Como é voar de parapente no Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa é linda de todos os ângulos, mas sobrevoá-la é uma sensação indescritível! Poder voar em meio a sua natureza, entre céu, mar, floresta e montanhas é uma experiência para ter ao menos uma vez na vida. Se você está planejando seu voo ou criando coragem para isso, confira aqui tudo o que você precisa saber para planejar seu voo de parapente no Rio de Janeiro. Aqui conto minha experiência, dou dicas para voar tranquilo e com segurança e você ainda ganha um cupom de desconto para realizar seu voo!

voar de parapente rio de janeiro

Voar é se desprender de todos os seus medos e problemas, deixar tudo para trás e encarar alguns minutos de pura adrenalina, frio na barriga e uma sensação única de liberdade. Se eu pudesse faria isso todo dia de tão gostoso que é. Cuidado que vicia, uma vez que você vai, dá vontade de ir de novo e de novo!

Meu instrutor, o Daniel, disse que voar de parapente no Rio é como vê-lo de camarote. E, realmente, é delicioso passar por cima das casas e prédios de São Conrado, ver a vida correr abaixo de seus pés, observar o Dois Irmãos, o Cristo Redentor e a Pedra da Gávea logo ali.

voo duplo parapente rj

O voo duplo é realizado na rampa de decolagem da Pedra Bonita, em São Conrado, dentro da área do Parque Nacional da Tijuca.

Falando nisso, outro passeio que super indico é a trilha da Pedra Bonita, uma trilha leve que oferece uma vista incrível tanto da Barra da Tijuca quanto da Zona Sul, com destaque para o Morro Dois Irmãos. Confira aqui nossa experiência lá na Pedra Bonita.

Se você já é experiente e prefere algo mais pesado, a Pedra da Gávea via Pico dos 4 é incrível! Essa trilha é bem pesada e requer o uso de equipamentos de escalada. Clique aqui e saiba tudo sobre ela.

Parapente ou asadelta?voar de asadelta ou parapente no Rio

Há uma rixa de leve entre os praticantes de um esporte e do outro. Na minha opinião, ambos são maravilhosos e proporcionam uma sensação de voar incrível. Vale a pena experimentar os dois, mas está na dúvida de qual escolher, entenda as diferenças entre eles.

A asadelta voa mais rápido e chega até a 140 km/h, enquanto no parapente as velocidades são entre 15 e 45 km/h.

No parapente você vai sentadinho, aproveitando a vista como se estivesse sentado em seu sofá flutuante. É uma delícia! Na asadelta o voo é deitado e esse é um dos motivos que ela ganha mais velocidade.

E se você gosta de emoção, daquele friozinho na barriga, peça para seu instrutor fazer manobras no parapente ou na asa-delta, como o wing-over por exemplo.

Já contei minha experiência de voar de asadelta pelo Rio de Janeiro aqui no blog também. Clique aqui para conferir.

Quanto tempo dura o voo?

voo parapente pedra bonita

O voo costuma durar de 7 a 20 minutos. Isso vai depender das condições climáticas, correntes ascendentes, como térmicas que são bolhas de ar quente que se desprendem do chão, principalmente após a saídas de frentes frias. O meu voo durou 12 minutos.

Há dias em que é possível fazer um voo longo e passar pertinho do Cristo Redentor. Imagina isso!! Mas esses dias são bem raros e isso só é permitido para voos solo (voos duplos não podem).

É seguro?

Todo esporte radical envolve algum tipo de risco mas se os equipamentos estão de acordo e seu instrutor tem experiência não há com o que se preocupar.

Lá em cima, na rampa da Pedra Bonita, você e seu instrutor só vão saltar depois que o responsável conferir todos os equipamentos, as condições climáticas e der o ok para o voo. Além disso, o piloto em atividade precisa de uma licença para voar e isso requer muitos anos de experiência.

Qualquer pessoa pode pular de parapente?

Há algumas restrições, mas num geral, qualquer pessoa saudável pode pular de parapente.

Você precisa ser maior de 16 anos, mas não existe data máxima para voar. Quando estive lá, assisti a uma vovó de 80 e tantos anos pular de parapente. Foi emocionante!

Em relação ao peso, o recomendado para voar de parapente é 110kg e na asa-delta, 100kg.

Vale a pena voar em dias nublados?

voo parapente tempo nublado pedra bonita

Geralmente as pessoas preferem voar em dias de céu azul e sol a pino. Isso faz total diferença em relação a vista e as fotos. Mas se você marcar seu voo e o dia estiver meio nublado com o céu totalmente encoberto por nuvens, não precisa se preocupar, a experiência vai ser ainda assim maravilhosa!

Eu cheguei em São Conrado com o dia bem fechado e fiquei preocupada em termos de segurança. Lá em cima tivemos que aguardar alguns minutos para que houvesse uma “janela”, que é quando as nuvens dão uma brecha e é possível saltar. Deu um frio na barriga! Nos primeiros minutos era tudo branco a minha volta, mas depois o voo seguiu tranquilo e com boa visibilidade.

Se valeu a pena? Foi incrível e bem diferente. Eu já havia pulado da Pedra Bonita com condições diferentes e céu limpo, mas dessa vez teve o adicional das nuvens, que criou uma atmosfera totalmente nova e surpreendente.

Quanto custa?

Voar de parapente não é uma atividade barata, mas não adianta querer economizar, porque é importante ter sempre equipamentos em boas condições e prontos para ação.

Os preços dos voos na Pedra Bonita variam um pouco de instrutor para instrutor, mas a média é de R$550. Isso inclui todo o equipamento, além de sua experiência documentada em fotos e vídeos. Há ainda uma taxa administrativa de R$40 que deve ser paga ao Clube São Conrado de Voo Livre.

InstrutoresInstrutor daniel sena parapente pedra bonita

Aqui você encontra uma lista com todos os instrutures que praticam parapente na rampa da Pedra Bonita, mas eu indico o instrutor Daniel Sena, que foi com quem eu realizei o salto. Tive uma experiência ótima, com segurança e tranquilidade, mesmo com o dia nublado.

Para agendar um voo com ele, segue seu contato:

Site: www.querovoar.net
Email: info@querovoar.net
Telefone (whatsapp): 21 99822-5577

Desconto para os nossos leitores!!

E tem um super presentinho para vocês, leitores aqui do Mala de Aventuras. Conseguimos um cupom de desconto exclusivo! É só você enviar um e-mail para info@querovoar.net colocando no assunto o código VOARMDA e informar: nome completo, telefone de contato, data para reserva do voo, quantidade de pessoas.

Eles vão finalizar os detalhes da sua compra via email com pagamento por boleto bancário e você estará pronto para voar!

Qualquer dúvida, mandem um email pra gente: contato@maladeaventuras.com