5 passeios imperdíveis na região de Uluwatu, Bali

A ilha de Bali, na Indonésia, é, sem dúvidas, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros nesta época do ano. Embora seja exatamente quando ocorre a temporada de chuvas na região, janeiro é mês de férias por aqui, e uma ótima oportunidade de explorar um pouquinho da Ásia. Um dos lugares imperdíveis da ilha é Uluwatu, que fica na região sul da ilha e é um paraíso para os surfistas. No post de hoje, falo sobre 5 passeios imperdíveis na região de Uluwatu. Confira!

Visita ao Uluwatu Temple

Ficha técnica ~ 7 dias em Uluwatu

Empresa contratada

Todos os passeios foram feitos por conta própria

Valor

Gastos em torno de R$100 por dia para gastos básicos como comida, hospedagem e passeios

Época da visita

Dezembro/Janeiro 2015

Tipo de viagem

Cultura e diversão

Hospedagem

Surya Homestay: é uma espécie de pousada familiar, aconchegante e com bom preço: quarto duplo por $20 dólares cada noite. Como estava dividindo com uma amiga, pagamos $10 dólares à noite por pessoa, sem café da manhã. Piscina, ar condicionado, TV estão entre as facilidades, porém a água do chuveiro é fria. Estava bem quente na época, então este não foi um problema para nós! Rs.

A localização é ótima, pois fica perto de bares e restaurantes, além das principais praias da região, mas o ideal é alugar uma scooter para ficar à vontade para fazer os passeios, já que a região é montanhosa, o que dificulta a locomoção à pé. A própria pousada oferece tanto o aluguel da scooter quanto o serviço de “moto táxi” para transporte. É o próprio staff que faz esse serviço, e se você combinar horário e local, eles também te buscam em bares e restaurantes para levar de volta à pousada. Esse serviço é ótimo para quando quiser sair para beber e não precisar dirigir na volta. Quando se está do outro lado do mundo, é bom deixar a segurança em primeiro lugar!

Além disso, a pousada oferece um restaurante anexo, o Surya Warung, com pratos de arroz com frango por aproximadamente $3 (dólares). Comprávamos o café da manhã na lojinha de conveniência que fica ao lado, já que o mesmo não estava incluído. Levamos também um casal de amigos para se hospedar na mesma pousada e ganhamos 10% de desconto no check out. Staff muito atencioso!

DCIM101GOPRO Processed with VSCO with 4 preset

 

Agora vamos ao que interessa: 5 passeios imperdíveis em Uluwatu!

1- Stand Up Paddle em Padang Padang Beach

Stand Up Paddle em Padang Padang Beach

Essa famosa praia tem acesso por por uma escadaria em meio às pedras, que levam a uma pequena faixa de areia. Apesar de pequena, essa praia tem muito a ser explorada, e por ser pequena e calma, atrai muitas famílias de todos os lugares do mundo. O ponto alto da praia é alugar uma prancha de SUP e remar até as pequenas cavernas, além de conhecer toda a encosta de pertinho. Ali o mar é bem tranquilo, diferente da praia de Uluwatu que fica ao lado e é o paraíso dos surfistas pela formação das ondas perfeitas.

SUP em Uluwatu

Em Padang Padang você também encontra muitas barraquinhas vendendo cangas baratinhas, e minha dica é você estender uma ali e passar o dia nesse pequeno pedaço de paraíso. O aluguel da prancha de SUP não é barato, mas dá para dividir com alguém ou tentar negociar, já que em Bali é possível economizar muito dessa forma!

Praia Padang Padang Bali

2- Por do sol no Uluwatu Temple

Esse passeio é, provavelmente o mais famoso da região de Uluwatu, tanto pela cultura adquirida quanto pela vista de cair o queixo. Ou seja, já deixe programado um fim de tarde exclusivamente para visitar este incrível templo no alto da montanha! É preciso estar com as pernas cobertas para entrar, mas caso esteja com roupa curta, é possível alugar um sarongue na entrada.

Por do sol no Uluwatu Temple

Sunset Uluwatu Temple

A vista da montanha é maravilhosa, principalmente durante o por do sol. Portanto, minha dica é que você chegue por volta das 17h, visite o templo propriamente dito, depois assista o por do sol do mirante e por fim, a última apresentação do dia, que já termina ao anoitecer. Pagamos 20 cents para estacionar a scooter, $2 para entrar no parque e $10 para assistir a apresentação, que é uma dança balinesa que conta a história do povo. É uma experiência bem diferente com uma produção muito bem feita. Vale cada centavo!

DCIM102GOPRO Processed with VSCO with 4 preset

Dança Balinesa Uluwatu Temple

Atenção: cuidado com os macacos que você encontrar por lá, eles podem roubar seus pertences num piscar de olhos!

3- Anoitecer com festa no Single Fin

Este mix de surf shop, com bar que depois vira festa, com gente bonita, é o point dos jovens em Uluwatu. Eu devo ter ido lá umas 4 ou 5 vezes, e poderia voltar mil vezes mais. O lugar em si é lindo, além de ter uma vista de tirar o fôlego. Local perfeito para assistir o por do sol enquanto troca uma ideia com pessoas de outros lugares do mundo. Quem costuma viajar sabe que isso não tem preço. O ideal é chegar na hora do por do sol e ficar até tarde curtindo a festinha. Olhe a programação do dia pois eles alternam nights de música eletrônica com showzinhos de reggae, e às vezes rola até os dois no mesmo dia! Experimente a Bintang, cerveja local, e sinta a sensação completa de estar de férias em Bali! Conheça o bar no Instagram para sentir a vibe do local: @singlefinbali

Single Fin Bali

Cerveja Bintang Bali

Por do sol no Single Fin Bali

4- Uma tarde em Bingin Beach

Bingin Beach fica ao lado de Padang Padang, apesar de ser bem menos explorada. Assim como as outras praias da região, é preciso descer uma escadaria para chegar à areia. A primeira impressão quando se chega, é de que você está passando dentro de uma favelinha, mas depois você percebe que são, na verdade, várias casinhas fofas, algumas restaurantes, outras pousadas… Você provavelmente vai ser recepcionada por um labrador chamado Bima que vive por lá há anos, adora conhecer os turistas e tem até Instagram! Segue lá o cachorro mais style de Bali: @bima_bingin_beach_dog

Bingin Beach Bali

Bima Dog Bingin Beach Bali

Oferendas nas praias de Bali

A faixa de areia é bem estreita e tranquila. Essa praia é ótima para pegar sol, dar uma relaxada, ler um livro e ouvir música. Quando bater a fome, dê uma passada no Kelly’s Warung (@kellyswarung) para experimentar o Pitaya Bowl ($6). É parecido com o nosso açaí, só que bem rosa, podendo vir acompanhado de banana, granola e castanha. Também experimentamos o Smoothie de Pitaya e o Chicken Wrap. Tudo delicioso! Depois de comer, é possível relaxar nos sofás do restaurante, aproveitando o fato de não ter hora para sair…

Kelly's Warung Bali

Kelly's Warung Bali

5- GWK Park: Garuda Wisnu Kencana, o parque cultural de Bali

Este parque foi construído há pouco mais de 2 anos com o objetivo de funcionar como o local cultural oficial de Bali, para gente de todas as idades. Nele, são oferecidos shows, espetetáculos de música e dança, paintball, casamentos, além de uma ampla área histórica ao ar livre para passear. Dê uma olhada na programação do site antes de ir, e caso nada chame atenção, acho válido assistir apenas o espetáculo de dança para entrar no clima local!

Garuda Wisnu Kencana, o parque cultural de Bali

Vista Garuda Wisnu Kencana

O estacionamento custa $0,50 para motos, $5 pra carros e mais $10 por pessoa para a entrada com direito à uma apresentação de dança balinesa no anfiteatro. O parque também possui diversas esculturas gigantes e um pouco de história. O parque ficou pronto há pouco tempo, então é um passeio bem legal de se fazer para entender um pouquinho mais sobre a cultura. Instagram: @gwkbali

Ele fica bem no início da subida para Uluwatu, no lado esquerdo.

Jl. Raya Uluwatu, Ungasan, Kuta Selatan
Badung 80364, Bali-Indonesia

http://www.gwkbali.com/

Anote aí algumas dicas extras:

> Em Uluwatu é possível encontrar uma comidinha brasileira bem gostosa no PF Brasil. Você pode escolher a proteína (entre bife, frango e peixe) e os acompanhamentos (arroz, salada e feijão) são liberados. O prato que eu pedi, de carne, vinha com bolinho de peixe e aipim. Achei tudo ótimo e confesso que foi bem bom matar a saudade dessa nossa comida!

> Para jantar, indico o Yeye’s, um restaurante que está sempre cheio, com ambiente agradável e super em conta! A massa fica em torno de $5, a pizza $4 e refrigerante $1. Também há drinks e outros aperitivos. Como a região não possui tantas variedade de restaurantes como no centro, ou em Seminyak, por exemplo, essa é uma boa opção para uma sexta ou sábado à noite. Lugar ideal para ir em casal, mas também vale uma ida entre amigos.

> Separe $20 (dólares) para deixar o país! Sim, a Indonésia cobra esse valor, já no aeroporto, e caso você não o tenha em espécie, pode ter problemas para sair, perder o vôo e outras complicações mais.

> Não caia nos papos dos motoristas locais quando chegar no aeroporto. Pesquise os preços até o local de destino antes de ir, e só aceite preços que julgar serem justos. Procure indicação de um motorista de confiança que possa, inclusive servir de guia e fazer passeios, pois isso é muito comum por lá.

> Tenha cuidado com macacos!

> Não deixe de visitar Seminyak e Ubud, outras regiões bem diferentes de Uluwatu, mas todas em Bali.

Boa viagem!