Lisboa é uma cidade apaixonante, viva e cheia de cores. Quem vai a Lisboa volta estonteado com seus sabores, sua história e sua vida agitada. Preparei essa lista com 10 passeios imperdíveis em Lisboa para você aproveitar ao máximo seus dias pela capital portuguesa.
Pode ter certeza que lá você vai comer super bem, vai entender um pouco mais sobre a nossa própria história e vai lembrar toda hora do Rio de Janeiro. Sim, as cidades são muito parecidas em diversos aspectos! Eu fui em Novembro de 2016 visitar algumas amigas e a viagem rendeu ótimas fotos e recordações, conto aqui alguns dos passeios que eu mais gostei durante os 8 dias que fiquei por lá.
Aliás, indico ficar ao menos 4 dias inteiros na cidade. Caso você não tenha esse tempo todo, priorize os passeios e monte seu roteiro com antecedência para curtir bastante. No final do post dou algumas dicas para facilitar sua vida.
Onde se hospedar em Lisboa?
Sugiro que você fique hospedado no Bairro Alto ou Chiado, para poupar tempo de locomoção, e se for perto de alguma estação do metrô, melhor ainda! A maioria dos passeios eu fiz utilizando a linha de metrô ou trem. Um ou outro eu tive que pegar um taxi, serviço que eu achei o preço razoável.
Quer uma dica muito boa? O site Imovirtual tem ótimas opções de apartamentos para passar as férias em Lisboa. São bem localizados e super equipados para você aproveitar a cidade com todo conforto e praticidade. Veja aqui apartamentos para alugar em Lisboa.
Leia também:
Roteiro de duas semanas em Portugal: Lisboa, Porto e arredores
#1 Mosteiro dos Jerônimos
Um dos passeios imperdíveis em Lisboa é o Mosteiro dos Jerônimos. O impressionante prédio, construído no século XVI, é um belo exemplo da arquitetura manuelina. E que prédio bonito, viu!
No Mosteiro, classificado Patrimônio Mundial em 1983, a atenção é inevitavelmente atraída para as fachadas, a Igreja e os Claustros. A grandiosidade do edifício reflete a escala da riqueza disponível à coroa na época.
Esse é um ótimo passei para ser combinado com a Torre de Belém e os Pastéis de Belém. Fica tudo bem pertinho e pode ser feito em uma tarde.
Mais informações: www.mosteirojeronimos.pt
#2 Pastéis de Belém
Indispensável na sua viagem a Lisboa: dar uma passadinha nos Pastéis de Belém! Apesar deles não terem sido meus preferidos, eles são os mais famosos da cidade, então não dá para deixar de conhecer. Os meus preferidos são os d’A Manteigaria. Só de lembrar… Hmmmm!
Localizada bem próxima do Mosteiro, a pastelaria fica bem cheia, fazendo fila inclusive na porta. Apesar de ser uma portinha, o espaço dos salões de dentro é surpreendente. Dica: vale a pena entrar e ficar de olho nas mesas que vão vagando nos salões.
Mais informações: www.pasteisdebelem.pt
#3 Museu do Azulejo
A cidade de Lisboa tem museus de todos os gêneros e para todos os gostos. Museu da Eletricidade, Museu da Marioneta, Museu do Fado, Museu do Cinema, Museu da Água… Apesar de não ter visitado muitos museus por lá, o Museu do Azulejo é um passeio que eu super recomendo!
Localizado próximo às margens do Rio Tejo, no prédio em que funcionou o Convento da Madre de Deus, o Museu Nacional do Azulejo é um passeio que mostra, não só a história do azulejo em Portugal desde trabalhos do séc. XV até à contemporaneidade, mas também a história do próprio país.
Além de ser museu, o local serve para restaurar azulejos e preservar a história do país. O trabalho deles por lá é incrível!
Mais informações: www.museudoazulejo.pt
#4 Free Walk Tour
Eu adoro fazer essas free walk tours quando visito cidades pela primeira vez. Além de ser uma ótima oportunidade de conhecer a história através de pessoas que moram na cidade e a conhecem como ninguém, é ótimo para conhecer outros viajantes, trocar dicas do destino e gastar pouco para isso.
Lá em Lisboa há diversos grupos que organizam esses passeios e não é difícil de encontrá-los na Praça Luís Camões, onde a maioria deles se encontra. (Não se esqueça de comer um Pastel da Manteigaria antes do tour, a pastelaria fica bem na esquina da praça!)
Com cerca de 3h de duração, o tour passa pelo Bairro Alto, Chiado, Baixa Pombalina, além de alguns dos principais pontos turísticos da região, como o Elevador Santa Justa, o Convento do Carmo e o Miradouro de São Pedro de Alcantara. É legal também para conhecer um pouco mais da história da cidade: o grande terremoto de 1755, a época do descobrimento e a ditadura de Salazar.
Geralmente, o tour sai todos os dias às 10h, 11h e 14h. O valor fica a seu critério e você contribui com o que achar que valeu.
#5 Pink Street
Esse é o lugar para sair a noite e encontrar badalação até altas horas! Localizada no Cais do Sodré, a Pink Street, ou Rua Rosa, é lar de uma variedade de lugares únicos e incomuns onde você pode assistir a um show burlesco, comer algumas tapas portuguesas ou só tomar um chopp num buteco da esquina. Aliás, a rua é cor de rosa mesmo!
Um dos lugares mais famosos da região é a Pensão Amor, um antigo hotel utilizado por prostitutas, que foi convertido em um espaço multidisciplinar onde você encontrará, entre outros, uma livraria erótica e uma boutique de lingerie sexy. Neste bar animado é possível fazer tudo: desde contemplar as pinturas do teto que lembram a Capela Sistina, até uma boa caipirinha. Dica: chegue cedo para evitar ficar de fora. Em alta temporada a fila é absurda!
#6 LX Factory
Se você está procurando o lugar cool/hipster/descolado de Lisboa, conheça a LX Factory. O que era uma antiga fábrica abandonada, hoje se transformou em um espaço ocupado por empresas e profissionais da indústria criativa. Lá encontram-se diversos cafés, restaurantes, lojas de decoração e de artistas locais. Tudo uma graça!
O que eu mais curti? Os grafites espalhados pela construção, as comprinhas de decoração e o Restaurante Rio Maravilha. Além do ambiente super agradável, um cardápio com bons drinks e atendimento excelente, a vista para a Ponte 25 de abril e para o Cristo Rei é linda a noite.
Como fui quase no inverno, não pude aproveitar o terraço do bar, mas minhas amigas contaram que fica fervilhando no verão, com música para dançar e muita gente bonita!
Mais informações: www.lxfactory.com
#7 Mercado da Ribeira
Onde antes se reuniam os melhores comerciantes da cidade, hoje reúnem-se ótimos restaurantes e lojinhas. Um conceito criado pela equipe da revista Time Out Portugal em 2014, trouxe uma nova vida para o antigo Mercado da Ribeira, que tem quase 1000 anos de história (a primeira referiencia histórica do mercado data do ano 1100!).
O pessoal da Time Out fez uma seleção com 24 restaurantes, 8 bares e docerias para compor um mix que agrada todo tipo de público. Tem hamburguer, sushi, pizza, bacalhau a brás, charcutaria, ginja, chopp…
Como um grande refeitório com grandes mesas espaçosas, lá é preciso ficar atento para conseguir um lugar. Há dias que você pode até nem conseguir, de tão badalado que é o espaço. Minha dica é: vá mais cedo um pouco, fora do horário de pico, que é por volta das 21h-22h, para poder jantar com calma. Outra opção é ir no almoço, onde é possível encontrar combos do dia com bebida e sobremesa por menos de €15.
Eu escolhi um bacalhau do Alexandre Silva acompanhado por uma taça de vinho tinto e não me arrependi!
Mais informações: www.timeoutmarket.com
Leia também:
3 restaurantes imperdíveis em Lisboa e outras experiências gastronômicas pela cidade
#8 Alfama
O Bairro de Alfama é o mais tradicional e antigo da cidade, com ruazinhas estreitas, portas e janelas coloridas e casas de fado. Lá acontece também a Feira da Ladra, um mercado que acontece às terças-feiras onde é possível encontrar todo tipo de quinquilharias, belos objetos de decoração, roupas vintage e tudo mais que você possa imaginar.
Eu tive a oportunidade de conhecer Alfama de um jeito melhor, acompanhada do Miguel, do Lisbon Photo Tour. Além de trazer diversas curiosidades do antigo bairro, ele ainda deu dicas de fotografia enquanto andávamos pelas ruas, vilas e fachadas irregulares. Confira aqui como foi a minha experiência.
Aliás, já dou uma dica aqui para quem quer melhorar as fotografias de viagem. Tenha em mãos uma câmera que tenha um mínimo de zoom. Isso facilita muito na hora de captar pessoas passando na rua, detalhes das construções e o que mais você achar interessante enquadrar. Eu digo isso porque tenho uma lente 50mm para a minha câmera DSLR e, apesar de amá-la e não trocá-la de jeito nenhum, muitas vezes em sentia que estava perdendo uma foto por conta disso.
É lá em Alfama que também que se encontra um famoso ponto turístico da cidade: o Castelo de São Jorge, uma das construções mais antigas da cidade. Apesar de seus 8 séculos de história de guerras e conflitos ele continua firme e forte.
Além de poder ser avistado de diversos pontos da cidade, a vista de lá é incrível! Sem dúvida, ele é um dos melhores mirantes de Lisboa!
Mais informações: www.castelodesaojorge.pt
#9 Elétrico 28
Claro que este item não poderia faltar na lista, afinal de contas, esse é o cartão postal da cidade: o Elétrico 28. Ele pode ser uma boa opção para subir o Bairro de Alfama.
Não deixe de parar nos miradouros pelo caminho. O meu preferido foi o Miradouro das Portas do Sol! Fiquei balançada também pelo Miradouro de Santa Luzia, que é emoldurado por um belo bougainville. Estes dois miradouros de Alfama oferecem vistas incríveis da cidade, privilegiando o bairro e o Rio Tejo. O pôr do sol de ambos os miradouros é imperdível para quem estiver passeando por lá!
Uma observação importante: a maioria dos elétricos da cidade são adesivados com propagandas. Achei isso bem feio, afinal de contas o elétrico antigo e amarelo é um dos postais da cidade. Espere alguns instantes, pois eles passam com frequência, assim você poderá captar uma imagem decente de um deles.
#10 Praça do Comércio
A Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço, é uma das maiores praças da Europa! O local sediou o palácio da família real por mais de dois séculos, porém, depois do terremoto de 1755, o prédio sucumbiu e deu espaço a esta bela e ampla praça.
Ali nos arredores você encontra diversos atrativos interessantes. O Cais das Colunas é um local querido por locais e turistas, que ali gastam um tempo observando o Rio Tejo e a movimentação da praça. Durante muito tempo aquela foi a entradanobre de Lisboa, onde desembarcavam grandes figuras e chefes de estado.
Um ótimo mirante para a praça é o Arco da Rua Augusta. Apesar de pagar alguns poucos euros para entrar, a vista de lá é incrível! Vale a pena.
E, para fechar a visita, experimente um pastel de bacalhau surpreendente: recheado com queijo da Serra da Estrela. O local a ser visitado é o Museu da Cerveja, restaurante que dedica-se a cervejas oriundas dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
Dicas e informações úteis
Algumas dicas imperdíveis para facilitar a sua viagem para Portugal:
Lisboa Card
O Lisboa Card é um cartão que dá uma série de vantagens para quem tem pouco tempo e quer explorar ao máximo o que a cidade tem a oferecer. Ele custa €19.oo (1 dia) e dá direito a viagens ilimitadas e gratuitas de transportes públicos (ônibus, elétricos, metrôs, elevadores e funiculares), viagens gratuitas nos trens para Sintra e Cascais, acesso gratuito a 26 museus, monumentos e Patrimônio Mundial da UNESCO, além de ofertas e descontos em passeios, visitas turísticas, compras e vida noturna.
App Lisboa Cool
O blog Lisboa Cool desenvolveu um app com ótimas dicas da cidade, além de sugestões de roteiro para de acordo com o seu gosto e/ou com o local onde você está! Para baixar, é só clicar aqui.
Seguro viagem
Não dá para viajar sem seguro viagem, e na Europa ele é obrigatório! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido.
Sempre fazemos o nosso pelo site do Seguros Promo, que possui várias seguradoras conveniadas. Eles comparam os melhores preços e todo o processo é feito de forma bem prática – você recebe a apólice por e-mail e ainda ganha 5% OFF usando o cupom MALADEAVENTURAS.
Clique aqui e faça agora mesmo o seu seguro viagem para Portugal!
Chip de internet para usar em Portugal
Hoje em dia fica difícil viajar sem celular – ou melhor, sem um celular COM internet – né? Além de avisar a família que está tudo certo, compartilhar fotos no Instagram, usar o google maps, pesquisar dicas de restaurantes…. Estar com internet a todo momento facilita muito a vida dos viajantes para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número da reserva e etc.
Nós indicamos o chip da Yes Brasil que você encontra no site viajeconectado.com.br. A internet é MUITO boa!
Compre aqui o seu chip da Yes Brasil e use o cupom MALADEAVENTURAS para garantir 10% de desconto!
Leia também:
Passeio de bike pela orla de Cascais: Boca do Inferno, Praia do Guincho e Cabo da Roca
Óbidos: bate-volta imperdível partindo de Lisboa
Lisbon Photo Tour: conhecendo Lisboa a pé com uma câmera na mão