Dicas para alugar um carro na Austrália

Está planejando alugar um carro na Austrália para fazer uma roadtrip na terra dos cangurus? Se você não sabe por onde começar, o melhor ponto de partida é ver quais são as opções de companhias para que você alugue o carro mais adequado para a viagem e para o seu bolso. Aqui você vai encontrar dicas de companhias de aluguel de carro para facilitar sua vida, além de algumas perguntas frequentes sobre o assunto.

É tranquilo reservar um carro pela Internet?

Sim. O ideal é conhecer o serviço da locadora ou ter indicação de alguém, mas funciona bem e é possível conseguir bons descontos. Não se esqueça de ler as entrelinhas do contrato para não levar nenhum susto na hora.

Tenho que pagar com cartão de crédito?

Normalmente, para alugar um carro na Austrália ou em qualquer lugar do mundo, o ideal é pagar no cartão de crédito — e você ainda acumula milhas por isso! Mas você pode conversar com a locadora para pagar em dinheiro.

De qualquer forma, é necessário ter um cartão de crédito, pois este é obrigatório para o caso de haver encargos adicionais.

Há encargos extras?

O custo adicional mais comum é combustível, pois o veículo deve estar com o tanque cheio na devolução, uma vez que você pegou o carro dessa maneira. Você poderá ser cobrado por tolls, que são os pedágios.

Outro custo extra, que costuma ser opcional, é o seguro de carro. Eu indico fortemente pegar um seguro completo, pois você nunca sabe o que pode acontecer.

Você pode viajar para qualquer lugar em um carro alugado?

Verifique o seu contrato de aluguel, pois algumas empresas tem limitação de um raio de 100 quilômetros de onde você obteve seu veículo, ou apenas uma região do país. Viajar em estradas de terra e praias também pode ser proibido.

Se você quiser alugar um carro em um ponto e devolvê-lo em outro, isso pode não ser possível com empresas menores.

Você pode usar a sua carteira de motorista brasileira?

Uma carteira de motorista internacional é sempre útil. Mas não tive problemas para alugar com minha carteira brasileira.

Como é dirigir do lado esquerdo da via?

Leva umas horas até você se acostumar com a ideia. Provavelmente você vai trocar a seta com o para-brisa algumas vezes e dirigir mais colado na faixa do que o normal até você se situar do outro lado.

Quais são as opções de locadoras de carro na Austrália?

Para alugar um carro na Austrália as opções são diversas. Eu costumo utilizar o RentCars, pois eles trabalham com empresas renomadas, como a Avis, Hertz e Europcar. O serviço é simples e prático e o aluguel pode ser feito online, antes mesmo de você embarcar para a Austrália.

A vantagem desse site é que ele compara os preços de diversas locadoras e apresenta as melhores opções para você, dentro da categoria de carro que você escolheu.

De qualquer forma, há outros sites que podem ajudar você em sua busca. Listo-os abaixo:

Apex Car Rentals: Presente em toda a costa leste, de Cairns a Adelaide, utilizei os serviços da Apex e aprovei. Foi a empresa com melhor custo-benefício que encontrei quando fiz a viagem de Melbourne a Adelaide em novembro de 2013.

Muitas empresas tem restrições de idade para você alugar carro, então é importante ficar de olho nisso durante a sua busca, caso você tenha menos de 25 anos. Essa foi uma vantagem encontrada na Apex, que não cobrava taxa extra por isso. Outras vantagens são o GPS incluso, o transfer do aeroporto, assistência 24h, e não há taxa para motorista extra.

Apollo Car Rentals: Eles atuam na Austrália e na Nova Zelândia, e estão presentes nas principais cidades de ambos os países, de Sydney a Darwin, de Auckland a Queenstown. Eles tem diversas opções de carros, além de campervans e motorhome, o que facilita, se você estiver pensando em ficar em campings, ao invés de hostels/hotéis.

Britz Campervan Hire: A Britz tem uma vasta gama de opções para você, desde carros de passeio até mini vans com 8 lugares, e campervans de diversos tamanhos. Eles tem várias promoções no site e descontos se você reservar com antecedência. Os carros da Britz estão sempre espalhados pelas estradas australianas e neozelandesas.

Jucy Rentals: Presente na Austrália e na Nova Zelândia, a Jucy é bem conhecida por suas campervans verdes e roxas, as cores da marca. Na Austrália ela só atua na parte leste, então nada de Perth, Adelaide ou Outback. Eles tem algumas ofertas de relocação por AUD1 que podem ser uma ótima opção, além de parcerias com passeios, que podem facilitar seu planejamento da viagem.

Transfer Car: Como eles mesmo fazem propaganda, é um aluguel de graça para viajantes com datas flexíveis. Geralmente é para retornar o carro em determinado lugar e aí eles disponibilizam o carro na data X por AUD1. Muitas vezes até a gasolina está incluída. Nunca usei esse sistema, mas me parece muito bom, especialmente para quem está viajando low budget.

Imoova: Como a opção acima, o Imoova é um serviço de relocação que oferece automóveis a partir de AUD1. Eles estão presentes na Austrália e Nova Zelândia.

Vroomvroomvroom: Esse site compara preços de diversas locadoras, o que facilita a vida.

Espero que tenha ajudado seu planejamento! Se tiver outras dicas e quiser compartilhar, são sempre bem vindas!