Trancoso, que pertence à Costa do Descobrimento na Bahia, já possui uma beleza natural por si só. Mas agora é hora de mostrar uma hospedagem única na cidade: a Pousada Mata N’ativa.

Trancoso é uma cidade com muita opção de lazer, história, cultura, entretenimento, passeios e festas para desfrutar, o que atrai visitantes todos os anos. Já mostramos aqui no blog um roteiro de 5 dias na Costa do Descobrimento, passando por Trancoso. Não deixem de conferir.

Se você se preocupa com o meio ambiente e gosta de passar as férias próximo à natureza, você vai amar a dica de hoje! A Pousada Mata N’ativa nasceu exatamente com este pensamento ecológico. Para ficar ainda melhor, adicionaram algumas pitadas de charme e conforto. Assim os hóspedes sentem essa forte relação da pousada com a natureza, assim como o cuidado constante com pequenos detalhes.

Logo na entrada já dá para sentir o clima de paz e tranquilidade que a pousada oferece!

Pousada Mata N’ativa foi fundada em 2003 por Daniel e Daniela, um casal que saiu de São Paulo para desenvolver uma pousada “Ecológica de Charme”, como eles mesmos denominam. O que era um projeto de vida, foi ganhando forma e, a cada ano, mais força, se tornando um ambiente muito procurado e bem avaliado. Quando você está lá, a dedicação e carinho dos funcionários fica muito evidente e os hóspedes acabam por se sentir super acolhidos!

Localização

Bem próximo ao famoso Quadrado de Trancoso, e a 400m da Praia dos Nativos, a Pousada Mata N’ativa tem uma localização privilegiada. Isso possibilita o deslocamento dos hóspedes a pé, o que é uma grande vantagem nos dias de hoje. Afinal, quem quer ter as mesmas preocupações do dia a dia quando está de férias? A ideia aqui é só relaxar!

Durante o dia, você pode caminhar da pousada até a Praia dos Nativos, e continuar até a Praia dos Coqueiros. Lá é onde ficam os melhores beachclubs. À noite, pode atravessar o morro que dá acesso aos restaurantes, bares e lojas de Trancoso, nas charmosas casinhas do Quadrado.

Estrutura

A pousada oferece aos seus visitantes uma oportunidade de vivenciar a natureza de perto. É possível topar com bicho-preguiça, saguis, marsupiais, macaco-prego, raposa entre outros animais, no portão de entrada, além de pássaros como o tiê-sangue e o corrupião. Esse contato intenso com a natureza, aliado ao conforto das instalações, tornam a estadia muito agradável.

pousada-mata-nativa-trancoso
Caminho da recepção até a suíte: muita área verde!

Ela conta com 12 suítes decoradas com trabalhos da artista plástica e estudiosa da fauna e flora brasileira Maruzka Cara, conhecida pelas suas lindas aquarelas que retratam a natureza do Brasil. Conta com boa infra-estrutura como uma piscina com área rasa, sala de massagem, mini-spa com jacuzzi, estacionamento gratuito, sala de TV a cabo, mini-biblioteca com livros nacionais e internacionais, bar e restaurante.

Faça aqui a sua reserva na Pousada Mata N’Ativa

Quartos

Todas as suítes são equipadas com o que há de mais moderno: TV, DVD, frigobar, cama king size, ar condicionado split e secador de cabelo. Cada uma conta com um nome, independente de sua categoria, o que aproxima os hóspedes da natureza local. A suíte master que me hospedei, por exemplo, tinha o nome de Sibipiruna, uma árvore de grande porte nativa do Brasil, que pode chegar a 28 metros de altura!

Com uma banheira jacuzzi na área externa e pé direito alto, minha suíte era bastante confortável e ideal para a hospedagem de um casal ou até mesmo de uma família, já que o quarto abrigava até 4 pessoas. Dentre as facilidades extras estavam a TV a cabo, o banheiro com jardim de inverno e uma ampla varanda com rede e chuveiro.

suite-pousada-mata-nativa
O cuidado na hora de fazer a cama: muitas flores naturais para enfeitar sua estadia
suite-pousada-mata-nativa
Os pequenos detalhes que fazem toda a diferença
suite-master-pousada-mata-nativa
A jacuzzi nos permite relaxar depois de um dia de longos passeios pela cidade
jacuzzi-pousada-mata-nativa
Curtindo uma jacuzzi depois da praia, nada melhor

Pela diversidade de suítes e serviços, a pousada Mata N’ativa consegue atender desde casais, inclusive em lua de mel, que procuram sossego, até solteiros querendo mais badalação por ser próximo ao Quadrado. Atende também famílias com ou sem crianças. Todas as acomodações ficam próximas a grandes áreas de vegetação, o que faz com que todos os quartos sejam bem tranquilos.

