Destinos próximos ao Rio para um final de semana romântico

O Dia dos Namorados está chegando e nada melhor do que uma viagem romântica para comemorar! Se você não consegue tirar muitos dias de folga, um final de semana basta para conhecer alguma região próxima a sua cidade.

Dessa vez, escolhemos 8 lugares próximos ao Rio de Janeiro para te inspirar a passar um final de semana romântico, com dica de hotel, restaurante e passeio! Vem conferir:

Itaipava

É claro que a nossa primeira sugestão tinha que ser Itaipava, né? Há apenas 1h30 do Rio de Janeiro, a região tem muito a oferecer, principalmente agora com as temperaturas mais amenas. Tem alguma coisa mais romântica do que o combo lareira + fondue + vinho?

pousada paraíso
Foto: Loucos Por Viagem | Pousada Paraíso

Dica de Hotel

A nossa dica é escolher um hotel ou pousada bem charmoso e aproveitar muito o conforto. O que não falta por aqui são opções em meio à natureza, como a Pousada Paraíso, que estamos doidas para conhecer! Lá, você também vai encontrar uma piscina natural liinda, além de poder fazer atividades como rapel e trilhas.

Dica de Restaurante

A boa gastronomia está por toda a parte! É difícil escolher só um restaurante, mas, como o foco do post é ser um lugar romântico, nada melhor do que fondue e vinho! A nossa dica é o Restaurante 2 Vales, que tem exatamente aquele clima de Serra que você está procurando. No cardápio, sopas, entradas de dar água na boca, pratos especiais e claro, fondue!

Aqui, uma dica extra: se você gosta de boa gastronomia e está sempre em busca de novos sabores, não hesite em fazer a sua reserva no La Mesa Gastro Lar, um modelo de “restaurante” totalmente fora da caixa. Contamos toda a nossa experiência aqui.

Dica de Passeio

Se o tempo colaborar, você pode ir até o Parque Nacional Serra dos Órgãos para conhecer as belíssimas cachoeiras da região. O Circuito das Bromélias ou a Cachoeira Véu da Noiva oferecem paisagens lindas, com suas águas transparentes e bambuzais pelo caminho. Já fizemos um vídeo no nosso canal do youtube mostrando o circuito, que a gente ama!

Teresópolis

Cidade serrana, cercada por belezas naturais e cantinhos charmosos. O que não falta em Teresópolis são opções de boas hospedagens, restaurantes e atrações! A pegada romântica fica por conta do clima, que traz aquele friozinho perfeito para se aquecer juntinho. A cidade fica há aproximadamente 100km do Rio de Janeiro.

Vila St Gallen
Foto: Villa St. Gallen

Dica de Hotel

Encontramos uma dica de hotel no blog da querida Fabi, do Loucos Por Viagem e nos apaixonamos! É o Hotel Rosa dos Ventos, localizado em meio ao Parque Estadual dos Três Picos e ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Já dá para imaginar o quanto de natureza e belas paisagens você encontrará por lá!

Os quartos parecem super aconchegantes e perfeitos para curtir a dois. Dentro do complexo (pelo que entendemos, são 3 hospedagens diferentes!) há também restaurantes para quem aprecia uma boa culinária, uma área de lazer bem ampla, e para quem curte ecoturismo, há algumas trilhas e mirantes!

Dica de Restaurante

Já ouviu falar na Vila St.Gallen? É uma uma vila mágica, com capelinha, rua do comércio, agradáveis restaurantes e a Cervejaria Sankt Gallen, o grande atrativo!

Lá você vai encontrar cervejas artesanais da melhor qualidade, pratos típicos alemãs, dicas de harmonização e um ambiente incrível, todo pensado para passar uma ótima experiência. Vale demais a visita!

Dica de Passeio

Há uma sede do Parque Nacional Serra dos Órgãos em Teresópolis, que também é cheia de cachoeiras e trilhas legais! Mas, se você procura um passeio mais rápido e sem muita aventura, indicamos ir até o Lago da Granja Comary. O visual é lindo, com muitos patinhos nadando por lá e uma bela vista para o Dedo de Deus, cartão postal de Teresópolis.

Visconde de Mauá

Visconde de Mauá é uma delícia, o refúgio perfeito para um final de semana em meio à ótimos restaurantes e natureza! Pegamos as dicas com a nossa amiga Lú, que acabou de voltar de lá depois de passar um final de semana romântico com o namorado <3

bistrô das meninas
Foto: Destemperados | Bistrô das Meninas

Dica de Hotel

Que tal se aconchegar em um charmoso chalé? A Lú se hospedou na Pousada dos Amores, que tem todo aquele clima pensado para casal. Você pode, inclusive, tomar um banho de espuma relaxante na hidromassagem, com sais de banho, velas e aromas. Nada mais romântico para uma noite especial!

Dica de Restaurante

A Lú nos indicou o Bistrô das Meninas, aquele típico lugar onde o atendimento é personalizado, o ambiente é rústico e aconchegante e a comida, claro, divina. O restaurante não fica muito cheio, mas toda a experiência vale a pena, ainda mais acompanhada (o) daquela pessoa especial! Ela pediu o medalhão com risoto de chèvre e ele um steak au poivre com batatas coradas.

Dica de Passeio

Cachoeiras e mais cachoeiras! Mesmo no frio, dá para aproveitar e tirar fotos lindas em meio à natureza e águas cor de esmeralda. A Gaia esteve lá recentemente e deu dicas de passeios e circuitos de cachoeiras para fazer em um final de semana! Confira!

