Chegou a época mais purpurinada do ano onde a folia toma conta das ruas e tudo se enche de brilho, cores e muita festa! Já perdi as contas de quantos carnavais já passei aqui no Rio de Janeiro e acho que nada se compara ao carnaval de rua carioca. Amo!
Antes de tudo, para pular carnaval no Rio tem que ter planejamento e organização. Por isso, dê uma olhada neste post que tem dicas preciosas, principalmente para os foliões de primeira viagem. Com tantos blocos na cidade, dá para ficar perdido sem saber aonde ir. Como boa foliã e virginiana que sou, não poderia deixar de fazer uma listinha com os blocos imperdíveis deste carnaval.
Eu adoro uma muvuca, mas, particularmente, prefiro evitar aqueles blocos imensos (os mais famosos) que arrastam milhões de foliões e que você não tem direito de decidir para onde ir, simplesmente é levado pela mutidão. Ir ao banheiro então? Desiste!
Embora estejam longe de serem vazios, prefiro bloquinhos mais alternativos, em sua maioria não-oficiais, que se concentram no circuito Centro/Santa Teresa. No entanto, alguns deles esperam até o último momento para revelar o dia, o horário e o local da concentração. O cortejo-surpressa dá um charme a mais! E, acredite, vale MUITO a pena esperar! Fiquei atento às redes sociais que as informações devem ser passadas durante o carnaval!
# 1 Amigos da Onça
Esse bloco é tradicionalmente conhecido por começar de madrugada e só terminar (terminar?) na manhã seguinte. Uma verdadeira invasão de felinos percorrem as ruas do centro. No repertório, de marchinhas a axé music, passando por Mamonas Assassinas e Tim Maia. Ah! E não se esqueça da fantasia de onça ou amigos do felino como leão e tigre, por exemplo. Acompanhe a página do facebook para saber mais informações sobre o dia, o horário e o local em que vai sair.
#2 Multibloco
Do alto do carro elétrico, prepare-se para ouvir uma verdadeira mistureba musical. No Multibloco, você escuta desde samba, marchinhas tradicionais, funk, axé até rock brasileiro. A cada ano, a bateria escolhe um tema. Neste ano, a homenagem vai para as grandes divas da música brasileira. Prepara-se para pular ao som de clássicos de Elis Regina, Cássia Eller, Maria Bethânea, Elza Soares e Karol Conka.
Dia: Sábado (25/02)
Onde: Rua Didimo, esquina com Rua do Senado entre Riachuelo e Mem de Sá, Lapa
Hora: 10h
Estilo: Mistureba de Samba, Marchinha, Olodum, Funk e Rock brasileiro
#3 Cordão do Prata Preta
Fundado em 2004, o bloco homenageia o capoeirista Horário José da Silva, mais conhecido como Prata Preta, que se destacou na Revolta da Vacina ao mobilizar muitos moradores que temiam a vacinação obrigatória. O cortejo visa revitalizar o carnaval de Rua da Zona Portuária e, agora com as recentes reformas, vai ficar ainda melhor andar por ali. 😉
Dia: Sábado (25/02)
Onde: Praça Coronel Assunção, Praça da Harmonia, Gamboa
Horas: 16h
Estilo: Marchinhas e sambas clássicos
#4 Cordão do Boi Tolo
Conhecido como o Bloco que não termina nunca, o Boi Tolo percorre vários lugares da cidade ao longo do dia e não fique surpreso se o cortejo terminar na madrugada seguinte. Haja fôlego! O horário exato de concentração e trajeto ainda não foram divulgados e é provável que varie para quem você pergunte, mas o que é certo é que ele sai no Domingo de carnaval (26/02). Fique atento aos grupos de WhatsApp e descubra onde ele estará pelo centro!
#5 Agytôe
Inspirados no É o Tchan, o bloco faz jus ao nome e traz uma verdadeira mistura do Brasil com o Egito. Capriche no lápis de olho e prepare seu melhor figuro estilo Cleópatra.
Dia: Terça (28/02)
Onde: Rua do Teatro, Centro
Hora: 16h
#6 Minha Luz é de LED
Luzes, tinta neon e sucessos do tecnobrega são a marca registrada desse bloco. A data já foi confirmada, vai ser na quinta que antecede o carnaval (23/02). Geralmente, esse bloco sai no centro, próximo à praça Tiradentes, mas o local deste ano ainda não foi divulgado. Fique atendo às redes sociais!
#7 Vem Cá, minha flor
2017 vai ser o segundo ano que este bloco desfila, mas se repetir o feito do carnaval passado vai ser um sucesso! Com uma mistura de axé, samba-reggae dos anos 80 e 90, funk antigo, forró, hits do Pop Rock e marchinhas, os integrantes do Vem Cá, minha flor também fazem parte de diversos outros blocos cariocas. Acompanhe o site, para saber todas as informações.
#8 Bunytos de corpo
Collants, maiôs, roupas de ginástica e polainas coloridas compõem o figurino do bloco. Na trilha sonora, pop dos anos 90 e bandas clássicas como É o Tchan! Para saber o local exato, a data e a hora, acompanhe na página do facebook.
#9 Viemos do Egyto
“Eu falei Faró ó ó!” Repleto de dourado, glíter, purpurina e mistério, o Viemos do Egyto se formou há 6 anos e, a cada ano, atrai novos foliões. São Cleópatras, pirâmides de tecido, faraós e egipcios por todos os lados. No repertório, axé das antigas que não deixa ninguém parado.
Dia: Na madrugada de Terça para Quarta (01/03)
Onde: Praça dos Expedicionários, Centro
Horas: 1h
#10 Me enterra na quarta
E, para aqueles que resistirem firmes e fortes até a quarta de cinzas, podem aproveitar esse bloco que costuma sair à noite e percorrer as ladeiras de Santa Teresa. Para aquela galera que não quer que o carnaval termine. Aliás, quem quer, né?
Update: Havíamos colocado informações sobre o Super Mario Bloco, mas infelizmente os organizadores divulgaram uma nota oficial dizendo que não vai mais sair esse ano. 🙁