pousada-mata-nativa
Outras suítes disponíveis na pousada

Área compartilhada junto à recepção

Chegando na recepção, uma casa após os quartos, você encontrará bastante opção de lazer. Subindo as escadas há uma biblioteca com livros em português, francês, espanhol e em inglês. As temáticas são diversas, para agradar a todos em dias de chuva, além de uma lista de filmes que fica à disposição sem custos adicionais. Para as crianças, há uma sala de brinquedos com lousa e dois baús com diversos itens para a diversão. Toda essa brincadeira pode ser acompanhada pelos pais do banco que fica à frente, ou da própria biblioteca que fica ao lado.

recepcao-pousada-mata-nativa
Vista da pousada bem da entrada, onde fica a recepção
sala-pousada-mata-nativa
Sala de TV super convidativa
biblioteca-pousada-mata-nativa
Biblioteca equipada com livros em vários idiomas, ideal para dias chuvosos

Área da piscina

A piscina, além de bonita, possui uma parte rasa e uma parte funda, o que atende a crianças e adultos sem preocupação. Também é possível pegar sol deitado na espreguiçadeira e pedir um drink ou caipirinha do bar e restaurante que fica ali do lado, na mesma área do café da manhã.

Há uma cesta com toalhas próprias para o banho na piscina e um chuveiro bem próximo dali. A playlist selecionada para tocar nesta área é bem agradável, não atrapalhando a conversa nem o momento de relaxamento. Achei que tudo foi muito bem pensado e estruturado, e minha estadia em Trancoso não poderia ser melhor!

piscina-pousada-mata-nativa
Manhã de sol com essa piscina super atrativa
piscina-pousada-mata-nativa
Aqui você podem ver como a piscina é bem grande

Restaurante e bar

No restaurante são servidos diversos tipos de pratos. Desde deliciosos sanduíches nutritivos e naturais para repor as energias, além de saladas, massas, filet mignon, peixe, acompanhados de diferentes molhos, como chutney, tudo bem caseiro e saudável. Pedi uma salada de atum que veio muito bem servida e um suco de abacaxi com hortelã revigorante enquanto passava uma tarde na piscina. Também tive a oportunidade de experimentar uma massa deliciosa: pedi o clássico spaguetti a bolognesa, também muito bem servido e saboroso. Com tanta mordomia, quem disse que dá vontade de sair dali?

Além disso, a maioria dos restaurantes do Quadrado só abrem na parte da noite. Então minha dica é: aproveitem que a pousada tem bastante opção e almocem por lá mesmo. Para a noite, peçam sugestão na própria recepção de restaurantes para conhecer. As meninas tem ótimas dicas para todos os gostos!

Faça aqui a sua reserva na Pousada Mata N’Ativa

piscina-pousada-mata-nativa
Você pode escolher almoçar do lado de dentro ou nesta mesinha do lado de fora
restaurante-pousada-mata-nativa
Salada de atum com tomate seco, cenoura, alface e rúcula
restaurante-pousada-mata-nativa
O clássico spaguetti à bolognesa

Café da manhã

É na área da recepção que é servido o café da manhã, indispensável para começar bem o dia. Há uma grande variedade de pães feitos na própria pousada, além de bolos, frutas, sucos, café e leite. Os frios são servidos diretamente na mesa, assim como as tapiocas e ovos, caso você peça (aconselho pedir, hein!).

Os itens expostos variam de acordo com o dia e as cozinheiras são super atenciosas. Há opções bem leves para a galera fitness como pasta de amendoim integral, granola e batata doce. A própria Gabriela Pugliesi já esteve lá e aprovou! Mas o que eu mais gostei foi o iogurte caseiro, o complemento ideal para terminar meu café da manhã.

cafe-pousada-mata-nativa
Mesa farta de café da manhã
cafe-pousada-mata-nativa
Reparem na grande variedade de pães!
cafe-pousada-mata-nativa
O espaço para o café da manhã é bem amplo
cafe-pousada-mata-nativa
Você pode escolher ficar na área externa também
cafe-pousada-mata-nativa
ou até mesmo tomar café de frente para a piscina

Spa

Ao lado do Rio Trancoso e com vista para ele, está o spa da Pousada Mata N’ativa. O aviso na entrada já diz: “tire os sapatos e relaxe”. Ali, você pode apenas ler um livro ou uma revista nas espreguiçadeiras caso queira fugir do sol. Ou depois de um dia de praia, fazer uma massagem terapêutica e tomar um banho na banheira de hidromassagem olhando para o rio e relaxando.

O cuidado com os detalhes em toda a pousada é perceptível. Claro que no spa não poderia ser diferente: a iluminação baixa, as almofadas e cortina te transportam para um ambiente de paz e tranquilidade. Digo por experiência própria que depois de passar alguns dias ali, você realmente volta para a sua cidade bem mais relaxado e preparado para lidar com o dia a dia.

spa-pousada-mata-nativa
Espriguiçadeiras para relaxar enquanto lê um livro
spa-pousada-mata-nativa
Não tem como não amar o clima daqui

Atividades

Há grande possibilidade de passeios organizados na própria recepção como passeio à cavalo, de bicicleta, barco e até helicóptero, para quem quer admirar a costa de cima. São opções sob-medida para todos os gostos e bolsos.

Alguns dos passeios sugeridos:

  • Transfer aeroporto Porto Seguro – Santo André 1h30min – 2 noites em Santo André – passeio de barco pelo rio e ilhotas.
  • Transfer de carro privativo de Santo André – Arraial d´Ajuda – 2hs – 2 noites em Arraial d´Ajuda – passeio Observação de Baleias, visita a rua Mucugê e praias.
  • Transfer de carro privativo Arraial d´Ajuda – Trancoso – 40min 3 noites em Trancoso – passeio à cavalo pelas redondezas, fazendas e praias (pode ser feito também em quadricículo ou bicicleta) duração 3hs; passeio de caiaque pelo rio Trancoso 2hs;
  • Transfer de barco à Caraíva, passando pela Praia do Espelho. 1 noite em Caraiva – passeio de barco pelo rio, almoço restaurante beira-rio – retorno de stand-up.
  • Transfer caraíva – Trancoso em carro privativo – 1 pernoite Trancoso, descanso.

E para aqueles que querem ficar por ali mesmo, nadar no rio Trancoso, em frente à pousada é uma experiência única. Se preferir, você pode subir o rio de caiaque ou SUP desvendando a natureza.

rio-pousada-mata-nativa
Rio Trancoso, beirando a pousada

Quando ir?

Eu diria que em qualquer época do ano, já que a pousada possui estrutura para lazer até mesmo nos dias de chuva. Se você procura agito, é claro que na alta temporada há sempre mais eventos e o tempo fica mais firme, mas por outro lado, os lugares costumam ser mais cheios e mais caros. Se está procurando sossego, entre abril e junho e entre setembro e novembro podem ser boas épocas, pois apesar de ser baixa temporada, o tempo costuma ser estável.

Há também outros momentos em que a cidade fica cheia, como durante o festival de música em Trancoso que acontece no mês de março e está em sua sexta edição, além dos feriados como Páscoa, Corpus Christi, Independência, e dia de Nossa Senhora. Aproveite os feriados de 2017 e garanta a sua reserva!

Como chegar?

Você pode chegar mais rapidamente de avião pelo aeroporto de Trancoso, mas também pode chegar pelo aeroporto de Porto Seguro. Fica a aproximadamente uma hora da pousada, de carro, tanto pelo norte quanto pelo sul. Neste caso, vá pela rodovia federal BR101 ou pelas estradas estaduais. O importante é que Trancoso não tem um acesso complicado. A pousada fica bem perto do Quadrado, não sendo difícil de encontrar.

Chegar à noite é um pouco mais difícil, mas você encontrará a sinalização da pousada assim que descer o morro e passar o rio. Neste caminho, você primeiro seguirá pela rua principal, passando as pousadas Quarto Crescente, Ouro Sobre Azul e continuando a Estrada da Balsa até passar o morro e a ponte sobre o Rio Trancoso. Então você estará no seu destino! 😉

Informações úteis

  • Os passeios podem variar devido a condições meteorológicas e sujeito à confirmação de disponibilidades.
  • Cama extra tem cobrança de 20% sobre o valor double; duas camas extras cobrança de 30% sobre o valor double.
  • Crianças são aceitas, inclusive bebês. Possuem berço em caso de solicitação antecipada.
  • Há pacotes diferenciados para casais em lua-de-mel com cestas sob medida, decoração especial e outros mimos.
  • Não são aceitos animais de nenhum porte.
  • Check-in após as 14hs e check-out até as 12hs.
  • A equipe é muito atenciosa e lhe ajudará com o que precisar para tornar sua experiência o mais agradável possível.
  • A média de uma diária na Pousada Mata N’ativa é de R$450.

Endereço: Estrada Trancoso-Arraial, s/n – 100 m após a ponte do Rio Trancoso – Trancoso/BA

Telefone: (73) 3668-1830 | (73) 98804-6830

E-mail: [email protected]

Clique aqui para fazer sua reserva pelo Booking e garanta descontos especiais!


O blog foi convidado pelo hotel, mas acho importante ressaltar que exprimi minha opinião verdadeira aqui nesse post e super indico a Pousada Mata N’ativa para uma viagem a Trancoso.


Você pode gostar também de conhecer Caraíva. Fica bem pertinho de Trancoso e é mais um destino paradisíaco na Bahia. Veja mais aqui.

 


 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @amanda.kraemer
Amanda
Designer, nômade digital e amante da gastronomia, encontrou nas suas viagens solo uma busca eterna pelo autoconhecimento. Vive para explorar novos destinos e experimentar diferentes sabores enquanto contribui com projetos criativos para jovens empreendedores. Pretende nunca mais parar.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

1 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *