Então você vai viajar para a terra dos moinhos e ainda não saber o que fazer em Amsterdam? Ao pensar nessa cidade holandesa, aposto que vem à mente os famosos “coffeeshops”, o “red light district”, os moinhos e as bicicletas, aspectos bem diferentes do Brasil, que com certeza chamam bastante a nossa atenção. E sim, fomos com essa imagem de Amsterdam, mas chegando lá, vimos que a cidade é muito mais do que isso!
Amsterdam é interessante, com detalhes em cada esquina, um povo tranquilo, ruas que parecem cenário de filme, casas em barcos, lojas bizarras, canais encantadores, museus espetaculares, cultura rica e vida noturna animada. Seja explorando a cidade de bicicleta ou de barco, você verá que cada cantinho exala história, arte e muito charme.
Vivemos essa experiência incrível e vamos te dar todas as dicas para que sua viagem seja aproveitada ao máximo!

O que fazer em Amsterdam: passeios mais procurados pelos brasileiros
Está curioso e ansioso para saber quais passeios incluir no seu roteiro por Amsterdam? Vamos direto ao ponto então. Esses são os principais passeios buscados pelos brasileiros que visitam essa cidade holandesa:
Passeio | Por que é imperdível? | Link |
---|---|---|
Passear de barco pelos canais | Para explorar a cidade de um ângulo diferente | Conferir preço |
Conhecer o Vondelpark | Não dá para deixar de conhecer o parque mais bonito da cidade | Conferir preço |
Museu Van Gogh | Para conhecer as obras do mais famoso pintor holandês | Conferir preço |
Explorar os moinhos de vento em Zaanse Schans | Ver ao vivo os icônicos moinhos da Holanda | Conferir preço |
Passear de bike pela cidade | Para explorar a cidade ao modo holandês | Conferir preço |
O que fazer na Holanda: principais pontos turísticos
Além dos diversos canais e do skyline com casinhas que mais parecem casas de bonecas, você vai se surpreender com o tanto que há para se fazer nessa cidade encantadora. Como ponto de partida, vamos compartilhar quais os principais pontos turísticos da cidade.
1. Praça Dam e o Palácio Real
Podemos começar com a Praça Dam, que é o coração de Amsterdam! Cercada por edifícios históricos, ela está sempre movimentada. Ela abriga marcos icônicos como o Palácio Real, a Igreja Nova (Nieuwe Kerk) e o Monumento Nacional que homenageia as vítimas da segunda Guerra Mundial. Além disso, a praça é cercada por cafés, lojas e atrações como o Museu Madame Tussauds, sendo um ponto de encontro popular para turistas e locais.
Vale saber que o Palácio Real está aberto para visitações, porém eventos da realeza podem modificar seus horários de funcionamento. Caso tenha interesse, confira neste link como garantir seu ingresso nos dias e horários disponíveis.
Atualmente a praça também é palco de eventos, manifestações e eventos oficiais da realeza holandesa ao longo do ano.

2. Westergas
Westergas é super interessante. Trata-se de uma antiga área industrial que foi transformada em centro cultural e área de lazer. Para quem gosta de um ambiente descolado com uma vibe mais alternativa e cheia de atividades culturais, o lugar é perfeito.
Versátil, atrai desde amantes da cultura e arte, fãs de gastronomia, pessoas que gostam de festivais, famílias com crianças e até trabalhadores remotos freelancer.
O motivo de atrair um público tão diverso é que por lá existem cafés para quem quer trabalhar ou fazer reuniões, áreas verdes e eventos infantis, festivais de música e eventos gastronômicos, além de exposições, teatros, galerias e cervejarias artesanais como a Brouwerij Troost.
Já deu para perceber que visitar Westergas pode ser bem interessante, não é?
3. A’dam Lookout
Para quem gosta de um friozinho na barriga o lugar é imperdível! Trata-se um mirante panorâmico no alto da Torre A’Dam, no bairro de Amsterdam Noord, bem ao lado da Estação Central. Ele oferece uma vista 360º da cidade, incluindo os famosos canais, o Porto de Amsterdã e em dias bem claros e ensolarados até áreas mais afastadas.
Além disso, lá encontra-se o famoso balanço “Over the Edge” que permite que você balance a 100 metros de altura sobre a cidade. Outro destaque é o Skydeck, um terraço ao ar livre que proporciona uma vista panorâmica da cidade, perfeito para fotos espetaculares. Dentro da torre, há também exposições interativas sobre a história de Amsterdam além de um voo virtual pela cidade.
O bom, é que para chegar lá basta pegar a balsa gratuita da Estação Central até o lado norte da cidade (Amsterdam Noord). E para garantir seu ingresso veja o site do A’dam Lookout para mais detalhes.

4. Albert Cuyp Markt
No bairro De Pjip se encontra o maior e mais famoso mercado de rua de Amsterdam. Por lá você encontra de tudo um pouco: comidas típicas holandesas, como os famosos Stroopwaffles feitos na hora, queijos, roupas, souvenires e muito mais.
Hoje o mercado também reflete a diversidade cultural de Amsterdam, já que há barracas com culinária de diversos países, como Turquia, Suriname e Indonésia, por exemplo. Está aí um excelente lugar para experimentar um pouco da vida cotidiana da cidade, além das iguarias, é claro!

5. Vondelpark
Ah o Vondelpark! A beleza do parque faz jus a sua fama. E ele não é apenas um ponto turístico, mas também um dos lugares favoritos dos moradores de Amsterdam. É um refúgio verde no centro da cidade, perfeito para relaxar, andar de bicicleta e praticar esportes ao ar livre. Os moradores costumam utilizar o parque para correr, passear com cachorros ou simplesmente aproveitar um dia de sol.
No verão o parque fica ainda mais animado com apresentações gratuitas no openluchttheater (teatro ao ar livre), músicos de rua e até aulas de ioga. Além de tudo, há cafés e restaurantes dentro do parque, excelentes para uma cervejinha ou um café relaxante no fim da tarde. Para quem quer sentir um pouco da vida local de Amsterdam, o Vondelpark é perfeito.

O que fazer em Amsterdam: experiências imperdíveis
Sabe aquelas experiências que não podem faltar em uma viagem? Daquelas que você vai se lembrar para sempre? Então, reunimos aqui o que você não pode deixar de fazer em Amsterdam:
6. Passeio de barco pelos canais
Passear de barco pelos canais de Amsterdam é uma das experiências mais agradáveis e icônicas da cidade. Os barquinhos deslizam pelos canais históricos passando por casas flutuantes, pontes charmosas e os típicos prédios holandeses. O bacana é que durante o percurso você vai vendo também pontos turísticos famosos como a Casa de Anne Frank, a Ponte Magra (Magere Brug) e o bairro Jordaan.
Essa é uma maneira especial de explorar a cidade, além de ser uma ótima alternativa para descansar os pézinhos depois de tanto circular por Amsterdam, rs.
Existem diversos tipos de passeios, barcos clássicos fechados e confortáveis para qualquer clima, barcos abertos ou elétricos ideais para dias de sol, passeios mais sofisticados com jantares ou drinks, e até barcos privados para quem quiser um passeio mais exclusivo.

7. Passear de bike pela cidade
Como você já deve saber, Amsterdam é conhecida por ser uma das cidades mais bike-friendly do mundo, além de contar com uma ótima infraestrutura para os ciclistas.
A cidade possui mais de 400 km de ciclovias muito bem sinalizadas e seguras, o que é um grande incentivo para você se animar a pedalar! Acredite, os moradores usam as bikes para tudo, desde ir ao trabalho, fazer compras e até para sair à noite.
Pedalar pelos canais, parques e bairros históricos com paisagens lindas é uma experiência única. Entretanto, vale lembrar que o trânsito de bikes em Amsterdam é intenso e se você não tem muita experiência vale começar pedalando em áreas mais tranquilas como no Vondelpark ou ao longo do Rio Amstel.

Além disso, é importante respeitar as regras, veja as dicas abaixo:
- sempre use a ciclovia e siga as placas
- cuidado com pedestres e trams, eles tem prioridade em alguns cruzamentos
- evite horários de pico
- tranque sempre sua bike – sim, há muitos furtos de bikes em Amsterdam
Você poderá alugar uma bicicleta em uma das diversas lojas espalhadas pela cidade. Porém, um modo mais prático e seguro é fazer um tour que já inclui as bikes e te levará por diversos pontos turísticos da cidade.
8. Explorar o mercado de flores
O Mercado de Flores de Amsterdam (Bloemenmarkt) é um dos locais mais charmosos e tradicionais da cidade. Famoso por ser um dos únicos mercados flutuantes do mundo, ele fica localizado no Canal Singel no centro de Amsterdam.
Por lá, além das tulipas de todas as cores você irá encontrar diversos tipos de plantas, souvenires e produtos típicos. Mesmo que você não pretenda comprar nada, só passear sentindo o aroma das flores e admirando sua beleza já é uma experiência incrível.
Apesar da atmosfera bem turística é um passeio bem interessante, que você pode incluir durante uma caminhada a pé pela cidade. Quem sabe até se anima a levar umas lembrancinhas?
Dica: Outra maneira bacana para conhecer o mercado é com um tour que inclui o centro histórico, o bairro judeu e o Mercado das Flores. Confira os detalhes aqui.

9. Heineken Experience
Para quem gosta de cerveja, ou mesmo para quem não curte muito, esse é um passeio super interessante!
O Heineken Experience é um tour interativo pela antiga fábrica da Cervejaria Heineken. Nele você vai conhecer mais sobre a história da marca, o processo de fabricação e o melhor de tudo: degustar umas geladas! O tour é interativo, bem dinâmico e divertido e mesmo que não gosta de cerveja vai aproveitar!
Ah, não deixe de tirar muitas fotos, o ambiente é perfeito para uns cliques bem legais! Garanta seu ingresso neste link.

10. Caminhar pelo Red Light District
De Wallen ou Red Light District é um dos bairros mais controversos – e ao mesmo tempo famosos e – de Amsterdam. Ele é conhecido mundialmente pelas vitrines com luz vermelha onde trabalham profissionais do sexo. O local abriga também bares, coffee shops e edifícios históricos, como a Igreja Velha (Oude Kerk).
Mesmo que você não tenha interesse nas vitrines vermelhas, o bairro, que é um dos mais antigos de Amsterdam, oferece um ambiente único que mistura história, cultura alternativa e diversão. Você pode visitá-lo durante o dia se quiser um clima mais leve e com foco na arquitetura e história do lugar.
O Red Light District é parte da identidade liberal de Amsterdam. Para quem quer conhecer algo típico e bem diferente, vale o passeio. Aliás, compensa fazer a visita com um tour, assim você saberá direitinho as regras locais. Veja mais informações aqui.
Importante: saiba que há regras a serem respeitadas. É terminantemente proibido fotografar as vitrines e as profissionais. A punição é uma multa bem pesada.

11. Jordaan
Originalmente uma área operária do século XVII, hoje o Jordaan é um dos bairros mais charmosos e autênticos de Amsterdam. A região é super descolada, cheia de galerias de arte, boutiques, cafés aconchegantes e canais, é claro! rs.
Vale a pena explorar sem pressa suas ruas e canais fotogênicos. Além disso, conhecer os mercados locais como o Noordermakt, que funciona aos sábados e tem um mix de comida orgânica e antiguidades.
Experimente também os bares históricos (brown cafes), como o famoso Papeneiland. Por aqui também fica o Museu Casa de Anne Frank, inúmeras galerias de arte e o pequeno Museu das Tulipas.
Dica: descobrimos um excelente tour que passa em diversos pontos de interesse de Amsterdam, inclusive no Jordaan, vale a pena conferir.
12. Bairro De Pijp
Originalmente construído no séc. XIX para abrigar a classe trabalhadora, hoje De Pijp é um bairro multicultural e super animado de Amsterdam. Ele é frequentemente comparado ao “Quartier Latin” de Paris devido as suas características boêmias e artísticas. Rapidamente o bairro atraiu estudantes e artistas que fixaram residência na região.
Hoje em dia ele se destaca pela atmosfera animada e diversificada oferecendo uma ampla gama de atrações, dentre elas:
- Mercado Albert Cuyp
- Heineken Experience
- Sarphatipark, um parque encantador
- Diversos cafés e restaurantes descolados

O que fazer em Amsterdam: Museus
Amsterdam não é só famosa por suas bicicletas ou moinhos, mas também pelos seus inúmeros museus, tanto que existe uma praça chamada Museumplein (ou Praça dos Museus). Alguns dos mais importantes, como o Van Gogh, Rejiksmuseum e Stedeljik Museum ficam por lá.
13. Museu Anne Frank e o bairro judeu
Para quem quer conhecer a história de Amsterdam, o bairro judeu e o Museu Anne Frank são muito importantes. Visita essencial para entender a herança judaica na cidade e o impacto da Segunda Guerra Mundial na comunidade.
- Museu Anne Frank (Anne Frank Huis) – localizado no número 263 da Prinsengracht. Foi nesse endereço que Anne Frank e sua família se esconderam dos nazistas entre 1942 e 1944. O local era conhecido como o Anexo Secreto. No museu é possível conhecer os comodos que serviam como esconderijo, ver o diário original de Anne Frank e documentos da época.
- Bairro Judeu – O Jodenburt é uma área histórica da cidade onde a comunidade judaica se estabeleceu originalmente no século XVII. Hoje, o bairro abriga pontos importantes para a história judaica incluindo: O Museu histórico Judaico, a Sinagoga Portuguesa, o Monumento a Auschwitz e também a Casa de Rembrandt, que viveu e trabalhou no bairro e hoje sua casa é um museu.
Dica: não deixe de reservar seu ingresso com antecedência para o Museu Anne Frank. O lugar é pequeno e as visitas são limitadas. Este tour te leva para conhecer a fundo essa face de Amsterdam, incluindo o bairro judeu e o Museu Anne Frank. Clique para conferir mais informações.

14. Museu Van Gogh
O Museu Van Gogh está entre os mais visitados da Holanda. Ele abriga a maior coleção de obras do espetacular pintor holandês Vincent Van Gogh.
Localizado na Museumplein (praça dos museus), fica próximo do Rijksmuseum e do Museu Stedelijk. Seu acervo abriga mais de 200 pinturas, 500 desenhos, 700 cartas escritas por Van Gogh ao seu irmão Theo, além de obras de artistas contemporâneos que influenciaram ou foram influenciados por ele. Seus mais famosos quadros, como os Girassóis, os Comedores de Batatas, Quarto em Arles e Amendoeira em Flor, se encontram lá.
Ah, se estiver planejando sua visita, não deixe de reservar sua entrada com antecedência, pois o museu é bastante popular e os ingressos podem esgotar rapidamente.
Dica: Que tal combinar a visita ao Museu com um cruzeiro de barco pelos canais? Caso tenha gostado da sugestão você pode ver mais detalhes neste link.

15. Rijksmuseum
O Reijksmuseum é um museu dedicado à arte, história e cultura dos países baixos. Ele abriga uma das coleções mais ricas do mundo, que inclui pinturas da Idade de Ouro Holandesa, além de esculturas, arte decorativa, fotografias e arte asiática. Algumas das obras mais famosas de pintores holandeses encontram-se lá:
- A Noiva Judia de Rembrandt,
- A Leiteira de Johannes Vermeer,
- Autorretrato de Vincent Van Gogh,
- A Ronda Noturna de Rembrandt van Rijn,
- O Cisne Ameaçado de Jan Asselijn.
Além das pinturas, o museu possui uma imponente biblioteca e exibe objetos históricos como porcelanas de Delft, mobiliário antigo e até modelos de navios. E não poderíamos deixar de mencionar os jardins do museu, que são belíssimos, e enriquecem a visita com suas fontes de águas saltitantes. Um lugar super agradável!
O Rijksmuseum é imperdível para quem é amante da arte e de história. Para evitar filas e garantir seu ingresso, você pode optar por uma visita guiada. Dessa forma sua experiência será ainda mais enriquecedora.
#DicaMDA: A icônica placa ” I Love Amsterdam”que costumava ficar na frente do museu, foi retirada do local em 2018. O objetivo foi evitar a superlotação de turistas naquela área. Hoje em dia ela é itinerante, então, próximo da data da sua viagem é necessário pesquisar por onde ela estará. Recentemente estava em frente ao aeroporto de Schiphol.

16. Museu Stedelijk
Para os amantes de arte moderna e contemporânea, o Stedelijk é imperdível. O museu é famoso por sua impressionante coleção de pinturas, esculturas, design e fotografia. Além disso, há sempre exposições temporárias de nomes inovadores da arte contemporânea.
Obras de movimentos como o Impressionismo e Pós-impressionismo, Expressionismo e Bauhaus, Pop Art e Minimalismo, arte conceitual e contemporênea estão representadas por aqui.
Destaques da coleção do Stedelijk contam com pinturas de artistas como Mondrian, Pollock, Andy Warhol, Kazimir Malevich, Vincent Van Gogh e Marcel Duchamp. Uma visita ao Stedelijk é excelente para enriquecer sua experiência cultural em Amsterdam.
Não esqueça de reservar os ingressos com antecedência para não perder seu precioso tempo com filas.
17. Casa de Rembrandt
A Rembrandthuis, ou casa de Rembrandt, é um museu dedicado à vida e obra do famoso pintor holandês Rembrandt van Rijn. Ele está localizado na casa onde o artista viveu e trabalhou por quase 20 anos entre 1639 e 1658.
O lugar é super interessante e oferece uma experiência imersiva na vida do artista com a reconstrução fiel de seus cômodos: o ateliê, sala de estar e quarto decorados com móveis do séc. XVII, e até uma coleção de gravuras de Rembrandt, pincéis e pigmentos usados na época!
Além de tudo, há uma demonstração ao vivo de como o pintor preparava suas tintas e técnicas de gravura, É sensacional!
O museu é pequeno e há limite de visitantes. Portanto, lembre-se de reservar seus ingressos com antecedência.

