Haifa e Acre, duas cidades imperdíveis na Costa Mediterrânea de Israel

Um país tão pequeno, mas cheio de surpresas. Se você está programando uma viagem para Israel, não deixe de conhecê-lo de norte a sul: paisagens surpreendentes, muita história, cultura e um povo acolhedor esperam por você.

Para fugir um pouco do roteiro tradicional, vá explorar a Costa Mediterrânea! Você vai encontrar cidades charmosinhas e com histórias de tirar o fôlego, além de claro, belíssimas e curiosas paisagens!

costa-mediterrânea-israel
Costa Mediterrânea de Israel

Acre – Patrimônio Mundial da Unesco

The old city of Akko”, como também é conhecida, já foi capital de Israel e é uma das cidades mais antigas do mundo. Para entrar cada vez mais na rota turística, Acre vem recebendo muitos investimentos, como novos hotéis, restaurantes e também está sendo feita uma restauração em toda a cidade.

Mesmo com um clima de “obra”, a cidade tem o seu charme e conquista pela sua história – foi uma das cidades mais importantes dos tempos antigos, palco de muitas batalhas e casa de diversas culturas, passando pelos cruzados, pelos otomanos e até Napoleão Bonaparte teve interesse em conquista-la.

Em uma das batalhas, teve seu porto e boa parte da cidade completamente destruídos. 500 anos depois reconstruíram tudo, uma cidade por cima da outra – a igreja foi reconstruída onde havia uma igreja, a praça onde havia uma praça, etc.

costa-mediterrânea-israel

Anos depois descobriram esse tesouro embaixo da terra, e as escavações começaram. Você vai poder conferir de perto algumas relíquias dessas épocas, passar por túneis, pelas antigas igrejas e entender um pouco mais da importância da cidade para a história do mundo.

Além desse tesouro arqueológico, é interessante se perder pelas ruelas, ver de perto a Mesquita Al-Bahr (uma das mesquitas mais importantes de Israel) onde, reza a lenda, está uma caixinha com fios da barba de Maomé, caminhar até o porto e ver uma paisagem linda do Mar Mediterrâneo.

Dê uma pausa para almoçar em um dos restaurantes espalhados na beira do Porto. Escolhemos o Uri Buri, que está na lista do TripAdvisor como um dos melhores restaurante de Israel – e aprovamos! O forte são frutos do mar, com pratos bem servidos e muito gostosos!

costa-mediterrânea-israel
“Macarrão” com frutos do mar

Jerusalém: tudo o que você precisa saber + as principais atrações para incluir no seu roteiro

Haifa e o belíssimo Jardim de Bahá’í

Haifa é a terceira maior cidade de Israel, e dona de muitos contrastes: bairros modernos e distritos antigos, igrejas e mesquitas e montanha e mar.

Exemplo de tolerância, por lá residem diversas religiões lado a lado – muçulmanos, cristãos, gregos ortodoxos e os Bahá’í, que consideram Haifa o Centro Mundial da fé Bahá’í.

Em apenas algumas horas é possível ter uma visão geral da cidade e ver de perto o incrível Jardim de Bahá’í, um dos principais pontos turísticos que atrai milhares de pessoas por ano, principalmente no verão, quando a cidade fica lotada.

costa-mediterrânea-israel
O belíssimo Jardim de Bahá’í

Bahá’í é uma religião monoteísta, criada em 1844 no Irã, hoje em dia com 6 milhões de adeptos ao redor do mundo. Acreditam que todas as religiões vieram da mesma fonte e tem a mesma essência. Outro fato curioso, é que eles expressão a visão deles de perfeição através dos jardins, mostrando também a harmonia entre o ser humano e a natureza.

Um dos principais jardins de Bahá’í está em Haifa, mais especificamente no Monte Carmelo, no meio da cidade. O jardim vertical pode ser visto tanto de baixo quanto de cima, ambos proporcionando uma paisagem linda e única! Pra completar, no meio do jardim está a o Mausoléu com o santuário de Báb, o grande profeta da religião Bahá’í, todo feito de ouro!

costa-mediterrânea-israel
Uma selfie no incrível Jardim de Bahá’í

Mas não é o só o Jardim que você vai ver por lá. No alto do Monte Carmelo está o Monastério Carmelita de Stella Maris. Na igreja do monastério, com seu estilo barroco, há um caverna que é considerada pela tradição a sepultura do profeta Elias.

Vale a pena andar a pé pela cidade e ir descobrindo cantinhos charmosos, históricos e diferentes. Uma rua bem legal, cheia de lojinhas e restaurantes, é a Colônia Alemã, chamada de Ben Gurion. Ela fica bem abaixo do Jardim de Bahá’í e é puro charme

Não chegamos a ir na praia, mas dizem que é ótima para surf e que fica bem movimentada no verão. Fica a dica para quem gosta de esportes aquáticos!

Descubra Israel: 12 passeios imperdíveis além de Jerusalém


Como visitar o Jardim de Bahá’í: o terraço (acesso pela Rua Panorama número 61), a área em volta do Santuário (acesso a partir da Avenida Hazionut) e a praça da entrada (acesso pela Rua Ben Gurion) estão abertos todos os dias entre 9h e 17h. São os melhores lugares para você tirar foto do jardim de todos os ângulos.

Se você quiser participar de uma visita guiada ao Jardim, poderá acessar www.ganbahai.org.il/eng para consultar o cronograma. A visita só poderá ser feita junto com alguém da religião. Em alguns dias não funciona por causa de feriados.

Lembre-se: vá com os ombros e joelhos cobertos, como forma de respeito à religião.

Informações Importantes:

– São 117km de Tel Aviv até Acre

– De Acre à Haifa são apenas 25km

– Você pode fazer o trajeto de Acre para Haifa de barco – como estávamos com guia e motorista, fomos de barco e o motorista nos buscou em Haifa. É uma experiência incrível, pois pudemos ver as duas belas cidades de ângulos diferentes. Mas atente-se ao carro, se não você terá que ir e voltar de barco para busca-lo.

Inclua no seu roteiro pela Costa Mediterrânea: no nosso roteiro tínhamos apenas um dia pela Costa Mediterrânea, e as cidades escolhidas foram Acre e Haifa. Mas, se você tiver mais dias, pode incluir também uma visita por Caesarea e Rosh HaNikra. A primeira é cheia de ruínas e sítios arqueológicos. A segunda faz fronteira com o Líbano e dizem ser um dos locais mais lindos da região, com grutas e incríveis formações rochosas.


Informações Úteis

Reserva de Hotéis

Indicamos o Booking para encontrar os melhores preços de hotéis na região da Costa Mediterrânea de Israel. Clique aqui e confira!

Aluguel de carro

Se você for alugar um carro, nós super recomendamos o RentCars para pesquisar preços pois ele faz uma compilação de todas as grandes locadoras de carro (Hertz, Avis, Europcar, Sixt…). Faça sua reserva através do blog sem custos adicionais. É só clicar aqui.

Seguro viagem

Não dá para viajar sem seguro viagem! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido.

Sempre fazemos o nosso pelo site do Real Seguros, que possui várias seguradoras conveniadas. Eles comparam os melhores preços e todo o processo é feito de forma bem prática – você recebe a apólice por e-mail e ainda pode dividir em 6x sem juros ou ganhar 5% de desconto no pagamento à vista.

Clique aqui para fazer a sua cotação no site da Real Seguros!

Chip internacional para celular

Hoje em dia fica difícil viajar sem celular – ou melhor, sem um celular COM internet – né? Além de avisar a família que está tudo certo, compartilhar fotos no Instagram e fazer check in no Facebook (quem nunca?), estar com internet a todo momento facilita muito a vida dos viajantes para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número da reserva e etc.

A gente usa e recomenda o EasySim4U, revendedora da T-Mobile, uma das maiores operadoras de telefonia celular americana. Eles oferecem o chip internacional pré pago e também o plano de internet com cobertura em até 140 países, incluindo Europa, Ásia, Oceania, Caribe e América do Sul. Usei esse chip na minha viagem para Israel e funcionou super bem!

Veja aqui o post completo que fizemos com dicas para você comprar o seu EasySim4U | Clique aqui para comprar o seu chip.

 

Buy us a coffee (3)


A Nanda viajou a convite do blog Vamos Pra Onde, em uma press trip organizada pelo Ministério do Turismo de Israel