Um dos destinos mais espetaculares do Brasil, nesse post você vai descobrir tudo sobre a Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina: dicas para conhecer a segunda maior cachoeira do Brasil. 

Cartão Postal da Chapada Diamantina, a Cachoeira da Fumaça é uma maravilha da natureza: uma queda de água com mais de 300m de altura, cujas águas parecem dançam no ar, até tocar o solo.

Já está sonhando com esse destino? Então confira aqui, todas as dicas para você planejar sua visita: saiba onde fica a Cachoeira da Fumaça, como chegar e principalmente como é a trilha para a Cachoeira da Fumaça.


Vale a pena fazer a trilha para a Cachoeira da Fumaça?

Sem dúvida! Com seus 340 metros de altura, ela é a segunda maior do Brasil! Se você está se perguntando qual a cachoeira mais alta do Brasil, saiba que a cachoeira da Fumaça perde apenas para a Cachoeira da Neblina, que tem 450 metros e fica na parte alta da Serra dos Órgãos, entre Petrópolis e Teresópolis.

A cachoeira da Fumaça tem este nome devido ao vapor da água, que se perde no ar, como se fosse fumaça. Entretanto, dependendo da estação, você poderá encontrá-la completamente seca.

Contudo, na época das chuvas, o espetáculo é incrível… Mesmo se estiver com clima seco, como foi o nosso caso, vale a pena ir para prestigiar a vista incrível do vale lá de cima!


cachoeira da fumaça chapada dimanatina
Mesmo mais seca, a cachoeira é majestosa. Foto: blog viajadora

Cachoeira da Fumaça: o que você precisa saber antes de ir

Antes de mais nada, reunimos aqui as dicas básicas para quem está planejando visitar a Cachoeira da Fumaça, na Chapada:

Onde fica a Cachoeira da Fumaça?

A Cachoeira da Fumaça se localiza no Vale do Capão, no município de Palmeiras. Para chegar lá, saindo de Lençóis, e necessário pegar a BR242, entrar na BA849 e depois seguir pela estrada de terra que leva até o Vale do Capão. A entrada para a trilha fica logo antes de chegar na vila: há placas indicativas e também local para estacionar o carro.

O horário de visitação é das 8h às 17h, diariamente. Lembre-se de iniciar a subida até às 13h, tendo em vista que depois desse horário não é permitido subir, para dar tempo de ir e voltar. O ideal é chegar no primeiro horário, não só para não enfrentar muito movimento, como também para evitar o calor excessivo.

como chegar na chapada diamantina cachoeira da fumaça
Cachoeira da Fumaça na época da seca

Como chegar na Cachoeira da Fumaça?

As cidades base mais próximas para quem vai visitar a Cachoeira da Fumaça são Lençóis, Vale do Capão e Palmeiras. Para quem chega de avião, o aeroporto mais próximo fica em Lençóis, e a forma mais rápida e prática para ir até o Vale do Capão é alugando um carro (distância Lençóis – Vale do Capão 70 km).

Para quem está hospedado no Vale do Capão são 3 km de distância até a Cachoeira da Fumaça. Já para quem estiver hospedado em Palmeiras são 21 km de distância. Aproveite para saber mais sobre hospedagens no Vale do Capão:

Pousadas no Vale do Capão: as 10 mais charmosas.


#DicadaNanda: se você optar pelo conforto e praticidade de alugar um carro, nós sempre indicamos (e usamos!) a Rentcars: através dessa plataforma você faz um comparativo de preços entre as melhores locadoras de veículos do país. Rápido, prático e eficiente.


Qual a melhor época para visitar a Cachoeira da Fumaça?

A Cachoeira da Fumaça pode ser visitada em qualquer época do ano, no entanto, tudo vai depender do que você espera do passeio:

Se você quer ver a cachoeira em toda a sua exuberância, com volume de águas maior, a melhor época para visitar a Cachoeira da Fumaça é entre novembro e março, na temporada das chuvas (sempre bom lembrar que este período demanda cuidados redobrados, por conta de trechos que podem ser mais escorregadios ou perigosos!). A água também estará menos (eu disse apenas menos) geladas heheheh…

Contudo, se você prefere uma caminhada em temperaturas mais amenas e sem tanto risco de chuvas, a melhor época para visitar a Cachoeira da Fumaça é entre maio e setembro, na temporada da seca.

Como vocês podem ver na foto de capa do post, a Cachoeira da Fumaça estava completamente seca, sem nenhuma gotinha. Isso se deu depois de um período de secas prolongado, inclusive com queimadas. Ainda assim, isso não comprometeu o passeio, nem a beleza do lugar.

Queimada 2015 Chapada Diamantina
Vegetação depois de uma queimada, na época da seca

De qualquer forma, evite ir na alta temporada e feriados, pois o movimento é grande e chega a ter fila para tirar foto na pedra suspensa… Nós enfrentamos uma pequena fila e éramos apenas 2 grupos lá em cima. E isso porque sendo uma época mais seca, com falta de água, o movimento era menor.


#DicadaGaia:Para quem ama fazer trilhas e explorar novos destinos mas gosta da praticidade e conforto de fazer isso com o acompanhamento de um guia especializado, nós recomendamos o pessoal da Nas Alturas. Eles possuem diversas opções de roteiros para mais ou menos dias pela Chapada, com muita responsabilidade e conhecimento técnico das atividades propostas.


Como é a Cachoeira da Fumaça?

Há duas formas de conhecer a Cachoeira da Fumaça:

Por baixo: é uma trilha para os fortes…são 36 km de trilha com grau de dificuldade alto, e duração aproximada de 3 dias. Neste caso você precisará contratar uma agência e acampar ao longo do percurso.
Por cima: trilha de 12km com grau de dificuldade médio. Essa foi a nossa opção, e descrevemos abaixo como foi a trilha.

Cachoeira da Fumaça: tempo de caminhada

Para vê-la do alto, é necessário enfrentar uma trilha de 6km dividida em dois trechos distintos: cerca de 1h de subida íngreme para chegar até os altiplanos chamados Gerais da Fumaça, e depois mais 1h de caminhada mais leve, para chegar até o topo da queda da cachoeira.

Confira aqui o passo a passo para planejar sua viagem para a Chapada Diamantina.

Cachoeira da Fumaça: nível de dificuldade

Médio. São cerca de 2h de trilha até chegar ao topo. Durante a trilha, aproveite para apreciar o entorno… Há diversas espécies de flores lindas e o chão possui cores e formas muito interessantes!

qual a melhor época para ir na Cachoeira da Fumaça Chapada Diamantina
Visual incrível e compensador

Agendamento para a Cachoeira da Fumaça:

Vale ressaltar que o acompanhamento de um guia que conheça a região é muito importante. Algumas agências organizam estes passeios, o que facilita bastante o planejamento… Nós optamos pela Nas Alturas, para fazer alguns dos nossos passeios e o legal é que eles possuem roteiros especializados, inclusive para quem viaja em família ou com crianças.

Preciso de guia para conhecer a Cachoeira da Fumaça?

A trilha é bem demarcada, mas há algumas bifurcações que podem gerar confusão no caminho. Portanto o ideal é contratar um guia. Se você for em alta temporada, lembre-se de entrar em contato com um guia com antecedência para não correr o risco de não ter disponibilidade.

Como dissemos acima, quando fazemos nossas aventuras pelas trilhas do Brasil, sempre procuramos uma agência local que conheça muito bem a região e priorize, acima de tudo, a segurança. No caso da Chapada Diamantina nosso contato foi com a Nas Alturas, que possui guias super experientes na região e possuem vários tipos de passeios e pacotes.

whatsapp nas alturas

Quanto custa para visitar a Cachoeira da Fumaça?

A entrada para visitar a Cachoeira da Fumaça em si é gratuita. Entretanto, o visitante que desejar, poderá fazer uma contribuição para a brigada de incêndio do Vale do Capão.


Dúvidas frequentes de quem pesquisa pela Cachoeira da Fumaça

Sempre que o assunto são destinos de aventura, muitas dúvidas podem surgir para quem está programando a viagem. Assim sendo, reunimos aqui, as perguntas mais frequentes que recebemos no blog, para facilitar:

Pode tomar banho na Cachoeira da Fumaça?

Eu sei que você deve estar super empolgado, pensando na possibilidade de se banhar na segunda maior cachoeira do Brasil, mas a resposta é não…Primeiro porque se você fizer o passeio mais tradicional, por cima, isto não é possível (veja a foto e a minha cara de quase pânico, conferindo os 340 metros despenhadeiro abaixo…) e mesmo por baixo, dá para imaginar que a imensidão do lugar e a altura da queda de água não permitem, certo?

7-05-DSCN2622
Não é pânico, é apenas medo =)

Entretanto, para fechar o dia de passeio, o Riachinho é uma ótima opção para ser combinada com a Cachoeira da Fumaça e dá para se banhar. A trilha é rapidinha e tem acesso pela estrada de terra para o Capão. Depois de uma longa caminhada, nada como ser recompensado por um mergulho refrescante!


Em qual cidade fica a Cachoeira da Fumaça?

A Cachoeira da Fumaça fica localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no município de Palmeiras.


Quanto tempo dura a trilha para a Cachoeira da Fumaça?

Claro que isso pode variar um pouco, dependendo do preparo físico de cada um e de paradas para fotos, etc mas a trilha dura em média 2 horas.

Ao chegar lá no topo, vá com cuidado até a beirinha na primeira vez. Vá deitado e aos pouquinhos. Dê uma espiada lá em baixo e respire fundo pois provavelmente vai te dar um pouquinho de vertigem. Dê a vez para outra pessoa tirar a foto e depois volte com calma para se aventurar mais na beirada.

em qual cidade fica a Cachoeira da Fumaça Chapada Diamantina
O belíssimo visual compensa uma leve vertigem =)

Dica: assine o livro de visitas que encontra-se na sede da ACV-VC (Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão) logo na entrada da trilha. Eles fazem um controle dos visitantes e podem saber se alguém se perdeu ou teve algum problema no caminho.


Qual a cachoeira mais bonita da Chapada Diamantina?

Além da Cachoeira da Fumaça algumas das cachoeiras consideradas como as mais bonitas no Vale do Capão são a Cachoeira da Fumacinha e Cachoeira do Buracão.

Saiba mais sobre as cachoeiras do Vale do Capão neste post :

O que fazer no Vale do Capão (Bahia): as melhores trilhas e cachoeiras


Checklist com itens essenciais para a trilha

Seja você um iniciante ou um trilheiro mais experiente, é sempre bom estar com o equipamento certo na hora de fazer uma trilha. Assim sendo, fiz um checklist para te ajudar a ver quais materiais você já tem e o que precisará comprar:

  • Bota ou tênis de trekking
  • Mochila de ataque
  • Meias confortáveis
  • Blusa de manga comprida com proteção UV
  • Capa de chuva ou corta vento
  • Calça confortável
  • Roupa de banho por baixo da sua roupa (chegar na cachoeira e não poder mergulhar por isso…sem chance =)
  • Toalha de secagem rápida
  • Protetor solar
  • Chapéu ou boné
  • Leve bastante água para se hidratar e lanchinhos leves
  • Saquinho para levar todo o seu lixo de volta com você

Portanto, agora que você viu nossa checklist, recomendo dar uma olhada nos sites da Columbia e da Fjallraven. Quem acompanha a gente há mais tempo sabe o quanto somos fãs dessas marcas. Além de peças super confortáveis, a resistência e durabilidade são imbatíveis! Já fizemos inúmeras trilhas cruzando pedras, rios e matas, debaixo de sol e de chuva e podemos dizer que o investimento vale a pena…

E uma vez que somos muito fãs, conseguimos para nossos leitores um desconto de 10%, que você poderá utilizar nos sites deles:

1. Para ganhar 10% no site da Fjallraven é só utilizar o cupom MALADEAVENTURAS na hora de efetuar a compra

2. Para ganhar 10% no site da Columbia é só comprar através deste link. O desconto é aplicado automaticamente, em qualquer produto da marca.

como chegar na cachoeira da fumaça


Seguidores do Mala de Aventuras têm desconto com a Nas Alturas

E como não poderia deixar de ser, nós também conseguimos um desconto para nossos leitores que quiserem explorar a Chapada Diamantina, com a praticidade e segurança de um guia certificado. Isso é fundamental não só para que a gente possa se sentir seguro, mas também para curtir o passeio sem preocupações, além de conhecer o destino sob uma perspectiva diferente, de quem sabe tudo sobre a história e a cultura do local!

Assim sendo, se você quer saber mais e garantir seu desconto, basta preencher o formulário abaixo:


    Pronto para conhecer a Cachoeira da Fumaça na Chapada Diamantina?

    Por fim, agora que você já sabe qual a melhor época para visitar a Cachoeira da Fumaça, como chegar e o que levar, queremos saber como foi sua aventura!

    E caso ainda tenha ficado alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários, que vamos te ajudar ! Boa aventura =)


    Para continuar suas aventuras você pode gostar de ler: 

    Chapada Diamantina: conheça a Gruta da Pratinha e a Gruta Azul

     Vale do Pati: como é a trilha? Quantos dias? Quanto custa?


    OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
    Quem escreve | @gaiavani
    Quem escreve
    Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
    • Sobre
      Sobre o Mala de Aventuras
      Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
    • Organize a sua viagem!
      Descubra quais ferramentas nós e
      outros viajantes profissionais usamos
      para economizar nas viagens!
    • NEWSLETTER
    • Nossos presets!

      Sua fotos incríveis com apenas um clique!
      Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

    • Posts em destaque
    • E-Book fotografia
      ebookMDA
    • Publicidade

    5 respostas

    1. Vocês respondem posts antigos? haha Então, vou tentar:

      1. essa primeira foto é onde deveria tá correndo a água ou é alguma caverna por lá? :O

      2. Vocês passaram a virada na Chapada? Tem algo falando sobre isso aqui no blog?

      1. Oi Thiago!

        Sim, deveria ter água, mas estava completamente seca! Deve ser ainda mais linda com água.

        Passamos o ano novo no Vale do Capão. Havia palco e música na praça principal. Estava animado! Mas não fiz post sobre isso exatamente.

        Boa viagem! Aproveite a Chapada Diamantina!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *