Cachoeiras, trilhas e natureza no Rocio, em Petrópolis

Que tal passar um dia cercado por cachoeiras, trilhas e muita natureza na Serra de Petrópolis? O Rocio é assim: pouco explorado e muito charmoso!

Para quem nao conhece, o Rocio é um bairro de Petrópolis localizado na Estrada União e Indústria, perto do kilômetro 76, no sentido Juiz de Fora – Rio. Ao pegar a entrada para o bairro, você vai se deparar com uma estradinha cercada por árvores, deixando o clima super fresquinho e gostoso!

Lá você vai encontrar atividades para ocupar todo o seu dia. Se você gosta de contato com a natureza, já pode ir planejando a sua visita. Temos certeza que você vai adorar!

Escolhemos esse lugar super especial e querido por nós para gravar o 4º episódio da nossa série de Petrópolis. Quem ainda não conhece o nosso projeto, pode conferir os primeiros vídeos aqui no nosso canal do Youtube!

Para conferir o vídeo, aperte o play!

Nascer do Sol na Pedra do Boné

O nosso dia começou com um nascer do sol especial na Pedra do Boné. Saímos de casa ainda de madrugada, às 4h, para subir a trilha com calma. A trilha não é longa, mas pesada, por conta das inúmeras subidas bem íngremes. (É importante ter um bom condicionamento físico para fazer essa caminhada!)

Demoramos cerca de 45 minutos em um ritmo bom. Chegamos lá em cima na hora de ver o céu começando a se transformar, com tons que só um nascer do sol proporciona. O visual lá do alto é lindo! Além de muitas montanhas, podemos ver o Rio de Janeiro quando a visibilidade está boa.

Preparamos um café da manhã delicioso e ficamos só curtindo a paisagem. O tipo de programa perfeito para quem curte estar em contato com a natureza!

Como chegar: a trilha não é sinalizada, o que a mantem ainda escondida e pouco explorada. Para chegar la, o ideal é ir com alguém que conheça o caminho. Se precisar de guia, indicamos o Alex: 21 98480 1070

Dificuldade da Trilha: média. Apesar de ser curta, são apenas uns 50 minutos de subida, ela é bastante ingreme e requer um bom preparo fisico.

Cachoeira Poço Negro (Poção)

Depois da trilha fomos nos refrescar na cachoeira Poço Negro, mais conhecida pelos locais como Poção. Pense na cachoeira perfeita: é essa! Bate sol o dia inteiro, tem uma área bem grande para nadar, uma queda ótima para renovar as energias e muitas pedras para deitar e relaxar!

cachoeira poção rocio

Como nem tudo é perfeito, devido ao seu fácil acesso, nos finais de semana de sol e céu azul a cachoeira fica beeem cheia. Fica a dica para quem puder visitá-la durante a semana, com calma e sem muvuca.

cachoeira rocio

Demos sorte com o tempo, que não estava tão firme, mas abriu na hora que mergulhamos. O cenário é realmente incrível para fotos!

Como chegar: assim como o Bonet, essa cachoeira não esta sinalizada. Anote ai nossas dicas para não se perder: depois de pegar a entrada para o Rocio, no km 76 da BR 040, sentido Juiz de Fora x Rio, você vai percorrer alguns kilômetros até chegar em uma ponte. Vire à direita, e siga por uma rua estreita e cercada por mato. Ali, você vai ver um recuo, onde é possível estacionar o carro. A trilha fica em frente a esse recuo e não leva mais do que 5 minutos.

É um pouco difícil de explicar exatamente onde fica, mas se você perguntar para qualquer morador da região, ele saberá explicar!

Restaurante Trutas do Rocio

Depois da nossa manhã cheia de aventura e natureza, escolhemos o Restaurante Trutas do Rocio para almoçar. No nome, a especialidade da casa: trutas!

restaurante trutas do rocio

O restaurante é um charme, com rios de água clarinha que passam pelo terreno, um ambiente aconchegante e muita natureza em volta!

O cardápio apresenta todos os pratos feitos com truta, que sao criadas la mesmo, inclusive algumas entradinhas deliciosas como o ceviche, um dos mais gostosos que já comemos!

restaurante trutas do rocio

Endereço: Estrada da Vargem Grande, Nº 6333

Como chegar: Depois de entrar no Rocio, percorrer 6km em direção ao D.T.C.E.A (Cindacta). O sitío Trutas do Rocio fica à esquerda, número 6333.

Reservas: (24) 2291-5623 / (24) 99965-6113

Vale saber:

– O restaurante funciona para almoços sexta ,sábados, domingos e feriados com reservas antecipadas.
– Durante a semana, funcionamos com grupos acima de 6 pessoas com reservas antecipadas.
– Salão anexo lugar para 18 pessoas, grupos fechados à combinar,reserva,s antecipadas.

 

Além dos passeios que citamos acima, o Rocio reune alguns cantinhos especiais e pouco explorados!

– Se você gosta de fazer trilhas de bike, precisa conhecer a Estrada do Facão, uma antiga estrada que foi desativada e reúne belezas naturais incríveis, passando no meio na mata atlântica!

– Também dá para passar o dia explorando outras cachoeiras. Já conversamos com moradores de lá, e nos falaram que são inúmeros poços espalhados pela região.

– Se quiser passar o final de semana, vale dar uma procurada em casas para alugar. O clima do Rocio é super agradável: no verão, perfeito para explorar as cachoeiras e fazer um churrasquinho. No inverno, vai muito bem uma caminhada e à noite, fondue e vinhos!

Confira também os outros episódios da nossa série Mala de Aventuras Explora Petrópolis:

Episódio 1: Centro Histórico (parte 1)

Episódio 2: Cachoeiras do Circuito das Bromélia, Parque Nacional Serra dos Órgãos

Episódio 3: Cultura, Aventura e Gastronomia no Quitandinha