Calendário de festivais em Paraty: música, fotografia, literatura, cachaça e muito mais

Paraty é uma cidade que possui uma agenda cultural agitada e bastante eclética. Com festivais de literatura, fotografia, cachaça, cerâmica, entre outros, a cidade tem uma excelente estrutura para receber os inúmeros turistas que vão em busca da cidade mensalmente para os eventos.

O charme de Paraty, vilarejo colonial localizado em meio ao verde e ao mar, encanta a todos que a visitam. Suas ruas “pé de moleque”, feitas de pedras irregulares são uma graça, mas lembre-se de levar sapatos confortáveis para transitar por lá. E a presença das águas, com a invasão das marés na lua cheia, são um espetáculo a parte (torça para que sua visita coincida com a lua cheia!).

Encontre aqui os melhores festivais do calendário paratiense. E se você está indo para a cidade e quer evitar tumulto, saiba quando não ir antes de planejar sua viagem.

FLIP (literatura)

A FLIP é o mais famoso dos festivais de Paraty. Desde 2003, a Festa Literária já reuniu em edições anteriores Isabel Allende, Ferreira Gullar, Don DeLillo, Richard Dawkins, Eric Hobsbawm, Chico Buarque, entre outros. Nos cinco dias de festa, a Flip realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, distribuídos em Flip.

O evento geralmente acontece no incício de julho. Em 2016, a 14ª edição da Flip aconteceu de 29 de junho a 3 de julho.

Saiba mais: www.flip.org.br

Palestras Paraty em Foco 2016

A Casa de Cultura de Paraty tem auditório e diversas salas, onde acontece boa parte da programação dos festivais.

 

Paraty em Foco (fotografia)

O Paraty em Foco é o Festival de Fotografia de Paraty. Idealizado pelo italiano Giancarlo Mecarelli, sua primeira edição foi em 2005 e conta com os principais nomes da fotografia brasileira e mundial. Na última edição, passaram pelo evento Antonio Guerreiro, Luiz Garrido, Roberto Soares Gomes, Eustáquio Neves, Orlando Azevedo, João Marcos Rosa, entre outros.

Como o próprio PEF coloca, não há dúvida de que a popularização da fotografia trouxe inestimáveis avanços em práticas e usos sociais. O celular tem a vantagem de facilitar e democratizar a construção de olhares fotográficos próprios e diversificados sobre o mundo. Mas não é por isso que se deve abrir mão do apuro visual e da reflexão conceitual acerca da fotografia.

No festival, você encontra workshops e palestras com fotógrafos do primeiro escalão, diversas exposições pela cidade, além de projeções, coletivos de fotografia e muita gente que admira essa arte.

Geralmente o evento acontece na segunda quinzena de setembro. Em 2016, a 12ª edição do PEF foi de 14 a 18 de setembro.

Saiba mais: www.pefparatyemfoco.com.br

Eu estive no PEF 2016 e fiz um vídeo com os melhores momentos do festival. Confiram:

Encontro de Ceramistas

Ainda na veia artística, esse é o evento ideal para quem trabalha com cerâmica. São mais de 70 artistas com técnicas variadas e lá você encontra cursos, exposições e demonstrações de ceramistas de todo o Brasil.

O Encontro de Ceramistas já está em sua 10ª edição e geralmente acontece entre final de março e início de abril. A edição de 2016 ocorreu entre os dias 24 e 27 de março.

Saiba mais: www.encontrodeceramistasemparaty.blogspot.com.br 

MIMO (música)

O MIMO Festival surgiu no interior das igrejas de Olinda, em 2004. O evento apresenta concertos de artistas de primeira grandeza, ao lado de uma programação paralela de cinema, em que a música é a protagonista.

Desde então o MIMO foi crescendo  e abraçou cidades como Recife, João Pessoa, Ouro Preto, Tiradentes e Paraty. O festival acontece desde 2013 na cidade e traz workshops de música, exibições de filmes e shows de grandes artistas atuais, bem como novos nomes.

Em 2016 o festival acontece de 14 a 16 de Outubro. Saiba mais: www.mimofestival.com

Festival da Cachaça

Realizado desde 1982, quando começou com o nome Festival da Pinga e Produtos Típicos de Paraty, é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo um grande público todos os anos.

Com a proposta de valorização da cultura local, o visitante poderá conhecer o que Paraty tem de melhor. Músicos da cidade, ou que fizeram parte da história da cidade de alguma forma e músicos regionais se apresentam em uma programação que conta com shows de Pagode, Forró, Pop, Rock, Reggae, MPB e Samba.

Para compra e degustação de uma boa cachaça, você poderá visitar os cinco alambiques tradicionais da cidade: Pedra Branca, Paratiana, Engenho d’Ouro, Coqueiro e Corisco.

Em 2016 o festival aconteceu de 11 a 14 de agosto. Saiba mais: www.festivaldapinga.com.br

Bourbon Festival Paraty

O Bourbon Festival Paraty é um festival de música que acontece anualmente em maio na cidade histórica de Paraty. Além de uma programação intensa de shows, há também exposições fotográficas e workshops. São mais de 30h de jazz, blues, R&B, Soul, música brasileira e world music. Todos os shows são gratuitos.

A última edição aconteceu de 20 a 22 de maio. Saiba mais: www.bourbonfestivalparaty.com.br

Festival de Aves de Paraty

O Brasil é considerado o país das aves. Já foram encontradas mais de 1,9 mil espécies. E para reunir os milhares de observadores brasileiros de pássaros anualmenteestão acontece o Festival de Aves de Paraty.

O evento conta com atividades educativas para crianças e jovens ao ar livre, passarinhadas guiadas (caminhadas para observar pássaros), exposições de fotos, oficinas e rodas de conversa.

Criado em 2012, o projeto Aves de Paraty, da Associação Cairuçu, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da liberdade dos pássaros e do turismo de observação de aves em Paraty.

Saiba mais: www.cairucu.org.br/associacao/festival-aves-de-paraty

dsc_0120

Geralmente, os festivais contam com atividades também para as crianças.

 

Paraty Eco Festival (sustentabilidade)

O Paraty Eco Festival foi realizado pela primeira vez em 2011, ainda com o nome Paraty Eco Fashion, por ser voltado apenas à área de moda com foco na sustentabilidade. Nesses quatro anos, o evento cresceu, estruturou-se, delineou seu perfil e ampliou sua abrangência a outras áreas, passando assim para o nome atual.

O evento traz à cidade atividades misturando moda e design sustentável, beleza, consciência ecológica, criatividade e respeito às culturas tradicionais.

Paralelo ao Eco Festival, acontece também o EcoCine, festival de cinema com temática ambiental, que surgiu em SP e teve suas últimas edições em Paraty.

Em 2016 o evento acontece de 12 a 23 de outubro. Saiba mais: www.paratyecofestival.com.br | www.ecocine.eco.br

Encontro da Cultura Negra

Dia 20 de Novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra no Brasil e em Paraty este dia conta com uma programação voltada à cultura negra com o Encontro de Cultura Negra de Paraty, criado em 1998.

A realização do evento se deve graças ao titulo de terras aos quilombolas do Quilombo Campinho da Independência, local onde acontece o encontro, tendo como objetivo principal o resgate dos valores tradicionais da cultura negra e local, criando nos jovens o interesse por sua preservação.

Em sua programação estão incluídas manifestações culturais, shows musicais, cirandas, oficinas, teatros, palestras, artesanato local e outras atividades. Saiba mais: www.quilombocampinhodaindependencia.blogspot.com.br

Veja o calendário completo dos festivais de Paraty aqui.