Você já deve ter reparado que a gente ama tirar fotos de viagem! Acreditamos que a fotografia tem o poder de eternizar momentos, despertar curiosidade e inspirar pessoas. Pensando nisso, preparamos uma lista com 8 dicas para melhorar as suas fotos de viagem. Vamos conferir?
#1 Fique atento a composição
Existe uma regrinha básica de composição de fotografia que vai mudar completamente sua maneira de registrar o mundo através das lentes da sua câmera (ou celular), chama-se a regra dos terços.
O olho procura naturalmente pontos de interesse na imagem e se você seguir essa dica, terá fotos de viagem mais harmoniosas.
Como aplicar? Ao olhar a tela da sua câmera (ou visor), divida-o mentalmente em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. O objeto a ser fotografado deverá estar ocupando um desses pontos de interseção, aquele que você considerar mais interessante.
Por exemplo: ao fotografar uma pessoa e a paisagem, coloque-a mais para a esquerda ou para a direita da foto, assim ela aparecerá e a paisagem também. O horizonte também pode ocupar um dos terços da foto, o superior ou o inferior, dependendo do interesse da foto, o céu ou o que está abaixo.
Claro que é sempre possível fugir da regra e centralizar seu objeto ou colocá-lo num outro ponto. Nesse caso, deixe a criatividade fluir e você vai conseguir fotos bem legais! Lembre-se que toda regra tem exceções!
Veja também: Os melhores equipamentos fotográficos para viagem
#2 Enquadramento
Ninguém quer sair cortado nas fotos da viagem né? Também não dá para cortar o ponto turístico, ou a paisagem. Por isso o enquadramento requer a sua atenção.
Ao fotografar uma pessoa, verifique se ela está inteiramente enquadrada pela câmera. Evite deixar os pés, braços ou outras partes do corpo de fora. Se a pessoa está próxima da lente, procure utilizar o plano americano, que é da cintura para cima. Se você quer pegar o corpo inteiro, às vezes dar um passo para trás já resolve o problema.
Veja também: Lente 50mm: porque você deveria investir em uma
#3 Procure um local bem iluminado
Os melhores horários para fotografar são no amanhecer e no entardecer, quando a luz do sol é mais suave e o céu se transforma em uma profusão de cores. Nesse momento, você encontrará uma luz natural e mais quente, que deixa as fotos com um toque especial.
Durante o dia, principalmente ao meio dia, o sol cria sombras duras, o que pode complicar sua composição. Por exemplo: na hora de fotografar uma pessoa com boné, a sombra estará em apenas parte do rosto dela, o que ficará bem estranho.
Como aplicar nas suas fotos de viagem? Procure sair antes mesmo do sol nascer e você verá um dos horários mais bonitos do dia, o amanhecer. Em qualquer lugar do mundo esse momento é mágico e rende boas fotos! Além disso, tem pouca gente que tá disposto a isso, então você terá fotos muito mais limpas, sem aquele monte de turistas.
Veja também: Os melhores equipamentos fotográficos para viagem
Se você também ama fotografar, já sabe que a edição é o que dá aquele toque final, né? Veja os presets que nós usamos e deixe suas fotos ainda mais lindas. O melhor de tudo, com o código MALADEAVENTURAS10 você ainda ganha um descontinho!
#4 Encontre o ponto de vista ideal
Um único objeto pode ser fotografado de diversos ângulos diferentes, alguns podem ressaltar o que ele tem de melhor e outros podem “estragar” sua foto distraindo quem a estiver vendo.
Para conseguir o melhor ponto de vista, é importante observar um pouco o objeto e planejar. Se for necessário, abaixe-se um pouco, chegue para o lado, suba para um plano superior ou dê zoom.
Veja também: Dicas de fotografia de viagem: 15 erros para NÃO cometer
Aposto que você já viu fotos de um lugar incrível, e quando viu o entorno, era horroroso ou nem tão interessante assim. Essa é a diferença de escolher bem o ponto de vista. Você consegue ressaltar o que tem de mais legal na paisagem.
Veja também: GoPro Hero 6: portabilidade com fotos profissionais
#5 Quando o assunto é fotos de viagem: Menos é mais
Como escolher o que será fotografado? Quanto menos elementos, mais fácil será do seu olho compreender a imagem, e consequentemente, mais agradável ela será.
Uma boa dica é focar em um detalhe específico do ambiente, como uma única flor, ao invés de toda a árvore. Ou uma panorâmica da paisagem, sem ninguém na frente. Você pode explorar o efeito “macro” da sua câmera, e tirar fotos bem próximas e com muitos detalhes.
Observe o fundo, busque elementos indesejados e coloque-os de fora. Você não vai querer uma pessoa roubando a cena lá no fundo em uma posição engraçada ne? Ou Galhos, postes e outros elementos, podem criar ruído na foto e desviar a atenção do seu olhar.
Veja também: Novidades GoPro Hero 7: imagens mais estáveis e transmissão ao vivo para redes sociais
#6 Brinque com a moldura da foto
Que tal cavar um buraco na areia da praia e enterrar a sua GoPro para criar uma moldura de areia? Você pode também utilizar uma janela e fotografar alguém dentro dela, ou usar elementos naturais, como plantas e árvores!
Os enquadramentos dentro de outros enquadramentos concentram a atenção do observador no objeto e podem servir como uma maneira de criar uma sensação de profundidade na imagem.
#7 Busque inspiração de boas fotos de viagem
Pesquise um pouquinho sobre o lugar antes de ir, assim você pode ver imagens do local e pegar umas ideias. Com o Pinterest ou por meio de hashtags no Instagram você pode encontrar uma infinidade de ângulos diferentes.
Antes de fazermos a trilha da Pedra do Telégrafo, por exemplo, a gente pesquisou um pouquinho para ter umas dicas de fotos legais!
É importante também checar a melhor época/hora para visitar um local para não ser pego de surpresa. E não se esqueça de olhar também a previsão do tempo!
Veja também: 25 lugares incríveis para fotografar no Rio de Janeiro
#8 Solte a criatividade
Usar a imaginação e criar ângulos inusitados pode gerar uma foto incrível. Para isso, vale tudo: abaixar, pular, se afastar do objeto, criar ilusão de ótica, jogo de luz e sombra… Tudo que sua criatividade permitir.
Brincar com a perspectiva ou encontrar padrões, por exemplo, pode trazer fotos super diferentes e divertidas. Já se imaginou segurando a Torre Eiffel em Paris? Ou empurrando a Torre de Pisa, na Itália? Rs.
Você pode brincar com sua silhueta também e com elementos da foto, como na foto em que estou “comendo o sol”, e por aí vai!
Veja também: Drone DJI Mavic Air: praticidade para as suas viagens
Quer mais dicas de fotografia?
Nós preparamos um e-book super especial:
Como se tornar um EXPERT na fotografia com o CELULAR
Nele você encontrará dicas de iluminação, como configurar o celular para fazer fotos cada vez melhores, dicas de edição e muito mais. Clique aqui para conferir!
Veja também:
9 maneiras criativas para registrar as suas viagens
Aplicativos para Stories que irão turbinar seu Instagram
Os melhores aplicativos para edição de fotos no celular
6 comentários em “8 dicas para melhorar suas fotos de viagem”
Vamos tentar aplicar as dicas na nossa trip fb.com/a2pelaamerica
Legal!! Espero que tenham sido dicas úteis para vocês 🙂
Bjs e boa viagem!
Jurava que vocês eram namoradas!
pela foto vi que não! haha
beijos
hahahah nãoo, como falamos na descrição do blog, somos duas amigas =)
Beijos
Olá meninas!
Acabo de conhecer o blog e estou amando, como vocês, também amo viajar.
Estou querendo comprar uma nova câmera e gostaria de uma indicação de vocês.
Se puderem me ajudar.
Beijos ;D
Oi Mari! Está aí uma boa sugestão de pauta hehehe
Podemos fazer um post completo sobre nossos equipamentos e quais são os pros e contras de cada um. Mas já adianto aqui o seguinte:
A gente adora a GoPro! Ela facilita mt a vida ao viajar. É compacta, prática e dá pra levar pra todos os lugares, desde o fundo do oceano e o céu é o limite. hehehe
Por outro lado, para fotografar super bem e ter alta qualidade, nada como uma dlsr, de lente intercambiável. A nossa é a D5100 da Nikon, com uma lente 50mm que é ótima por ser super clara e deixar as fotos bem nitidas. Mas existe um mundo de lentes diferentes: com zoom (55-200 / 70-300 / …); para paisagem, funciona melhor uma bem wide (10mm / 20mm) e por aí vai. Depende da sua necessidade. A básica é a 18-55, que costuma vir já com a camera.
Qual modelo você tem atualmente?
Será que ajudei?
Beijos!