Brie Richelieu Baroque

Restaurante Baroque: uma experiência deliciosa em Búzios

Está em busca de um destino de final de semana partindo do Rio de Janeiro? Armação dos Búzios é o meu balneário preferido do estado, não só pelas praias, mas também pela diversidade de restaurantes e bares encontrados na Rua das Pedras e em outros cantinhos da cidade. Uma preciosidade que descobri recentemente por lá foi o Restaurante Baroque, que fica escondidinho em uma rua de Manguinhos e que você não pode deixar de ir ao visitar Búzios.

Parte do movimento Slow Food, o Baroque não é um restaurante para quem está com pressa ou está acostumado a um atendimento tradicional.  Esse tendência internacional prefere produtos frescos aos industrializados e processos de fabricação / cozimento mais artesanais, celebra o comer  bem e é para quem aprecia uma boa comida.

Confira também: Uma aventura gastronômica em Itaipava: La Mesa Gastro Lar

 

Restaurante Baroque Buzios
Restaurante Baroque Buzios

Com decoração antiguinha, a sensação ao entrar no Baroque é que você está entrando num antiquário. A maioria dos móveis são de madeira escura, as mesas estão postas com lindos candelabros nos centros, há um piano vertical, cortinas estampadas e uma série de miudezas espalhadas.

decoração baroque buzios
Decoração Baroque Buzios

decoração restaurante baroque buzios

Uma das grandes diferenças desse restaurante não é exatamente a comida, mas o casal de proprietários Ivana e Michael. Além de comandarem os fogões, eles nos receberam pessoalmente e nos deram toda a atenção possível. Ele, alemão, ela, tcheca. Os sotaques eram nitidamente estrangeiros e, apesar de alguns tropeços, conseguimos nos entender bem. rsrs

chef Baroque Buzios

Ivana fez questão de decidir os pratos junto com a gente, indicando alguns dos preferidos da casa, que também podem ser conferidos num quadro negro com o ‘ranking’ dos pratos mais vendidos. Não deixe de provar o Brie Richelieu (R$79), que coisa mais deliciosa!!! Ele é uma espécie de folhado recheado de queijo Brie com calda de blue berries. Não é a toa que ele está no topo da lista.

Melhores pratos Baroque Buzios

Brie Richelieu Baroque

Para o prato principal, a Ivana sugeriu que provássemos a Ribs on the Barbie (R$149), prato de origem australiana que eu adoro. A costelinha estava desmanchando, no ponto perfeito e com um molho barbecue delicioso. Os acompanhamentos também estavam excelentes: batatas coradas, chucrute e salada coleslaw. Nós éramos três e ficamos super satisfeitos com esses dois pratos. As porções eram bem generosas.

costelinha baroque buzios

Ah! Não posso deixar de mencionar a entrada: um presunto alemão defumado com uma cestinha de pães. Para acompanhar, pedimos algumas das cervejas artesanais do cardápio.

entrada baroque buzios

O atendimento acolhedor por parte do casal tornou tudo mais especial no Baroque. Recomendadíssimo!

Mais informações

O Michael, dono do Baroque, pediu que inseríssemos o texto abaixo, que explica mais a fundo a essência do restaurante:

O Último Moicano

Uma montanha de boas historias

E por que e o último Moicano? Por que o Baroque é diferente dos outros?

Baroque Slow Food é um movimento internacional que reúne pessoas apaixonadas por gastronomia, celebra o alimento de qualidadeBaroque oferece pratos tradicionais com uma técnica tradicional e combinações que lembra nossos avós.

Sim. Alta gastronomia com cozinha tradicional francesa e também alemã é muito difícil de encontrar nos restaurantes de hoje. Hoje, os restaurantes estão relutantes em combinar o excelente produto do país e oferecem qualidade na fusão e na qualidade da invenção de bons chefs. 

Quem vai se identificar com a experiência proposta pelo Baroque Slow Food? 

Aqueles que estão interessados na história e amantes de arte estão em um lugar ideal quem procura alta gastronomia, lugar intimistaBaroque é pessoal, não é anônimo, é transparente e serve para amantes da alta gastronomia verdadeira. Baroque está aberto a todos os clientes, todas as categorias.

Hoje você pode ir ao museu e ver as peças bonitas e raras. Sim. Mas a maioria deles há uma grande distância e você não pode tocá-los. Da mesma forma, as peças mais raras do mundo desaparecem e praticamente não existem mais. Baroque é um dos últimos lugares onde você pode encontrar Albrecht Dürer, do Renascimento nórdico (1495) Albert Jacob Cuyp do barroco (1524), Leonardo da Vinci ,alta renascimento (1503), Eugéne Dalacroix (1830) ,romantismo francés, Monti Cesarino, famóso  (1960), Marionnettes de Museum de marionettes de Cesky Crumlov-Casa de conto de fadas  , peças raras de Biedermeier (cultura burgesa) (1815-1848) central Europa, Porcelana de Neapol (1771-1834) e Meissen ( 1708 ) ou Porcelana de Sévres (1760) Luis XV, Raro coleção- Relógios de parede – Violino , Piano Seiler (1849) fabric.Eduard Seiler,uma das primeiras peças de fábrica, Raro Relógio Pedestal ,,LONDON,, de Birmingham– (Georgian englisch tall case Grandfather clock -White & Son -), Pratos WH Grindley Crempetal, porcelana inglesa , pratos Royal Ivory de  Boémia e Especial serviço de BCL. Cristais de arte Bohemia, peças de vários móveis originais do período barroco, rococó e classicismo, talheres e baldes de prata.

Quem não vai se identificar com a experiência proposta pelo Baroque?
Clientes que procuram um clima tipo bar ou boate ou diverso com muitas pessoas.

Endereço: Rua das Palmeiras, 07 – Manguinhos | Búzios, RJ

Telefone: 22 2623-1605