O que fazer em Natal: Lagoa do Carcará

Durante a nossa viagem pelo litoral do Rio Grande do Norte, a gente ía montando o roteiro conforme seguíamos pela estrada. Claro que eu fiz o dever de casa e pesquisei bastante antes de embarcar, e ainda peguei umas dicas com os leitores do MDA que foram maravilhosas. Uma delas foi a Lagoa do Carcará.

Lagoa de água azul turquesa, eu mal podia imaginar que iria encontrar um Caribe brasileiro localizado a apenas 1h de Natal. Não havia encontrado esse destino nos principais roteiros da cidade na internet nem em outros blog de viagem. Então senti que eu estava indo num lugarzinho super especial e pouco explorado.

Leia também: Passo a passo para você planejar sua viagem para Natal e Pipa

Lagoa do Carcará RN

Lagoa do Carcará RN

Lagoa do Carcará RN

Lagoa do Carcará RN

Eu, que sou exploradora e aventureira de carteirinha, fico sempre muito animada ao descobrir um lugar novo e aproveitar tudo o que ele tem de melhor. Então lá na Lagoa do Carcará a gente deu uma volta de stand up paddle (apesar do pouco sucesso devido ao vento forte hahah), comemos um prato delicioso e super caseiro num dos restaurantes que ficam na beira, e ainda fizemos uma caminhada pela faixa de areia da “praia”.

Essa Lagoa não é tão famosa e de fácil acesso como a Lagoa de Arituba, que eu já contei aqui no blog, e não foi fácil chegar lá por conta própria, pois estávamos viajando de carro. Sempre que pedíamos informação, já vinham logo tentar empurrar um guia pra gente.

Qual foi a nossa saída? Fizemos o download do mapa da região no app HERE Maps, encontramos a Lagoa do Carcará e nos pusemos na estrada. Esses aplicativos, porém, não veem portões ou barreiras na estrada né, e a gente foi parar numa estrada de areia fina com o carro patinando e demos de cara num sítio com portões pesados de madeira e arame farpado. E o medo de sair alguém com uma peixada de dentro da casa?

Moral da história: além do uso de um mapa, é sempre bom perguntar aos moradores como chegar lá, pois não há muitas placas indicativas. Outra opção é contratar o guia e ir sem preocupações.

Como era baixa temporada, a gente chegou e encontrou uma tranquilidade e uma paz sem igual! Sério gente, fiquei muito apaixonada por Natal e pela região. Sempre me surpreendia com uma paisagem diferente! Apesar da dificuldade de chegar lá, vale muito a pena a visita!!

Lagoa do Carcará RN

Lagoa do Carcará RN

Lagoa do Carcará RN

Como chegar

Localizada entre Natal e a Praia de Pipa, no município de Nísia Floresta, a Lagoa do Carcará não é fácil de achar, mas vale a pena toda a dificuldade! Saindo de Natal, você vai pegar a Rota do Sol (RN063), em direção ao litoral sul até Tabatinga. De lá você usará o mapa para te ajudar, não há muitas placas. Veja aqui o mapa.

Estávamos com um carro alugado (veja aqui algumas opções de carro) e assim chegamos lá, nos perdemos um pouquinho, mas logo chegamos lá.

A gente ficou hospedado no Pipa Beleza, em Pipa, e foi de lá que saímos para fazer esse passeio durante o dia. Mas é muito comum que pessoas que ficam em Natal, escolham essa lagoa como um passeio de um dia.

O que fazer

Curtir o sol, a praia e a calmaria. Alugar uma prancha de SUP ou um kaiak para dar uma volta na lagoa, almoçar em um dos restaurantes na beira da água e tomar uma cervejinha na sombra. É tudo super simples e essa simplicidade e vida mansa é uma delícia para quem quer relaxar.

O que mais conhecer na região

Mergulho nos parrachos de Maracajaú

O maior cajueiro do mundo

Lagoa de Arituba

Praia de Pipa