6 trilhas com o visual mais bonito do Rio de Janeiro

O Outono nos proporciona dias perfeitos para fazer trilhas, isso porque o clima fica mais ameno, o céu fica limpo parecendo ainda mais azul e o índice de chuvas diminui.

Se o final de semana é de sol, reservamos algum momento para subir uma montanha, seja para ver o nascer do sol, o pôr do sol ou apenas apreciar a cidade lá de cima.

Para inspirar você, listamos as 6 melhores trilhas do Rio de Janeiro para ter um visual incrível da cidade maravilhosa. Algumas são leves e outras mais pesadas, mas todas guardam uma recompensa lá no alto, que nos faz recuperar o fôlego rapidinho.

#1 Pedra Bonita

Essa é a nossa queridinha. Fácil acesso, bem localizada e com um visual incrível para o Rio de Janeiro. São apenas 30 minutos de caminhada leve. Para ver mais informações de como chegar, clique aqui.

Pedra Bonita

# 2 Pedra da Gávea

Temida por muitos e amada por outros. Há quem nunca tenha chegado ao topo por medo de enfrentar a “carrasqueira”, parte da trilha onde temos que escalar uma pedra bem íngreme, perto de um penhasco. Fora isso, a trilha é longa, mas tranquila. O visual é parecido com o da Pedra Bonita, porém mais intenso e mais amplo.

Dá para fazê-la em 2h, mas é preciso preparo e atenção. Veja aqui a nossa experiência na Pedra da Gávea e mais informações.

Pedra da Gávea

#3 Morro Dois Irmãos

Localizada num dos cartões postais do Rio de Janeiro, essa é uma das trilhas de melhor custo x benefício do Rio. Considerada de nível médio, são apenas 40min de subida até uma das vistas mais bonitas da cidade. De um lado você avista desde o Cristo Redentor até as águas da Praia do Leblon, do outro, a Pedra da Gávea e a Praia de  São Conrado.

Para saber como chegar lá e algumas outras dicas, clique aqui.

Morro Dois Irmãos
Foto: Diogo Affonso

#4 Costão de Itacoatiara

Localizada em Itacoatiara, Niterói, a trilha do Costão é famosa por proporcionar um belíssimo visual da praia de Itacoatiara e da cidade maravilhosa! São 30 minutos de subida íngreme, passando por cactos e paisagens lindas. Ao chegar no topo, as palavras falham. É encantador!

Veja aqui algumas dicas e como chegar.

Costão de Itacoatiara

#5 Pedra do Telégrafo

Lá no alto o visual é diferente. Nada cliché. Ao invés de vermos o morro dois irmãos, clássico do cartão postal do Rio, encontramos uma imensidão de horizonte, onde o azul do mar se mistura com o azul do céu. Podemos ver as praias selvagens, as praias da zona oeste do Rio e também, beeem ao fundo, a Pedra da Gávea.

A caminhada é leve, mas é preciso ajuda dos moto taxis para pular uma etapa. Vem saber mais aqui.

Pedra do Telégrafo

#6 Trilha da Urca

A trilha para chegar até o Morro da Urca é leve, bem tranquila. É uma boa alternativa para apreciar o visu lá do alto sem precisar pegar o bondinho. Ótimo programa para fazer em um domingo com a família!

Veja mais dicas aqui.

morro da urca

E aí, qual é a primeira trilha da sua lista?

Fica a sugestão para um final de semana diferente e inspirador!

Acompanhe o Mala de Aventuras nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas dicas!

INSTAGRAM | FACEBOOK | YOUTUBE

  • Barbara

    Olá, gostaria de saber se vocês têm algum grupo de trilha no Rio de Janeiro

    • Nanda

      Oi Barbara!

      Não temos um grupo de trilha =(
      Mas fica de olho no nosso facebook que estamos pensando em organizar alguns passeios =)

      Beijos!

    • estamos começando a conhecer as trilhas , acabamos de formar um grupo

  • Carlos Suiles

    Olá bom dia estou no Rio de Janeiro a passei e gostaria de ir a algumas trilhas , vcs indicam alguns guias turísticos?

    • Gaia

      Oi Carlos,
      Se ainda for útil para você, tem alguns grupos que fazem trilhas pelo Rio, procure pelo Desbravando Rio ou 360 sports. 🙂
      Beijos

  • Duh

    Olá, primeiro quero dizer que são as melhores dicas da internet, amei tudo. Bom procurei em alguns lugares e vi que tem grupos cobrando por passeios em trilhas, eu achava que era tipo um lugar publico, quero saber de vcs se realmente é pago ou só grupos “privados” que cobram?

    • Nanda

      oi Duh! Obrigada pelo elogio!

      As trilhas são públicas, não é preciso pagar nada não, a não ser que seja em algum parque nacional, por exemplo. Mas, acredito que nenhuma do Rio é preciso pagar. O que acontece, é que empresas oferecem esse serviço para quem não está acostumado a ir sozinho, e podem cobrar pelo passeio!

      Qual trilha você está pensando em fazer? A Pedra bonita, por exemplo, é bem tranquila! Dá para juntar umas 5 pessoas e ir sem problemas. Beijos e boas trilhas!

  • Fabiano

    Olá galera vou subir a pedra da Gávea na segunda devo iniciar a subida com mas 4 colegas por volta da 8:30 se alguém quiser e não tiver companhia pode se juntar com nosco será ótimo.

    • Gaia

      Oi Fabiano,
      Eu nunca fui na Pedra da Gávea, acredita? A Nanda já subiu a um tempo atrás. Mas segunda fica complicado pra gente.
      Boa trilha pra vcs!!

    • e ai fabiano , como foi a trilha ? foi suave ?

    • Marco Ranilla

      Oi fabiano,eu quer fazer do gavea! Vou a estar no rio 7 do febrero!!!

  • Leandro Barros da Silva

    Oi pessoal, primeiro de tudo gostei muito do site, dicas legais, fotos legais, e muito boa suas dicas e explicações. Ótimo trabalho.
    Eu custumo fazer trilhas com meu filho de 11 anos.
    Essa pedra do telégrafo e tranqüila pra subir com ele, ele tem 11 anos e bem esperto. Oq VC acha nanda? Abraço.

    • Gaia

      Oi Leandro! não há problema algum, ainda mais se vocês já fazem trilhas juntos 🙂
      É muito bonito o visual de lá e ainda dá pra tirar ótimas fotos!

  • Pingback: Morro dos Cabritos, trilha incrível na Prainha - Mala de AventurasMala de Aventuras()

  • Pingback: Olimpíadas 2016: tudo o que você precisa saber sobre o Rio de Janeiro - Mala de AventurasMala de Aventuras()

  • Pingback: Viajar a Río de Janeiro. Qué hacer en 5 días en la Ciudad Maravillosa()