A trilha da Pedra da Gávea é uma trilha difícil e longa, mas que vale cada passo, cada arranhão, cada respiro profundo e cada gole de água. Chegar no topo e ver o Rio de Janeiro todinho é de arrepiar…Uma sensação única de superação!

Com seus 844m de altura, a Pedra da Gávea é um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa. Além de ter uma formação singular, ela nos dá uma visão panorâmica incrível do Rio.

Portanto, se você está se perguntando quanto tempo demora para subir a Pedra da Gávea, onde fica e como fazer a trilha mais famosa do RJ, este post é para você!

quanto custa para subir a Pedra da Gavea
O visual da trilha é lindo

Trilha da Pedra da Gávea: o que você precisa saber antes de ir

É perigoso subir a Pedra da Gávea? Preciso de guia? Como fazer a trilha da Pedra da Gávea? Reunimos aqui dicas super completas sobre essa aventura (incluindo nossas experiências) com tudo o que você precisa saber para curtir seu passeio com segurança!

Onde fica a Pedra da Gávea?

A Pedra da Gávea fica no Parque Nacional da Tijuca – Setor C, Estrada do Sorimã.

Coloque no Waze o endereço acima e siga suas instruções. Vá até onde acaba o caminho de carro. Você vai passar pela Praça Prof. Velho da Silva e seguir em uma ruazinha estreita até chegar em frente a um portão verde, que fica ao lado da portaria do parque.

Dá para estacionar bem ao lado do portão de entrada da trilha, mas dependendo do dia, pode estar muito cheio. Se você chegar cedo, umas 7:30h, provavelmente ainda vai ser tranquilo de achar vaga lá em cima. O horário de visitação é das 8h às 17h.

Como chegar na Pedra da Gávea?

Veja como chegar na Pedra da Gávea tanto de carro, quanto de ônibus:

De carro:

O acesso da principal trilha para a Pedra da Gávea é na Estrada do Sorimã, localizada na Barrinha, entre os bairros São Conrado e Barra da Tijuca. No final desta estrada há um condomínio, onde estacionamos o carro.

A trilha começa do lado direito de um portão verde, na altura do número 936. Logo no início da trilha há uma placa com um mapa e um resumo com informações importantes para quem está indo pela primeira vez.

Outra opção, caso queira utilizar o metrô, é ir até a estação Jardim Oceânico e de lá pedir um carro de aplicativo por mais 4 km, até a portaria do parque.

Vista Barra da Tijuca Pedra da Gávea
Com um visual desses, você até esquece o cansaço das trilhas!

De ônibus:

Se você vai de ônibus até onde começa a trilha da Pedra da Gávea, deverá pegar um ônibus que passe pelo bairro Itanhangá , na Praça Desembargador Araújo Jorge. Em seguida caminhe pela Estrada do Joá até a Av. Fleming para chegar na Praça Prof. Velho da Silva. Neste ponto você entrará no condomínio que dá acesso à Estrada Sorimã, até a entrada do Parque Nacional da Tijuca.

Como é a trilha da Pedra da Gávea?

A Pedra da Gávea é uma trilha pesada, portanto, não indico para quem não está acostumado a fazer esse tipo de atividade. Se for sua primeira trilha, opte pela vizinha Pedra Bonita ou pelo Morro Dois Irmãos, que são mais leves e também oferecem uma vista bonita da cidade. Como subir a Pedra da Gávea? Você pode fazer a trilha de duas formas:

Trilha Pedra da Gávea via Carrasqueira

A subida mais tradicional da trilha da Pedra da Gávea é a Carrasqueira, que leva entre 2 e 3 horas, dependendo do seu preparo e ritmo. Este trecho requer um pouco mais de tempo para o preparo dos equipamentos que serão utilizados, além de só permitir uma pessoa por vez na corda.

Trecho da Carrasqueira, na Pedra da Gávea: olhem o engarrafamento que fica nesta parte! Isso porque, segundo o pessoal que estava com a gente, nem era um dia tão cheio…

como subir a pedra da gavea
A temida Carrasqueira, na Pedra da Gávea

Trilha Pedra da Gávea via Pico dos 4

A trilha via Pico dos 4 é bem mais demorada porque apensar de mais curta é mais íngreme. Leva, no total, cerca de 8h, com paradas em pontos estratégicos para fotos. É um passeio de um dia inteiro e só a subida leva umas 4h em média. Em vários pontos você também vai precisar do uso de cordas, assim como acontece na Carrasqueira.

Carrasqueira, Pedra da Gávea
Vista deslumbrante da praia e pausa para fotos na Garganta do Céu

Preciso de um guia para fazer a trilha da Pedra da Gávea?

Nem sempre fazemos trilhas no Rio com guia, pois geralmente tem algum amigo no grupo que já foi e isso facilita bastante a nossa ida. Contudo, sei que muitos de vocês não só não conhecem bem a cidade, como podem estar em grupos pequenos ou não se sentem seguros em fazer trilhas sozinhos.

Trilha Pedra da Gávea com guia

O acompanhamento de um guia, sobretudo nessa trilha, é importante, pois há trechos em que é necessário o uso de equipamentos para fazer rapel e escalada. Além disso, há trechos bem perigosos, íngremes, e o auxílio de alguém que conheça bem o caminho ajuda a tranquilizar. O índice de acidentes nesta trilha é alto, portanto, é recomendável fazer a trilha com um guia.

Por isso, super indicamos o pessoal da Desbravando o Rio. Eles conhecem muito bem a cidade, possuem guias altamente experientes em trilhas e rapel e oferecem todos os equipamentos de segurança necessários para você aproveitar seu passeio sem nenhum stress.

rapel pedra da gavea
Adrenalina, sol e muito verde: combinação perfeita

Trilha Pedra da Gávea sem guia

Dá para fazer a trilha da Pedra da Gávea sem guia? O acompanhamento do guia não é obrigatório. Assim, se você tem costume de fazer escaladas, possui bom preparo físico ou vai num grupo com alguém que já fez a trilha antes, é possível.

No entanto, é sempre bom lembrar também a questão da segurança, uma vez que estamos no Rio de Janeiro e infelizmente relatos de assaltos são frequentes.

Qual a melhor época para fazer a trilha da Pedra da Gávea?

Além de começar a trilha bem cedo, pela manhã, recomendo os meses entre abril e setembro como os ideais. Além do calor não ser tão intenso, há menos riscos de chuvas ou temporais, que possam trazer risco para subir ou descer.


Trilha da Pedra da Gávea: via Pico dos 4

Começamos nossa expedição para a Pedra da Gávea às 8h da manhã de um domingo de sol. A movimentação lá no início da trilha era grande, havia muitos carros estacionando e até alguns ônibus de turismo chegando. Ficamos um pouco preocupados de a trilha estar muito cheia, mas já era de se esperar, tendo em vista que domingo é um dia de bastante movimento.

Logo depois dos primeiros 15 minutos de trilha, pegamos uma outra via, que vai pelo Pico dos 4 (esse morro da foto aqui embaixo). Como ela é muito mais demorada que a tradicional via Carrasqueira e requer equipamentos, apenas algumas pessoas optam por ela. Isso foi ótimo, pois tivemos o caminho livre na maior parte do tempo.

onde começa a trilha da Pedra da Gávea
O visual compensa o esforço

A primeira hora de caminhada é sempre a mais puxada. Acho que o corpo ainda está frio e ele demora um pouco até pegar o ritmo. Depois disso, seguimos tranquilamente até o topo, parando algumas vezes para respirar e hidratar.

Depois de umas 3 horas e uma pequena escalada, chegamos na Garganta do Céu: uma grande fenda que forma uma janela maravilhosa com vista do Morro Dois Irmãos e o bairro de São Conrado. Visto de cima o Rio é mesmo incrível!

Pedra da Gavea onde fica
Visual incrível da Garganta do Céu

Logo antes de chegarmos no topo da Pedra da Gávea, paramos em meio a umas árvores para fazer um lanchinho e respirar um pouco. Ter uma sombra nesse momento foi essencial!

Finalmente chegamos no topo da Pedra da Gávea e a vista incrível da cidade compensa todo o esforço!!! Dava para ver tudo: desde a Pedra da Tartaruga, em Guaratiba, até o Cristo Redentor, passando pelo Morro da Urca e a Baía de Guanabara…

Depois de muitas fotos lá em cima, em todos os ângulos possíveis, era hora de descer. Boa parte da descida é na sombra, o que é ótimo =) Pegamos o caminho tradicional, via Carrasqueira, mas fizemos um pequeno desvio.

Ao invés de aguardar um tempão na fila para descer pelas pedras da Carrasqueira, descemos de rapel pela pedra lateral. Essa é uma das vantagens de estar com um guia!

carrasqueira Pedra da Gavea
O equipamento correto é fundamental para fazer uma trilha com segurança!

Paramos para fazer uma última sessão de fotos nesse lugarzinho incrível aí embaixo… o paredão. Ele é apenas um desvio da trilha principal, mas não há referências, por isso tem que ir com alguém que saiba o macete e conheça bem o caminho!

#DicadaGaia: um guia te proporciona não só muita segurança, como também possibilita que você conheça novos ângulos de um determinado lugar (e atalhos), que só eles com muita experiência conhecem…Se você curte passeios de aventura a Desbravando o Rio oferece este e outros passeios incríveis pelo Rio de Janeiro!

Usando seu cupom MALADEAVENTURAS você ainda ganha 5% de desconto na hora de comprar seu passeio!

quanto custa para subir a Pedra da Gávea
Olhando esta foto no paredão dá até vontade de fazer a trilha de novo =)

Depois de horas descendo e com a perna pedindo arrego, chegamos, mortos, mas muito felizes com a sensação de missão cumprida!

Para quem quiser se refrescar, há ainda a cachoeira da Garganta do Céu, a uns 500 metros da portaria do parque. Contudo, nos meses mais secos (de maio a agosto) não há queda de água.


Trilha da Pedra da Gávea: via Carrasqueira

Como falamos acima, é possível fazer a trilha da Pedra da Gávea por outro caminho, por isso deixamos aqui também o relato da Nanda, que fez a trilha via Carrasqueira:

Os primeiros 40 min são bem tranquilos, apesar da intensa subida que não dá trégua por um minuto! Chegamos à primeira escalaminhada, que é feita com  a ajuda de algumas raízes e troncos de árvores. Logo depois vem uma pedra escorregadia, onde foram colocados alguns ferros e um cabo de aço para ajudar a subida (essa parte ainda é moleza, perto do que está por vir heheheh)

Em poucos minutos chegamos à Pedra do Navio, que forma uma gruta bem interessante! Aqui temos o primeiro visual: a Barra da Tijuca. No entanto, muita atenção ao passar por este trecho, pois a subida fica cada vez mais íngreme, com pedras escorregadias e pouco apoio para as mãos. Um pouco mais à frente chegamos a outra escalaminhada, esta bem escorregadia, por conta de uma mini cachoeira próxima (dá para aproveitar e se refrescar!).

Mais 30 minutos de caminhada até outra bela vista: a Cabeça do Imperador! Nessa hora dá um arrepio, já que você aquela pedra gigante na sua frente e pensa: ‘ferrou, como chego lá em cima?’ #adrenalina!!!!

como subir a pedra da gavea
A majestosa Cabeça do Imperador

Mais alguns metros em trilha estreita, com um precipício alucinante no seu lado direito até chegarmos na tão temida Carrasqueira, onde é preciso fazer uma escalada de primeiro grau…Para alguns é considerada fácil, mas não permite nenhum erro!

É muito importante controlar o emocional quando você se vê escalando as pedras. Eu nunca tinha escalado na vida e meu preparo era ruim, então precisei fazer inúmeras paradas durante a trilha, mas não quis desistir.

Controlei o medo e encarei! Quando vi estava no meio do paredão (não olhava muito para baixo para não me imaginar caindo, e com a ajuda de várias pessoas que também estavam subindo, consegui! Nanda 1 x 0 Carrasqueira! =)

pedra da gavea onde fica
Pausa para tirar esta foto e comprovar que estive lá!!!

Superada a Carrasqueira vem o momento desilusão, quando você acha que em mais alguns poucos passos estaria lá no alto da pedra… Não. Ainda tem bastante chão e escalaminhadas pela frente!

É uma sensação incrível e única quando você vai chegando perto e lembra da imagem da pedra vista lá de baixo. É muito alto! E depois de toda essa aventura e superação, chegamos após quase 3 horas de subida!

O visual é encantador e demos muita sorte com o tempo, já que o céu permaneceu limpo e lindo durante todo o caminho, nos permitindo apreciar a vista maravilhosa! De um lado os Dois Irmãos, as praias, a lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo. Do outro uma paisagem incrível do mar se perdendo no horizonte. Repito: vale cada passo!

como fazer a trilha da pedra da gavea
O visual inacreditável lá do alto!

Depois de um bom tempo de descanso e muitas fotos era hora de descer. Claro que bate aquela preguiça, mas o sentimento é de dever cumprido. Fizemos a volta em 1h30 com muito cuidado e atenção. Se você não tem o costume de fazer trilhas regularmente, prepare-se para ficar a base de Dorflex no dia seguinte =)

Vale lembrar que é bom levar bastante água e lanchinhos pois a trilha é longa e cansativa, usar um bom tênis ou bota de trilha, usar e abusar de repelente e protetor solar e o mais importante: não ir sozinho! Estamos no Rio de Janeiro e todo cuidado é pouco…Como fomos num domingo de sol, havia cerca de 15o pessoas fazendo a trilha (nos informamos com o guarda que fica na guarita, na portaria da entrada do parque), por isso nos sentimos mais seguros para fazer.

pedra da gavea vista
Registros dessa aventura inesquecível

#DicadaNanda: se você não for tãaao aventureiro quanto eu, e preferir curtir esse passeio com mais tranquilidade e segurança, recomendo fazer a trilha com o pessoal da Desbravando o Rio. Eles conhecem a fundo todos os cantos desta trilha e oferecem equipamentos de segurança, o que facilita bastante a subida!

Não esqueça que usando o cupom MALADEAVENTURAS você ainda ganha 5% de desconto na hora de comprar seu passeio!


Pedra da Gávea: dicas extras

Aqui, mais algumas dicas importantes de equipamentos para quem está planejando fazer a trilha da Pedra da Gávea; afinal, mochilas e calçados adequados farão total diferença na sua experiência ao fazer uma trilha.

Checklist com itens essenciais para a trilha

Melhores botas para trilhas

Estar com o calçado adequado (um bom tênis ou bota de caminhada) é fundamental para quem quer fazer uma trilha com segurança. Além de proporcionar maior conforto na pisada e cansar menos seu pé, os modelos com cano mais alto protegem o tornozelo, evitando entorses. Separamos estes modelos da Columbia, que já usamos e adoramos:

tênis para trilha
Os tênis para trilha normalmente são mais confortáveis e leves do que as botas!

CUPOM DE DESCONTO COLUMBIA SPORTSWEAR

Você pode garantir 10% de desconto no site da Columbia, utilizando este link. O desconto será aplicado em todos os produtos e é automático! Não precisa digitar nenhum cupom.


Melhores mochilas para trilhas

Escolher a mochila certa também faz total diferença ao fazer uma trilha. Detalhes importantes como capacidade, peso, ajuste de acordo com a altura, litragem e resistência são super importantes na hora de escolher o modelo ideal para não prejudicar sua coluna.

Vocês já devem ter visto fotos nossas nas trilhas, usando nossas mochilas de ataque da Fjallraven. Além da excelente qualidade elas possuem alta durabilidade, que é o que procuramos, quando fazemos um investimento num produto.

trilha pedra da gavea
Mochilas Fjallraven

CUPOM DE DESCONTO COLUMBIA FJALLRAVEN

Não deixe de aproveitar nosso cupom de desconto MALADEAVENTURAS no site da Fjallraven. Você ganha 10% off na compra de qualquer produto do site.


Dúvidas frequentes de quem pesquisa sobre a trilha da Pedra da Gávea

Como subir a Pedra da Gávea? É perigoso? Quanto tempo leva? Reunimos aqui as perguntas que mais recebemos no blog, sobre uma das trilhas  famosas (e cansativas!) do Rio de Janeiro:

Quanto tempo dura a trilha da Pedra da Gávea?

São 7 km de ida e volta, com desnível de 800 metros. Para os trilheiros mais experientes a trilha leva em média 2h30. No entanto se você tiver um ritmo mais lento e for parando para descansar ou para fazer fotos, vai levar em torno de 4 horas. Dessa forma, se quiser um tempinho maior para contemplação e fotos quando chegar no topo, é recomendável iniciar a trilha da Pedra da Gávea bem cedo.

Quantos metros tem a Pedra da Gávea?

A Pedra da Gávea tem imponentes 844 metros de altura…Sabia que a Pedra da Gávea é o maior bloco de pedra à beira mar do mundo? Por sua imponência, ela é uma das trilhas mais procuradas do Rio, e até do Brasil!

Como é a vista da Pedra da Gávea?

Do alto da Pedra da Gávea você tem uma vista panorâmica da cidade, da Zona Sul à Zona Oeste, passando por toda a orla carioca. Você vai ver os principais pontos turísticos: o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Pedra Bonita, o Morro Dois Irmãos, a Baía de Guanabara e por aí vai. Além disso, ainda tem a imponente Floresta da Tijuca, que faz contraste com o imenso mar azul que você vê a sua frente.


É possível também ver de perto a Cabeça do Imperador, que é aquele rosto esculpido pelo tempo na Pedra da Gávea. Alguns chamam a formação apenas de “O Gigante da Pedra da Gávea”.

vista zona sul Pedra da Gávea
Daqui a gente entende porque essa cidade é maravilhosa

Quanto custa para subir a Pedra da Gávea?

A entrada para a trilha da Pedra da Gávea é gratuita. Caso deseje contratar uma agência para fazer a trilha com mais segurança, os custos podem variar.

A trilha da Pedra da Gávea é perigosa?

Como dissemos anteriormente é altamente recomendável fazer a trilha com um guia experiente, pois há trechos muito íngremes, onde será necessário uma escalaminhada.

Além disso há a Carrasqueira; o famoso paredão formado por várias pedras, com mais de 30 metros de subida, que requer bastante atenção para subir e ainda mais atenção para descer!

Já houve acidentes fatais neste trecho, portanto, é neste ponto que um guia vai fazer toda a diferença, utilizando equipamentos de segurança (cordas, capacete, etc) e indicando os melhores locais para se apoiar e “facilitar” sua movimentação. Ainda assim vai chegar cansado heheheh


Pronto para fazer a trilha da Pedra da Gávea?

Por fim, esperamos ter te animado a encarar esta trilha com um dos visuais mais bonitos do Rio de Janeiro! Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, ou tenha algum comentário ou sugestão, deixe nos comentários! Vamos adorar saber como foi sua experiência na trilha da Pedra da Gávea =)


Você também pode gostar de ler:

Trilha Morro Dois Irmãos: é perigoso? Preciso de guia?

10 trilhas no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego!

Melhores tênis para trilha: marcas e modelos para você escolher


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

6 respostas

  1. A trilha é realmente sensacional. A sensação de desafio superado após o término da trilha, é maravilhosa. Sem falar da vista que é incrível. Realmente, é um prato cheio para quem gosta de aventuras. Só não tive coragem de escalar a carrasqueira, já que meus dois amigos escalaram sem equipamentos.

      1. ok! Vou confiar nas suas palavras kkk
        Obrigada pelas dicas!! Vou me preparar, parece mesmo incrível!

  2. Pedra da Gávea indo pela P4 não é para amador. Tem que requisitar um guia , pois a subida pela P4 é pesada, mas pela carrasqueira é mais tranquila

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *