Está planejando conhecer a ilha mais famosa do Mediterrâneo? Vem comigo descobrir o que fazer em Santorini. Localizado na Grécia, esse destino paradisíaco atrai multidões durante todo o verão europeu (e fora da alta temporada também!).

Aproveite para conferir também qual é a melhor época para fazer essa viagem, quantos dias ficar na ilha, como chegar e como planejar um roteiro completo. E para começar, já vou logo mencionar quais são os passeios em Santorini mais procurados por brasileiros:

banner mapa ilhas gregas


O que fazer em Santorini 2024

Localizada nas águas quentes do Mar Egeu, Santorini é uma das mais belas ilhas arquipélago das Ilhas Cíclades. Nesse arquipélago existem mais de 2 mil ilhas ou ilhotas. Contudo, apenas 25 são habitadas e algumas delas são bem famosas, como Mykonos, Naxos, Antiparos, dentre outras.

Esse arquipélago no qual Santorini se encontra, fica ao sul da Grécia, a 300km da capital Atenas. Apesar de possuir praias muito bonitas, a ilha se destaca principalmente pelas casinhas brancas nas encostas da montanha.

dicas de viagem santorini grecia
As bougainvilles espalhadas pela cidade trazem um colorido lindo para as ruazinhas brancas de Santorini! Foto: @gaiavani.

Além disso, você deve incluir na sua lista de passeios em Santorini as vinícolas, os passeios de barco e os sítios arqueológicos da região. Acho que aqui já deu para perceber que dá para ficar facilmente 1 semana inteira por lá…

Com um pôr do sol de tirar o fôlego, belas praias e paisagens únicas, Santorini é aquele tipo de destino que você se apaixona sem muito esforço. Então, aproveite e venha comigo descobrir o que há de interessante nessa ilha para conhecer.

Os TOP passeios e experiências o que fazer em Santorini são:

  • Caminhar pelas ruas apertadas de Oia
  • Tirar fotos com as casinhas brancas e seus domos azuis ao fundo
  • Experimentar uma deliciosa salada grega fresca
  • Visitar a Igreja de Panagia de Platsani
  • Hospedar-se em um hotel com piscina de borda infinita
  • Visitar as Ruínas do Castelo de Oia
  • Pular de penhascos na Ammoudi Bay
  • Assistir ao pôr do sol com vista para a Ammoudi Bay
  • Visitar o Museu Pré-histórico de Fira
  • Pegar o teleférico até o porto antigo
  • Caminhar pela Caldeira de Fira até Oia
  • Fazer um tour pelos bares e restaurantes da vila
  • Conhecer as praias de Santorini
  • Passeio de barco
  • Mergulho com cilindro
  • Passeio de bicicleta
  • Passeio a cavalo no pôr do sol
  • Degustação de vinhos gregos
  • Passeio de kayak
  • Casamento grego

Dicas de viagem: Santorini

Antes de mais nada, existem algumas informações importantes para você programar sua viagem. Por isso, fique por dentro de algumas questões práticas antes de montar seu roteiro para Santorini:

Qual a melhor época para viajar para Santorini? Quantos dias ficar por lá? Qual a melhor forma de se locomover? Preciso ter um seguro-viagem? O que fazer em Santorini com chuva? Procurei responder essas e outras perguntas para que você consiga planejar seu roteiro com mais facilidade.

Além disso, para facilitar mais ainda, o planejamento da sua viagem não só por Santorini, mas também por Mykonos e Milos fizemos o nosso MAPA ILHAS GREGAS.

Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar – algumas delas não estão disponíveis nos artigos do blog! São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis em Santorini, Mykonos e Milos, os melhores bares e restaurantes, ótimas opções de hotéis, super charmosos, as melhores praias e beach clubs, os melhores museus e monumentos históricos.

Você não precisará mais abrir várias abas de pesquisa para anotar as principais dicas para a sua viagem. Com o nosso Mapa, você terá tudo de forma simples e rápida.

onde ficar em santorini
Ao ver essa foto você pode ter a ideia de que Santorini é super sossegada no verão, mas a verdade é que as ruas ficam apinhadas com turistas entre junho e agosto. Foto: @gaiavani.

Qual é a melhor época para visitar Santorini?

Embora viajar fora da temporada seja uma saída interessante para quem busca preços mais acessíveis e destinos mais tranquilos, isso não se aplica à Santorini. Uma curiosidade sobre a ilha é que entre novembro e março os hotéis costumam fechar para reformas e ajustes, assim como restaurantes e lojas locais. Além disso, quase não há oferta de transporte para chegar até lá.

Assim sendo, entre abril e outubro você encontra a melhor época para visitar Santorini. Lembre-se que entre os meses de julho e agosto o verão europeu atinge seu pico e a ilha fica lotada de turistas do mundo todo. Por isso, eu escolheria maio, junho ou setembro para conhecer os pontos turísticos de Santorini de forma mais sossegada. O clima vai estar ótimo e a ilha não estará apinhada de turistas.

Quantos dias em Santorini?

