Cartagena é uma cidade que definitivamente não pode ficar de fora da sua viagem pela Colômbia. Ela é a mistura perfeita de cidade histórica com o litoral caribenho, o que deixa a viagem bastante diversificada! Contudo, pode ser que role uma dúvida na hora de preparar o roteiro e para facilitar a sua vida, preparamos um artigo completo com tudo que você precisa saber para organizar sua viagem para Cartagena.


Sobre a nossa viagem para Cartagena das Índias

Se eu fosse definir Cartagena com uma palavra, seria viva”. Sua história, suas ruas, suas flores, seu povo, sua cultura, sua natureza, sua alegria. Uma cidade totalmente viva, que respira cores e encantos!

Embarcamos sem muitas expectativas, mas voltamos de lá querendo mais um pouquinho de Cartagena. A diversão era se perder nas ruas coloridas e descobrir uma nova loja, restaurante ou monumento histórico em cada esquina.

Se já não bastasse isso, o azul do caribe e o sol que brilha o ano todo por lá roubaram os nossos corações! A salsa e a animação dos colombianos também não ficaram para trás. Que viagem! Foi muito bom viver tudo isso. E você também pode viver, basta escolher os passeios, hotéis e restaurantes certos. Confira nossas dicas a seguir.

cartagena de indias
Detalhes das ruas de Cartagena

Entenda Cartagena: dentro e fora da Cidade Amuralhada

A cidade, apesar de não parecer, é bem grande e vai muito além das charmosas ruas coloridas do Centro Histórico. São 1.6 milhões de habitantes que se dividem entre a parte histórica (Centro), a parte nova (Bocagrande) e o restante da cidade.

A nossa impressão foi de bastante desigualdade. De um lado, prédios enormes cercados pelo mar. Do outro, casinhas pequenas e humildes que vão se amontoando em cada terreno. O trânsito também é outro ponto a ser observado: muitos carros, muita gente andando nas ruas principais e um horário de rush super caótico.

É difícil ter uma noção da cidade antes de chegar lá. A Cidade Amuralhada, chamada de Centro, é a mais turística e famosa. É lá que estão as casinha coloridas e floridas, os bons restaurantes e aquele charme de cidade histórica.

O Centro Histórico é dividido em setores: CentroSan DiegoLa Matuna e Getsemani. Falaremos mais sobre cada um deles abaixo.


Onde fica Cartagena

Cartagena é uma cidade localizada no norte da Colômbia, a mais de 1.000 km da capital Bogotá. A cidade é banhada pelo Mar do Caribe e está próxima das ilhas paradisíacas Aruba, San Andrés e Curaçao.

ilhas do rosário cartagena
Um mergulho no fantástico mar do Caribe não pode faltar em sua viagem para Cartagena

Como chegar em Cartagena

Cartagena é o primeiro destino da sua viagem pela Colômbia? Então provavelmente você vai desembarcar no Aeroporto Internacional Rafael Núñez, e de lá são apenas 6km (cerca de 15 minutos) até a Cidade Amuralhada.


Qual é a melhor época para fazer uma viagem para Cartagena

Uma das coisas mais importantes a se saber sobre Cartagena é que ela é uma cidade muito (MUITO!!) quente, e, independentemente da época que você for, vai pegar temperaturas altas, em torno dos 27ºC, mas com sensação térmica de 40ºC (sem exageros, juro!).

Pelo que pesquisamos, a época que mais chove é entre Maio e Novembro. Fomos no final de Novembro e, apesar de ter previsão de chuva, não vimos uma gotinha sequer. O tempo parece sempre estável, com o sol brilhando, e acredito que a chuva, quando houver, deva ser passageira.

Mas, é bom torcer para não pegar chuva por lá. Pelo que nos contaram, a cidade alaga e os passeios incríveis para as ilhas do mar do caribe com certeza não devem ficar tão bonitos com o tempo fechado. Talvez até perigosos, pois praticamente todos você precisa chegar de barco.

Nossa sugestão é ir ente novembro e junho. Apesar de pegar alta estação e as coisas ficarem mais caras, o clima pode compensar bem mais do que indo no período chuvoso.


Onde se hospedar em sua viagem para Cartagena

Ficamos um pouco perdidas na hora de definir onde ficaríamos hospedadas e acredito que você possa estar passando por isso também. Por isso, aqui vão algumas dicas das melhores localizações e algumas sugestões de hotéis legais em cada uma delas.

Melhores bairros de Cartagena

Cartagena das Índias Colômbia
Cartagena: uma cidade colorida e cheia de vida!

Centro e San Diego

As áreas mais turísticas são o Centro e San Diego. A segunda pode ser considerada a área mais nobre de lá, onde está o Sofitel Santa Clara, hotel considerado o número 1 da Colômbia. Lá estão também alguns restaurante bem famosos: La Cevicheria, Juan del Mar e o El Santíssimo.

Na área pintada de vermelho mais escuro está o Centro, com vários monumentos turísticos! A cada rua você vai encontrar um restaurante fofo, uma lojinha diferente, uma sorveteria atraente, alguns museus, vendedores de frutas, as famosas palenqueiras..!

Uma dica: estude o mapa antes de chegar lá! As ruas são bem parecidas e é difícil se localizar nos primeiros dias. Eu, que não tenho noção nenhuma de localização, fiquei perdidinha! Sorte que no meio da viagem a Gaia já conseguia se localizar melhor.

Getsemaní

Getsemaní foi uma surpresa! Antigamente, a região do Centro e de San Diego era cercada pela muralha. Era lá onde viviam os nobres e ricos da época. Os escravos ficavam do lado de fora do muro e viviam em Getsemani. Muitos anos depois derrubaram parte da muralha e incluíram Getsemaní na área histórica.

Hoje, essa região é mais descolada e, além das ruas fofas e coloridas, tem grafites espalhadas nos muros e restaurantes típicos. Há mais coisas para ver no Centro e em San Diego, mas vale a pena almoçar ou jantar em Getsemani, e é imperdível separar uma noite para dançar salsa no famoso Café Havana!

Gostamos tanto da cidade histórica que nem saímos de lá para conhecer Bocagrande ou outros bairros de Cartagena. O máximo que fizemos foi visitar outros dois pontos turísticos: o Castillo de San Felipe e o Convento de La Popa. Aliás, fica a dica: não achamos o convento tão interessante, é um passeio que pode ficar fora no seu roteiro sem problemas.

Ficamos hospedadas em dois lugares diferentes: no Hostel Casa Escallón (no Centro) e no Hotel Casa Logos (em San Diego).


Veja também: Onde ficar em Cartagena: guia dos MELHORES HOTÉIS para todos os bolsos


hoteis em cartagena
Casa Logos: nossa escolha!

Hotéis dentro da Cidade Amuralhada (San Diego)

A cidade é divida por setores, como citado acima. O setor San Diego é o mais bacana, com os melhores restaurantes e melhores hotéis. Portanto, se a sua prioridade é uma ótima localização e conforto, procure hotéis localizados em San Diego.

Nossas sugestões em San Diego: Casa Logos (nossa escolha!)Sofitel Legend Santa Clara.

Hotéis dentro da Cidade Amuralhada (Centro)

Se hospedar no setor do Centro é mais em conta que San Diego e você também estará bem localizado. Há excelentes opções de hotel, como a Casa La Fe e a Casa Del Coliseo. Se você busca opções mais em conta, pode gostar do Hotel Calamari ou do Hostel Casa Escallon, onde ficamos hospedadas por 4 noites.

Hotéis em Getsemaní

O bairro de Getsemani também está dentro da cidade amuralhada, mas um pouco distante do centro histórico. Essa área é mais simples e menos frequentada pelos turistas, mas não significa que ela seja menos interessante. Aqui você vai encontrar opções para quem quer viajar no modo low cost, pois vimos muitos hostels por lá!

Nossas sugestões em Getsemani: Hotel Casa Lola e Hotel Boutique La Artilleria. Opções mais em conta: Zana Boutique Hotel e Casa de las Palmas.


O que fazer em uma viagem para Cartagena: melhores passeios

Além de explorar todas as ruas floridas do Centro Histórico, há alguns passeios além das muralhas que você não pode deixar de fazer. Confira o vídeo que fizemos com 5 passeios imperdíveis em Cartagena!


