5 praias imperdíveis em Porto de Galinhas e arredores

Planejando uma viagem para Porto de Galinhas? Confira abaixo a lista que preparamos com 5 praias imperdíveis para conhecer na região. Não deixe de incluí-las no seu roteiro e aproveitar muito as águas claras, calmas e quentes do litoral de Pernambuco!

#1 Piscinas Naturais

As piscinas naturais de Porto de Galinhas são o motivo da cidade receber mais de 500 mil turistas por ano. E não é por menos: a paisagem é realmente linda! Um presente da natureza para quem visita a região.

piscinas-porto-de-galinhas
Em uma das piscinas naturais de Porto de Galinhas

Para chegar até elas você deve ir na Praia da Vila e pagar R$25 para fazer o passeio de jangada. São várias embarcações levando gente pra lá e pra cá. Em menos de 10 minutos já chegamos nas piscinas, onde é preciso ir acompanhado do jangadeiro. Não é permitido ultrapassar a corda – é uma área de preservação, então só podemos caminhar em um trecho demarcado.

Avistamos algumas piscinas lindas, com a água transparente e cheia de peixinhos. Vimos também a famosa piscina com formato do mapa do Brasil e uma outra piscina principal onde todos param para tirar fotos, com a água muito azul! A paisagem é realmente linda!

Piscina natural que lembra o formato do mapa do Brasil

Depois de 15 minutos tirando algumas fotos, já estava na hora de ir embora. Ficamos mais 30 minutos em uma outra área perto dali, onde pudemos mergulhar. Era uma área maior, sem muitos corais. Os jangadeiros levam ração para peixe, fazendo a alegria da galera!

mergulho-porto-de-galinhas
Mergulho nas piscinas naturais de Porto de Galinhas

Confesso que eu tinha outra imagem das piscinas naturais. Achei que, de alguma forma, pudéssemos apreciar a natureza e mergulhar nessa água tão clarinha! Mas o que encontrei foi um lugar totalmente turístico, lotado, onde é permitido ficar apenas 15 minutos para dar a vez a outros turistas.

Uma dica para encontrar as piscinas naturais mais vazias é consultar a tábua de marés para ver qual dia a maré baixa será às 7h. Dessa forma, você conseguirá aproveitar mais o passeio e ver o lugar mais vazio, já que não é todo mundo que tem disposição de acordar cedinho para fazer um passeio turístico.

#2 Praia dos Carneiros

Não tivemos muita sorte durante a nossa visita a Praia dos Carneiros, já que o tempo estava bem nublado e chuvoso. Uma pena, pois dizem que a praia é um verdadeiro paraíso!

praia-dos-carneiros-drone
Praia dos Carneiros vista de cima, em um dia nublado

São 5km de extensão, com água clarinha, quente e sem ondas. Na orla estão alguns restaurantes, como o Bora Bora. É o mais turístico, com uma estrutura ótima para quem quer passar o dia por lá: armários com cadeado, banheiros e ducha. Uma boa dica é pedir o prato de Camarão aos 4 queijos no côco verde. É a especialidade da casa e estava muuuuito gostoso! Os preços por lá são um pouco caros, mas achei bem servido e um valor ok para um lugar turístico assim.

praias-porto-de-galinhas
Camarão aos 4 queijos no côco verde

É na frente do Bora Bora que saem os passeios de catamarã. Em um dia bonito de sol, vale a pena conhecer um pouco mais da região. São duas paradas: no banco de areia, onde tem uma barraquinha vendendo espetinho, caipirinha e cerveja, além de dois ambulantes que vendem cocada e castanha de caju. (aliás, a cocada, é a melhor que já comi!).

Em seguida o camatarã percorre toda a extensão da Praia dos Carneiros, passando em frente a famosa Capela de São Benedito, um charme de igrejinha! A próxima parada é na Praia da Argila, onde, confesso, não achei interessante.

Igrejinha da Praia dos Carneiros

Se você não quiser fazer o passeio, poderá fazer uma caminhada na praia, alugar SUP ou caiaque e andar nos arrecifes.

Sugestão de hospedagem: Summerville Beach Resort

#3 Praia de Muro Alto

A Praia de Muro Alto foi escolhida para abrigar resorts e condomínios de luxo da região. Ali estão alguns dos melhores resorts do Brasil!

praia-de-muro-alto
Praia de Muro Alto vista de cima

Os arrecifes ajudam a transformar a praia em uma verdadeira piscina natural durante a maré baixa. A água fica cristalina, cheia de peixinhos. Os coqueiros na beira da praia completam a paisagem!

praias-porto-de-galinhas
Água carinha da Praia de Muro Alto

Toda a extensão da praia é repleta de corais, que ficam expostos na maré baixa. Por isso, há uma área ideal para banho, que fica em frente ao hotel Nanai e a 200 metros do Summer Ville Resort, onde nos hospedamos. É um ótimo local para nadar, andar de SUP, caiaque e até velejar. Nessa faixa de areia estão várias espreguiçadeiras dos hotéis e também outras que podem ser alugadas para aproveitar o dia todo!

#4 Praia de Maracaípe

Há apenas 10 minutinhos de Porto de Galinhas está Maracaípe, praia famosa pelas ondas boas para surf e pelo pôr do sol. Apesar de vizinhas, as praias não se parecem: essa é muito mais tranquila, pacata e menos turística.

praia de maracaípe
Pôr do sol na Praia de Maracaípe, em outubro de 2016.

As melhores ondas do litoral de Pernambuco estão em Maracaípe, que faz parte do Circuito Brasileiro de Surf. Se você curte esportes aquáticos, não pode deixar de dar uma passadinha por lá! Dá até para aprender kitesurf em uma das escolas da praia.

É no Pontal de Maracaípe onde você vai poder curtir o mar mais tranquilo, com piscinas naturais durante a maré baixa. É lá também o melhor spot para apreciar um lindo pôr do sol por detrás dos coqueiros!

#5 Praia de Calhetas

A última da lista é a Praia de Calhetas, menor do que as outras e com o acesso mais difícil. Ela fica na região do Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul de Pernambuco.

praia-de-calhetas
Praia de Calhetas

A praia chama atenção por suas águas claras, que ficam ainda mais transparentes quando não chove. Para chegar até lá você pode fazer uma trilha rápida partindo da Praia de Gaibu e pode ir de carro ou bugre, passando por uma estradinha de terra.

Fizemos o passeio com a Luck Receptivo, que nos acompanhou durante os nossos dias na região. Antes de ir na Praia de Calhetas, fizemos um passeio de catamarã em uma praia perto dali, a Praia do Suape. Depois, pegamos o bugre e percorremos algumas estradinhas de terra, passando por mirantes e chegando na Praia da Calhetas.

Passeio de Bugre, chegando na Praia de Calhetas

Há uma tirolesa onde você pode descer “com emoção” até o mar e também o teleférico, para chegar até a praia. É divertido, mas achei a estrutura bem simples.

tirolesa-calhetas
Breno descendo na tirolesa da Praia das Calhetas

O litoral de Pernambuco foi abençoado com águas claras e muitos arrecifes, deixando as paisagens lindas e cheias de piscinas naturais.

Fizemos todos os passeios com a empresa Luck Receptivo, que organizou tudo pra gente. Foi ótimo não precisar se preocupar em saber qual era o melhor caminho para chegar nas praias, onde estacionar o carro e etc.

Porém, se você prefere ir por conta própria, em todas as praias você conseguirá chegar de carro. Use o GPS para se guiar e estude o mapa, que não tem erro! Se estiver pesquisando valores para alugar carro em Porto de Galinhas, vale a pena consultar no RentCars. A gente sempre aluga por lá e os preços são ótimos.


Viagem realizada à convite do Submarino Viagens e do blog Vamos Pra Onde