Antes de tudo, se você estiver em um cruzeiro, como foi meu caso, provavelmente você terá apenas 1 ou 2 dias em Santorini. Entretanto, se a ilha é seu destino final e você deseja saber quantos dias ficar em Santorini, o ideal é reservar 3 ou 5 dias para aproveitar tudo o que há por lá.

pontos turísticos de santorini na grécia
Reserve ao menos 3 dias para conhecer o melhor de Santorini. Foto: @gaiavani.

Como se locomover em Santorini?

Locomover-se para conhecer os pontos turísticos de Santorini é até bem tranquilo. Dentre as opções disponíveis você pode alugar um carro, utilizar o transporte público da ilha, ou alugar um quadriciclo, que eu particularmente acho a melhor opção.

Caso você opte por alugar um carro, recomendo os modelos menores já que as ruas e estradas da ilha são bem estreitas. Para fazer a cotação do aluguel do veículo sugerimos a RentCars. Nesse site você pode comparar os preços das principais locadoras disponíveis na região e ainda garantir o melhor preço.

O transporte público foi a minha opção de locomoção em Santorini. Felizmente, Santorini é bem servida quando o assunto é o transporte público, mas você acaba ficando preso aos horários disponíveis e, por se tratar de um lugar super turístico, as filas costumam ser gigantes e os ônibus andam lotados.

Em uma próxima visita à ilha, eu certamente alugaria um quadriciclo. Esse meio de transporte permite mais flexibilidade para conhecer cada cantinho da ilha. Os preços de locação são bem acessíveis e você pode dividir o valor com amigos ou familiares, mas lembre-se de estar munido de passaporte e carteira de motorista.

alta temporada em santorini na grécia
Planeje sua viagem com folga para se locomover entre os pontos turísticos de Santorini, pois os ônibus costumam ficar lotados e podem atrasar. Foto: @gaiavani.

Onde ficar em Santorini?

Existem algumas opções de onde ficar em Santorini. Em primeiro lugar, Oia é a região mais charmosa da ilha, mas também a mais cara. Por outro lado, Fira fica mais na região central e possui opções mais em conta de hotéis. Já Imerovgli é uma alternativa entre Oia e Fira, mas saiba que se você se hospedar na região vai precisar de um veículo para se locomover.

Quer saber quais são os TOP hotéis em Santorini? Em Fira, o The Majestic é um complexo hoteleiro 5 estrelas esplêndido nos rochedos. Suas acomodações são luxuosas e o atendimento é impecável. Já com arquitetura mais tradicional e uma vista de tirar o fôlego do Mar Egeu, o White Pearl Cavalieri é minha indicação em Imerovgli. O local é perfeito para quem busca um refúgio de paz e tranquilidade. E em Oia, o Art Maisons Oia Castle é um hotel super exclusivo e luxuoso com vista privilegiada para a caldeira do vulcão e para o pôr do sol.

No entanto, se você está com o orçamento mais enxuto, também temos ótimas sugestões de hotéis que cabem no bolso e são bem legais: o Pearl Inn Hotel fica em Imerovigli, um bairro bem tranquilo, próximo de Fira e Oia. Aliás, essa foi a minha escolha de onde ficar em Santorini barato e eu achei o hotel perfeito.

Outra opção com bom custo x benefício onde ficar hospedado em Santorini é o Solaris Apartments que tem quartos bem amplos e uma piscina agradável na área externa. Por fim, o Smaragdi Hotel, localizado no bairro de Perissa, possui ótimos quartos, piscina e bar, além de estar a apenas 50 metros da praia de Perivolos.

Preciso de seguro viagem para a Grécia?

Muitos seguidores me perguntaram sobre a necessidade de seguro-viagem para a Grécia. Como o país está dentro da zona do Tratado de Schengen, esse é um item obrigatório na sua lista de planejamento de viagem.

Para entrar na Grécia, você precisará ter um seguro viagem com cobertura de despesas médico-hospitalares de, pelo menos, € 30 mil.

E aqui vai uma super dica: toda vez que fazemos alguma viagem internacional, nós avaliamos as melhores opções disponíveis para o destino através da Seguros Promo. Além de ser uma excelente ferramenta de comparação, é possível contratar o seguro no próprio site e ainda dá para parcelar no cartão de crédito. Usamos tanto o serviço que temos o CUPOM MALADEAVENTURAS15 para garantir um desconto na hora de fechar a compra =)

o que fazer em santorini praias imperdíveis
Santorini possui algumas praias com areia preta com uma paisagem única e encantadora!

O que fazer em Santorini: Oia

Definitivamente Oia é um dos lugares que conquistou meu coração. Sabe aquele tipo de destino onde tudo é bonito? Pois Oia está repleto de lugares instagramáveis para você arrasar nas fotos em Santorini!

Provavelmente você já deve ter visto essa vila em algum filme ou novela, já que as casinhas e igrejas brancas são inconfundíveis. O local é muito romântico e ideal para casais em lua de mel. Então venha comigo e descubra o que fazer em Oia, Santorini:

01. Caminhar sem rumo pelas ruas apertadas de Oia

É claro que nossa recomendação para quem acabou de chegar em Oia é percorrer as ruazinhas apertadas do vilarejo admirando toda a beleza do lugar. As casinhas brancas ornadas com boungaivilles deixam o cenário ainda mais charmoso e dá vontade de tirar uma foto em cada esquina.

Ao caminhar pelas ruazinhas de Oia, você descobre diversas lojinhas, bares, cafés e restaurantes. Devo avisar que, dependendo da época do ano, é preciso ter um pouco de paciência, pois as ruas estarão abarrotadas de gente, mas nada que vá tirar o brilho do seu passeio.

o que fazer em oia santorini
As ruas de Oia (pronuncia-se Ía) são muito charmosas! Foto: @gaiavani.

02. Fazer comprinhas pelas ruas de Oia

O comércio nas ruas de Oia tem de tudo um pouco; eu comprei uma bolsa de palha maravilhosa, mas você irá encontrar também artesanatos, bijuterias feitas pelos designers locais, souvenirs, objetos de decoração, entre outras coisas.

Vale se perder pelas ruas por algumas horas, para conhecer a produção local quando estiver procurando o que fazer em Oia, Santorini.

03. Tirar fotos nos famosos domos azuis

Assim que você chega em Oia, os domos azuis contrastando com as construções branquinhas chamam a atenção. Na verdade, essas construções são igrejas e estão espalhadas por toda a ilha. Quem gosta de fotografia não vai perder uma foto do visual com as igrejinhas de telhado azul. Eu mesma tirei várias fotos com elas ao fundo.

Vale lembrar que a mais famosa é a que conhecemos por “Three Domes of Santorini”. Esse ponto é um dos cartões-postais mais famosos de Santorini e você não pode deixar de conhecer.

Os três domos famosos ficam próximo ao Melenio Cafe e o restaurante Pelekanos. É preciso ir percorrendo as vielas até chegar em uma bifurcação com uma porta marrom que se abre para o nada. Nesse ponto eu aconselho o caminho da direita para uma foto mais bonita.

Dica da Gaia: Muita gente aproveita esse cenário incrível e contrata uma sessão de fotos em Santorini. Se você estiver visitando a ilha por conta de uma data especial, como lua de mel ou aniversário de casamento, acho super válido contratar esse tipo de serviço e guardar registros incríveis desse momento.

04. Deliciar-se com uma salada grega fresca

Embora a alimentação em Oia não seja das mais baratas, vale a pena sentar-se em um dos restaurantes da cidade com vista para o mar e saborear uma deliciosa salada grega.

Principalmente no calor, a salada grega cai super bem. A receita leva tomate, pepino, pimentão verde, cebola roxa, azeitona e queijo feta. O prato é finalizado com um molho a base de azeite extravirgem e suco de limão ou vinagre de vinho.

05. Visitar a Igreja de Panagia de Platsani

Em seguida, outra sugestão imperdível de o que fazer em Oia, Santorini, é visitar a Igreja de Panagia de Platsani. Construída, originalmente em 1820, a igreja foi destruída por um terremoto em 1956. Logo após esse evento, a igreja iniciou o processo de reconstrução, que terminou em 1965.

o que fazer em santorini Igreja de Panagia de Platsani
Igreja de Panagia de Platsani.

A igreja fica localizada na parte norte da cidade, bem na praça principal de Oia. Como ela é a mais famosa da região, não tem como errar.

Panagia de Platsani possui uma planta quadrada e 5 domos, sendo apenas o maior deles pintado de azul. Bem na frente, a torre sineira possui 6 sinos e um belíssimo mosaico bizantino em cima da porta de entrada. O interior da igreja também é muito bonito. Sem dúvida vale a visita.

06. Hospedar-se em um hotel com piscina de borda infinita

Quando você está passeando pelas ruas de Oia é possível reparar que algumas construções possuem piscinas de borda infinita incríveis. Elas pertencem aos hotéis e, se você tiver a oportunidade de ficar em um deles, FIQUE.

Dentre as opções mais fantásticas de hotéis com piscina em Oia estão o Onar Villas, o Marizan Caves e o La Perla.

o que fazer em santorini
Imagina como deve ser incrível relaxar numa piscina com essa vista?

07. Visitar as ruínas do Castelo de Oia

Também conhecido como Castelo de Agios Nikolaos, o Castelo de Oia é, na verdade, formado pelas ruínas de um castelo bizantino. Sem dúvida, esse é um dos pontos mais badalados para se ver o pôr do sol em Santorini, tanto que, ao cair da tarde, os turistas se amontoam próximo às muretas do castelo para conseguir o ângulo perfeito para as fotos.

Além de ser um belo ponto para apreciar o pôr do sol, a partir do Castelo de Oia você consegue ver toda a caldeira do vulcão e as ilhas do arquipélago de Santorini. E o melhor de tudo? O acesso ao castelo é gratuito. Uma boa dica de o que fazer em Santorini de graça!

08. Pular de penhascos na Ammoudi Bay

Outra sugestão de o que fazer em Oia, Santorini, é conhecer a Ammoudi Bay. A baía fica na porção noroeste da ilha, logo abaixo da cidade de Oia. Para chegar até lá, você deve estar preparado para descer cerca de 300 degraus beirando os paredões rochosos.

o que fazer em santorini Ammoudi Bay
É imperdível conhecer Ammoudi Bay.

Emoldurando Ammoudi Bay há pedras vulcânicas de tons avermelhados e marrons. E é justamente dessas pedras que muitos se aventuram a pular direto no mar! E você ? Teria coragem?

09. Assistir ao pôr do sol com vista para a Ammoudi Bay

Este é outro ponto bem interessante para se assistir ao pôr do sol em Oia. E uma dica que eu tenho para te passar é para que você aproveite o momento em um dos restaurantes em Ammoudi Bay.

Você sabia que existem ótimos bares e tavernas na baía que servem alguns dos melhores frutos do mar da ilha? Imagine só degustar um saboroso prato de peixe fresco admirando toda a beleza do pôr do sol. Não há nada melhor, não é mesmo?

Aliás, duas indicações bem legais de onde comer em Santorini nessa região são a Ammoudi Fish Tavern e o Dimitris Ammoudi Taverna. Ambos possuem mesas na área externa com vista para o mar.

#DicadaGaia: Claro que nesse paraíso cheio de lugares instagramáveis você vai querer tirar mil  fotos, fazer muitos stories e pesquisar passeios, restaurantes e hotéis. Para isso, nada melhor do que um chip com internet ilimitada, que vai te garantir liberdade e flexibilidade para aproveitar o seu passeio ao máximo!

Em nossas viagens, nós utilizamos sempre a America Chip, que tem uma cobertura excelente e te permite comprar o chip online, receber em casa e já chegar no destino conectada! Com o cupom MALADEAVENTURAS você ganha 10% de desconto na compra do seu chip de internet Grécia e não precisa perder tempo pesquisando planos e operadoras ao chegar no seu destino. 


O que fazer em Santorini: Fira

Além de Oia, outra cidade em Santorini muito procurada pelos turistas é Fira. Ela é a capital da ilha e berço cultural e econômico de Santorini. Fira se encontra na porção ocidental da ilha e tem como alguns de seus cartões postais o vulcão e duas ilhas vulcânicas chamadas de Palaia Kammeni e Nea Kammeni.

Existem diversos monumentos e atrações na cidade, por isso, selecionei os mais interessantes para você incluir na sua lista de passeios em Santorini. Vamos lá?

10. Visitar o Museu Pré-histórico de Fira

Sem dúvida sua primeira parada em Fira será o Museu Pré-histórico. Nele você aprenderá não só sobre a história da ilha, como também sobre as descobertas arqueológicas que ocorreram ali. Para quem curte passeios culturais, essa é uma ótima opção de o que fazer em Fira, Santorini.

O museu fica bem ao lado da Catedral Metropolitana Ortodoxa. Nas exposições o turista tem a oportunidade de ver de perto achados bem interessantes, tais como espécies de animais e plantas fossilizadas, cerâmicas, esculturas e objetos do cotidiano que dizem muito sobre o passado da ilha.


O ingresso custa 6 euros, porém existe um outro ingresso de 15 euros que dá acesso também aos sítios arqueológicos da cidade. O museu funciona de quarta a segunda, das 8:30 às 15:30.

11. Pegar o teleférico até o porto antigo

Em seguida, um passeio super agradável em Santorini é o teleférico que liga o antigo porto à Fira. A 220m de altitude você tem uma das mais belas vistas do vulcão e do mar Egeu.

A construção do teleférico começou em 1980 quando o fluxo de turistas aumentou bastante em Santorini. O passeio dura apenas 3 minutos, mas é uma delícia, além de ser um cômodo meio de transporte para chegar até a capital. Vale saber: o valor do ticket para subida ou descida é de 6 euros e crianças pagam meia entrada.

passeios em santorini
Imagina como era subir até a parte alta de Santorini antigamente? Esse teleférico é uma mão na roda para acessar a parte baixa de Fira.

12. Caminhar pela Caldeira de Fira até Oia

Os apaixonados por trilha certamente irão amar essa sugestão de o que fazer em Fira, Santorini. A trilha mais famosa da região liga a capital à Oia. Dessa forma, quem busca um passeio até o vulcão de Santorini não irá se arrepender de fazer esse passeio.

A trilha é belíssima e passa por aldeias tradicionais e paisagens vulcânicas de tirar o fôlego. Isso sem contar a visão do Mar Egeu e das demais ilhas do arquipélago. O trajeto entre Fira e Oia possui 10km e é bem tranquilo, tanto que é acessível para crianças.

O tempo estimado para correr todo o caminho é de, no máximo, 4 horas. Lembre-se de levar água, protetor solar, chapéu e roupas adequadas, pois a maior parte da caminhada é feita no sol. Uma dica bem legal é pegar a trilha logo cedo ou no final da tarde para apreciar o pôr do sol. Para uma experiência mais completa, recomendo contratar um passeio guiado.

Mas se você não for tão aventureiro para encarar uma trilha pela região, pode optar por um passeio de barco pela Caldeira. A vista é incrível!

#DicaDaGaia: nós gostamos de usar os sites do GetYourGuide e da Civitatis para reservar tours e passeios em destinos internacionais. Assim, evitamos filas na hora de comprar o ingresso nas atrações e aproveitamos melhor a viagem! 

13. Fazer um tour pelos bares e restaurantes da vila

E se você é como eu que AMA provar os sabores regionais dos destinos que está conhecendo, não pode deixar de fazer um tour pelos restaurantes em Santorini na vila de Fira. A gastronomia da ilha é sensacional e pode ser definida como uma explosão de sabores e cores. Graças ao solo vulcânico da ilha, os alimentos cultivados aqui possuem sabores únicos.

salada grega santorini
A famosa (e deliciosa!) salada grega!

Fira é a capital gastronômica de Santorini e, além da cozinha grega tradicional você encontra restaurantes de diversas cozinhas do mundo. E nem pense em voltar para casa sem ir em uma das tavernas gregas especializadas em frutos do mar. Elas são marca registradas na Grécia. Para acompanhar todas essas delícias, nada melhor do que um shot de ouzo para abrir o paladar e uma taça de vinho, produzido na região, para acompanhar sua refeição.

Veja a seguir uma lista com restaurantes bem recomendados em Fira:

  • La Colline Restaurant: Ambiente sofisticado e romântico, com vista para o mar. Especializado em culinária mediterrânea e francesa.
  • Metaxy Mas: O melhor da cozinha grega tradicional. Uma taverna clássica, com atendimento muito elogiado pelos turistas.
  • Parea Tavern: Comida tradicional grega simples e bonita. Ambiente acolhedor. Possui opções veganas e vegetarianas.
  • Tholoto Restaurant: Ambiente impecável, comida maravilhosa, com o melhor da culinária regional. Ótimas opções veganas e vegetarianas no cardápio.
  • Solis Occasum Restaurante: Restaurante bastante requintado, com belíssima vista. Ideal para um jantar à dois. Os pratos são mais caros, mas vale a experiência do local e do atendimento.

O que fazer em Santorini: Imerovigli

Imerovigli é uma charmosa vila em Santorini bem pertinho de Fira e Oia. A região também possui construções de casinhas brancas e janelas azuis, bem características. Para você que busca o que fazer em Santorini, veja essas sugestões em Imerovigli:

14. Sunset no Le Moustache

Como já dissemos anteriormente, assistir ao pôr do sol é uma das maiores atrações de Santorini, contudo, os locais mais badalados costumam ficar lotados -em Fira e Oia. Assim sendo, ao invés de ir para Oia, optamos por Imerovigli: o sol se põe de frente para a vila e é muito lindo, além de ter um número beeem menor de turistas!

Escolhemos para isso o restaurante Le Moustache e foi uma escolha muito acertada: a comida estava deliciosa (entrada, prato principal e garrafa de vinho em torno de 100 euros para o casal), o serviço é muito bom e tem uma piscina com borda infinita excelente que você pode usar sem pagar nada a mais por isso! Um detalhe importante: é fundamental reservar (por telefone ou e-mail) com antecedência porque costuma ficar muito cheio!

15. Caminhada até a igrejinha de Imerovigli

Essa dica é ótima para quem busca o que fazer em Santorini grátis! Considerada uma das mais belas de Santorini, a igreja Ortodoxa de Anastasis fica bem no centro da cidade, a aproximadamente 300 metros acima do nível do mar.

Atrás desta encantadora igrejinha com as tradicionais cúpulas azuis e torre sineira há um mirante perfeito para fotos, que proporciona uma vista linda da caldeira, do mar Egeu e das luzes do final da tarde/início da noite. Não deixe de incluir no seu roteiro Santorini.

 


O que fazer em Santorini: praias imperdíveis

Antes de tudo, é importante lembrar que Santorini não é tão famosa por suas praias, quanto pelas paisagens vulcânicas. Ainda assim, você encontrará ótimos lugares para tomar banho de mar e aproveitar o sol.

Vamos então desbravar as praias de Santorini?

16. Red Beach

Também chamada de Kokkini Paralia, a Red Beach possui esse nome por conta das imensas falésias avermelhadas que cercam a praia. Essas falésias são originárias de lava vulcânica e criam um visual deslumbrante.

Existem algumas barracas e bares próximos à Igreja de São Nicolau em Akrotiri. Neles é possível comprar alimentos e alugar espreguiçadeiras durante a alta temporada.

melhores praias de santorini
As cores incríveis da Red Beach em Santorini.

A areia de Red Beach é formada por uma mistura de cascalho preto e vermelho. Já o mar tem um incrível tom azul turquesa. Ah! Lembre-se de usar calçados para entrar na água aqui. Você não vai querer topar com um dos ouriços que vivem na água. Já as rochas completam o cenário e do alto você tem uma vista incrível da baía.

Como chegar em Red Beach: Red Beach está a 12km de Fira e seu acesso é feito tanto por terra, quanto pelo mar. De ônibus, o ponto final é bem na descida para a praia. O trajeto leva cerca de meia hora e existem diversos horários de saída ao longo do dia. Já os barcos saem de Fira ou de Akrotiri.

17. White Beach

Em Santorini, praias como a White Beach chamam a atenção por causa dos paredões rochosos que parecem emoldurar a paisagem. A parede branca de pedras cria um lindo contraste com o mar azul turquesa. A água contém muitas pedras e ouriços, então muito cuidado onde pisa na hora de descer do barco.

Devido à dificuldade de acesso, não existem barracas ou bares em White Beach. Apenas é possível alugar espreguiçadeiras e guarda-sóis na alta temporada. Não esqueça também de levar comida e bebida se sua intenção é passar o dia por lá.

Como chegar em White Beach: o acesso à White Beach é feito somente pelo mar por questões de segurança. Até existe uma escadaria beirando o paredão de pedra, mas esse trajeto é extremamente arriscado.

