6 trilhas com o visual mais bonito do Rio de Janeiro

O Outono nos proporciona dias perfeitos para fazer trilhas, isso porque o clima fica mais ameno, o céu fica limpo parecendo ainda mais azul e o índice de chuvas diminui.

Se o final de semana é de sol, reservamos algum momento para subir uma montanha, seja para ver o nascer do sol, o pôr do sol ou apenas apreciar a cidade lá de cima.

Para inspirar você, listamos as 6 melhores trilhas do Rio de Janeiro para ter um visual incrível da cidade maravilhosa. Algumas são leves e outras mais pesadas, mas todas guardam uma recompensa lá no alto, que nos faz recuperar o fôlego rapidinho.

Leia também: como escolher a bota de trekking ideal para você

#1 Pedra Bonita

Essa é a nossa queridinha. Fácil acesso, bem localizada e com um visual incrível para o Rio de Janeiro. São apenas 30 minutos de caminhada leve. Para ver mais informações de como chegar, clique aqui.

Pedra Bonita

# 2 Pedra da Gávea

Temida por muitos e amada por outros. Há quem nunca tenha chegado ao topo por medo de enfrentar a “carrasqueira”, parte da trilha onde temos que escalar uma pedra bem íngreme, perto de um penhasco. Fora isso, a trilha é longa, mas tranquila. O visual é parecido com o da Pedra Bonita, porém mais intenso e mais amplo.

Dá para fazê-la em 2h, mas é preciso preparo e atenção. Veja aqui a nossa experiência na Pedra da Gávea e mais informações.

Pedra da Gávea

Confira: como escolher a mochila ideal para trekking

#3 Morro Dois Irmãos

Localizada num dos cartões postais do Rio de Janeiro, essa é uma das trilhas de melhor custo x benefício do Rio. Considerada de nível médio, são apenas 40min de subida até uma das vistas mais bonitas da cidade. De um lado você avista desde o Cristo Redentor até as águas da Praia do Leblon, do outro, a Pedra da Gávea e a Praia de  São Conrado.

Para saber como chegar lá e algumas outras dicas, clique aqui.

Morro Dois Irmãos
Foto: Diogo Affonso

#4 Costão de Itacoatiara

Localizada em Itacoatiara, Niterói, a trilha do Costão é famosa por proporcionar um belíssimo visual da praia de Itacoatiara e da cidade maravilhosa! São 30 minutos de subida íngreme, passando por cactos e paisagens lindas. Ao chegar no topo, as palavras falham. É encantador!

Veja aqui algumas dicas e como chegar.

Costão de Itacoatiara

#5 Pedra do Telégrafo

Lá no alto o visual é diferente. Nada cliché. Ao invés de vermos o morro dois irmãos, clássico do cartão postal do Rio, encontramos uma imensidão de horizonte, onde o azul do mar se mistura com o azul do céu. Podemos ver as praias selvagens, as praias da zona oeste do Rio e também, beeem ao fundo, a Pedra da Gávea.

A caminhada é leve, mas é preciso ajuda dos moto taxis para pular uma etapa. Vem saber mais aqui.

Pedra do Telégrafo

#6 Trilha da Urca

A trilha para chegar até o Morro da Urca é leve, bem tranquila. É uma boa alternativa para apreciar o visu lá do alto sem precisar pegar o bondinho. Ótimo programa para fazer em um domingo com a família!

Veja mais dicas aqui.

morro da urca

E aí, qual é a primeira trilha da sua lista? Fica a sugestão para um final de semana diferente e inspirador!

Se você quer descobrir mais lugares incríveis para conhecer no Rio, confira aqui nossa seleção de posts sobre passeios gratuitos, bairros específicos, restaurantes, etc.

Acompanhe o Mala de Aventuras nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas dicas!

INSTAGRAM | FACEBOOK | YOUTUBE