Retrospectiva 2016 – viagens, projetos e as novidades que rolaram por aqui

2016 foi um ano de muitas conquistas para o Mala de Aventuras. Eu e Nanda nos dedicamos mais ao blog e seus projetos, rendendo ótimas viagens e uma visão de como o blog pode se transformar em negócio através de muito trabalho e dedicação.

Claro que ainda somos pequenininhas nesse universo dos blogs, mas aos poucos vamos aprendendo, nos aperfeiçoando e entregando um conteúdo completo para vocês. Em 2016 foram: 100 posts aqui no Mala de Aventuras, 27 vídeos no YouTube, pra lá de 400 fotos no Instagram e coberturas completas no nosso SnapChat e InstaStories ao longo das viagens. Fala sério, é muito amor pelo blog, né?

Agora vamos lá! Confira nossa retrospectiva 2016 com os melhores acontecimentos do ano que passou!

Janeiro – Fevereiro

A gente fica se coçando para programar qualquer viagem, e quando tem um feriado grande como o Carnaval, melhor ainda! Em 2015 conseguimos fazer uma viagem super em conta para a Chapada dos Veadeiros – fugimos do tumulto das ruas do Rio de Janeiro e encontramos muito sossego. Esse ano não seria diferente e fomos atrás de lugares que ainda não tínhamos explorado.

Sem Título-15

Neste Carnaval a gente se dividiu e cada uma foi para um cantinho mágico do Brasil. A Nanda embarcou para a calmaria da Bahia e conheceu alguns paraísos como Trancoso, a Praia do Espelho e Caraíva. Não precisa nem falar que ela amou né?

Sem Título-1

Enquanto isso, eu fui para um paraíso pertinho aqui da gente e ainda pouco explorado, o Saco do Mamanguá. Localizado em Paraty, ele é perfeito para quem busca calmaria e muita paz, mesmo em pleno carnaval.

Março – Abril

Em Março, demos um passo importante para o blog, que foi ir a WTM, uma feira de turismo que acontece anualmente em São Paulo. Lá conhecemos alguns blogs que admiramos muito, alguns parceiros que cultivamos ainda hoje e descobrimos um mundo de oportunidades.

Também rolaram algumas viagens pelo Brasil – aliás, explorar mais o nosso país está na nossa listinha de 2017!

Sem Título-14

Em Abril fomos convidadas a conhecer o Rio Quente Resorts e eu infelizmente não pude ir por causa do casamento da minha cunhada. A Nanda aproveitou e levou o namorado junto para conhecer as águas calminhas e quentes (de verdade!) do resort. Rolou até foto com a Gabriela Pugliesi, que é a mais curtida do nosso instagram!

Sem Título-13

Quem acompanha a gente desde o início sabe que a Nanda adora acampar e já foi algumas vezes para a Praia do Sono, em Paraty. Um outro lugar que ela estava doida para conhecer, era Aventureiro, uma praia maravilhosa na Ilha Grande.

Na semana santa o sonho saiu do papel e ela conseguiu explorar a praia e todas as trilhas que podem ser feitas ali por perto com alguns amigos. No post com as dicas para acampar em Aventureiro você pode se informar como faz para chegar lá e também sentir como é mágico aquele lugar!

Maio – Junho

Maio começou agitado e cheio de trabalho por causa de um projeto que temos muito orgulho: o Encontro Imperial! E logo depois emendamos outro projeto em parceria com a Cervejaria Bohemia – peixe grande, né? heheheh! Depois de muito trabalho, nada melhor do que férias, e assim exploramos dois lugares lindos da Argentina!

Sem Título-12

Neste mês rolou o Primeiro Encontro de Blogs de Viagem de Petrópolis, que apelidamos de #EncontroImperial. A gente deu duro e foi um baita trabalho organizar, mas o resultado foi surpreendente! Fizemos amigos que carregamos até hoje.

Mostramos um pouquinho para os blogs participantes nossa cidade querida. Mostramos principalmente o lado B da cidade, a parte de natureza exuberante e alguns spots perfeitos para quem curte aventura. As pessoas estão acostumadas a visitar Petrópolis pelo seu lado histórico, mas vale a pena experimentar esse lado B, viu! Confira aqui nossas aventuras por aqui.

Sem Título-9

Como meu namorado trabalha em uma multinacional, temos que aproveitar seus dias de férias para viajarmos juntos. Acho ótimo que ele consiga fazer isso durante os meses menos tumultuados para viajar, entre Abril e Junho. Essa é uma das minhas épocas preferidas para colocar o pé na estrada.

Dessa vez, optamos por um destino pouco conhecido pelos brasileiros e incrível para quem curte natureza e roadtrip. Alugamos um carro e percorremos os estados de Salta e Jujuy, no norte da Argentina. Vimos montanhas coloridas, os “ojos del mar”, que são pequenos lagos localizados em Salinas Grandes, além de muitas lhamas e vicuñas.

Sem Título-10

Tivemos um projeto incrível em Junho e Julho, que foi a websérie Mala de Aventuras + Cervejaria Bohemia, onde apresentamos em 3 episódios seus novos rótulos de cerveja inspirados em Petrópolis. Além disso, ficamos muito honradas com o convite para sermos as anfitriãs da Cervejaria na Bauernfest 2016. Mostramos ao vivo no Facebook deles como estava o festival da cerveja aqui em Petrópolis. Alguém viu? Contamos mais sobre essa experiência aqui.

Sem Título-11

Para comemorar uma data muito especial, o aniversário de sua mãe, a Nanda e a família foram para Mendoza (Argentina) e aproveitaram para tomar muito vinho em algumas vinícolas da região, praticar ski em Las Leñas e conhecer o Aconcágua (que estava encoberto no dia e não deu pra ver um dedinho #fail hahaha). Uma das melhores dicas da região é a Casa de Uco Wine Resort, um dos melhores locais para se hospedar por lá.

Julho – Agosto

A Argentina bombou aqui no blog ano passado! Já havíamos explorado Salta e Mendoza como vocês leram aqui em cima, e mais uma aventura ainda esperava a gente! Falta pouco para zerarmos a Argentina, hein? Se tiver dicas de outros destinos, comenta aqui pra gente!!

Sem Título8

Em agosto retornamos ao país vizinho, dessa vez para conhecer um pedacinho da Patagônia. Esquel é pouco conhecida pelos brasileiros mas é um destino imperdível!

Se você curte praticar snowboard ou esquiar, lá você encontra o Cerro La Hoya, uma estação muito mais em conta que a vizinha Bariloche (que fica a três horas de distância). Nós esquiamos muito, a condição da neve estava excelente (powder, como chamam os entendidos do assunto), e rolou até uma perna quebrada (do Jean, meu namorado, que se empolgou no último dia e rompeu a tibia).

Além disso, conhecemos o Parque Nacional los Alerces, um dos parques mais bem conservados que já tive a oportunidade de visitar. Seu principal atrativo são os lagos em tons azuis e verdes incríveis. Fiquei só imaginando dar um mergulho lá no verão (a gente pegou frio e chuva, muito azar…).

E ainda rolou Buenos Aires! A Nanda fez um stopover na cidade para conhecer o bairro descolado Palermo Soho.

Setembro – Outubro

Outubro retornamos a SP para a Adventure Sports Fair. Foi legal para fazer contato com empresas do setor e os conhecer blogs da RBO, a Rede de Blogs Outdoors, da qual fazemos parte. Foi um mês agitado para a Gaia, que emendou uma viagem na outra e voltou cheia de novidades!

Sem Título-7

Setembro é o mês em que acontece o Paraty em Foco, o festival de fotografia de Paraty. Eu tive a oportunidade de ir trabalhar no evento ao lado de alguns dos fotógrafos mais renomados do Brasil e do mundo. Imagine minha felicidade? Rola tanta coisa bacana na cidade ao longo do ano que resolvi escrever até um post sobre isso. Confira aqui o calendário de festivais de Paraty.

Sem Título-6

Eu emendei SP com outra capital mundial – fui direto para NYC em uma press trip representando o @loucosporviagem (obrigada pelo convite, Fabi!). Foi a primeira vez que fui à Big Apple e achei a cidade sensacional, com seu ritmo agitado e muitas opções de coisas para fazer o tempo todo. Confira alguns dos posts que eu escrevi para o Loucos Por Viagem aqui.

Sem Título-5

Outra novidade do Blog foi a entrada de três novas colaboradoras para o time! A Amanda, a Duda e a Tamíris chegaram com tudo para trazer mais conteúdos de qualidade para vocês. Elas trouxeram destinos como o Atacama, o Salar de Uyuni, o Nordeste Brasileiro, a Grécia e a Noruega.

Novembro – Dezembro

Novembro foi um mês tumultuado pra gente! Eu e Nanda ficamos sem nos ver por um mês inteiro por causa das viagens sobrepostas. Apesar da saudade, o InstaStories e o SnapChat foram ótimos para acompanhar a viagem uma da outra. Quem também acompanhou nossas viagens por lá?

Sem Título-4

O mês começou com uma viagem incrível para Israel. A Nanda embarcou nessa aventura de 10 dias a convite da Raquel, do @vamospraonde. Conheceu o país praticamente de Norte a Sul, passando por lugares históricos, religiosos e curiosos. Os posts estão um pouquinho atrasados, mas já já a cobertura completa estará por aqui. Por enquanto, vale a pena ver o que já foi postado no blog da Raquel, clicando aqui e também navegar pelo nosso instagram – tem várias fotos lindas por lá!

Sem Título-3

Em seguida, veio Lisboa. Eu aproveitei que algumas amigas estão morando na cidade e fui desvendar os segredos deste país de quase 1000 de idade! Além de ter me apaixonado pelos pastéis de nata, eu ainda descobri que o país tem uma beleza natural incrível, aliada a sua história e suas antigas cidadezinhas. Leia mais sobre Lisboa e Porto aqui.

Sem Título-2

E para fechar o ano, rolou a Eurotrip da Nanda, que visitou Berlim, Dresden, Praga e Budapeste com o namorado em uma viagem de 12 dias pelo velho continente. Cada cidade tem o seu encanto e o seu charme, mas a Nanda ficou apaixonada mesmo por Budapeste – as construções antigas, a sua histórias, a vida noturna animada e as termas espalhadas por toda a cidade foram inesquecíveis!

Sem Título-1

Nosso Rio de Janeiro continua lindo e abençoado com um verão de sol e praia e disso dezembro foi cheio. Segue a gente no Instagram pra acompanhar de perto nosso dia a dia!

**

O ano terminou mais calmo por aqui, sem viagens programadas devido ao péssimo dia em que caiu o Reveillon (em pleno sábado, ninguém merece!). Mas já estamos de olho em todos os feriados de 2017, que está aí! Quem mais está animado para esse ano que acabou de começar e promete muitas viagens e aventuras?

Beijos,

Gaia