Como escolher a melhor barraca de camping

Como escolher a barraca de camping ideal para você

Se você está planejando comprar uma barraca de camping mas não sabe por onde começar, esse post é para você! Descubra as características essenciais para checar antes de fazer sua compra, como tamanho e peso, impermeabilidade, sobreteto, costuras e conforto.

Todos os aspectos são importantes dependendo do seu objetivo com o equipamento. Se você é um campista iniciante, intermediário ou experiente, o seu “budget” para investir em uma barraca… São muitas variantes e marcas no mercado.

Já ouvi muita gente falar que passou perrengue acampando, mas pode ter certeza que eles não estavam com o equipamento adequado para o tipo de camping que eles se propuseram a fazer. Não adianta ir com uma barraca arejada para o alto de uma montanha onde faz zero grau.

Da mesma maneira, não adianta ir com uma barraca super resistente a ventos e temperaturas negativas se você vai acampar na praia.

acampar na praia
Camping do Seu Orlando, no Saco do Mamanguá. Fev/16.

Se você não é um campista frequente ou é sua primeira vez acampando e você não sabe exatamente que tipo de camping vai fazer ao longo da sua vida, não gaste rios de dinheiro em uma barraca, pesquise antes de fazer sua compra. Só não vá até a Casa e Vídeo comprar aquelas barracas de R$100 pois vai ser um arrependimento depois.

Leia também: Como escolher a bota de trekking ideal para você + as melhores marcas do mercado atualmente

Peso 

Se você pretende fazer longas trilhas ou caminhadas em que você já vai ter que carregar um mochilão pesado, cada grama a menos conta. Mas é importante prestar atenção se você não está abrindo mão de aspectos importantes de uma barraca só para ter uma mais leve.

Muitas marcas economizam em zíperes para ter uma barraca mais leve, mas isso também quer dizer que a barraca será menos ventilada. Opte por barracas com armação de alumínio, que além de serem mais leves, também são mais resistentes e não corroem quando expostas à chuva.

Meu pai tem uma da Trilhas e Rumos, modelo backpacking que pesa apenas 2,3 Kg para 2 pessoas. Ela é mais adequada para climas quentes. É ideal para longas caminhadas por ser leve, mas deixa o conforto em segundo plano. Só dá para entrar sentado, ela é pequena para colocar as mochilas de duas pessoas dentro e para dormir, só saco de dormir. Ele já tem essa barraca a 10 anos e usa anualmente ao menos duas vezes para subir montanha, ou seja, é uma barraca durável e seu peso é sua maior vantagem. Esse modelo não existe mais, mas a barraca Cota 2 ALUMÍNIO (pesa 2,6 e também é para 2 pessoas) se assemelha bastante em peso, sendo dessa mesma marca.

Caso você vá acampar em lugares de fácil acesso, que não tenha que andar muito ou consiga ir de carro até o local, o peso da sua barraca não vai ser um fator tão importante assim. Procure então barracas com atributos mais essenciais para a sua necessidade.

Se você busca conforto, uma barraca com avanço frontal para deixar os calçados ou outros itens pode ser uma boa opção. Outro fator que traz mais conforto, porém deixa a barraca mais pesada, é o sobreteto de nylon. As duas camadas de tecido facilitam a ventilação e deixam sua barraca mais arejada, evitando aquele “efeito estufa” pela manhã.

Um amigo nosso, o Lucas, possui a barraca Super Esquilo 6, também da Trilhas e Rumos. Ela é bem espaçosa (para 6 pessoas), mas por conta disso, ela pesa 8,4 Kg. Ele disse que a barraca é ótima e não vai te deixar na mão na chuva. Ela tem 4 mosquiteiros, o que a deixa bem arejada também, e é possível ficar em pé com tranquilidade dentro dela.

Tamanho

Se você é um aventureiro solitário, o melhor é optar por uma barraca menor, que vai te poupar em peso e espaço na mochila.

A barraca  é para 1 pessoa, pesa 2,3 Kg e as dimensões são 260 x 140 x 100cm. Ela é ideal para condições extremas de vento e chuva.

Barracas para duas pessoas normalmente não tem muito espaço dentro para as mochilas e equipamentos e muitas vezes são mais confortáveis para 1 pessoa sozinha que esteja carregada, do que, de fato, para duas. A não ser quando possuem avanço frontal, com espaço para deixar  seus itens nessa “varanda” da barraca, como a Super Esquilo 2, da Trilhas e Rumos, que é bem espaçosa e pesa 3,8 Kg. Um amigo que tem essa barraca disse que o único ponto fraco dela, é que a ventilação não é muito boa. Só tem um mosqueteiro e em climas quentes não é a barraca ideal.

Eu e a Nanda temos a barraca Indy 3/4 da Nautika. Nós achamos a barraca ótima! É super espaçosa, e, apesar dela ser para 3 ou 4 pessoa, acho que ela é excelente para um casal. Dá para dormir com bastante conforto, cabe colchão inflável de casal e as mochilas dentro da barraca. Ela é ideal para locais com a temperatura amena, e com o sobreteto aguenta mais calor, mas não recomendo como uma barraca para climas quentes, porque ela é pouco arejada. É uma barraca mais para camping de fácil acesso do que para montanha, pois ela é pesada para uma trilha longa (5 Kg).

barraca de camping para casal
Estreia da nossa Indy Nautika na Chapada dos Veadeiros. Fev/15.

Considerações sazonais

3 estações

O Brasil é um país tropical e muitas vezes é difícil fugir da chuva aqui quando se acampa, porém a não ser que você acampe em um pico alto do nosso país, não espere encontrar um clima muito frio. As barracas para 3 estações são o tipo mais comum no mercado. Elas são feitas para aguentar climas de verão, primavera e outono. Elas até suportam um clima frio, mas nada muito extremo.

Uma ótima barraca para 3 estações é a Nepal da Azteq. Ela é ideal para duas pessoas, e tem avances laterais para guardar os equipamentos. Pesa 2,5 Kg e aguenta muita chuva. Tanto o piso quanto o teto suportam uma coluna d’água de 6.000mm e ainda tem as costuras seladas eletronicamente. Ela também tem abertura de ventilação pra climas quentes e possui saia para neve.

4 estações

Se você pretende acampar em lugares com temperaturas próximas de 0ºC, o ideal é comprar uma barraca para 4 estações. Esse tipo de barraca é feito para aguentar condições de frio extremo, camping em glaciares e/ou onde há precipitação em forma de neve. Elas costumam ter o formato iglu, para que não haja acúmulo de neve no teto. A parte negativa é que elas costumam ser mais pesadas também, por conta dos seus tecidos que são reforçados para aguentar fortes ventos.

A barraca VE 25 da The North Face é o modelo mais famoso para escalar alta montanha. A barraca tem uma performance tão boa que foi, inclusive, copiada por diversas outras marcas. Esse modelo é o que sempre aparece em filmes, revistas e fotos de expedições. Ela é ideal para climas como o dos Andes ou do Himalaia. Ela pesa cerca de 5,3 Kg e tem capacidade para 3 pessoa.

camping no açú petrópolis
Morro Açú (Petrópolis) com temperaturas negativas. Jul/16.

Outros pontos importantes

Impermeabilidade

Quando se está acampando, uma das maiores preocupações é a de acordar encharcado por uma chuva inesperada. Para que isso não aconteça, é extremamente importante que você preste atenção em quanto de coluna d’água a barraca suporta. Uma boa barraca deve suportar pelo menos 1.000mm de coluna d’água para não te deixar na mão.

Sobreteto

O sobreteto é parte essencial de uma barraca. Ele protege a barraca do sol, da chuva e de ventos. Se você mantiver o seu sobreteto em bom estado, a sua barraca pode durar anos!

Não caia na armadilha de comprar uma barraca sem sobreteto ou uma que venha apenas com um “chapeuzinho” na parte de cima. Elas costumam ser mais leves e mais baratas, mas vão te deixar na mão na hora que você mais precisar.

Lembra que citei a barraca da Casa e Vídeo ali em cima? Minha irmã passou esse perrengue em um camping em Paraty. Veio uma chuva inesperada e a barraca não suportou, ou seja, perrengue.

Costuras

As costuras são outro detalhe que não podemos deixar de lado na hora de escolher a nossa barraca. Uma costura não reforçada pode resultar em goteiras numa chuva, mesmo que a barraca tenha tecidos impermeáveis, pois a água vai passar pelos furinhos da costura.

A maior parte das barracas já vem com as costuras seladas. Mas é sempre bom prestar atenção nesse detalhe, principalmente se você for comprar uma barraca mais barata.

Conforto

Barracas são um espaço muito pequeno e, para quem não está acostumado, apresentam um ambiente um pouco claustrofóbico. A minha dica é que você comprar uma barraca com a capacidade para uma pessoa a mais. Por exemplo, se você precisa de uma barraca pra 2 pessoas, compre uma de 3. As barracas são dimensionadas com uma média de 60cm por pessoa e isso é muito pouco comparado a uma cama. A não ser que você tenha uma barraca com avanço, você ainda terá que dividir seu pouco espaço com todos os seus equipamentos, como mochilão, sapatos…

A Indy Nautika que citamos acima (o modelo que temos atualmente) é para 3/4 pessoas. Dentro dela cabem um colchão inflável para casal, além das mochilas. Não bastasse isso, ela tem o avanço, que permite deixar sapatos e outros equipamentos do lado de fora. Uma das coisas que mais gosto nela é o conforto.

Custo x Benefício

Você é iniciante nessa vida de aventuras e não sabe qual barraca comprar? Produtos de camping podem te exigir um investimento alto se você quiser realmente um produto que vai suprir todas as necessidades de um campista.

Acredito que um campista iniciante pode se conter às necessidades básicas em um primeiro momento e, conforme for tomando gosto pela coisa, vai melhorando os seus equipamentos. Se você quer uma boa barraca, mas não tem muito dinheiro para investir, uma opções com ótimo custo x benefício para um iniciante, é a Dome 3 da Nautika. Não é cara em relação à outros modelos que vemos no mercado, e tem características básicas essenciais para uma barraca não te deixar na mão. Cabem de 2 a 3 pessoas e pesa aproximadamente 2,6 Kg, ou seja, é leve, e a impermeabilização é de 800mm de coluna d’agua.

Se você já está querendo investir um pouco mais, a Guepardo tem o modelo Phoenix 2. Essa barraca é boa tanto para montanhismo, quanto para camping. Ela aguenta uma coluna d’água de 2.000mm, então tem uma alta performance na chuva e também com fortes ventos. Ela é uma barraca para duas pessoas e pesa 3,6 Kg.

Onde comprar sua barraca de camping

Nós indicamos a loja Alta Montanha, que trabalha com as melhores marcas do mercado, como a North Face, Salomon, Nautika, Trilhas e Rumos, entre outras.

É isso! Já está pronto para encontrar a barraca ideal para você? Qualquer dúvida, pode deixar um comentário aqui que tentaremos ajudar na medida do possível!

** Um agradecimento especial a Lysia Carvalho, que colaborou com a elaboração deste post! **