Como escolher um bom saco de dormir para camping, trilhas e expedições

Escolher equipamentos de aventura não é uma tarefa fácil, pois costuma ser um investimento alto e de longo prazo. Além disso, são muitos aspectos para serem levados em conta na hora da compra, além das muitas marcas disponíveis no mercado. Este post é para você que está buscando informações sobre saco de dormir e está na dúvida de como escolher um bom saco de dormir para camping, trilhas e expedições.

Este é um dos itens mais fundamentais da sua viagem de aventura. Mais do que apenas uma “cama”, ele será responsável pelo seu conforto e proteção durante o sono e o descanso. Sem uma noite de descaso, vocês sabem, não tem nem como levantar bem disposto e 100% no dia seguinte para continuar sua aventura. Baseado nas nossas experiências com esse item, hoje trouxemos algumas dicas para te ajudar a escolher o saco de dormir ideal para você!

É preciso que você saiba escolher um saco de dormir que não te deixe passar frio nem calor. Por isso, é preciso analisar alguns detalhes para evitar perrengues no meio da natureza.

As principais características que você precisa avaliar:

  • temperatura
  • peso
  • versatilidade

Como escolher um bom saco de dormir

Destino

Primeiro de tudo: pesquise sobre seu destino. Se vai fazer trilhas em locais frios, esteja ciente da menor temperatura que possa pegar por lá. Caso sejam locais quentes, também verifique as variações de temperaturas. Saber isso influencia totalmente no produto que você vai adquirir, pois geralmente os sacos de dormir tem uma temperatura média que eles cobrem (exemplo: -4ºC, +5ºC…).

Além disso, você deve considerar se seu uso será voltado para camping, trilhas ou expedições. Isso vai influenciar no peso do seu saco de dormir.

Camping

Num acampamento, geralmente você pode ficar próximo de locais que vai guardar seu saco de dormir, seja  na barraca, no carro ou na cabana. Assim, peso e o volume não são tão significativos. Você pode escolher modelos que ofereçam mais conforto, como os retangulares que, abertos, viram um edredom.

Trilhas

Se seu foco são as trilhas, saiba que isso pode exigir de um a vários pernoites. Então, a relação volume x peso deverá ser levada em conta. Além disso, quem faz trilhas costuma passar por lugares com temperaturas que mudam com frequência.

Expedição

Em expedições, fique atento ao peso do seu saco de dormir, pois serão constantemente carregados na mochila por longos dias.

Leia também:

Como escolher a bota de trekking ideal para você + as melhores marcas do mercado atualmente

Como escolher uma barraca de camping

Como escolher a mochila ideal para trekking

Temperatura

Este item está atrelado ao anterior, que é o seu destino. Qual é a temperatura média noturna do local que você vai visitar? Como falei ali em cima, uma característica importante para avaliar nos sacos de dormir, é a temperatura mínima na qual ele permite que você durma confortavelmente dentro.

É claro que não vai dar para prever com exatidão as condições de temperatura do seu local de dormir, porque muitos outros fatores além do clima influenciam, com fome, cansaço, vento, umidade e outros fatores pessoais.

A nossa dica é que, ao comprar, você verifique as especificações de temperatura e considere uma margem. Se você é friorento, procure ter um saco de dormir um pouco além da temperatura mínima que você pretende enfrentar. Por exemplo, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Petrópolis), as temperaturas durante a noite chegam a -3ºC. Ao escolher o seu saco de dormir, a Gaia optou por um que aguentasse até -7ºC.

Formato

São três os formatos de saco de dormir que você encontra no mercado: retangular, múmia ou barril. Entenda melhor cada um deles:

Retangular

São aqueles maiores com zíper. Esse modelo costuma abrir e se torna um grande edredom. Alguns possuem capuz, e isso é ótimo para proteger a cabeça principalmente em lugares mais frios. Em geral, eles também são bons para lugares mais quentes, pois sua grande abertura deixa  escapar o calor corporal com mais facilidade. Além disso, esse é o melhor modelo se você se mexe muito ao dormir ou é meio claustrofóbico.

Múmia

Este modelo é para quem gosta de se sentir protegido, ou literalmente uma múmia. Eles acompanham o formato do corpo e têm largura estreita do ombro e do quadril para maximizar o calor e reduzir o peso.  Alguns vêm com fitas compressoras e isso é ótimo para diminuir o tamanho quando guardados. Perfeitos para viagens mais longas, como expedições.

Barril

Estes podem ser usados ​​para camping e mochilão. Seu design cônico oferece maior conforto do que sacos retangulares, mas ainda são bastante espaçosos. Além disso, são mais adequados para quem não gosta do ajuste apertado do saco tipo múmia.

Dicas para comprar um saco de dormir

Características

Ao comprar o seu saco de dormir, você deve prestar atenção aos detalhes abaixo, que são basicamente os acabamentos do produto.