Tiradentes

Tiradentes é um ótimo destino para fugir do óbvio! A cidade fica logo ali, há mais ou menos 4h de viagem do Rio de Janeiro. Bons restaurantes, hotéis e ruas charmosas, com encantos em cada esquina!

pousada pequena tiradentes
Foto: Pousada Pequena

Dica de Hotel

Quando fui para Tiradentes, me hospedei na Pousada Neuza Barbosa, que é uma graça, mas acredito que tenha um perfil mais família. Se a ideia é ser uma noite romântica, a nossa dica é se hospedar na incrível Pousada Pequena Tiradentes, outra dica que vimos no blog Loucos Por Viagem. Só pelas fotos, dá para ver que luxo e conforto são as palavras chaves do local.

Com jacuzzi, piscina pre aquecida, piscina com cascata, um café da manhã muito farto, jardim impecável e sauna, você com certeza viverá ótimos momentos a dois!

Dica de Restaurante

Não dá para ir a Tiradentes sem degustar uma tradicional comida mineira, né? A dica é o Viradas do Largo, ou Restaurante da Beth. Ele é simples, bem rústico, conquista mesmo é pelo estômago. É pra se esbaldar de tanto comer e apreciar o delicioso tempero mineiro da Beth, que cozinha muito bem!

Veja mais dicas de restaurantes em Tiradentes.

Dica de Passeio

Além dos passeios tradicionais da cidade, como o circuito para conhecer as igrejas, o passeio de Maria Fumaça e as caminhadas pelo centrinho histórico, você pode incrementar o final de semana com uma trilha! Se o casal não é do tipo aventureiro, não tem problema. A Travessia da Serra de São José não é difícil, qualquer um consegue fazer. Saiba mais sobre a travessia e as belas paisagens que você vai encontrar no caminho.

Búzios

Búzios é o balneário mais badalado na região! Restaurantes, praias, festas… atividades não faltam! O ponto alto são os hotéis com vistas incríveis, e a Rua das Pedras, onde estão os melhores restaurantes.

villa deste hotel buzios
Foto: Villa D’Este Hotel

Dica de Hotel

Nada mais romântico e sedutor do que uma piscina com vista para o mar! O Vila D’Este Hotel é perfeito para passar dias incríveis, com direito a muito conforto, vista maravilhosa, ótima gastronomia e lazer.

O must do hotel é a piscina aquecida que fica bem na beira, de frente para o mar. Ele está localizado no Morro do Humaitá, que fica bem pertinho da Orla Bardot, onde estão os melhores restaurantes e badalações.

Dica de Restaurante

Você é do tipo “casal-que-adora-um-badalo”? Aqui a dica é pra quem curte bons aperitivos, drinks e música! O Anexo Bar fica na Orla Bardot, pertinho da Privilége e da Pachá, duas boates bem frequentadas! O espaço é ótimos, com sofás brancos, decoração rústica e muito conforto. Para ouvir, “lounge”, “chill-out” e um “deep house” comportado, que com certeza animarão a noite!

Dica de Passeio

Praias não vão faltar para você explorar em Búzios. A mais conhecida e movimentada é a Praia de Geribá, mas, se você quiser fugir do óbvio e curtir uma praia mais reservada, aposte na Ferradurinha! Ela fica localizada no canto esquerdo de Geribá, é preciso andar uns 10 minutos depois do final da praia.

Lá você vai encontrar uma praia pequena, com água clarinha, pedras em volta proporcionando um lindo visual e também poderá alugar stand up paddle, caiaque, pedalinho…!

Arraial do Cabo

A cidade de Arraial do Cabo não é o ponto alto da viagem, e sim as suas águas azuis-a-la-caribe, que são incrivelmente transparentes! Sempre volto de lá mais apaixonada pelos cantinhos azuis, cercados por montanhas e areias brancas. Um destino de praia perfeito para fugir do óbvio!

arraial do cabo
Foto: As Prainhas

Dica de Hotel

Nunca me hospedei em Arraial, já que com apartamento em cabo frio, fica mais fácil de ir para a região. Procurei alguma pousada que ficasse localizada no Pontal do Atalaia, garantia de uma ótima vista. Encontrei a Pousada Sentinelas do Mar, e olhando as fotos, parece bem interessante.

Quartos amplos, café da manhã farto, e claro, localização privilegiada! O pôr do sol desse lado da montanha é incrível, uma atração a parte!

Dica de Restaurante

O restaurante mais tradicional da cidade e mais comentado no Trip Advisor é o Bacalhau do Tunga! É claro que o forte da casa são os pratos portugueses, que vão de bacalhau de nata ao pastelzinho de belém. O lugar é bem simples, falta até um romantismo para fazer parte dessa lista. Mas, um jantar saboroso deixa qualquer um com um ótimo humor, né? <3

Dica de Passeio

São várias praias para explorar em Arraial do Cabo, mas as mais bonitas são as escondidas e de difícil acesso, né? A dica é seguir em direção ao Pontal do Atalaia, passando por estradinhas de terra bem esburacadas até chegar nas “Prainhas”. Outra dica legal é a Praia Brava, que também fica no Pontal e é preciso fazer uma trilha para chegar até ela.

Outra dica legal é fazer o mergulho nas águas transparentes de Arraial! Não sei qual é a melhor época para o mergulho, mas já vi muitas tartarugas e peixinhos por lá.

***

Buy us a coffee (3)

Para ver mais dicas de viagens, siga no instagram: @maladeaventuras