Banff, Canadá

Banff: as melhores dicas para você planejar a sua viagem

Rodeada por picos cobertos com neve, lagos de cor turquesa, animais silvestres e florestas densas, Banff é o destino perfeito para quem gosta de natureza e aventura.  Localizada no Banff National Park, no Canadá, esta cidadezinha é muito procurada por praticantes de ski e snowboard, no inverno, e por montanhistas e escaladores, no verão. Para os fotógrafos de plantão, uma coisa é garantida: câmera em punhos 100% do tempo para registrar fotos de tirar o fôlego.

Prepare-se para paisagens inesquecíveis em sua visita ao Lake Louise e ao Moraine Lake. Encante-se com ursos, alces e outros animais andando pela beira da estrada. Alugue um carro e faça uma roadtrip maravilhosa por uma das estradas mais bonitas do mundo, a Icefields Parkway.

Neste post, conto como foi minha experiência em Banff e, caso você tenha curiosidade, continue sua leitura no post onde conto um pouco mais sobre Jasper, um parque nacional vizinho e igualmente irresistível. Outro post que pode ser interessante para você é o meu roteiro de 5 dias pelas Montanhas Rochosas Canadenses (Banff e Jasper), onde compartilho dia a dia o roteiro que fiz por lá.

Sobre Banff

Um dos principais destinos turísticos do país, Banff é uma cidadezinha de apenas 8 mil habitantes com 96% de área selvagem. Ela faz parte do Banff National Park, que fica nas Montanhas Rochosas Canadenses, uma continuação das famosas “rochosas” americanas.

A estrutura turística é ótima e há muitas opções de hotéis e restaurantes, além de lojinhas para comprar lembranças para a família.

Centro de Banff
Centro de Banff

Melhor época do ano para ir a Banff

Sem dúvida alguma, a melhor época do ano para visitar Banff é entre Junho e Setembro. Se o que você busca é visitar os belos lagos da região, você deve ir no verão. Além disso, é a época perfeita para fazer trilhas, fazer kayak ou SUP e aproveitar os dias longos, com mais de 18 horas de claridade.

Há também um turismo de inverno por lá, com diversas pistas para esquiar e atividades de neve. A estação fria e nevada de Banff dura de Outubro a Maio. Apesar de não ser a época mais procurada, a região fica linda e branquinha e sua viagem pode ser incrível como a da Katarina, do Outro Blog. Confira a experiência dela em Banff no Inverno aqui.

Quanto tempo devo ficar em Banff

No total, ficamos 5 dias inteiros entre Banff e Jasper. Eu sugiro ao menos uma semana para esta viagem. Mas pode ter certeza que há muito o que conhecer e é totalmente possível passar 1 mês, caso você tenha este tempo. Tenho certeza que você vai ter muito o que fazer, entre trilhas, lagos, cachoeiras e lugares remotos que só são viáveis de conhecer com mais tempo.

Onde fica Banff e como chegar

Banff fica na província de Alberta, distante 135 km ao oeste de Calgary, 58 km ao leste do Lago Louise, e 850 km ao nordeste de Vancouver.

O aeroporto mais próximo de Banff é o Aeroporto Internacional de Calgary (YYC) e as passagens do Brasil para lá giram em torno de R$2000 a R$4000 em classe econômica, dependendo da época do ano e das promoções que você encontrar.

Vanlife Canada
Melhor maneira de conhecer a região: trailers, vans e similares

A partir do aeroporto, eu indico alugar um carro para percorrer todos os lagos da região com autonomia. Eu aluguei através da RentCars e fui direto ao guichê da companhia com minha reserva, fiz um upgrade na hora para ter mais espaço para as malas (pois havíamos voado Rio – L.A. – Calgary), e foi tudo muito tranquilo.

De Calgary até Banff são apenas 125km, cerca de 1:20h, pela rodovia Trans-Canada Hwy/AB-1. Contudo, sugiro ir pela rodovia secundária, a 1A. Assim você poderá desfrutar de belas paisagens e até parar em alguns lagos no caminho.

Onde se hospedar em Banff

Banff é uma cidade bastante turística com inúmeras opções de hotéis e resorts. Os preços são elevados, especialmente se você for no verão. Se você planeja ir na alta temporada, é bom reservar com antecedência, porque a região é muito procurada. Fiz uma busca no Booking com alguns dos hoteis melhores hotéis da cidade para você se hospedar.

Vale lembrar que se você fizer a reserva através dos nossos links, você não paga nada a mais por isso, e a gente ganha uma pequena porcentagem da sua reserva, o que ajuda a manter o blog vivo!

Fairmont Banff
Fairmont Banff

Fairmont

Inspirado em um castelo de barões escoceses, o Fairmont Banff é o hotel mais tradicional da cidade, e ainda é um Patrimônio Histórico Nacional. Esse resort 5 estrelas, além de ser lindíssimo, oferece todo o conforto e entretenimento para seus hóspedes: piscina aquecida, boliche, tênis, passeios a cavalo, golfe…

Moose Hotel and Suítes

Esta é uma opção perfeita para quem quer ficar no centro de Banff, próximo ao comércio, restaurantes e museus. Os quartos são como pequenos apartamentos e possuem uma pequena cozinha, o que pode deixar você e sua família mais a vontade.

The Hidden Ridge Resort

O Hidden Ridge fica um pouco distante do centro em uma área isolada na Tunnel Mountain que oferece vistas deslumbrantes da cidade de Banff e das montanhas ao redor. Os apartamentos contam com cozinhas completas e lareiras a lenha.

Canmore Rocky Mountain Inn

Esta é uma opção para quem busca algo mais em conta. Localizado na cidade vizinha Canmore, ele fica a apenas 20 minutos do centro de Banff. Os apartamentos são amplos e confortáveis. Essa foi a nossa escolha, pois como fomos na alta temporada, os preços estavam bem elevados!

Buffalo Mountain Lodge

Este hotel fica mais afastado do centro e tem o charme que se espera de hoteis de montanha: é todo em madeira, com um ar rústico e sofisticado, lareiras de pedra e uma bela vista do vale de Banff.

Passeios imperdíveis em Banff

Os passeios dependem muito da época do ano que você vai, pois pode ser voltado para esqui e esportes de neve no inverno, ou de trilhas e passeios de kayak no verão. Depende também do seu estilo de viagem, se você quer uma viagem tranquila para aproveitar os belos e confortáveis hotéis da Banff, ou focar em fotografias e fazer um checklist com lagos mais lindos da região (meu caso!).

Moraine Lake Canada
O degelo do Moraine Lake

Listo aqui os locais que visitei em Banff e nos arredores, os lagos imperdíveis e os melhores locais para fotografar. Fiz um mapa com pins destes locais no Google Maps. Caso você tenha interesse, posso compartilhá-lo! Deixe um comentário aqui no post =)

  • Lake Minnewanka
  • Johnson Lake
  • Cascade Ponds (foto de capa)
  • Vermilion Lakes
  • Grassi Lakes (Canmore)
  • Johnston Canyon e Ink Pots
  • Castle Moutain
  • Moraine Lake
  • Lake Louise
  • Morant’s Curve
  • Emerald Lake

Se você está buscando por trilhas em Banff, durante minhas buscas, encontrei um blog canadense que falava sobre 12 trilhas legais da região, dentre elas os Consolation Lakes, o Chephren Lake e os Eiffel Lakes. Confira neste link aqui.

Outro passeio procurado pelos turistas é a Banff Gondola. Eu optei por não fazer este passeio por conta do tempo, mas a vista de lá com certeza deve ser uma das mais bonitas da cidade.

Informações úteis

– Compre um spray “anti-urso”. Essa foi a primeira recomendação que nos deram ao chegarmos no Centro de Informações de Banff. Isso não significa que você vai usar o spray contra um urso, é apenas uma precaução. Se um urso resolver te atacar, o que é pouco provável que aconteça, o primeiro passo é ficar junto com todo o grupo e falar alto, olhando para o urso, fazer sua presença ser notada. Se nada disso funcionar e ele for para cima de você, aí sim será necessário usar o spray.

– É importante ter em mãos um passe com permissão para entrar no parque. Você pode encontrar mais informações aqui. Ao longo de todo o ano de 2017, para comemorar os 150 anos do Canadá, eles criaram um programa de entrada gratuita em todos os parques do país. Portanto, não sei dizer o valor desse passe, já que fui em Junho/2017.

Spray anti urso (esquerda) e Parks Canada permit (direita)
Spray anti urso (esquerda) e Parks Canada permit (direita)

Aluguel de carro

Como essa viagem foi uma roadtrip, optamos por já sair aqui do Brasil com o carro alugado. Usamos o site RentCars para pesquisar preços, ele faz uma compilação de todas as grandes locadoras de carro (Hertz, Avis, Europcar, Sixt…) e funcionou super bem! A gente sempre usa e recomenda. Faça sua reserva através do blog sem custos adicionais. É só clicar aqui.

Seguro viagem

Não dá para viajar sem seguro viagem! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido.

Sempre fazemos o nosso pelo site do Real Seguros, que possui várias seguradoras conveniadas. Eles comparam os melhores preços e todo o processo é feito de forma bem prática – você recebe a apólice por e-mail e ainda pode dividir em 6x sem juros ou ganhar 5% de desconto no pagamento à vista.

Clique aqui para fazer a sua cotação no site da Real Seguros!

Chip internacional para celular

Hoje em dia fica difícil viajar sem celular – ou melhor, sem um celular COM internet – né? Além de avisar a família que está tudo certo, compartilhar fotos no Instagram e fazer check in no Facebook (quem nunca?), estar com internet a todo momento facilita muito a vida dos viajantes para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número da reserva e etc.

A gente usa e recomenda o EasySim4U, revendedora da T-Mobile, uma das maiores operadoras de telefonia celular americana. Eles oferecem o chip internacional pré pago e também o plano de internet com cobertura em até 140 países, incluindo Europa, Ásia, Oceania, Caribe e América do Sul. Todas as vezes que usamos a internet era bem rápida, pega até 4G em alguns lugares!

Veja aqui o post completo que fizemos com dicas para você comprar o seu EasySim4U | Clique aqui para comprar o seu chip.