Colar térmico e capuz

O capuz deve ter um fechamento suficiente para permitir sua respiração sem deixam o calor gerado pelo seu corpo sair. Alguns capuzes oferecem um bolso de travesseiro que você pode encher com roupas para criar um mini travesseiro. Muito mais confortável, né?

Costuras e Zipper

Por conta dos micro furos feitos pela agulha, as costuras podem ser uma importante forma de se perder calor. Sacos de dormir para temperaturas mais frias possuem costuras desencontradas entre a camada interna e externa, o que não permite a fuga do ar quente. Já os zíperes devem ser fáceis de manusear e abrir para os dois lados. É válido lembrar que você poderá ter que manuseá-los com luvas, em noites mais frias. Então eles devem ter um tamanho razoável. Os sacos de dormir desenhados para temperaturas mais baixas terão uma ‘aba’ entre seu corpo e o zíper, para não permitir que seu calor saia por ali.

Tecido interno e externo

Normalmente, a parte externa dos sacos de dormir é feita de nylon/poliéster.  Já a parte interna é geralmente feita com tactel ou microfibra.  O nylon exterior não é tratado com impermeabilizantes, pois seu corpo transpira muito durante a noite e este vapor precisa sair de alguma forma, para não condensar dentro do saco e acabar te molhando.

Isolamento

O ar é o maior isolante que temos e a capacidade das fibras do enchimento de armazenar ar é o que vai tornar seu saco de dormir mais ou menos quente. As fibras podem ser naturais ou sintéticas.

Fibras sintéticas

Os sacos com isolamento sintético são os mais indicados por seu forte desempenho geral e preço amigável. É durável, resiste a crianças e cachorros e não é alergênico.  As fibras sintéticas existem em várias formas e nomes, de acordo com seu fabricante, e procuram ‘imitar’ o isolamento e a capacidade de compressão que a pena de ganso oferece. A manutenção é mais fácil, mas, ainda assim, exige alguns cuidados importantes.

Pena de ganso

Esse tipo de isolamento não funciona quando molhado e demora para secar. Além disso, a manutenção de um saco de dormir feito com este material é bastante delicada e ele costuma ter uma vida útil menor que a fibra sintética.

Isolamento de resistência à água

A desvantagem é que ele perde seu poder de isolamento quando ele se molha. Para ajudar a aliviar o problema, existem alguns sacos de dormir que são feitos com tecidos resistentes à umidade.

Preenchimento

Sintético

  • geralmente mais barato;
  • mais pesado e volumoso;
  • tem propriedades de isolamento quando molhado;
  • de fácil cuidado e manuseio;
  • hipoalergênico;
  • não tão duradouro – irá deteriorar ao longo do tempo.

Preenchido 

  • mais leve;
  • mais duradouro;
  • mais caro;
  • sem isolamento quando molhado;
  • altamente compressível, portanto ocupa muito pouco espaço;
  • mais quente do que o sintético;
  • mais difícil de cuidar;
  • não hipoalergênico.

Marcas e modelos

melhores sacos de dormir

  1. O saco de dormir da Gaia é da North Face, apesar de não ser este modelo da foto acima. Ela já utilizou em aventuras pelo Parque Nacional da Serra dos Órgão e pelo Parque Nacional de Itatiaia e recomenda! O modelo acima é o Superlight -9º, que é super indicado para expedições e escaladas. Também é muito bom em regiões muito frias.
  2. O pai da Gaia tem este saco de dormir e garante que você não passará frio a expedições em alta montanha. Testado e aprovado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.  Esse modelo é o Astro 550 -5ºC da Deuter. Ele é recomendado para quem curte aventuras no inverno, cliclismo ou para quem curte acampar nas montanhas.
  3. Apesar de não conhecer este saco de dormir especificamente, a marca Ferrino é renomada no campo de equipamentos outdoors e esta se apresenta como uma opção com bom custo x benefício. O modelo da foto é o Lightec SM 1100 e ele é muito bom para quem procura m saco de dormir compacto e que aguente as altas temperaturas das montanhas e serras.

Dicas extras

Sacos de compressão: geralmente você tem que comprar este item avulso e ele não é nada barato, mas faz toda a diferênca se você tem pouco espaço em seu mochilão.

Como cuidar do seu saco de dormir: o ideal é tirá-lo das bolsas de armazenamento ou sacos de compressão de vez em quando para que eles possam respirar e para que as fibras possam se esticar um pouco. Eu costumo abrir o meu a cada 3 meses.

Onde comprar: eu sempre recomendo um parceiro do blog que é excelente, a Loja Alta Montanha. Eles tem as melhores marcas e modelos de sacos de dormir, mochilas, botas e todo tipo de material de camping que você precisar.