Que tal aproveitar um belo dia de verão para fazer um passeio de barco em Arraial do Cabo? Arraial é um destino famoso por suas praias incríveis, com areias branquinhas e um mar paradisíaco, em tons de verde e azul.

Um passeio de barco te permite conhecer as praias da região sob uma perspectiva diferente, e sobretudo num dia de céu azul e calor, dar aquele mergulho refrescante num mar Caribenho não é nada mal =)

Mas qual é o melhor passeio de barco em Arraial do Cabo? Quanto custa? Como funciona o passeio? No post de hoje você vai conferir todas as nossas dicas para aproveitar ao máximo seu passeio de barco e não cair em furada!

Vale a pena fazer um passeio de barco em Arraial do Cabo?

Com certeza! Este destino tão pertinho do Rio de Janeiro (são 165 km – mais ou menos 2h30 do Rio de Janeiro) possui algumas das praias mais lindas da Região dos Lagos. A cidade fica próxima também de Búzios e Cabo Frio, a maior e mais conhecida da Região dos Lagos.

Como o nome já diz, a cidade é realmente um “cabo”, uma extensão de terra que adentra o mar. Parece que esse pedacinho do Brasil foi um pouco mais privilegiado que os demais – a areia tão clarinha faz o tom de azul do mar sobressair, e as suas praias são, sem dúvida, algumas das mais bonitas do Brasil.

qual o valor do passeio de barco em Arraial do Cabo
Águas incrivelmente transparentes. Foto: @nandahudson

Arraia do Cabo também é conhecida mundialmente por ser um excelente point para mergulho – a diversidade marinha é grande, e sempre que eu vou lá vejo pelo menos uma tartaruga. Ainda não tive a oportunidade de mergulhar em Arraial, mas a Gaia já mergulhou por lá e adorou!


Leia também: Fotos em Arraial do Cabo: 15 lugares incríveis para bombar seu Instagram


Qual é o roteiro do passeio ?

O passeio que é oferecido pela maioria das escunas tem um roteiro super legal: a primeira parada é na Praia da Ilha do Farol, seguindo para perto da Fenda da Aparição, depois para a Gruta Azul e então uma parada mais longa nas Prainhas do Pontal.

A Praia da Ilha do Farol fica em frente às Prainhas do Pontal e não é possível chegar lá por outro meio a não ser de barco. É cheio de regras por ser um local protegido pela Marinha do Brasil – tem acesso restrito, lugar certo para mergulhar, não pode permanecer por mais de 45 minutos e não pode levar nada que possa se tornar lixo.

passeio de barco em Arraial do Cabo saindo do Rio
A paradisíaca Praia do Farol. Foto: @nandahudson

Achei incrível todas essas regras, assim vamos garantir que ela permaneça linda e limpa por muito tempo. A cor da água e da areia são impressionantes, e a praia já foi eleita uma das mais belas do Brasil, considerando a pureza da água, a qualidade da areia e a paisagem. O tempo estava um pouco fechado quando chegamos lá pela manhã, mas deu pra ver de pertinho tamanha beleza!

Seguimos para perto da Fenda da Aparição, uma formação rochosa na ponta da “Ilha de Cabo Frio”, que tem uma história muito interessante: por volta de 1.700 um pescador encontrou uma estátua de Nossa Senhora Aparecida bem no meio da fenda…Até hoje a estátua permanece por lá!

onde pegar o barco em Arraial do Cabo
Fenda da Aparição Arraial do Cabo. Foto: @nandahudson

Passamos também em frente à outra formação rochosa curiosa, chamada Pedra do Gorila. Como você pode imaginar, a pedra se parece muito com o perfil de um gorila =)

Depois, seguimos mais um pouco até a famosa Gruta Azul, um cantinho da “Ilha de Cabo Frio” que é encantador! A Gruta tem esse nome devido ao seu interior ficar todo azulado, em determinadas épocas do ano, por conta dos raios de sol entrando nas fendas e refletindo a cor da água.

É muito raro os turistas verem o fenômeno, mas o passeio em si já vale a pena. Vimos tartarugas pertinho da gruta, e dizem que não é raro aparecerem golfinhos e até orcas!

quais os dias de passeio de barco em Arraial do Cabo
Gruta Azul Arraial do Cabo. Foto: @nandahudson

Dali, fomos para a parada mais longa, de 1h, nas Prainhas do Pontal. O barco parou no canto esquerdo da praia, em um lugar ótimo para mergulhar. Tiramos muitas fotos na água transparente, vimos peixinhos e nadamos bastante!

Apesar de ser alta temporada e a praia estar bem cheia, deu para garantir o nosso espaço na água e aproveitar aquele mar sem igual (pena que a água estava beeem fria!).

como funciona o passeio de barco em Arraial do Cabo
Tons de azul lindos ao longo do passeio de barco em Arraial do Cabo. Foto: @nandahudson

Seria tudo perfeito se uma escuna não parasse do nosso lado com o som super alto… E agora 1 chance pra vocês adivinharem o que estava tocando… Sim! Funk proibidão… Foram 30 minutos ao lado deles, e eu já comecei a imaginar como seria se eu tivesse caído na roubada de contratar meu passeio naquele barco.

