Dizem que Pipa é a patricinha das praias do litoral do Rio Grande do Norte e é lá mesmo que você vai encontrar a maior concentração de hotéis legais, restaurantes de culinária internacional, uma grande oferta de passeios, gente de todos os lugares do mundo, além do agito noturno com várias opções de bares e boates. Por isso, confira nesse post o que fazer em Pipa RN e quais os 8 lugares que você não pode deixar de visitar na região.

Enquanto o arredor é feito de pequenas cidades, praias mais desertas e simplicidade, Pipa é mais movimentada e cheia de gente nas ruas. Portanto, se você está buscando tranquilidade e um cantinho só seu, lá não é o seu lugar.

Lá não existe essa coisa de baixa temporada. Durante o ano inteiro a região recebe turistas, brasileiros no verão e estrangeiros no inverno (quando é verão no hemisfério norte). Mas é claro que durante as nossas férias e feriados sempre está bem cheio e fica difícil até de encontrar vagas nos hotéis e pousadas.


Veja também: Passo a passo para planejar sua viagem para Natal e Pipa


Como chegar em Pipa, RN?

Há voos diretos para Natal saindo do Rio de Janeiro, de São Paulo e de outras capitais brasileiras. Ao chegar na capital potiguar, nossa sugestão é que você alugue um carro para ter mais liberdade para explorar a região e não precisar ficar pegando ônibus para cima e para baixo. Aliás, o sistema de transporte público de lá não é exatamente prático.

O trajeto é bem tranquilo. Basta seguir pela BR-101, em seguida pegar a RN-269 até o litoral e a RN-003. Com GPS é super fácil, não tem erro.


Como chegar em Pipa, RN de ônibus?

De ônibus o trajeto é bem mais cansativo, mas a beleza local vale a pena. A rodoviária de Goianinha é a mais próxima de Pipa, de lá saem vans a cada 10 minutos. Como é bem pertinho vale a pena até verificar se o hotel tem transfer ou os preços de táxis.

Para quem sai do aeroporto de Pipa há várias opções de vans bem ali no corredor do desembarque, o preço é tabelado e fica em torno de R$60. O legal é que as vans acompanham os horários dos voos então não precisa se preocupar muito se terá que ficar mofando no aeroporto. Além disso, muitos hotéis também oferecem o serviço de transfer do aeroporto.

Também há uma linha de ônibus disponível, operado pela Viação Riograndense. Os horários de saída podem ser vistos no site.


Onde se hospedar em Pipa, RN?

Pipa tem uma rede hoteleira muito boa, com opções para todos os bolsos! Há excelentes resorts para quem viaja em família, pousadas mais em conta, e ótimas opções de hostel para quem prefere este tipo de acomodação.

Vista do alto do Pipa Beleza Spa Resort
Pipa Beleza Spa Resort

A gente se hospedou no Pipa Beleza Spa Resort. Super recomendo e já aviso que é importante reservar com antecedência. A acomodação tem ótimas instalações e fica bem perto de várias praias da região.

Os chalés são confortáveis, tem cozinha completa e tudo que você pode precisar. Para completar, o hotel ainda tem ótimas facilidades para os hóspedes, como SPA, sauna e uma piscina ampla. Confira aqui como foi nossa experiência neste resort delicioso em Pipa.

Para quem busca algo mais em conta, nossa sugestão é a Pousada Mediterrânea. Como o nome já diz, ela tem um clima que lembra o Mediterrâneo, mais especificamente, Santorini! Super bem localizada, ela fica pertinho dos bares e restaurantes da Praia de Pipa.


Confira aqui as melhores acomodações em Pipa!


O que fazer em Pipa, RN?

Fiz uma lista com dicas dos lugares imperdíveis de Pipa que não podem ficar fora do seu roteiro. Se você estiver de carro é bem mais tranquilo fazer todos esses passeios, pois assim você poderá gastar o tempo que você quiser em cada lugar.

Mas há também a opção de fazer um dos famosos passeios no Pau de Arara. São passeios de um dia inteiro que incluem a maioria desses pontos no roteiro. Nós passamos 3 dias lá e fizemos tudo  com calma, para aproveitar cada lugar maravilhoso desses.

Para montar do seu roteiro, segue um mapa das Praias de Pipa para facilitar sua vida. Todas as praias são bem próximas, se você fizer esse percurso de ponta a ponta (sem paradas), deve dar no máximo 40min.

Mapa das Praias de Pipa RN
Fonte: pipa.com.br

Veja também: Mochilão pelo Nordeste: destinos imperdíveis para você conhecer em 18 dias


01. Nascer do sol no Chapadão

Falésias avermelhadas vão ganhando forma ao seu redor conforme o sol vai surgindo no horizonte. Se o céu estiver com nuvens, o colorido fica ainda mais espetacular. É um lugar lindo e perfeito pra recarregar a mente.

Como chegar no Chapadão em Pipa, RN:

A partir da rua principal, a Av Baía dos Golfinhos, siga as placas que sinalizam o Chapadão. Fica uns 500m após a entrada para a Praia do Amor.


Veja também: Amanhecer no Chapadão, Pipa RN


Vista do nascer do sol no chapadão na Praia de Pipa, RN
Nascer do sol no Chapadão

02. Surfar (ou pegar sol) na Praia do Amor

Eu não surfo, mas bem que gostaria! Se eu praticasse o esporte, com certeza iria para lá curtir umas ondas. