Cervejas artesanais e menu diferenciado no Casarão 1903 [Botafogo, RJ]

Adoro conhecer lugares diferentes e descontraídos aqui no Rio e agora foi a vez do Casarão 1903, um lindo casarão antigo que se tornou recentemente bar e restaurante em Botafogo.

Para quem não conhece, Botafogo é um bairro do Rio de Janeiro, que está se consolidando cada vez mais como um polo gastronômico, recheado de opções entre barzinhos, restaurantes, cafés, hamburguerias e culinárias de todo o mundo. É lá que você vai encontrar a boemia carioca. Muitos pés sujos com mesas abarrotadas de estudantes e conversas animadas, barzinhos descolados e muito bem decorados com um ambiente perfeito para uma saída com amigas ou com o namorado, e restaurantes mais sofisticados com gastronomia requintada.

Agora vamos ao que interessa: o Casarão 1903!

_1020248

Ambiente

O nome, como vocês devem imaginar, vem do belíssimo casarão que data do início do século passado. Fico imaginando como Botafogo devia ser lindo naquela época com ruas cheias de prédio baixinhos, com sacadas no segundo andar e uma fachada toda trabalhada em pedra.

Hoje, essa casa se destaca dos arredores, justamente por conservar sua aparência de antiguinha )e muito bem conservada!). Aliás, a fachada é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Rio, o que garante que ela permanecerá assim, linda e imponente.

Ao entrar na casa, pode ter certeza que os homens vão correndo para a grande parede de cervejas com mais de 200 rótulos. (Meninas cervejeiras também! Mas os homens costumam ter mais apreço por esse assunto). A maioria deles é de pequenos cervejeiros, o que é ótimo para quem realmente curte cervejas artesanais!

Cervejas artesanais em botafogoOnde encontrar cerveja artesanal em BotafogoCasarão 1903 Botafogo

Além da parede de cervejas, que é uma peça importante na decoração do local, cada detalhe faz a diferença para tornar o ambiente super agradável e descolado. Até a entrada do banheiro tem um toque bem humorado e moderninho com essas plaquinhas, né meninas? rsrs

_1020243

Cardápio

Não bastasse o ambiente descontraído, o cardápio é todo diferente e recheado de inspirações do rock’n roll. Todos os pratos tem nome de alguma música famosa, como Stand by me – John Lennon, uma entradinha de ciabatta, com queijo gratinado, parma crocante e figos; We will rock you – Queen, pirulitos de cordeiro com molho de maçã verde; e Sweet Home Alabama – Lynyrd Skynyrd, uma sobremesa que é pura gordice em formato de marshmellow. Essa última é simplesmente uma frigideira inteirinha de marshmellows gratinados, forrada com chocolate derretido.

Hamburguer Casarão 1903 Botafogo

A gente foi de hamburguer mesmo, porque não deu pra resistir! Eu escolhi o Fortunate Son – Credence Clearwater Revival, um hamburguer de bacalhau com cebolas roxas, alho poró queijo de cabra e molho de brócolis. Para quem gosta de uma culinária apimentada e carregada no sabor, eu achei esse prato bem sutil no sabor, mas isso é bem pessoal ne? Já o Jean escolheu o Highway to Hell – AC/DC, um hamburgão de 180g de churrasco (picanha, fraldinha e linguiça moídas juntas), queijo gruyère, vinagrete e molho dijon, mas ele pirou mesmo foi nas batatinhas com molho picante. rsrs Fica aí a dica para quem não vê a hora de chegar o final de semana para preparar aquele churrasquinho.

_1020252Onde comer hamburguer em botafogo

Mais uma vez os detalhes nos consquistaram. Quando os pratos chegaram, cada um deles tinha um palitinho espetado em formato diferente. O meu, com um toque marinho, tinha um cavalo marinho em cima. Achei uma graça!

Hamburguer Casarão 1903Casarão 1903

Agora a melhor parte, a mais esperada por todos: a sobremesa!! O cardápio de sobremesas é caprichado, então preparem-se: mini strudel de maçã com caramelo toffe e sorvete de baunilha ou rolinho crocante de doce de leite caseiro servido com sorvete de parmesão? Muito difícil escolher o preferido.

sobremesas casarão 1903melhores sobremesas em botafogo

Informações úteis

Endereço: Rua Marquês de Olinda, nº 94 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

Como chegar: Saindo da Estação de Metrô de Botafogo, pegar a saída Muniz Barreto e andar pela Rua Bambina. O restaurante fica bem ao final desta rua.

Horário de funcionamento:
Terça a quinta – 17h30 à 01h
Sexta e sábado – 17h30 as 02h
Domingo – 17h30 à 01h

Gasto: média R$80 por pessoa (1 prato principal + 1 sobremesa + 2 bebidas)

Reservas: (21) 2551-9749

Fique por dentro: Facebook | Instagram

PS: Fomos a convite do restaurante e podem ter certeza que minha opinião escrita aqui é super sincera. Aliás, fomos junto com outros blogs super queridos aqui do Rio: Apaixonados Por Viagens, Ninja Loira, Necessaire na Mala, Fui Gostei Contei, Histórias da Di, Viagens Imperdíveis, Prefiro Viajar, Cris Pelo Mundo, Viajando Sem Medo, The Life of Isa, Dicas da Carioca e Vida Carioca.