18. Perissa Beach

Com sua extensa faixa de areia feita de cascalhos vulcânicos, a Praia de Perissa apresenta mar calmo e transparente. Por conta da pouca variação de profundidade e das montanhas que criam uma barreira natural na praia, esse é um ótimo lugar para ficar com as crianças.

melhores praias de santorini
A Perissa Beach está entre as melhores praias de Santorini.

A orla em Perissa Beach possui ótima infraestrutura. Você encontra bares, restaurantes, lojas e barracas à vontade. Algo bem legal sobre essa praia é que ela é inclusiva, ou seja, existe infraestrutura para que pessoas com deficiência possam aproveitar o mar sem nenhuma preocupação.


Como chegar em Perissa Beach: essa bela preia está a 12km de Fira e é acessível por via terrestre, seja de carro ou de ônibus.

19. Perivolos Beach

Seguindo pelas praias de Santorini, Perivolos Beach é outra que não pode ficar de fora de seu roteiro. Ela fica entre Perissa Beach e Agios Georgis, na costa sudeste da ilha.

Perivolos é uma das queridinhas dos turistas e possui uma ótima estrutura. Nesta praia, as cadeiras de praias são propriedade dos bares e quiosques, então geralmente há consumação atrelada ao seu uso.

A areia da praia é de origem vulcânica e a água possui um belo tom azul turquesa. Apesar do banho de mar ser delicioso, fique atento, pois essa é uma praia de tombo. Isso significa que a profundidade muda drasticamente do nada.

Como chegar em Perivolos Beach: a partir de Fira são apenas 20 minutos de carro até Perivolos Beach. Ao longo da praia existem muitas vagas para estacionas. Mas se você não estiver de carro, os ônibus são uma ótima opção.

20. Kamari Beach

Em seguida, visitar Kamari Beach é uma ótima sugestão para quem busca o que fazer em Santorini naqueles dias de sol escaldante. Ela fica na costa sudeste da ilha e é uma das mais famosas da região.

Com 2km de extensão, as areias escuras de origem vulcânica impressionam. Só tome cuidado, pois quando o sol está muito quente esse cascalho vulcânico torna a caminhada sem calçado praticamente impossível.

melhores praias de santorini
A incrível faixa de areia preta de Kamari Beach. Foto: @gaiavani.

A orla de Kamari Beach é bem desenvolvida. Não faltam opções de restaurantes, bares e pubs para sentar e saborear petiscos e drinks enquanto curte a vista. Também é possível alugar equipamentos aquáticos, tais como snorkel e pé de pato.

Como chegar em Kamari Beach: distante 8km de Fira, existem ônibus que deixam bem perto da praia e o trajeto dura cerca de 20 minutos. De carro esse tempo cai para cerca de 10 minutos e você pode estacionar próximo à praia.

21. Eros Beach

Ao sul de Santorini e a 9km de Fira, você encontra Eros Beach. Uma das principais características dessa praia são as falésias em tons claros e marrons que cercam a praia.

A praia é formada por areia vulcânica e águas transparentes. Contudo, a profundidade aqui é grande, então é preciso atenção redobrada. Você encontra um bar e restaurante na praia, bem como estacionamento caso vá de carro, mas ele não é muito grande. Portanto, chegue cedo.

o que fazer em santorini eros beach
Costa leste da praia Eros Beach em Santorini.

Como chegar em Eros Beach: o acesso por terra é feito por uma estradinha de terra batida. Por causa da proximidade com Fira, é bem fácil chegar até Eros Beach.


O que fazer em Santorini: experiências imperdíveis

E para encerrar nossa lista de dicas de Santorini, tenho algumas indicações de experiências bem legais na região. Quando estou viajando, eu gosto de ir um pouco além dos pontos turísticos tradicionais e busco vivenciar experiências que ficam para sempre na memória.

Aqui vão alguns dos passeios mais incríveis da ilha para você inserir no seu roteiro por Santorini:

22. Passeio de barco em Santorini

O passeio de barco em Santorini é uma das experiências mais legais para incluir na sua viagem. Além de poder admirar a ilha de outro ângulo, também é possível nadar nas águas cristalinas ou nas fontes termais do vulcão e ainda aproveitar o passeio para tirar muitas fotos.

Passeio de barco em Santorini
Das experiências imperdíveis para incluir em um roteiro por Santorini: passeio de barco

Existem diversas opções disponíveis. Para quem não tem o costume de andar de barco, eu recomendo o passeio de catamarã por ser uma embarcação mais estável. Normalmente esse passeio oferece refeição a bordo com open bar de bebidas. Os passeios de escuna também são bem legais, embora sua capacidade de passageiros seja muito maior.

23. Mergulho com cilindro em Santorini

Se você curte scuba diving tanto quanto eu, não vá embora de Santorini sem uma visita subaquática no Mar Egeu. Mergulhar em Santorini é uma experiência única. Você poderá observar formações de corais super diferentes, cavernas, naufrágios, recifes vulcânicos e a maior caldeira submarina do mundo!

No Civitatis você encontra um pacote bem legal com dois mergulhos guiados tanto para quem nunca mergulhou, quanto para quem já possui certificação!

24. Passeio de bicicleta em Santorini

E que tal conhecer a ilha de bicicleta? Você pode explorar o sul da ilha em mountain bikes elétricas, apreciando a vista, aprendendo mais sobre a história local e com paradas para fotos deslumbrantes à beira de penhascos. O passeio geralmente dura 3 horas e meia e você deve estar usando roupas adequadas para essa prática esportiva. Uma ótima sugestão de passeio para quem gosta de esportes e está buscando o que fazer em Santorini, Grécia.

25. Passeio a cavalo no pôr do sol

Se o passeio de bicicleta elétrica é o favorito dos mais aventureiros, o passeio até o vulcão de Santorini a cavalo é ideal para quem gosta de animais e quer curtir uma experiência mais tranquila. A excursão sai da vila de Megalochori e termina no penhasco da caldeira. O melhor de tudo é a vista lá de cima no pôr do sol. Com toda certeza um momento inesquecível!

26. Degustação de vinhos gregos

Os vinhos produzidos em Santorini possuem sabor especial devido ao solo vulcânico. Por isso, um tour pelas vinícolas da ilha com direito a degustação de vinhos locais é uma experiência bem legal para quem viaja para essa região da Grécia.

Além da degustação, você vai aprender sobre o cultivo e produção da bebida e fazer harmonização com petiscos regionais.

degustação de vinhos gregos em santorini
Quando estiver em Santorini, não deixe de fazer uma degustação dos vinhos gregos.

27. Passeio de kayak em Santorini

A costa sul de Santorini apresenta águas bem tranquilas e ótimas para a prática de esportes aquáticos. Recomendo um passeio de kayak como uma ótima forma de aproveitar o dia e se divertir no Mar Egeu. O trajeto inclui paradas para mergulho na Red Beach e na White Beach.

 

28. Casamento grego

Por fim, uma ótima dica de o que fazer em Santorini a noite é ir a um casamento grego. Mas calma! Você não vai se enfiar no meio de uma celebração familiar de algum casal que nunca viu. O espetáculo Casamento Grego ocorre em Fira e é muito divertido. Você realmente tem a impressão de estar em um casamento real.

O espetáculo ocorre ao ar livre e é regado a comida, dança, música e muito mais. Você vai mergulhar de cabeça na cultura grega e sentir-se como um convidado da festa.


#DicaDaGaia: se você quiser planejar seu roteiro por Santorini de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir nosso MAPA ILHAS GREGAS

Reunimos informações como: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis em Santorini, Mikonos e Milos, os melhores bares e restaurantes, ótimas opções de hotéis super charmosos, as melhores praias e beach clubs, os melhores museus e monumentos históricos. É só baixar antes da sua viagem e acessar quando quiser e onde estiver! Você terá tudo isso na palma da mão por R$49,00!

Roteiro Santorini

Depois de compartilhar o que fazer em Santorini, montei também algumas sugestões de roteiro por Santorini para facilitar ainda mais o planejamento da sua viagem.

o que fazer em santorini fira
Não deixe de caminhar pelas charmosas ruas de Santorini.

Será que existe o que fazer em Santorini em um dia de cruzeiro? Se esse é o seu caso, apesar de ser mais corrido, é possível aproveitar muito do que a ilha tem a oferecer. Mas se você procura o que fazer em Santorini em 2 dias (ou mais), também selecionei sugestões bem legais que vão te ajudar a planejar a viagem dos sonhos.

O que fazer em Santorini em 1 dia

A sugestão de roteiro com o que fazer em Santorini em 1 dia é ideal para quem não tem muito tempo na ilha. Por isso, é importante saber otimizar seu tempo e conhecer o que há de melhor na ilha.

  • Comece explorando as ruazinhas de Oia e apreciando a beleza da paisagem com as igrejinhas de domo azul.
  • Pegue um ônibus ou alugue um quadriciclo para conhecer Kamari Beach. Recomendo o almoço em um dos restaurantes da orla.
  • Em seguida, visite o Centro Histórico de Fira e, se der tempo, passe no Museu Pré-Histórico.
  • Finalize seu roteiro de 1 dia indo para a parte mais alta de Fira e observando a caldeira do vulcão no pôr do sol.

Muitas pessoas que buscam o que fazer em Santorini em 1 dia vão desembarcar na ilha através de um cruzeiro. Se esse é o seu caso, pode optar por fazer um tour por Oia e Fira para cruzeiros. Todo o passeio é planejado pensando nos seus horários de saída e de retorno ao cruzeiro.


O que fazer em Santorini em 3 dias

Para quem tem a sorte de passar mais dias na ilha, tenho uma sugestão incrível para aqueles que buscam o que fazer em Santorini em 3 dias.

o que fazer em santorini 3 dia
As praias de areia vulcânica são imperdíveis em um roteiro de 3 dias por Santorini. Foto: @gaiavani.
  • Dia 01: Após chegar em Santorini, coloque um calçado confortável e vá explorar as ruazinhas de Oia. Não esqueça de incluir cartões-postais como a Panagia de Platsani e as ruínas do Castelo de Oia. Feche o dia com chave de ouro em Ammoudi Bay em uma taverna grega apreciando o pôr do sol e saboreando pratos locais.
  • Dia 02: Dia de praia! Você pode alugar um carro para percorrer as melhores praias da ilha por terra ou então fazer um passeio de barco de dia inteiro para curtir o melhor da ilha. Para a noite, recomendo conhecer os bares e restaurantes de Fira.
  • Dia 03: Que tal fazer a trilha pela caldeira de Fira até Oia? Ou talvez o passeio de bike elétrica? São tantas opções de tours em Santorini que fica difícil escolher um só!

