8 dicas para melhorar suas fotografias de viagem

Você já deve ter reparado que a gente ama tirar fotos! Acreditamos que a fotografia tem o poder de eternizar momentos, despertar curiosidade e inspirar pessoas. Pensando nisso, preparamos uma lista com 8 dicas para melhorar as suas fotografias de viagem. Vamos conferir?

#1 Composição

composiçãoExiste uma regrinha básica de composição de fotografia que vai mudar completamente sua maneira de registrar o mundo através das lentes da sua câmera (ou celular), chama-se a regra dos terços.

O olho procura naturalmente pontos de interesse na imagem e se você seguir essa dica, terá fotos mais harmoniosas.

Como aplicar? Ao olhar a tela da sua câmera (ou visor), divida-o mentalmente em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. O objeto  a ser fotografado deverá estar ocupando um desses pontos de interseção, aquele que você considerar mais interessante.

Por exemplo: ao fotografar uma pessoa e a paisagem, coloque-a mais para a esquerda ou para a direita da foto, assim ela aparecerá e a paisagem também. O horizonte  também pode ocupar um dos terços da foto, o superior ou o inferior, dependendo do interesse da foto, o céu ou o que está abaixo.

Claro que é sempre possível fugir da regra e centralizar seu objeto ou colocá-lo num outro ponto, nesse caso, a criatividade e as condições do local entram em ação e você pode também conseguir fotos bem legais! Lembre-se que toda regra tem exceções!

 

#2 Enquadramento

enquadramentoAo fotografar uma pessoa, verifique se ela está inteiramente enquadrada pela câmera. Evite deixar os pés, braços ou outras partes do corpo de fora, pois dá a sensação de que a pessoa foi amputada.

Se a pessoa está próxima da lente, procure utilizar o plano americano, que é da cintura para cima. Se você quer pegar o corpo inteiro, às vezes dar um passo para trás já resolve o problema.

#3 Luz

dicas fotografia para viagemOs melhores horários para fotografar são no amanhecer e no entardecer, quando a luz do sol é mais suave e o céu se transforma uma profusão de cores. Nesse momento, você encontrará uma luz natural e mais quente, que deixa as fotos com um toque especial.

Durante o dia, principalmente ao meio dia, o sol cria sombras duras, o que pode complicar sua composição. Por exemplo: na hora de fotografar uma pessoa com boné, a sombra estará em apenas parte do rosto dela, o que ficará bem estranho.

Como aplicar? Procure sair antes mesmo do sol nascer e você verá um dos horários mais bonitos do dia, o amanhecer. Em qualquer lugar do mundo esse momento é mágico e rende boas fotos! Além disso, tem pouca gente que tá disposto a isso, então você terá fotos muito mais limpas.

#4 Ponto de vista

ponto de vistaUm único objeto pode ser fotografado de diversos ângulos diferentes, alguns podem ressaltar o que ele tem de melhor e outros podem “estragar” sua foto distraindo quem a estiver vendo.

Para conseguir o melhor ponto de vista, é importante observar um pouco o objeto e planejar. Se for necessário, abaixe-se um pouco, chegue para o lado, suba para um plano superior ou dê zoom.

Aposto que você já viu fotos de um lugar incrível, e quando viu o entorno, era horroroso ou nem tão interessante assim. É isso que o ponto de vista vai trazer para suas fotos.

#5 Menos é mais

dicas de fotografia para viagemComo escolher o que será fotografado? Quanto menos elementos, mais fácil será do seu olho compreender a imagem, e consequentemente, mais agradável ela será.

Uma boa dica é focar em um detalhe específico do ambiente, como uma única flor, ao invés de toda a árvore. Ou uma panorâmica da paisagem, sem ninguém na frente.

Observe o fundo, busque elementos indesejados e coloque-os de fora. Você não vai querer uma pessoa roubando a cena lá no fundo em uma posição engraçada ne? Ou galhos, postes e outros elementos que criem ruído na foto, ou desviem a atenção do seu olhar.

#6 Moldura

FOTOGRAFIAQue tal cavar um buraco na areia da praia e enterrar a sua GoPro para criar uma moldura de areia? Você pode também utilizar uma janela e fotografar alguém dentro dela, ou usar elementos naturais, como plantas e árvores!

Os enquadramentos dentro de outros enquadramentos concentram a atenção do observador no objeto e podem servir como uma maneira de criar uma sensação de profundidade na imagem.

#7 Faça o dever de casa

dicas de fotografia de viagemPesquise um pouquinho sobre o lugar antes de ir, assim você pode ver imagens do local e pegar umas ideias. Com o Pinterest ou por meio de hashags no Instagram você pode encontrar uma infinidade de ângulos diferentes.

Antes de fazermos a trilha da Pedra do Telégrafo, por exemplo, a gente pesquisou um pouquinho para ter umas dicas de fotos legais!

É importante também checar a melhor época/hora para visitar um local para não ser pego de surpresa. E não se esqueça da previsão do tempo!

#8 Criatividade

dicas de fotografia de viagemUsar a imaginação e criar ângulos inusitados pode gerar uma foto incrível. Para isso, vale tudo: abaixar, pular, se afastar do objeto, criar ilusão de ótica, jogo de luz e sombra…

Brincar com a perspectiva ou encontrar padrões, por exemplo, pode trazer fotos super diferentes e criativas. Já se imaginou segurando a Torre Eiffel em Paris? Ou empurrando a Torre de Pisa, na Itália? Rs.

Você pode brincar com sua silhueta também e com elementos da foto, como na foto em que estou “comendo o sol”, e por aí vai!

E aí, gostaram das dicas? <3

Veja também:

9 maneiras criativas para registrar as suas viagens

Mixbook: álbum de viagem