O que fazer em Amsterdam: nas proximidades
Para quem vai ficar por mais alguns dias em Amsterdam, vale aproveitar para visitar lugares próximos em um bate volta. Deixamos aqui nossas sugestões de lugares encantadores nos Países Baixos.
18. Zaanse Schans
O que é Zaanse Schans? É a recriação de uma vila histórica, um museu a céu aberto que recria a paisagem e cultura do sec XVII e XVIII. Na época, a região era um importante centro industrial da Holanda.
Localizada a 20 km de Amsterdam, o local abriga moinhos de vento em funcionamento, pequenas fábricas artesanais e casinhas históricas que foram transportadas de diferentes partes do país para preservar o patrimônio holandês.

Além de tudo, a vila é muito fofa, possui cafés aconchegantes, uma queijaria, fábrica de tamancos, uma casa de chocolates e até a reprodução do primeiro Albert Heijn, uma famosa rede de supermercados holandesa. O cenário de Zaanse Schans com seus moinhos à beira d’água e as tradicionais casinhas verdes é um dos mais fotogênicos da Holanda.
Vale saber que a entrada no vilarejo é gratuita, mas algumas atrações como os moinhos cobram uma taxa para visitação. A maneira mais prática de visitar o lugar é com um tour que inclui o traslado, assim você não precisa se preocupar com o deslocamento de Amsterdam até lá.
Precisamos dizer que amamos esse lugar! É um pedacinho bem típico, charmoso e agradável da Holanda!

19. Volendam
A charmosinha vila de pescadores de Volendam fica só a 20 km de Amsterdam. O lugar, que já foi um dos principais portos pesqueiros da região, hoje se destaca pelo turismo. Não é para menos. Afinal, suas casinhas coloridas, barzinhos, restaurantes de frutos do mar frescos e lojinhas na beira do lago Markermeer, compõem uma paisagem pitoresca.
Ah, não deixe de provar as famosas mini panquequinhas típicas dos Países Baixos, chamadas Poffertjes. Elas são uma delícia! Você vai encontrá-las em barraquinhas pela orla de Volendam. Tem também os Harings (arenque), que são mini peixinhos servidos crus, marinados, temperados com sal e cebola, prato típico do lugar.
Além de passear pelo porto, não deixe de explorar o interior da vila para apreciar as casinhas típicas e também moinhos. O local rende fotos lindas e ainda proporciona um belo passeio de barco que é incrível!
Para chegar em Volendam o ideal é pegar um ônibus. A viagem dura algo em torno de 30 minutos. Você pode pegar o ônibus 316 na Estação Central de Amsterdam, já que não há trens até lá.

Confira também quais são as principais atrações de Volendam:
- Porto de Volendam – é o coração da vila, cheio de restaurantes e lojinhas de souvenirs e repleto de barcos de pesca, a paisagem é deslumbrante.
- Museu de Volendam – exibe a história e cultura local, incluindo os trajes típicos e a vida dos pescadores
- Barracas de trajes tradicionais e comidas típicas – Você pode tirar fotos os os tradicionais trajes holandeses em barracas na orla, além de provar iguarias holandesas
- Ferry até Marken – Existem barcos que fazem um passeio curtinho até a ilha de Marken que fica só a 30 minutinhos de Volendam e é super fofa também
- Queijarias e fábricas de tamancos – existem lojas que demonstram como é a produção dos famosos queijos e também dos tamancos holandeses.
Precisamos dizer que o passeio é lindo, especialmente com um dia de sol!

20. Keukenhof – o parque das tulipas
Nossa última sugestão é um dos mais famosos jardins de flores do mundo, o Keukenhof. Ele fica localizado em Lisse, a 46 km de Amsterdam, e é tipo uma “Disney das flores”, sabe? Porém, precisamos começar te informando que ele só funciona na primavera, entre abril e maio.
O lugar é conhecido como o Jardim da Europa e é especialmente famoso por suas exposições de tulipas e outras inúmeras flores durante a primavera.
Principais atrações do parque:
- Campos de tulipas – Milhões de tulipas de diferentes variedades proporcionam um espetáculo de cores
- Estufas temáticas – Exposições de orquídeas, rosas e outras variedades de flores
- Moinhos de vento e canais – sim, por aqui também tem moinhos e canais também!
- Passeios de barco – passeios de barco pelos pequenos canais que cortam os campos floridos do parque
- Passeios de bicicleta – é possível alugar bicicletas para explorar os campos floridos ao redor do lugar
Não é a toa que a Holanda é um dos maiores exportadores de flores do mundo, o parque é um grande vitrine dos produtores locais.
Quem for viajar para a Holanda durante a primavera, Keukenhof é um passeio imperdível para apreciar a beleza das tulipas e de outros milhões de flores! Para garantir sua visita vale reservar um tour já com ingresso e transporte inclusos.

Roteiro Amsterdam: o que fazer em Amsterdam em 2,3 e 5 dias na cidade
Agora vamos falar sobre seu roteiro em Amsterdam? A seguir, compartilharemos dicas de o que fazer em 2, 3 ou 5 dias pela cidade.
O que fazer em Amsterdam em 2 dias
Está procurando o que fazer em Amsterdam em 2 dias? Bem, dá para ver muitas atrações legais, mas será preciso otimizar bem seu tempo para conseguir ver tudo.
Dia 01:
- Passeio de barco: Comece pelo passeio de barco pelos canais, assim você já verá muitos pontos turísticos.
- Vondelpark: aproveite e caminhe pelo Vondelpark, é lindo ! Passe também pela Praça Dam, coração da cidade.
- Heineken Experience: finalize seu dia conhecendo a Cervejaria Heineken. Você pode fazer um passeio combinado de barco com ingresso para a Heineken Experience.
Dia 02:
- Jordaan e Museu Anne Frank: Caminhe pelo bairro Jordaan e aproveite para conhecer o Museu Anne Frank que fica por lá.
- Passeio de bike pela cidade: explore a cidade à moda holandesa.
- Red Light District: Termine o dia com uma caminhada noturna pelo Red Light District ou se preferir, pelo bairro boemio De Pjip

O que fazer em Amsterdam em 3 dias
Com 3 dias em Amsterdam podemos incluir mais passeios e um ou até dois museus, quem sabe?
Dia 03:
- A’dam Lookout: Comece seu dia apreciando a cidade do alto!
- Museumplein: Com mais um dia dá para planejar conhecer museus (Van Gogh, Rjiksmuseum ou Stedeljik)
- Westergas: finalize curtindo a noite em Westergas em alguma cervejaria ou restaurante descolado

O que fazer em Amsterdam em 5 dias
Para quem tiver o privilégio de poder ficar 5 dias em Amsterdam, podemos sugerir passeios nas proximidades para os 2 últimos dias:
Dia 04
- Zaanse Schans – parta cedo para ver os icônicos moinhos e uma tradicional vila holandesa.
- De Pjip – O passeio por Zaanse Schans não termina tarde, na volta aproveite um bar ou restaurante descolado pelo bairo De Pjip
Dia 05
- Volendam – Conheça a charmosa e tradicional vila de pescadores. Termine o dia com passeios pelas ruas de Amsterdam em algum restaurante ou cervejaria para se despedir da cidade.
OU
- Keukenhof – Atenção: essa atração só funciona durante a primavera entre os meses de abril e maio! Para quem estiver em Amsterdam durante este período, é um passeio que super recomendamos! Quem não quer ver os campos de tulipas e os jardins multicoloridos, não é?

Dicas de viagem: Amsterdam
Amsterdam é uma cidade incrível, mas certamente um planejamento adequado é indispensável. Pensando nisso, confira as dicas que reunimos para ajudar você a se preparar e criar o melhor roteiro para aproveitar a cidade das bicicletas na Holanda.
Como chegar em Amsterdam
Amsterdam se situa nos Países Baixos na provícia da Holanda do Norte. Diariamente existem voos diretos saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo para o Aeroporto de Schiphol, e outros com escalas ou stopover.
O melhor de tudo é que do Aeroporto de Schiphol partem trens diretamente para a Estação Central de Amsterdam, muito prático e a forma mais barata e rápida de chegar ao centro da cidade. Os trens levam de 15 a 20 minutos para chegar até a Estação Central.
É claro que existem outros meios como Uber ou taxis, porém, o trem é o melhor e mais econômico deles.

Quantos dias ficar em Amsterdam
Para quem quer saber quantos dias ficar em Amsterdam, aconselhamos no mínimo 3 dias completos para conhecer os principais pontos turísticos. Já adiantamos que será bem corrido e deverá ser bem planejado.
Como se locomover em Amsterdam
Certamente a melhor forma de se locomover em Amsterdam é a pé ou de bicicleta. Entretanto, o sistema de transporte público da cidade é muito eficiente e acessível, contando com trens, ônibus, bondes, balsas e metrôs.
Não aconselhamos aluguel de carros em Amsterdam. As ruas são bem estreitas e estacionar o carro na beira dos canais pode ser um desafio! Além de ser bem difícil encontrar vagas.

Qual é a melhor época para conhecer Amsterdam
A melhor época para visitar Amsterdam é sem dúvida durante a primavera (de abril até junho), quando você poderá ver os campos de tulipas multicoloridas. Entretanto no verão ( de junho a agosto) também é super válido. Durante estes meses o clima é bem agradável e existe oferta de muitas atividades ao ar livre.
No outono, apesar de mais frio, é lindo de se ver as diferentes cores das árvores! Já durante o inverno também é possível se divertir em Amsterdam, porém prepare-se para o frio intenso. Quem sabe você dá a sorte de ver Amsterdam braquinha de neve?

Onde ficar em Amsterdam
Ainda não sabe onde ficar em Amsterdam? Para te ajudar na escolha, fizemos uma seleção de acomodações! Confira:
Hotel | Nota | Valor |
---|---|---|
Ibis Styles Amsterdam City | 8.3 | $$$ |
NH Collection Amsterdam Barbizon Palace | 8.5 | $$$$ |
The Bank Hotel | 8.4 | $$$$ |
Generator Amsterdam | 7.9 | $$ |
Catalonia Vondel Amsterdam | 8.5 | $$ |
Chip de internet Holanda
Não dá para viajar para outro país e ficar desconectado, não é? Por isso recomendamos viajar com um eSIM. Essa é uma opção econômica e prática, para quem já gosta de chegar ao destino conectado.
Na Holanda, você tem a opção de utilizar a SIMLocal, nós tivemos uma excelente experiência quando usamos em nossa viagem recente para a Europa. A conexão foi rápida e estável, o que nos permitiu usar a internet para navegação, mapas e até para compartilhar nossas aventuras em tempo real.
#DicaDaNanda: leitores do Mala de Aventuras podem garantir 15% de desconto com o cupom AVENTURAS15.
Leia também: Chip Internacional Europa: qual é o melhor? como comprar? quanto custa?

Seguro viagem Holanda
Não dá para viajar sem seguro viagem! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido.
Além disso, o seguro viagem Holanda é obrigatório, devido a participação do país no Tratado de Schengen. O que acontece é que alguns países da Europa fazem parte desse acordo, em função de facilitar o deslocamento das pessoas entre os territórios.
Atenção, um detalhe super importante para se atentar é que o seguro viagem Holanda deve ter uma assistência médica com cobertura mínima de 30 mil euros ou o equivalente em dólares. Essa regra vale para todos os países inclusos no Tratado de Schengen e, caso não seja cumprida, você pode ser barrado na imigração.
#DicaDaNanda: Nós usamos e recomendamos essa ferramenta de comparação, porque nela é possível colocar lado a lado até 4 planos de seguro viagem internacional para comparar de maneira mais rápida e prática quais são as melhores coberturas e preços.
As melhores seguradoras do mercado (My Travel Assist, Assist Card, Ita, GTA, Affinity…) estão disponíveis na plataforma e você pode fechar o contrato direto dentro do site. E para melhorar, usando o cupom AVENTURAS15 você ainda garante 15% desconto no seguro viagem Holanda.
Clique aqui para garantir seu seguro viagem

Nossa experiência em Amsterdam
Trouxemos informações bem detalhadas para vocês sobre Amsterdam, no entanto, deixamos aqui nossa experiência por lá alguns anos atrás. Afinal, ela faz parte da história do Mala de Aventuras!
Divirtam-se com os relatos e aventuras da @nandahudson!
Dia 01
“Ficamos somente 1 noite e um dia em um stopover e aproveitamos da melhor forma possível!
Deixamos as malas no hotel e de cara já conhecemos o nosso primeiro transporte: o tram! Um ônibus/trem/bondinho que circula pelas ruas confusas da cidade, mas que são de fácil acesso e, apesar dos nomes mega bizarros das ruas, é fácil para se localizar, já que em cada ponto está o nome do destino e o horário certinho.
Paramos no centro e aproveitamos o resto do dia para conhecer o centro da cidade, cheio de lojas de roupas legais, muitas de souvenires, e outras muito loucas, que vendem desde cogumelos alucinógenos a incensos. Nesse dia também conhecemos a fast food SMULLERS, uma lanchonete onde você coloca moedas (1,50 euros) na máquina e escolhe o que vai comer ao abrir algum dos “forninhos” disponíveis. Lá tem vários tipos de croquetes e mini hambúrgueres. Vale experimentar! Gente, são MUITAS lojas com vitrines de doces, pizzas, hambúrgueres, e todas as gostosuras que você imaginar! #matalarica”
Era noite e depois de jantarmos decidimos conhecer o famoso Red Light District, que fica perto do centro. Chegando lá, é isso mesmo: várias vitrines com profissionais do sexo oferecendo seus serviços. Achei o clima péssimo, mas por ser tão famosa não poderia ir embora sem ao menos ver como era. Uma curiosidade: essas mulheres tem garantido pelo governo holandês assistência médica, direitos trabalhistas e também a fiscalização para boas condições de trabalho.
Detalhe importante: nunca tente tirar foto dessa rua! As mulheres chamam os guardas e você pode levar uma multa!”
Dia 02
“No dia seguinte fomos visitar a famosa placa I amsterdam, que virou ícone na cidade! Ela ficava em frente ao Rijksmuseum, que acabamos não conhecendo. Depois decidimos ir ao museu da Heineken que já havia sido muito bem recomendado por alguns amigos. É demais!! Um experiência diferente, cheia de história e tecnologia, fora as diversas degustações de cerveja que rolam pelo caminho. Super recomendamos!!!
Ah, e a lojinha da Heineken no final do tour é perdição. Tem uns acessórios super legais e diferentes para colocar no seu “bar” ou até mesmo para decorar o quarto! Vale os euros.”
Importante: a placa I Love Amsterdam não fica mais em frente ao Rjiksmuseum. Hoje em dia ela é itinerante, então, próximo da data da sua viagem é necessário pesquisar por onde ela estará. Recentemente estava em frente ao aeroporto de Schiphol.
Continuando…
“Em seguida encontramos uma lojinha que alugava bike (vários modelos diferentes para escolher). O aluguel girava em torno de 14 euros o dia. Que sensação incrível!!!! As ruas são lindas e ótimas para andar de bike, você só tem que ficar atendo, pois é muita gente andando na rua e andando de bicicleta também, cuidado para não ser atropelado! E cuidado para não cair no meio da rua e pagar um mico gigante igual aconteceu comigo. hahahaha!!! No final do post coloquei o vídeo para vocês rirem um pouquinho! Mas pera, deixa eu explicar: a bicicleta era bem alta, eu não conseguia encostar o pé todo no chão… era uma subida, eu desequilibrei e pá! ahhaha! O melhor foi a moça super fofa perguntando se estava tudo bem comigo =)
Finalizando
Não deixem de visitar o Museu da Anne Frank! É muito legal, durante o passeio você se sente dentro da vida da Anne, lendo páginas do seu diário, vendo fotos e imaginando tudo que ela viveu naquele tempo. Nesse link vocês podem ver informações como localização e um pouco da história dela.
Para finalizar, é claro que fomos conhecer o Bulldog, coffeeshop mais famoso de Amsterdam. São vários espalhados pela cidade, e cada um com um estilo diferente. Quando você entra, já vem a nuvem de fumaça logo de cara. Pedimos um chocolate quente (não podem vender bebidas alcoólicas nesses locais) e ficamos um tempo observando as pessoas! É engraçado demais! Vale a experiência!”
#DicaDaNanda: Amsterdam tem algumas outras atrações turísticas como passeio de barco pelos canais, Museu de Van Gogh e outras, que ficaram para a nossa próxima visita. Mas a nossa dica é não deixar de fazer um tour de bicicleta, pois você se sente “parte” da cidade, já que todos a utilizam para trabalhar, passear e o que for.
E agora é hora de vocês sentirem vergonha alheia! Divirtam-se… hahahahha!
Leia também:
Seguro viagem Holanda: é obrigatório? qual é o melhor? quanto custa?
Roupas para inverno na Europa: dicas e looks para o frio do inverno europeu
Cupom de desconto Sim Local: como economizar no eSIM internacional
Chip internacional Europa: qual é o melhor? como comprar? quanto custa?
2 comentários em “O que fazer em Amsterdam: 20 atrações imperdíveis na cidade das bicicletas”
Boa tarde! Vocês sugerem algum hotel em Amsterdam?
Obrigada,
Marina.
Amsterdã é uma cidade linda. Suas dicas são uma excelente fonte de consulta pra quem quer curtir o melhor que a cidade tem pra oferecer. Parabéns pelo post.