O que fazer em Santorini em 5 dias

E o que fazer em Santorini em 4 dias ou mais? Definitivamente, alguns dias a mais podem fazer bastante diferença no seu roteiro. Portanto você poderá acrescentar alguns passeios que levem mais tempo. Veja só:

  • Dia 01: Dessa vez, comece seu roteiro Santorini por Fira. Faça o passeio de teleférico e explore as belezas da vila. Recomendo o final de tarde em um dos restaurantes ou tavernas para apreciar o pôr do sol saboreando delícias regionais.
  • Dia 02: Separe o dia para um passeio de barco ou catamarã. Você vai adorar a experiência. O dia pode ser encerrado com chave de ouro na Ammoudi Bay.
  • Dia 03: Comece cedinho fazendo a trilha Fira – Oia. Ao chegar em Oia, explore a vila e não esqueça da foto clássica nos Three Blue Domes. Não perca o pôr do sol no Castelo de Oia.
  • Dia 04: Separe o quarto dia para aproveitar as praias de Santorini. Você pode escolher algumas delas para visitar e depois ficar em alguma com mais estrutura. Outra sugestão é fazer o passeio de caiaque ou o mergulho. À noite a dica é assistir ao espetáculo do casamento grego.
  • Dia 05: Use seu último dia para conhecer outras vilas de Santorini. Alugar um quadriciclo pode ser uma ótima ideia.

Meu roteiro Santorini

Aproveito para compartilhar aqui com vocês o meu roteiro por Santorini e como optamos por nos locomover pela ilha:

Dia 01:

No primeiro dia, nós optamos por explorar a cidade a pé, utilizando a rede de ônibus, que funciona muito bem e tem a vantagem de custar menos de 2 euros. Assim, começamos o dia na icônica Oia e fomos almoçar em Ammoudi Bay (se você levar biquíni, tem uma baia “secreta” caminhando para a lateral esquerda da praia, onde o banho de mar é uma delícia!)

Dia 02:

Aqui resolvemos alugar um carro para conhecer os lugares mais distantes e valeu muito a pena. Solicitamos no nosso hotel no dia anterior e no dia seguinte o carro já estava lá nos aguardando (eles também foram recolher o carro no hotel, o que foi super prático! Custou entre 40 e 50 euros o dia e colocamos 20 euros de gasolina).

Fomos conhecer as praias Red Beach e Black Beach, em Perivolos. Almoçamos num restaurante chamado Fourty One que é um beach club que fica super badalado no final da tarde, com dj e festinha todos os dias. Adoramos!

A estrutura de praia lá é bem diferente da nossa por aqui: são poltronas e espreguiçadeiras sob tendas brancas lindas e super confortáveis. Os preços são salgados (em torno de 50 euros a última fileira e 25o euros a fileira de frente para o mar, com direito a mimos como uma garrafa de espumante e frutas) no entanto, para quem vai passar o dia inteiro na praia e deseja curtir essa experiência, acho que vale a pena.

Dia 03:

Neste dia exploramos a vila de Imerovigli e subimos uma trilha até uma igrejinha solitária no alto de um penhasco, super pitoresca. Depois fomos curtir o pôr do sol no delicioso restaurante LeMoustache que, além de lindo é bem menos cheio que o Castelo de Oia.


Pronto para embarcar para uma fantástica viagem à Santorini?

Aposto que agora que você sabe o que fazer em Santorini, já está cheio de vontade de conhecer esse paraíso na Grécia, certo? No entanto, se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários aqui embaixo que iremos te ajudar. Ah! E se você já esteve por lá, compartilhe suas experiências conosco, vamos adorar saber!


Continue sua leitura:

Rodes: conheça essa fantástica cidade medieval da Grécia

Onde ficar em Santorini: melhores praias e hotéis

Seguro Viagem Grécia: Qual é o melhor seguro? Quanto custa?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

2 respostas

  1. Olá! Gostaria de saber qual o Cruzeiro você fez para ir a Grécia? Partiu de onde? Eu e minha amiga queremos ir em setembro, mas ainda não sabemos se vamos de navio ou só de avião. Como temos 60 anos e não falamos inglês pensamos em fazer um cruzeiro pra estes lugares. Gostaria de uma orientação

    1. Oi Marisa!

      Eu fiz um cruzeiro inglês voltado para o público inglês, então não recomendaria para vocês. Contudo, a Fê (editora chefe do blog) fez um cruzeiro da Costa Cruise ano passado – o Costa Deliziosa. Ela disse que tinham poucos brasileiros, mas muita gente que falava espanhol, então dava pra se virar bem!

      Dito isso, recomendo contratar um tour que fale português/espanhol para poder descer do navio com mais tranquilidade. Na Get Your Guide e na Civitatis costuma ter opções.

      Beijos e boa viagem,
      Gaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *