Que tal juntar a galera e fazer uma trilha para curtir um belo domingo de sol? Nós fizemos exatamente isso e fomos conferir a trilha do Morro Dois Irmãos. Afinal, nem só de praia vivem os cariocas!

Localizada num dos cartões postais do Rio de Janeiro, a trilha do Morro Dois Irmãos, no Vidigal, oferece vistas incríveis: de um lado você avista desde o Cristo Redentor até as águas da Praia do Leblon e do outro a Pedra da Gávea e a Praia de São Conrado – ambos extremamente convidativos para um merecido mergulho após a caminhada para refrescar o corpo e a alma.

Portanto, neste post você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre este passeio: onde fica o Morro Dois Irmãos, quanto tempo dura a trilha, se é fácil e também como é o por do sol visto lá do alto, já que muita gente gosta de subir o morro ao final da tarde para apreciar esse espetáculo.

Trilha Morro Dois Irmãos: o que você precisa saber antes de ir

A Trilha do Morro Dois Irmãos é segura? Certamente, esta é uma das perguntas mais recorrentes, sobretudo quando estamos falando sobre a cidade do Rio de Janeiro. Sabemos ser uma cidade linda e incrível, mas que tem suas questões…

Por isso, reunimos aqui várias dicas para você curtir sua trilha em segurança, aproveitando tudo o que a cidade maravilhosa tem a oferecer!

trilha morro dois irmãos trilha no rio de janeiro
Visual lindo do cume do Morro Dois Irmãos!

Onde fica a Trilha Morro Dois Irmãos

Localizada no coração da orla carioca, a trilha do Morro Dois Irmãos é considerada uma das mais belas do Rio de Janeiro e começa na comunidade do Vidigal, mais especificamente atrás do campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal.

Como chegar na Trilha Morro Dois Irmãos

De ônibus, para quem vai da Rodoviária Novo Rio, deverá pegar a Linha Troncal 4. Você poderá pegar esse ônibus no Terminal Henrique Otte, bem ao lado da rodoviária. Essa linha passa em frente ao Vidigal, onde você deverá descer do ônibus.

Agora, de metrô, a estação mais próxima é a Antero de Quental. Em seguida, você deverá caminhar até a orla – em frente ao Marina Palace – e pegar um ônibus que passe pela Av. Niemeyer até a entrada do Vidigal. Os ônibus que passam são: Integrada 2 ou 9, Troncal 4 ou ainda o 557.

Morro Dois Irmãos Vidigal
A comunidade do Vidigal está pacificada desde 2012.

Uma vez na entrada do Vidigal, pegue um transporte alternativo (kombi ou mototáxi) até o campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal (esse serviço custa em torno de R$10,00 por pessoa). O pessoal da comunidade cobra uma taxa de visitação de mais R$10,00, junto ao campo de futebol, no início da trilha.

A trilha Morro Dois Irmãos até o cume tem cerca de 1,5km. Durante o caminho, você passará por alguns mirantes que também são muito bonitos e que valem a pena parar para admirar e tirar fotos.

Como é a Trilha Morro Dois Irmãos?

A trilha do Morro Dois Irmãos, Vidigal, é bem simples e no geral não apresenta bifurcações ou entroncamentos que possam gerar dúvidas. A primeira parte da trilha é composta por degraus de tronco de árvore na sombra. A etapa seguinte alterna trechos planos com algumas rochas e belos mirantes pelo caminho.

Morro Dois Irmãos Vidigal
Já nos encantando com o belo visual da trilha

No terço final da trilha, a mata é mais aberta e densa, com vegetação na cintura, assim sendo, é bom usar calça por cima da roupa de banho, para evitar arranhões. Vale lembrar de aplicar bastante protetor solar, levar água e um lanchinho para comer, enquanto aprecia a vista.

Preciso de um guia para fazer a Trilha Morro Dois Irmãos?

Não é necessário acompanhamento de guia, tendo em vista que é uma trilha simples, com grau de dificuldade moderado. No entanto, caso fique em dúvida se a Trilha do Morro Dois Irmãos é perigosa ou fique inseguro em relação à trilha em si, vale contratar uma agência para te acompanhar.

A Desbravando o Rio possui várias opções de trilhas e passeios pelo Rio de Janeiro (das caminhadas mais leves até o rapel mais radical). Além disso, os guias são super experientes e conhecem muito bem todas as trilhas da cidade. Dessa forma, você fará seu passeio não só em total segurança, mas também com responsabilidade.

E usando o cupom MALADEAVENTURAS você ainda ganha 5% de desconto, na hora de comprar seu passeio!


Trilha Morro Dois Irmãos: como foi a nossa experiência

Depois de todas essas dicas práticas sobre a trilha, chegou a hora de falar, finalmente, como foi a nossa experiência nesse dia. Vamos contar tudo em detalhes, então continue acompanhando.

Eu e Nanda combinamos nosso ponto de encontro com outros amigos na entrada do Vidigal. Optamos por fazer a trilha com um grupo de amigos, sem a presença de um guia. Então, esperamos a galera chegar para pegar a kombi que nos levaria até a entrada da trilha. O serviço é circular e não precisamos esperar muito para a próxima sair.

Avisamos ao motorista onde iríamos descer e fomos morro acima, passando por dentro da comunidade e vendo o mar azul lá embaixo, por entre as casas. Ao chegar lá, pedimos direção em uma pequena venda que tinha na esquina (última parada antes da trilha e boa opção para comprar uma água e uns biscoitos para os esquecidos).

Passando pela lateral do campo de futebol, começamos a subida de cerca de 1,5km até o topo da trilha do Morro Dois Irmãos. Todo o percurso é bem simples e não requer muito esforço.

mirante do morro dois irmãos
Um dos mirantes da trilha do Morro Dois Irmãos

Após alguns minutos, paramos para descansar no primeiro mirante da trilha, com uma vista diferente da Rocinha, podendo observá-la de cima. Os bloquinhos que se encaixam uns aos outros mais parece uma arquibancada de apreciação da Praia de São Conrado – que vista privilegiada que eles tem!

Após 40 minutos de caminhada, já pudemos suspirar com a vista lá de cima… Que visual incrível! Com vista panorâmica de 360º, é possível entender o porquê do apelido Cidade Maravilhosa… Pudemos ver do Cristo até as Ilhas Cagarras, passando pelo Leblon, Ipanema, Lagoa, Floresta da Tijuca, Rocinha e Vidigal.

Morro Dois Irmãos Vidigal
Morro Dois Irmãos, Vidigal: visual incrível da orla carioca

Uma imensidão azul, entrecortada pela arquitetura e pelo verde. Com essa bela recompensa, sentamos para descansar, admirar as vistas e tirar muitas fotos. Levamos cerca de 40 minutos na trilha para ir, ficamos quase 1h no cume apreciando o visual e depois mais 40 minutos para descer.

como fazer a trilha Morro Dois Irmãos
Do alto você vê toda a beleza dessa cidade incrível que é o Rio de Janeiro

No fim da caminhada, optamos por um bom mergulho na praia de Ipanema, que fica praticamente aos pés do Morro Dois Irmãos. Com o cair da tarde, vimos o incrível por do sol por trás do morro que havíamos acabado de trilhar. Um fim de tarde delicioso e super especial.

Morro Dois Irmãos Rio de Janeiro
O pôr do sol por trás das montanhas do Morro Dois Irmãos.

Trilha Morro Dois Irmãos: dicas extras

Você deve ter percebido que não há mistério na trilha do Morro Dois Irmãos. Mas, ainda assim, temos dicas extras super valiosas para compartilhar. Como subir o Morro Dois Irmãos? Preciso de algum equipamento específico? Você pode saber mais sobre o assunto agora, para aproveitar melhor o seu passeio:

Para quem quer evitar o calorão

Esse não foi o nosso caso, mas, para quem não quer sofrer demais com o calor durante a trilha, uma boa opção é ir assistir ao amanhecer lá de cima, com o nascer do sol no horizonte surgindo das águas. Já citamos aqui no blog o nascer do sol na Pedra Bonita, outro lugar excelente para isso!

Contudo, se você preferir ver o pôr do sol no Morro Dois Irmãos, saiba que vai encontrar um visual fantástico também. Neste caso as pessoas costumam se programar para começar a fazer a trilha a partir das 14 ou 15 horas.

Morro Dois Irmãos Vidigal RJ
Nada como um mergulho para fechar o dia!

Para quem procura as melhores botas de trilha

Apesar da trilha Morro Dois Irmãos ser considerada uma trilha leve, ótima para trilheiros iniciantes, é sempre recomendável estar com calçados adequados para a prática: uma boa bota ou tênis de caminhada.

O calçado adequado não só é mais confortável, como também vai proteger você de possíveis entorses (principalmente os que possuem cano mais alto, que protegem bastante o tornozelo). Além disso, eles são macios na medida certa para a sua pisada e tendem a cansar menos o seu pé ao caminhar.

tênis trilha columbia morro dois irmaos
Modelos lindos de tênis para trilha da Columbia!

Então, se você precisa de uma ajuda para escolher uma entre as melhores botas de trilha, a Columbia possui modelos super confortáveis e de excelente qualidade. Adoramos estes modelos:

Agora, se você é do time dos tênis de caminhada, pode aproveitar para conhecer melhor alguns modelos muito bons em nosso post sobre os melhores tênis para trilha. Lá você encontra um review completo!


CUPOM DE DESCONTO COLUMBIA SPORTSWEAR

Você pode garantir 10% de desconto nos produtos Columbia acessando o site através deste link. É automático e o desconto será aplicado em todos os produtos, sem que você precise digitar nenhum cupom!


Para quem procura as melhores mochilas de trilha

A escolha da mochila certa também é fundamental para manter sua coluna em dia. Detalhes como capacidade, litragem, ajuste nas costas para sua altura, peso e resistência são super importantes na hora de decidir o melhor modelo para você!

mochila trekking fjallraven
A mochila correta é essencial para manter a boa postura.

Em nossas trilhas no Rio de Janeiro, nós usamos sempre nossa mochila de ataque da Fjallraven. Quem nos acompanha a um tempo sabe que somos fãs dessa marca que possui ótima qualidade e durabilidade. As mochilas são um real investimento e duram uma vida!


CUPOM DE DESCONTO FJALLRAVEN

E se você, assim como nós, é fã dos produtos Fjallraven, não deixe de aproveitar o cupom MALADEAVENTURAS para ganhar 10% de desconto em qualquer compra no site da marca!


Dúvidas frequentes de quem pesquisa sobre a Trilha Morro Dois Irmãos

Desde quando comentamos em nosso Instagram que tínhamos feito a Trilha do Morro Dois Irmãos, recebemos uma chuva de perguntas sobre o assunto. Quantos metros tem o Morro Dois Irmãos? É uma trilha muito longa? E é perigosa?

Então, decidimos reunir aqui as principais dúvidas que lotaram nosso direct! Esperamos ajudar mais pessoas a entenderem sobre o passeio:

Quanto tempo dura a trilha do Morro Dois Irmãos?

Essa é uma das trilhas de melhor custo x benefício do Rio. Considerada de nível médio, são apenas 40 minutos de subida, até uma das vistas mais bonitas da cidade. No total, incluindo o tempo de ida e volta, paradas, fotos, e claro, contemplar os mirantes, você vai levar entre 3 e 4 horas (fazendo tudo com calma!).

Onde fica o Morro Dois Irmãos?

O Morro Dois Irmãos fica no Vidigal, entre os bairros Leblon e São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro.

Como chegar no Morro Dois Irmãos?

De metrô: a estação mais próxima é a Antero de Quental, no Leblon. Na orla, em frente ao Marina Palace Hotel, pegar ônibus que passe pela Av. Niemeyer até a entrada do Vidigal (integrada 2 ou 9, Troncal 4 ou ainda o 557 são algumas opções).

De ônibus: saindo da Rodoviária Novo Rio, pegar a Linha Troncal 4 (terminal Henrique Otte, bem ao lado da rodoviária). Essa linha passa em frente ao Vidigal.

Quantos metros tem o Morro Dois Irmãos?

O Morro Dois Irmãos tem aproximadamente 539 metros de altura.

A trilha do Morro Dois Irmãos é perigosa?

A comunidade do Vidigal foi pacificada em 2012 com a instalação de uma UPP e tornou-se referência para atividades turísticas. Há albergues, centros culturais e alguns barzinhos e até baladas à noite. Mas vale lembrar que devemos sempre tomar cuidado no Rio.


Pronto para fazer a Trilha do Morro Dois Irmãos?

Por fim, esperamos ter animado você a fazer a Trilha do Morro Dois Irmãos, uma trilha super gostosa e que vai te proporcionar um dos mais belos visuais do Rio de Janeiro. Qualquer outra dica, dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários, que teremos o maior prazer em ajudar!


Você também pode gostar de ler:

10 trilhas no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego!

Trilhas em Teresópolis, RJ: 10 trilhas imperdíveis para quem ama a natureza.

Melhores praias do Rio de Janeiro: um GUIA completo sobre as praias da cidade maravilhosa.


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

17 respostas

  1. “Mas vale lembrar que devemos sempre tomar cuidado no Rio.”
    Tem que tomar cuidado em qualquer lugar do Brasil ¬¬

    1. Oi Octavio!

      Estamos falando de trilha no RIO, por isso a ênfase na cidade. É claro que temos que tomar cuidado em qualquer lugar.

      Beijos

  2. Muito boa esta trilha, a vista é simplesmente MARAVILHOSA, essa foi a minha primeira trilha e adorei, não parei mais. Vale a pena quem nunca foi.

    1. Oi Queila, tudo bem?
      Eu fiz por conta própria e achei tranquilo. Mas se você preferir ir com guias, tem um grupo que chama “Desbravando Rio” que faz esse tipo de caminhada. Procura no facebook que vc encontra eles!
      Beijos

  3. Olá, eu e uma amiga queremos fazer a trilha e conhecer o Cristo no mesmo dia. Acha que dá? O que aconselha fazer primeiro, a trilha e depois Cristo ou o contrário?

    1. Oi Priscila!

      Dá para fazer os dois no mesmo dia sim!
      Sugiro que você vá primeiro ao Cristo por causa da fila. Principalmente em finais de semana e feriado, fica bem cheio, então é bom você pegar o primeiro horário da visita. A trilha é tranquila, você não vai levar tanto tempo, mas cuidado para não pegar o sol de 12h, fica complicado caminhar com aquele sol de rachar!

      Espero ter ajudado!
      Beijos!

  4. Olá, eu e uns amigos queremos fazer essa trilha a um tempo..mas gostaria de saber se dá para ir de carro e se tem algum lugar para estacionar lá em cima ou você aconselha a ir de ônibus mesmo?

    1. Oi Andrezza!
      Olha, eu acho que o melhor é pegar o moto taxi ou a kombi mesmo.
      Pelo que vi quando fui lá, as ruas são bem apertadinhas e não tem tanto lugar pra estacionar.
      Se você deixar seu carro ali no finalzinho do Leblon já rola, fica pertinho 🙂
      Beijos e boa trilha!

    1. Oi rodrigo, minha irma ja foi ver o nascer do sol e adorou! Acho tranquilo sim, vai com lanterna e equipado. O ideal é ir com alguem que ja conheça pra garantir. beijos e boa trilha!

  5. Olá! Eu gostaria de saber se é viável fazer todo o trajeto na comunidade a pé. Minha prima foi na semana passada e disse que a kombi custou 20 reais por pessoa :/

    1. Oi Pedro! Esse valor de kombi é surreal! Custa 3 reais por pessoa. eles devem estar aumentando por ser turista, sei la… Dá pra subir a pé sim! Vá pela entrada esquerda subindo toda vida e pergunte se necessario. Boa trilha!

    1. Oi Akila, tudo bem?
      Já fiz trilhas aqui no Rio com duas empresas e gostei bastante: @desbravandorio e @kmon_adventure. Confere no Instagram!
      Bjs,
      Gaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *