Roteiro de 5 dias em Morro de São Paulo, Bahia

Está planejando a sua viagem para Morro de São Paulo e quer algumas dicas de o que fazer por lá? Montei um roteiro de 5 dias, o tempo ideal para fazer os principais passeios e conhecer todas as praias de Morro.

É claro que sempre vai faltar uma coisinha ou outra, mas 5 dias são suficientes para fazer muitos passeios legais e relaxar bastante nas águas claras da ilha.

Antes de definir o que fazer por lá, é importante reservar o seu hotel ou pousada e entender a Ilha. Confira esse post aqui com o passo a passo para organizar a sua viagem para Morro de São Paulo.

DIA 1 – Conhecendo as praias de Morro de São Paulo + Mergulho nas Piscinas Naturais da Quarta Praia

É sempre bom reservar o primeiro dia de viagem para entender melhor o lugar, né? Antes de ir para Morro de São Paulo eu não conseguia imaginar como eram as praias, que são divididas em primeira, segunda, terceira e quarta.
segunda praia morro de são paulo
A sugestão é caminhar por elas, observando o seu entorno. Na segunda praia você vai reparar que tem uma “ilha”, dividindo a segunda da terceira, que se chama Ilha da Saudade e é uma delícia passear por lá. Na terceira praia, você vai ver que quase não há faixa de areia, mas é o lugar perfeito para praticar esportes.

Depois de se ambientar, tá na hora de fazer um dos passeios que era mais esperado por mim: mergulhar nas piscinas naturais da quarta praia <3quarta praia
Para isso, é preciso ficar de olho na maré, já que as piscinas só existem na maré baixa! É lindo demais nadar com peixinhos listradinhos em uma água suuuper clara!
quarta praia morro de são paulo

DIA 2: Passeio de barco “Volta a Ilha de Boipeba” + Pôr do Sol na Toca do Morcego

O principal passeio de barco é o que dá a volta na Ilha de Boipeba. No trajeto, que leva o dia inteiro, a lancha vai parando em alguns lugares, como nas Piscinas Naturais de Moreré, na Praia da Cueira e nas Canavieiras.

O passeio geralmente sai às 9h, com retorno previsto para as 17h. Nesse post aqui eu contei todos os detalhes do passeio e as suas paradas. Vale a pena conferir 😉
praia da cueira
A lancha finaliza o passeio nos deixando no porto de Morro de São Paulo, perfeito para ir direto na Toca do Morcego assistir o Pôr do Sol. Confira também as minhas dicas com os 4 melhores lugares para você assistir o Pôr do Sol.

DIA 3: Passeio até Gamboa + Piscinas naturais do forte

Algumas empresas de turismo oferecem passeios de barco até a Praia de Gamboa, mas também tem a opção de ir caminhando até lá, que foi a minha escolha. A trilha é muito bonita e não é difícil, só é preciso tomar cuidado com as pedras e se atentar à maré, que deve estar baixa para ser viável chegar até Gamboa.gamboa
O nível mais baixo da maré era entre 9h e 10h, então acordamos bem cedinho para caminhar, com uma parada no paredão de argila antes de chegar na Gamboa. Às 13h retornamos em um barco, pagando apenas o valor de R$3,00 por pessoa.

Veja aqui mais dicas sobre o passeio até o Paredão de Argila e a Praia de Gamboa.praia de gamboa
Chegando no porto de Morro de São Paulo, a dica é aproveitar para conhecer as Piscinas Naturais do Forte do Morro de São Paulo, que fica do lado do Forte. O lugar perfeito para mergulhar, relaxar e curtir uma praia “escondida”, que muitos turistas não conhecem.

DIA 4 – Aluguel de Caiaque e Bicicleta na Terceira Praia

Que tal um dia recheado de esportes? Na Terceira Praia você vai encontrar várias lojinhas de aluguel de equipamentos esportivos, como bike, caiaque, stand up, snorkel e etc. A minha sugestão é acordar bem cedinho para dar uma volta de caiaque ou stand up até a Ilha do Caitá, que fica de frente para a Terceira Praia. Um passeio tranquilo e prazeroso!caiaque morro de são paulo
Depois de almoçar um peixinho delicioso na segunda praia, é hora de alugar uma bike para pedalar até a Praia do Encanto (ou Quinta Praia, como também é conhecida). Esse é um passeio que demanda um bom condicionamento físico, são em média 8km ida e volta até lá. bicicleta morro de são paulo
Todo esforço é recompensado com uma praia incrível, deserta, só para você. <3

DIA 5 – Tirolesa + Relaxar na Segunda Praia

A Tirolesa de 90 metros, que termina nas águas da Primeira Praia é super famosa por lá! Uma atividade imperdível para quem gosta de acrescentar um pouquinho de adrenalina nas viagens.

Eu sugiro reservar uma manhã ou uma tarde para descer da Tirolesa. Mesmo em baixa temporada, a fila fica bem grande e o processo é demorado.
tirolesa morro de sp
Para chegar até lá, você deve ir em direção à Toca do Morcego, e subir um pouquinho mais por um caminho de terra. Não vale amarelar na hora de pular, hein? O valor é R$40,00 por pessoa e por descida.

Depois de se aventurar, é hora de experimentar caipirinhas! \o/ Se você gosta de relaxar na praia bebendo alguns bons drinks, pode ir direto para a segunda praia. Lá estão várias espreguiçadeiras e barraquinhas vendendo caipi de diversas frutas: cacau, pinha, fruta do conde, manga, caju….!morro de são paulo
Espero que tenham gostado do Roteiro de 5 dias em Morro de São Paulo! É uma viagem perfeita para as férias, que mescla aventura, praias paradisíacas e contato com a natureza <3

Buy us a coffee (3)