Por isso galera, se vocês tem o gosto e o perfil parecido com o meu, peçam todos os detalhes e vejam se a escuna é realmente boa para vocês terem um passeio incrível!

qual o valor do passeio de barco em Arraial do Cabo
Mergulho refrescante nas Prainhas do Pontal. Foto: @nandahudson

Uma boa dica, se você for em alta temporada, é fazer o passeio pela manhã. Normalmente os barcos saem de manhã cedo, mas na alta temporada algumas empresas oferecem horários alternativos.

Nós fomos bem cedo e conseguimos pegar as praias mais vazias e foi mais tranquilo também para ir de Cabo Frio até Arraial, sem trânsito.

melhor passeio de barco em Arraial do Cabo
Pausa para fotos! Foto: @nandahudson

Como planejar um passeio de barco em Arraial do Cabo?

Qual o valor do passeio de barco em Arraial do Cabo? Qual o melhor? Quais os dias de passeio de barco em Arraial do Cabo? Confira abaixo algumas dicas legais para você aproveitar seu passeio com tranquilidade:

1.Dicas para não cair em uma furada

Já perdi a conta de quantas vezes estive em Arraial, sendo as Prainhas do Pontal, a minha praia preferida por lá. Na verdade trata-se de uma mesma extensão de areia, dividida por algumas pedras.

Anos atrás ela ficava super vazia já que para chegar era preciso fazer uma trilha de terra um pouco íngreme. Contudo, há alguns anos construíram uma escadaria de madeira, facilitando o acesso a todos, assim, a praia que era tranquila, ficou muito mais disputada e conhecida.

Com isso começaram a aparecer também uma quantidade enorme de escunas de passeio, que levam turistas para fazer um tour por algumas praias ali por perto, e claro, fazendo uma longa parada nas Prainhas.

Até aí, tudo bem, se não fosse pelos barcos que colocam funk proibidão super alto e atrapalham a paz das pessoas. Nada contra o funk (na verdade eu não gosto, mas isso não é o problema principal), mas sim contra o som alto, que estraga o passeio de quem quer curtir a natureza com tranquilidade!

quais os dias de passeio em Arraial do Cabo
O mar turquesa de Arraial do Cabo nas Prainhas do Atalaia. Foto: @nandahudson

E é aí que entra a minha dica para você não cair em uma furada: procure saber todos os detalhes antes de fechar o passeio! Chegando em Arraial você vai ver muita gente oferecendo passeios de barco por Arraial do Cabo em promoção e prometendo o mundo, mas vale a pena perguntar tudo antes de fechar, para não passar as 4h de passeio com um funk altíssimo tocando no seu ouvido ou ainda espremida num barco lotado!

Vale a pena ver também as avaliações no site da Trip Advisor antes de fechar o passeio, assim você vai ter a opinião de outras pessoas que já fizeram, e pode evitar gastar dinheiro à toa, num passeio que não vale a pena ou num barco pequeno e mal conservado.

E, para facilitar a sua vida, lá vai uma dica de ouro: a Arraial Vip! Fizemos o passeio com eles e recomendo muito. O barco era novo, o serviço ótimo, só tocava música mais tranquila (tipo Natiruts, que eu acho que tem super a vibe praia!), tinha uma galera bem família, não estava lotado e o marinheiro ia explicando todas as paradas com curiosidades e detalhes.

água azul turquesa em arraial do cabo
As águas das Prainhas de Arraial do Cabo são simplesmente surreais! Foto: @nandahudson.

Assim que entramos no barco, nos falaram que eles iriam fugir da muvuca (fomos em alta temporada, portanto a cidade estava lotada!) fazendo o roteiro contrário ao que a maioria das escunas fazem. Valeu a pena, pois pegamos a Praia da Ilha do Farol super vazia!

Além de trabalhar com capacidade reduzida para evitar superlotação, na parte de baixo do barco há um serviço de bar (pago à parte). Possuem também bote para desembarque nas praias, aluguel de máscara e snorkel por R$ 20,00, 2 banheiros e coletes salva vidas. Para quem quiser contratar um fotógrafo para registrar o passeio, há ainda dois profissionais à bordo.


2. Considere hospedar-se em Arraial do Cabo

Infelizmente, no meu ponto de vista, a cidade peca um pouco na organização e infraestrutura: as casas parecem ter sido construídas sem qualquer planejamento, o que é uma pena… Acho que muito mais poderia ser feito pela cidade, tendo em vista o enorme potencial turístico da região e suas praias incríveis.

De qualquer forma, há algumas opções interessantes de hospedagem, sobretudo em Airbnbs. Como os melhores passeios de barco em Arraial do Cabo saem bem cedinho, se hospedar na cidade pode ser mais confortável. Temos inclusive um post falando sobre isso, que pode ser super útil para você:

Airbnb Arraial do Cabo: as 15 casas de temporada mais incríveis


3. É possível fazer um passeio de barco em Arraial saindo do Rio

E para quem não tem muitos dias disponíveis para viajar e se hospedar em Arraial, uma ótima dica é fazer um passeio de barco para Arraial do Cabo saindo do Rio de Janeiro.

A Civitatis possui essa opção que é bem legal se você estiver hospedado no Rio por exemplo e quiser fazer uma programação diferente. O passeio dura um dia inteiro e eles providenciam transfer de ida e volta para o seu hotel.

Além disso, para quem gostaria de fazer um passeio em Arraial do Cabo com almoço, há um almoço tipo buffet incluído no tour, o que é bem prático.

melhores passeios de barco em Arraial do Cabo
Praias paradisíacas em Arraial do Cabo. Foto: @nandahudson

Dicas práticas para fazer um passeio de barco em Arraial do Cabo

Se você ainda tem dúvidas de como funciona o passeio de barco em Arraial do Cabo, qual a duração e de onde sai o passeio de barco em Arraial do Cabo, reunimos aqui algumas dicas para facilitar seu planejamento:

Qual a melhor época para fazer o passeio de barco em Arraial do Cabo?

Não há grandes variações de temperatura em Arraial, e na maior parte do ano você tem bastante sol e calor. No entanto, na alta temporada (verão) e nos feriados a cidade costuma ficar bem cheia, portanto, se você é daqueles que gosta de uma praia mais vazia e exclusiva, é bom fugir destes períodos.

Por isso, para um clima agradável unindo belos dias de sol com um pouco mais de tranquilidade, abril e maio são ótimos meses para fazer seu passeio de barco por Arraial do Cabo.

Onde pegar o barco em Arraial do Cabo?

Os passeios de barco normalmente saem da Praia dos Anjos ou do Porto do Forno. Fomos de carro até a praia dos anjos e conseguimos estacionar na rua, mas tem alguns estacionamentos privados que cobram a diária.

Quanto tempo dura o passeio de barco em Arraial do Cabo?

Em geral os passeios duram por volta de 4 a 5 horas, dependendo da empresa escolhida. As paradas nas praias variam entre 40 minutos e 1 hora. E se você está se perguntando em quais dias há passeio de barco em Arraial do Cabo, saiba que há passeios de segunda à domingo.

Quanto custa o passeio de barco em Arraial do Cabo?

O preço do passeio também pode variar bastante (por isso recomendamos sempre fazer uma boa pesquisa para o melhor custo x benefício), mas eu diria que a média é entre R$ 80 e R$ 150 por pessoa.

Qual o melhor passeio de barco em Arraial do Cabo?

Como já dissemos, é altamente recomendável pesquisar as avaliações das empresas antes de fechar seu passeio. Nossa escolha foi a Arraial Vip e foi uma escolha muito acertada para o perfil de passeio que desejávamos: pouca gente, música mais relax e tranquilidade.

#DicadaNanda: claro que nossos leitores não poderiam ficar de fora ao fazer um passeio de barco por Arraial do Cabo! Usando o cupom MALADEAVENTURAS você ganha 5% de desconto na hora de fechar seu passeio.

Em outras vezes que fomos à Arraial utilizamos também os serviços da Civitatis e  foi tudo certo! Eles possuem várias opções bem legais para quem busca passeios mais em conta.

Outro passeio que testamos e aprovamos foi no Saveiro Don Juan, que oferece um passeio na mesma linha tranquila, com música ambiente e um bar que vende drinks muito bons à bordo.

Qual a capacidade dos barcos em Arraial do Cabo?

Isso vai variar conforme o tipo de embarcação escolhida: uma lancha por exemplo tem capacidade para até 12 pessoas, enquanto uma escuna comporta até 150 pessoas.

Como contratar um passeio de barco em Arraial do Cabo?

Antes de mais nada é importante agendar com antecedência, sobretudo dependendo da época do ano em que você pretende fazer o passeio: alta temporada, feriados prolongados, etc, demandam uma antecedência maior.

Vale a pena entrar em contato com o pessoal da Arraial Vip para fazer uma cotação ou ainda com o pessoal da Civitatis.

Outros passeios em Arraial do Cabo

Para quem pretende ficar mais dias em Arraial do Cabo e gosta de atividades de natureza e de outras formas de explorar a região, separamos alguns passeios e atividades que você pode gostar de fazer:


Pronto para fazer seu passeio de barco em Arraial do Cabo?

Por fim, esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a escolher o melhor passeio de barco por Arraial do Cabo. E, caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, é só deixar aqui nos comentários! Adoramos receber seu feedback =)

Lá no instagram @maladeaventuras tem mais fotos desse dia incrível em Arraial do Cabo! Não deixe de acompanhar as nossas aventuras por lá =)


Você também pode gostar de ler:

Região dos Lagos (RJ): as 10 praias mais bonitas da região

Dicas de Arraial do Cabo: como chegar, quando ir, passeios e dicas de viagem

O que fazer em Arraial do Cabo: top 10 passeios imperdíveis

Onde ficar em Arraial do Cabo: hotéis e pousadas com ótimo custo x benefício


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *