La Mesa Gastro Lar Itaipava

Aventura gastronômica em Itaipava: La Mesa Gastro Lar

Dando continuidade a nossa série Mala de Aventuras Explora Petrópolisresolvemos conhecer um lugar diferente da cidade. Para os amantes de uma gastronomia que prioriza produtos locais e é feita com amor e cuidado, conheçam o La Mesa Gastro Lar, um novo conceito de restaurante que é novidade em Itaipava.

Resolvemos caracterizar esse dia como uma aventura gastronômica. Os sabores, aromas, a casa super aconchegante e a simpatia da Cissa e do Javy formaram uma experiência daquelas com gostinho de quero mais! Confira o post e você vai entender o porquê.

O que é um gastro lar?

Restaurantes secretos, underground restaurants, supper clubs, puertas cerradas, antirrestaurantes ou gastro lares, como estão ficando conhecidos no Brasil. Essa tendência mundial chegou em Itaipava e a gente veio conhecer para compartilhar com vocês.

Basicamente, os gastro lares são residências que abrem suas portas para refeições (com reservas antecipadas). Ou seja, você vai na casa de um chef e assiste ele (ou ela) cozinhando, bate um papo, é mais descontraído sabe? Em meio a isso tudo, você se derrete com pratos deliciosos, um mais surpreendente que o outro!

la mesa

Não chame-os de restaurantes para não vê-los irritados, pois a ideia é justamente ser um antirrestaurante. Se pensamos na ideia tradicional de restaurantes, pensamos em: filas, cardápios, garçons, pagar a conta e ir embora. Eles propõem uma experiência gastronômica, um tempero especial à experiência de sentar-se à mesa para comer.

O La Mesa Gastro Lar

Era um dia frio e chuvoso, típico da serra, quando fomos conhecer o casal Javy e Cissa em seu espaço gastronômico, vulgo, sua casa. Durante nosso papo, eles nos contaram que se conheceram através dessa paixão em comum por gastronomia e assim surgiu o La Mesa Gastro Lar.

La Mesa Gastro Lar

Lá, tivemos uma experiência daquelas para desafiar todos os sentidos. O ambiente é aconchegante e agradável em qualquer estação. A chuva fina nos obrigou a ficar em casa, mas com a lareira acesa. Imagine poder comer na mesa do jardim em um dia de sol que delícia que deve ser!

Enquanto aguardávamos a preparação dos pratos, escolhemos um vinil da coleção deles e colocamos para rodar na vitrola. Aliás, cada detalhe da casa é um charme. Além da vitrola, encontramos uma máquina de escrever, uma Polaroid e muitos outros objetos de outros tempos.

La Mesa Gastro Lar

Esse sentimento analógico está presente também na comida. Eles brincam que até a comida ali é analógica. Javy faz as próprias geléias, sorvetes, massas, caldos e tudo o que for possível evitar nos supermercados.

Para quem gosta de viajar, papo não vai faltar com Javy, viajante de carteirinha. É uma delícia ouvi-lo contando dos muitos países em que esteve e de suas experiências culinárias em cada um deles. Ele é argentino, chef de cozinha, viajou o mundo cozinhando durante dez anos, apresentou um programa de gastronomia na TV argentina e, em 2012, decidiu viver no Brasil.

la mesa gastro lar

A gente optou pela Experiência Comida de Fogueira, em que o cardápio é todo preparado no fogo de chão, entre carnes e legumes da estação. Esse menu é ótimo para grupos, pois não é servido empratado e traz um sentimento gostoso de estar em casa.

Como vocês podem ver, a chuva fez com que mudássemos os planos, e acabamos fazendo uma “Comida de Lareira”, que funcionou super bem e foi ótimo para o clima.

La Mesa Gastro Lar-001

La Mesa Gastro Lar

La Mesa Gastro Lar

Além disso, tivemos uma sobremesa divina, que era um crepe de maçãs flambadas com doce de leite argetino. E as entradinhas… Hmmm…! Tudo delicioso.

la mesa gastro lar

Outra opção, é o Menu de 4 tempos, com boas vindas, entradas, prato principal e sobremesa. Esse menu é preparado a cada mês . Encontre o menu atual na página do Facebook do La Mesa.

Mas uma coisa que achei super legal é que vocês podem customizar seu menu e trazer seus desejos para o Javy. Ele é super flexível e adora criar. Além disso, como tudo é feito sob demanda, ele vai cozinhar quase com exclusividade para você.

La Mesa Gastro Lar

 

E para acompanhar todas essas delícias, eles tem uma boa seleção de cervejas feitas na serra para oferecer. A gente experimentou alguns rótulos da Buda Beer. Nossa preferida? A Maya Red Ale!La Mesa Gastro Lar

 

Hortomercado de Itaipava

Nosso dia, na verdade, começou lá no Horto Mercado de Itaipava. A gente escolheu junto com eles os ingredientes que usaríamos no almoço. Isso não é exatamente parte do pacote, mas a gente achou que seria legal conhecê-los a fundo para entender melhor as origens do La Mesa.

hortomercado itaipava

Fica a dica para quem vier visitar Itaipava, o Horto Mercado é ótimo para comprar produtos locais e frescos. Os produtores rurais da região expõem suas frutas e verduras nas bancas, as flores colorem os corredores e o requeijão de corte da banca do Fernando é imperdível!

Ao final, passe no barzinho de lá e peça uma coxinha. É uma das melhores da cidade! Os pasteis e o bolinho de bacalhau também são uma boa pedida.

La Mesa Gastro Lar

La Mesa Gastro Lar

Informações úteis

La Mesa Gastro Lar
Mais informações: Facebook
Reservas: (21) 98148 7629
Funcionamento: qualquer dia, desde que a reserva seja efetuada.
Siga o La Mesa Gastro Lar também no Instagram!

Hortomercado Itaipava
Endereço: Estrada União e Indústria, n°9500 – Itaipava
Funcionamento: sexta, sábado e domingo, a partir das 9h

***

Sobre a série Mala de Aventuras Explora Petrópolis

Para quem ainda não conhece, o Mala de Aventuras Explora Petrópolis é uma websérie em que exploramos diversos cantinhos da cidade imperial, mostrando que ela vai muito além do clássico Centro Histórico. Este é apenas o quinto episódio da série. Para acompanhá-la de perto, inscreva-se no nosso canal! É só clicar aqui.

Confira os outros episódios da Série Mala de Aventuras Explora Petrópolis:

[episódio 1] Centro Histórico de Petrópolis

[episódio 2] Circuito das Bromélias, Parque Nacional da Serra dos Órgãos

[episódio 3] Cultura, aventura e gastronomia no Quitandinha

[episódio 4] Cachoeiras, trilhas e natureza no Rocio

Buy us a coffee (3)