difícil: algumas partes são mais íngremes, mas a maioria da caminhada é plana, com algumas descidas no final. Durante todo o caminho a fauna e a flora impressionaram. Passamos por trechos de Mata Atlântica, vegetação rupestre e, conforme íamos chegando ao topo, a vegetação se transformava, com plantas típicas do cerrado.

Fiquei encantada com as florzinhas que nos acompanharam durante todo o caminho e deixavam o lugar ainda mais lindo!
travessiaPassamos também por um pedaço da calçada dos escravos, pisando em pedras que foram colocadas ali séculos atrás. Há também outras partes do caminho diretamente ligadas à história de Minas Gerais e do Brasil, como antigas áreas de extração de ouro e trechos vicinais da Estrada Real.Travessia da Serra de São José, Tiradentes
Durante a trilha, nosso guia Luiz fazia algumas paradas estratégicas nos mirantes, e aproveitávamos para beber água, fazer um lanchinho e tirar fotos.Travessia da Serra de São José, Tiradentes
Pra mim, o auge da trilha foi quando chegamos na Cachoeira do Mangue, já no final. A água geladinha caiu super bem depois de andar muito, refrescando e lavando a alma! Ficamos por lá alguns minutinhos apreciando o lugar e seguimos em direção ao final da trilha.cachoeiraForam cerca de 2h descendo, com algumas partes escorregadias. É preciso atenção! Fora isso, achei a caminhada bem tranquila. Foi uma boa pedida alternar às visitas a igrejas e museus um passeio por trilhas, vegetação e cachoeiras. Voltamos de lá renovados e prontos pra próxima aventura!

Informações

Agência de turismo Estrada Real: passeios culturais e ecológicos.
Rua Inconfidentes, 218 B – Centro – Tiradentes-MG | (32) 3355-1187

R$90,00 por pessoa, mas você pode tentar negociar, dependendo da quantidade de pessoas.

Recomendações

– é importante vestir roupas leves e tênis para fazer a caminhada. Se você planeja mergulhar na cachoeira, não esqueça de levar uma roupa extra e toalha.

– O passeio total leva aproximadamente 5h30. Leve sanduíche e frutas!

– Protetor solar e repelente são indispensáveis.

– Se você não se importar em andar um pouquinho mais do que 12km, super recomendamos fechar com a agência Estrada Real. Se preferir a comodidade da van, vale a pena procurar outras agências.

– Ficamos hospedados na Pousada Neuza Barbosa. A localização não era das melhores, mas a estrutura da pousada e o preço compensam!

– Encontramos alguns pacotes com valores de pousadas bem em conta. Dá uma olhada aqui!

Acompanhe a gente pelo Facebook e Instagram!