01. Free Walking Tour pelas ruas de Cartagena

Free Walking Tour Cartagena é um passeio guiado percorrendo a pé a Ciudad Amurallada de Cartagena. Dura cerca de 2h e pode ser tanto em inglês como em espanhol – você escolhe.  Em teoria eles não cobram pelo passeio, mas ao final, eles sugerem uma contribuição voluntária para quem participou. Além de conhecer a história geral de Cartagena em cada praça e cada rua, você conhecerá a muralha em detalhes.


Leia o post completo: 

Free Walking Tour Cartagena: conheça a Cidade Amuralhada (quase) de graça


02. Islas Del Rosario

Um passeio imperdível para qualquer turista! As Ilhas do Rosário estão localizadas em pleno mar do Caribe. Elas formam um arquipélago com 28 ilhas que fazem parte de uma área protegida com arrecifes de corais belíssimos. Dá para fazer a tour pelas ilhas de barco com uma agência de turismo ou por conta própria. Dá também para fazer contratar um pacote de “day use” oferecido por hotéis da região.


Saiba mais sobre esse passeio no post: 

Ilhas do Rosário (Cartagena): Caribe Colombiano com preços acessíveis


03. Playa Blanca

Essa é praia mais famosa de Cartagena. Porém, de uns anos pra cá ela tem divido opiniões sobre valer a pena ou não visitá-la. A grande aglomeração de turistas faz da praia um pouco caótica, sem contar os ambulantes que são chatos e insistentes. No entanto, nós acreditamos que a Playa Blanca poderia ser um passeio que valeria a pena. Conversamos com alguns turistas e moradores e decidimos alugar uma lancha para conhecer a praia.


Veja como conhecemos a Playa Blanca: 

Playa Blanca, Cartagena: vale a pena conhecer? Dicas para aproveitar sem cair em furada!


#4 Castelo de San Felipe de Barajas

A maior obra militar espanhola no continente americano, com mais de 40m de altura. Esse é o Castelo de San Felipe de Bajaras. Ele foi estratégico em importantes guerras no século XVII e XVIII e hoje é um Patrimônio da Humanidade (UNESCO). É um dos principais passeios em Cartagena para quem quer entender um pouco mais sobre a história da cidade. Vale super a pena!

Castelo San Felipe de Barajas
Castelo San Felipe de Barajas

Demos dicas sobre esse passeio no post: 

Passeios em Cartagena: 7 opções além da Cidade Amuralhada


#5 Mercado Bazurto

Mercado Bazurto é um daqueles mercados locais tradicionais cheio de gente, comida e música típicos de Cartagena. Lá é possível viver uma experiência gastronômica colombiana maravilhosa. Isso sem contar que os preços são ótimos, já que é um mercado popular. Lá você vai encontrar tudo o que puder imaginar: frutas, açougue, peixaria, barbearia, carvão, produtos para a casa, roupas eletrônicos, bolsas, cafeterias, lanchonete, souvenirs e tem até um bar de salsa!


Onde comer em Cartagena

São inúmeros restaurantes e barzinhos espalhados por Cartagena. Opções não vão faltar na hora do café da manhã, do almoço e do jantar. Além dos restaurantes típicos, você vai encontrar culinária do mundo todo. Vimos restaurante argentino, peruano, japonês, italiano…!

Optamos pelos frutos no mar quase todos os dias, já que estavam sempre fresquinhos. O filé de peixe faz parte do prato típico da Colômbia, que também é composto por arroz de côco (humm!!) e patacones (plátano, que é uma espécie de banana, amassada e frita). Ah! A limonada de côco não podia faltar!

Fomos em vários restaurantes deliciosos, mas, o que conquistou os nossos corações foi o Crepes e Waffles. No post sobre os nossos restaurantes preferidos a gente conta o porquê! ?

onde comer em cartagena
Frutos do mar são a boa pedida em Cartagena!

Leia também: Restaurantes em Cartagena: 5 opções irresistíveis para você experimentar


Quanto custa uma viagem para Cartagena

Gastos Gerais

Foram 7 dias de viagem e, no total, gastamos 3.200.000 pesos colombianos (entre gastos com hospedagem, alimentação, transporte, passeios, souvenires e algumas comprinhas). Em real, isso significa cerca de R$3.800 por pessoa no modo econômico.

Lembrando que cada viajante tem o seu estilo. Fomos em restaurantes muitos bons e mais carinhos, mas também experimentamos o PF colombiano por COP 8.000. Uma dica para você se programar para sua viagem é planejá-la em dólares, pois com essa variação do real, fica difícil ter uma noção dos gastos reais no dia em que você for embarcar. Em dólares, nosso gasto foi de US$960.

Além disso, tivemos o gasto com a passagem até lá: cerca de R$1000) e com o seguro de viagem (cerca de R$120).

Alimentação

Se você está perdido, tente calcular assim: um almoço/jantar pode variar de COP 8.000 (PF colombiano) até COP 35.000 em um restaurante legal e não muito caro. Para café da manhã, geralmente você gasta de 5.000 a 8.000. Tente fazer suas contas com 3 refeições e faz uma média entre esses valores.

Passeios

Andar pelas ruas de Cartagena é maravilhoso e gasta-se muito pouco. Você pode fazer o Free Walk Tour Cartagena que é “gratuito”, você vai contribuir apenas com uns COP 15.000 e vai conhecer super bem a cidade. Faça logo no início para se localizar bem por lá depois. A gente andou muuuuito por lá, quase todo dia faziímos algum passeio a pé. Os passeios para as ilhas encarecem um pouco, porque aí geralmente é o dia todo, com refeição inclusa, o valor varia, mas vimos uma média de COP 100.000 – COP 200.000 por pessoa.

Também fizemos alguns passeios mais caros. Alugamos lancha para ir até a Isla Del Rosario, saindo um pouco mais caro do que o passeio tradicional com agência de viagem. Se a sua vibe foi gastar muito pouco viajando, é só se privar de algumas coisinhas para conseguir. No geral, achamos a cidade barata, principalmente comida, hospedagem e transporte.

E se você estiver pensando em dar uma esticada na viagem, conhecer Bogotá, a capital da Colômbia, pode ser uma boa pedida!

Compras

A gente acabou fazendo umas comprinhas, entre roupas, acessórios e souvenires. Se você está planejando não comprar nada, isso já diminui bastante seu gasto.

compras em cartagena
Os famosos chapéus e bolsas de Cartagena!

Qual é a melhor maneira de levar dinheiro em sua viagem para Cartagena?

Ao planejar a viagem, ficamos super na dúvida de qual seria a melhor maneira para levarmos nosso dinheiro, afinal, a melhor opção é sempre a que rende mais né? Optamos por trocar aqui no Brasil por dólares americanos e ao chegar lá trocaríamos por pesos colombianos.

Funcionou bem. É fácil de achar casas de câmbio nas ruas, e a cotação não é como havíamos pesquisado, mas a melhor que encontramos foi US$ 1 = COP 2830. No aeroporto costuma ser mais caro, não recomendamos que troque lá.

Por outro lado, no finalzinho da viagem, acabamos passando algumas coisas no cartão de crédito e a conversão deles estava melhor (US$ 1 = COP 3.090). A questão é que essa opção é uma loteria, pois não dá pra saber qual vai ser o câmbio no dia em que você for e ainda tem os 6% de IOF em cima das compras.


Dicas importantes para a sua viagem para Cartagena

Visto

Se você for a passeio e for permanecer por menos de 90 dias, não precisará de visto e poderá entrar com o seu passaporte ou identidade (que tenha sido emitida há menos de 10 anos e esteja bem conservada.)

Vacinas

Pesquisando em alguns sites, li que é bom ter tomado a vacina de febre amarela e hepatite A e B, mas só como prevenção, eles não exigiram nada na entrada de Cartagena.

Seguro viagem

Não dá para viajar sem seguro viagem! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido.

Sempre fazemos o nosso pelo site da Seguros Promo, que possui várias opções de seguro com preços acessíveis! Geralmente, as pessoas podem achar que seguro viagem é muito caro. Mas esse site oferece planos de cobertura para todos os bolsos. E olha que legal: conseguimos um desconto para nossos leitores!


Clique aqui para fazer a sua cotação no site da Seguros Promo!
Use o cupom MALADEAVENTURAS para garantir 5% de desconto.


Tem dúvidas ou sugestões? Escreve aqui nos comentários que a gente responde assim que possível!


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

33 respostas

    1. Oi Karina!

      A gente adorou! Super organizado, limpinho…! A localização não era excelente, mas muito boa!

      Quando você for fazer a reserva, dá uma ajudinha pra gente! hehehe! É só clicar nesse link para acessar o booking, assim a gente ganha comissão em cima da sua reserva, sem vc pagar nada a mais por isso 🙂

      http://www.booking.com/index.html?aid=391129

  1. Ola meninas, muito bom o blog de voces! EStou indo com duas amigas agora no carnaval, e o que eu to mais em dúvida é sobre os passeios… queria conhecer as ilhas mas num estilo mais privê… se vocês tiverem dicas de aluguel de lancha, beach clubs, festas em barcos no estilo daquelas que rolam na Croacia eu agradeceria muito rs Beijao

  2. Meninas! Vou com uma amiga para Cartagena nesta quinta-feira, e queríamos fazer seguro viagem nesse site que vocês indicaram, mas tentei colocar o código para ter o desconto e já está expirado. Tem algum código novo?
    Obrigada!

  3. Olá! Adorei as dicas, mas gostaria de saber sobre transporte… Vcs alugaram carro? Como vcs se locomoveram p conhecer todos esses lugares?

    Obrigada!

    1. Oi Leticia! Que bom que gostou das dicas!

      Para andar na Cidade Amuralhada você não vai precisar de carro! Dá e é até melhor fazer tudo a pé, assim você vai passando por ruas super fofas e descobrindo muita coisa legal.

      Para fazer o trajeto do aeroporto para a cidade amuralhada, pegamos taxi, que costumam ter preço fixo. E também usamos taxi para nos locomovermos para fora da cidade amurlhada, como para ir ao porto pegar o barco, para ir no castillo de san felipe e ao shopping.

      Espero ter ajudado!

  4. Meninas, parabéns pelo blog e pelos posts sobre Cartagena!
    Estou indo na próxima semana e as dicas me ajudaram bastante! 🙂

    Gostaria de pedir somennte mais uma ajudinha, pf:
    Em relação ao Free Walk Tour, onde encontro maiores informações, como horários, ponto de encontro, etc? Tem todos os dias?
    E onde encontramos as bikes para alugar?

    Muito obrigada!

    1. Oi Isa!
      Puxa, obrigada pelo seu comentário. Vamos até atualizar o post com essas informações.
      Mas aqui segue:
      Free Walk Tour: http://freetourcartagena.com.co/privados.html
      Costuma ter todos os dias, com saída às 10h e às 15h se não me engano. mas é melhor ver no site porque aí tem infos atualizadas. Você pode fazer o passeio em inglês ou espanhol.
      Sobre a bike, não consigo lembrar o nome do local!! Se você olhar no Google Maps, fica na Carrera 10, umas 2 quadras de distância da Plaza San Diego. Vou tentar encontrar o contato e coloco aqui pra você, ok?
      Beijos e boa viagem!!

  5. Oi Meninas! Adorei o blog! Super completo e atual! Encontrei as melhores dicas para minha viagem, irei agora em abril. Agora, uma duvida: li em outros blogs que o melhor cambio é no aeroporto. Pensamos em levar reais e trocar lá. Vcs encontraram cambio melhor em Cartagena? O do aeroporto estava muito pior?

    1. Oi Luana, tudo bem?
      Eu e Nanda ficamos um pouco na dúvida por aqui em relação a isso, mas se nos lembramos bem o cambio nas ruas era o melhor.
      A gente levou tudo em dólares americanos e lá trocamos para a moeda local.
      O real não é tão aceito nas casas de câmbio e é um pouco desvalorizado. Por isso indicamos levar em dólares mesmo.
      Outra opção é o cartão de crédito, que pode ser vantajoso ou não, mas aí é “pagar pra ver”. A gente acabou usando um pouco o cartão nos últimos dias da viagem e a fatura chegou com um câmbio bom, mas como o dólar está variando muito, pode ser que você pague mais por isso depois. Ficou confuso ou deu pra entender? hehehe
      Beijos!

      1. Oi Gaia! Obrigada pelas dicas. Deu p entender sim. Estamos indo por Bogotá. Vou trocar uns dólares aqui e arriscar também a troca lá no aeroporto. Vcs foram pelo Panamá né? Depois te conto aqui como foi e se valeu a pena.

  6. Olá. Adorei as dicas estou programando uma viagem pra Cartagena em Outubro, porém não tenho a mínima ideia por onde iniciar desde escolha de hotel, qual lacalização do hotel é melhor, se vale a pena. E as dicas de vocês estão super me ajudando.

    1. Oi Ana! Não vejo problema nenhum.
      Estávamos inseguras sobre Cartagena também, mas ao chegar lá nos deparamos com uma cidade muito bem estruturada turisticamente, então achei bem tranquilo de andar pelas ruas de lá e fazer os passeios também. 🙂
      Vai com tudo!! Aproveite muito!!

  7. Ola meninas.

    Muito bom os posts de vocês.

    Estou indo para lá em junho, e vou passar o dia dos namorados na cidade. Qual restaurante vocês recomendariam para um jantar romântico?

    Um abraço,

    1. Oi Zé!
      Fizemos esse post com os restaurantes que mais gostamos de Cartagena: https://www.maladeaventuras.com/2016/01/5-restaurantes-que-voce-nao-pode-deixar-de-experimentar-em-cartagena/
      Acho que no quesito romântico, o El Claustro, no Sofitel Santa Clara é uma boa opção!
      Teve um outro que fomos que também era uma graça e estava cheio de casais, o nome era Juan Del Mar.
      Você vai encontrar vários cantinhos super agradáveis para tomar um bom vinho e comer um ceviche ou outros pratos deliciosos da culinária colombiana.
      Boa viagem!!

  8. Olá, meninas!

    Que relato incrível, adorei!
    Sobre esse custo de cerca de R$3800, isso seria por pessoa?

    Obrigada 😉

    1. Oi Patrícia!

      Isso mesmo, foi cerca de R$3800 por pessoa.

      Como falamos, existem opções de hoteis e restaurantes mais em conta, então você com certeza pode fazer uma viagem mais barata. Existem também opções de hoteis boutique e restaurantes mais luxuosos. Vai depender do seu estilo de viagem 🙂

      Qualquer dúvida é só mandar aqui!

    1. Lorena! Poxa, desculpa a demora em responder…
      A Nanda está em Israel no momento e está com um chip EasySim4You. Quando ela voltar, se funcionar direitinho, ela vai fazer um post contando a experiência =)
      Enquanto isso você pode acompanhá-la no nosso Instagram: @maladeaventuras.
      Beijinhos.

  9. Caraca, post detalhadíssimo, hein!?
    Ótimas dicas!!!

    Definitivamente eu preciso voltar a Cartagena… Peguei tanta chuva (fui em outubro) que acabei tendo alguns inconvenientes por conta disso… Tenho que dar uma segunda chance pra ela!!! hahaha

    Mas não dá pra negar sua alma vibrante e a beleza da Cidade Amuralhada!!

    Abraço

    1. Oi Murilo!!

      Puxa, Cartagena com chuva deve ser triste mesmo. Na verdade, qualquer viagem com tempo ruim não sai como o esperado ne? Espero que na próxima você consiga curtir a cidade por completo! É demais!!!

      Beijos,
      Gaia

  10. Cartagena está na minha top lista faz tempo! Uma lindeza de cidade. Adorei o post, as dicas, as fotos, tudo. Quem sabe ano que vem consiga finalmente visita-la. Abs

  11. Amei seu post! Super pratico e com todas as dicas necessária para se programar! E deu muita vontade de conhecer essa cidade super charmosa!

  12. Que post bem explicadinho! Já tinha lido vários sobre Cartagena, mas este superou os demais, parabéns. Favoritei, quero muito ir a Cartagena!

  13. Olá… Muito bom o post… A minha dúvida é se consigo fazer os passeios para as ilhas por conta própria?? Contratar direto no barco, sem agências? Pelo que tenho pesquisado, cada ilha é em torno de 400 reais, contratando as agências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *