Estava ansiosa para começar esse post! Me traz recordações muito boas, além de ter sido uma viagem tão incrível que tenho certeza que vocês vão adorar as dicas! Primeiro vou começar falando sobre alguns tópicos gerais, que é importante estarem definidos antes de começar a viagem.

1. Roteiro É muito difícil escolher um roteiro de viagem, principalmente se você tem vontade de conhecer todos os lugares possíveis com pouco tempo e dinheiro. O primeiro lugar que estava definido era Paris – a cidade que eu não abriria mão de conhecer na primeira Eurotrip, sempre foi um sonho! Foi o nosso destino inicial. Seguindo a dica dos meus sogros que sempre falaram muito bem de Bruges (cidade pequena localizada na Bélgica), optamos em dar uma paradinha por lá, aproveitando que fica no caminho para Amsterdam, nosso próximo destino. Munique, Salzburgo, Barcelona e Madrid vieram em seguida. Tínhamos 18 dias de viagem e para resumir o roteiro ficou assim:

Paris > Bruges > Amsterdam > Munique > Salzburgo > Barcelona > Madrid

Então fica a minha dica para definir o roteiro: escolha dois lugares que você tem muita vontade de conhecer e que não abriria mão. A partir deles fica mais fácil de definir o caminho e encaixar com as cidades próximas (exemplo: estava com Paris e Amsterdam definidos e já que no caminho passávamos pela Bélgica, decidimos fazer uma parada rápida em Bruges).

eurotrip

2. Eurail Pass É um passe de trem onde você compra o número de viagens que precisará fazer entre um país e outro. No meu caso, comprei o passe para 5 viagens, e foi o equivalente a R$600 reais. É prático e econômico, pois você não precisa ficar procurando passagens de trem durante a sua viagem, já estão garantidas. Só é necessário fazer a reserva dos assentos assim que chegar no seu primeiro destino na Europa. Há uma taxa pequena, em média 10 euros, para poder concluir a  reserva. Fora isso, é super tranquilo! Pegamos trens noturnos, trem de alta velocidade, vimos paisagens incríveis entre um destino e outro. Super recomendo, tenho certeza que se tivéssemos optado em fazer os trajetos de avião não seria a mesma coisa. Para ver todas as informações que precisa, é só clicar aqui.

Usamos o passe para fazer os seguintes trajetos: Paris > Bruges, Bruges > Amsterdam, Amsterdam > Munique (trem noturno), Munique > Frankfurt (precisávamos pegar o avião para Barcelona em Frankfurt) Barcelona > Madrid (Trem Bala!!!!)

eurail

3. Hospedagem Como bons mochileiros, optamos por ficar em albergues! Deixamos todos devidamente reservados pelos sites que vocês já devem conhecer (booking.com; hostelworld.com; hostels.com; etc) e sim, fomos na sorte!Olhamos primeiro os preçosas fotos, os comentários e pronto. O único que deixou a desejar foi o albergue de Paris, pois era afastado dos pontos turísticos, tínhamos que usar escada para chegar no quarto (ficamos no quarto andar), e ainda tive o prazer de encontrar uma mini baratinha (eca eca eca) no banheiro. Em Munique e Salzburgo encontramos com meus sogros, e ficamos em hotéis excelentes! Já em Barcelona, tive o prazer de ficar na casa de uma amiga querida da minha mãe, a Denize. Nos recebeu de braços abertos e ainda pudemos conviver com o dia a dia deles, foi ótimo! Mas contarei mais detalhes no post só de Barcelona!

Lista dos albergues:

Paris: Hotel de La Comete | R$70,00 |Sem café da manhã | Foi o mais barato que conseguimos, e já que era só para dormir, valeu a pena!
Bruges: Andres Bed and Breakfest | R$73,00 | Com café da manhã delicioso | Melhor albergue que fiquei! Tudo limpinho e arrumadinho!
Amsterdam: Ineer Amsterdam | R$ 65,00 | Com café da manhã | O quarto era apertado, mas era um albergue de jovens, bem legal!
Madrid: Equity Point Madris | R$53,00 | Com café da manhã | Quarto grande e bom, bem confortável!

*preços para duas pessoas!

Esses são os três tópicos indispensáveis para fazer o seu mochilão: roteiro, transporte e hospedagem definidos. Claro que  o resto a gente vai descobrindo pelo caminho e aproveitando cada momento!

eurotrip

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

3 respostas

1. Ola!! Adorei seu post!
    Estou planejando minha eurotrip para o próximo ano. Queria saber se você pode dizer quantos dias ficou em cada cidade e os horários das viagens de trem que fez.
    Obrigada!

2. Olá Nanda, li alguns posts teus e adorei!! Em abril 2016 vou fazer uma eurotrip com meu noivo e ler tuas dicas me da mais vontade ainda! Gostaria de saber em média quanto tempo dura as viagens de trem, ouvi dizer que se perde muito tempo durante a viagem. Ah e se não for abuso demais, mais ou menos quanto foi gasto no total da viagem? Beijinhossss, obrigada!

1. Oi Amanda! Tudo bem?

Olha, acho que não sou a melhor pessoa pra te ajudar com essas dúvidas 🙁
      Eu viajei em 2011, e desde lá, muita coisa já mudou, inclusive os valores de trem, do câmbio, dos hotéis..!

Posso dizer que as viagens de trem variam de trecho para trecho. De paris para Bruges, por exemplo, foi rápido, cerca de 2h. Já de Amsterdam para Munique, precisamos de um ônibus noturno que viajou a noite inteira!

Dá uma olhad ano site do Eurail!