Explorando o Rio como um local: Ipanema e Leblon

Ipanema e Leblon: alguns dos bairros mais típicos do Rio de Janeiro, principalmente, por causa das praias e do visual de tirar o fôlego! Nesse post, te mostramos 10 dicas que vão fazer você se apaixonar por Ipanema e Leblon, muito além do balanço do mar.

Tem lugar para passear naquele domingo de sol, barzinhos descolados, trilha para os aventureiros, entre outros. Essas são as dicas de uma carioca da gema para você fugir dos lugares mais turísticos e aproveitar o Rio como se fosse local. Confere aí:

#1 Mirante do Leblon

No Alto Leblon, a caminho da subida para a Avenida Niemeyer, é possível parar e admirar a vista da orla que se estende até o Arpoador. O Mirante do Leblon é o spot perfeito para beber uma água de côco e curtir o visual praiano do Rio. Além da praia, ainda é possível ver a marca registrada da Cidade Maravilhosa: o Cristo Redentor!

mirante_do_leblon

#2 Cervejinha no fim de tarde nos quiosques da praia

Atualmente, o quiosque mais badalado da praia do Leblon é o Riba, localizado na altura da Rua Afrânio de Melo Franco. Além dos bons drinks, o visual é único: o morro Dois Irmãos, minha vista preferida da cidade maravilhosa.

Dá pra curtir uma praia tomando uma bebida gelada ou ir no pôr do sol e emendar com a balada. Além do ambiente ser uma delícia, a comida é muito gostosa.

riba_ipanema

Já provei desde o sanduíche vegetariano até o hambúrguer de costela e aprovo tudo! Além do quiosque no Leblon, o Riba também tem quiosque na Barra, ali na praia do Pepê, e 3 bares de rua espalhados por Ipanema e Leblon. Vale conhecer!

#3 Canastra Bar

Esse é um dos meus bares preferidos de Ipanema! O Canastra ganhou meu coração com a melhor sangria do mundo e o melhor preço. O bar, que fica ao lado do metrô da Praça General Osório, tem as jarras mais bem servidas e gostosas de sangria do Rio por R$ 35. Para acompanhar, diversos aperitivos com queijos diferentes e pãozinho num preço camarada.

O bar está tão em alta que muitas vezes é difícil de arranjar mesa, mas isso não um problema, visto que muitas pessoas ficam em pé ou nos arredores. O único ponto negativo desse sucesso todo é que às vezes o serviço deixa a desejar, sendo difícil se comunicar com os garçons escassos do bar.

Para a galera baladeira, o Canastra ampliou suas portas para a loja vizinha e conta com um andar no subsolo que funciona como uma boate. É cobrado R$20 de consumo e você pode dançar à vontade. O Canastra fica na Rua Jangadeiros, 42G.

canastra_bar_ipanema

#4 Feira Hippie de Ipanema

A Feira Hippie, que fica na praça General Osório, acontece todo domingo e é um dos símbolos da bairro. Ela funciona desde 1968 em todos os domingos das 07h às 19h.

Lá você encontra de tudo um pouco: tem acessórios, bijuterias, bolsas, artesanato, quadros e artigos de decoração. As minhas dicas são ficar de olho nas bolsas de couro e nas pulseiras. Dá para achar muita coisa boa!

feira_hippie_ipanema
foto: kenji uchida

 #5 Trilha do Morro Dois Irmãos

A trilha em um dos cartões postais mais famosos do Rio começa nos pés do Vidigal, favela que fica na encosta do Morro dos Irmãos. Para chegar, é preciso subir até o campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal, de moto-táxi ou kombi, e começar a caminhada de 1,5 km, aproximadamente 40 minutos, até o topo.

trilha_morro_dois_irmaos

O visual é uma recompensa para qualquer esforço e você pode ver mais detalhes aqui, onde a Gaia e a Nanda te contam passo a passo como chegar no topo de uma das trilhas mais famosas da cidade maravilhosa.

#6 Projeto Yoga Gratuita na Praia de Ipanema

O projeto ocorre de 15 em 15 dias, sempre aos domingos, na praia de Ipanema, em frente ao Posto 8! É praticado o Hatha Yoga, vertente do yoga voltada para o equilíbrio e a conexão entre mente e corpo. São propostos exercícios de respiração, meditação, postura e relaxamente. Além de instrutores do espaço 88yoga88, a cada aula são convidados professores diferentes. Não é preciso se inscrever, é só chegar com sua canga às 09h e aproveitar 1 hora de yoga pra começar bem sua manhã de domingo.

#7 Assistir ao Pôr do Sol no Arpoador

por_do_sol_arpoador
foto: aline peixoto

O pôr do sol mais clássico do Rio. Da pedra do Arpoador, é possível ter a melhor vista do sol se pondo. A galera começa a se reunir perto da hora do sol mergulhar no mar e o fenômeno é digno de palmas da multidão: um verdadeiro espetáculo e o clichê mais carioca da cidade.

#8 Matte + Biscoito Globo

matte_leao_biscoito_globo
foto: amanda kraemer

A dupla mais queridinha da cidade. É pedida certa em qualquer altura da praia! O biscoito globo, famoso biscoito de polvilho carioca, combina demais com o matte leão, seja o de copo ou o de galão. A maioria dos ambulantes da praia vendem os dois, então se você nunca provou essa combinação, não tem mais desculpa!

#9 Altinha

por_do_sol_ipanema

O esporte preferido dos cariocas. A altinha domina a orla da cidade inteira. São rodas e rodas de gente jogando bola entre si sem deixar ela cair na areia. Acho que é praticamente o segundo clichê carioca: silhuetas jogando altinha durante o pôr do sol com o Dois Irmãos ao fundo. 

#10 Feiras de Food Truck e Cerveja Artesanal

feira_food_truck

Os Food Truck estão muito na moda em toda a cidade do Rio. Toda semana, é possível encontrar agendas de diferentes feiras, geralmente ao ar livre, com muitos trucks de comidas maravilhosas e cervejas artesanais. No Leblon, ocorre no Clube do Flamengo, pertinho da Lagoa e é uma delícia pra provar aquele hambúrguer de respeito com uma cerveja diferentona. Fica de olho que esses eventos prometem!

O Rio tem muita coisa bacana pra oferecer. Espero que com esse post você se inspire e saia explorando a cidade maravilhosa em busca de lugares diferentes e bem locais. Depois conta aqui pra gente 🙂

Beijos,

Duda