Vale a pena conhecer a Playa Blanca? Veja dicas para não entrar em uma furada

Essa foi uma grande dúvida quando começamos a pesquisar sobre os passeios de Cartagena. Será que realmente vale a pena conhecer a (tão famosa) Playa Blanca?

Pra gente, praia perfeita é aquela que, independente da cor e transparência do mar, oferece momentos de paz e calmaria. Nada melhor do que curtir uma praia com pouca gente, sem tumulto para mergulhar, caminhar ou correr.

E aí, pesquisando sobre a Playa Blanca, o principal destino das Islas Del Rosario, lemos muitas críticas de outros blogueiros dizendo que a praia é super tumultuada (apesar da grande extensão!), com ambulantes para todos os lados e restaurantes no estilo “refeitório de colégio”. Mas calma! Nem tudo está perdido: hoje você vai ver as melhores dicas para não entrar em uma furada e conhecer SIM o caribe colombiano como ele realmente é!

As Islas Del Rosario

As Islas Del Rosario são um arquipélago formado por 27 ilhas. Tudo isso faz parte do Parque Nacional Corales Del Rosario e por lá você vai encontrar praias com areia branquinha, ótimos lugares para mergulhar e alguns hotéis-resort, como o Hotel San Pedro de Majagua, que já falamos nesse post aqui.

Para chegar até as Islas Del Rosario, você tem algumas opções: contratar um passeio com empresas de turismo, alugar a sua própria lancha e (acreditem!) também poderá ir de carro até uma parte da ilha, que, inclusive, é onde fica a Playa Blanca.

O passeio ideal vai depender do seu perfil. Você vai encontrar praias desertas, praias com restaurantes e barracas, hotéis que oferecem day use, passeios específicos para mergulho e poderá inclusive visitar um oceanário.

Onde fica a Playa Blanca e os tipos de passeios até lá

A Playa Blanca fica na Isla Barú, a única Ilha do arquipélago das Islas del Rosario com a possibilidade de chegar de carro. Talvez por isso seja a praia mais movimentada e cheia, seu fácil acesso permite o crescimento de restaurantes e pousadas, deixando-a bem turística.

>> Clique aqui para ver o mapa e entender melhor a localização das Islas Del Rosario e da Playa Blanca.

Mas, apesar de turística, tem sim seus encantos: a água é muito azul e transparente, a areia é muito branca, tem vários restaurantes bem legais espalhados pela beira, ótimo para relaxar o dia inteiro!

playa-blanca-cartagena-2

Tudo vai depender do tipo de passeio que você escolher. Vou listar agora os principais e algumas dicas que anotamos por lá:

#1 Passeios de Lancha Rápida

Se você for perto da Torre del Reloj ou no píer Muelle Turístico de La Bodeguita (fica bem pertinho do centro de Cartagena, dá para ir andando) vai encontrar algumas pessoas vendendo passeios turísticos, com roteiros pré definidos. Pelo o que pesquisamos, normalmente o passeio dura o dia inteiro e custa em média 60.000 COP.

O roteiro geralmente inclui uma parada no Oceanário (a entrada é paga a parte), mergulho na Isla Del Rosario (se você não tiver o seu snorkel, também deverá pagar a parte) e almoço na Playa Blanca (já incluso no valor).

Esse esquema, definitivamente, não é o nosso preferido. As lanchas vão lotadas, você tem que seguir exatamente o roteiro dos guias, as paradas são sempre nos lugares mais cheios e você acaba não aproveitando o lugar como deveria. Não fizemos esse passeio, então não podemos falar muito. Mas, lemos duas críticas diferentes aqui e aqui. Se você está pensando em fazer esse passeio, vale a pena dar uma lida!

#2 Passeios de Catamarã

Aqui, só muda o tipo de transporte e o tempo para chegar nas ilhas, já que são cerca de 2h ao invés de 50 minutos. Se você enjoa bastante no mar e prefere uma embarcação mais “segura”, pode ser uma boa optar pelo catamarã. O passeio também fica mais barato, cerca de 50.000 COP.

Considerações: é claro que nem todas as empresas oferecem o mesmo passeio. Você pode tentar negociar o roteiro para deixar o passeio mais legal, sem pagar muito a mais por isso. A dica é nunca fechar sem pesquisar! A gente sabe que só de ver aquela água azul dá vontade de ir na hora, mas pesquisar e ter paciência é uma dica muito importante!

#3 De carro ou táxi

Essa é a opção mais usada pelos locais. A viagem de carro até a Playa Blanca dura em média 1h, e, para chegar até a ilha, é preciso atravessar o carro em uma balsa. É uma ótima opção para quem não gosta de andar de barco ou lancha, e também para quem quer estender um pouco mais o passeio, já que a hora de ida e volta fica por sua conta.

Clique aqui para ver o trajeto Centro de Cartagena > Playa Blanca de carro.

#4 Aluguel de lancha

Essa foi a nossa escolha! Na verdade, caímos de paraquedas nesse esquema. Conhecemos um francês no nosso hostel e ele nos falou que faria um passeio para as Islas Del Rosario no dia seguinte, e alugaria uma lancha com outros amigos que também estavam na cidade.

No dia seguinte, fomos bem cedinho no pier e encontramos todos os eles. O esquema era ótimo: alugamos uma lancha rápida, super boa, para passar o dia fazendo o roteiro do nosso jeito.

Essa, sem dúvidas, é a melhor maneira de conhecer as Islas Del Rosario e a Playa Blanca, já que não tem muita regra, você pode ficar em cada lugar o tempo que desejar e tem liberdades de escolha hehehe!

aluguel-de-lancha

Alugamos a lancha com a empresa Boats4U, e foi tudo excelente! A lancha era bem rápida, novinha e dentro do valor já incluía dois marinheiros e gasolina. Para ter uma ideia dos valores e ver foto das lanchas, clique aqui.

É claro que é um passeio mais caro, e um pouco complicado de fazer se você não tiver com um grupo grande. Como falei, caímos de paraquedas nesse esquema e conseguimos nos juntar com outras pessoas, mas se tivéssemos só nós duas talvez não seria possível e acabaríamos optando pelo passeio mais comum.

Fica como uma ótima opção para casais em lua de mel, grupo grande de amigos ou até um grupo pequeno que esteja disposto a pagar mais para desfrutar do mar azul do caribe com toda a tranquilidade do mundo!

Nosso passeio pelas Islas Del Rosário

Saímos do porto xxx às 9h, e ainda paramos para comprar bebidas e comidinhas no mercado. A lancha era equipada com coolers e gelo, e os marinheiros eram tão legais que serviam até cerveja pra gente!!

islas-del-rosario-1

A primeira parada foi para mergulhar na Isla Grande, um lugar no meio do mar que tem a água mais clarinha que eu já vi! Ao lado, tinha também uma mini ilha, com algumas pedras e árvores. Uma paisagem linda!

isla-grande

islas-del-rosario

Ficamos por lá cerca de 40 minutos, aproveitamos para tirar umas fotos com essa água surreal e partimos para o próximo spot: uma ilha bem pequena, chamada Cholon Baru.

Ali, tinham várias cabaninhas de palha e um restaurante. Não gostamos muito do lugar, era bem cheio de ambulantes, e para completar, a maré estava bem alta, cobrindo quase toda a faixa de areia. Ficamos pouco tempo, o suficiente pro pessoal comer algumas ostras que eram servidas nos barquinhos e partimos para a Playa Blanca.

playa-blanca-dicas

Aqui vai uma super dica para quem fizer esse passeio: peça para os marinheiros pararem no canto esquerdo da praia! É muito mais vazio, com menos restaurantes e você poderá sim curtir com tranquilidade!

Ficaríamos umas 2h na Playa Blanca e decidimos almoçar por lá mesmo. Fomos no restaurante Banana Beach, que era super arrumadinho, cheio de sofás espalhados na areia <3

banana-beach-playa-blanca

banana-beach-cartagena

Por último, paramos em uma outra praia não anotamos o nome e não conseguimos encontrar no google maps 🙁 O passeio foi tão bom que esquecemos do nosso trabalho de blogueiras de viagem. hahahha!

Era uma praia pequena, com água clarinha (pra variar) e muitas árvores na beira. Uma paisagem linda, que nos rendeu várias fotos!

islas-del-rosario-3

islas-del-rosario-cartagena

Para finalizar, retornamos ao porto umas 17h, bem na hora do pôr do sol. E esse, sem dúvidas, foi um dos mais incríveis que eu já vi.

por-do-sol-cartagena

Dicas Gerais

– Se você quer evitar pegar a praia muito cheia, não vá final de semana! A dica é se programar para ir durante a semana, de preferência segunda, terça ou quarta. Evitar alta temporada também é uma boa opção para encontrar tudo mais vazio.

– Quer ter uma experiência diferente? Que tal se hospedar na Playa Blanca? Vimos alguns hostels por lá, super roots, pra quem gosta mesmo de ficar com o pé na areia o dia inteiro!

Confira aqui várias opções de hospedagem na Playa Blanca (com valores para todos os bolsos!)

– Se você incluiu no seu roteiro pela Colômbia alguma outra ilha do Caribe, como San Andres, e tem poucos dias para conhecer a Cidade Amuralhada, não acho que vale a pena fazer esse passeio. Cartagena é encantadora, você com certeza vai adorar se perder pelas ruas coloridas e floridas do centro histórico!

Buy us a coffee (3)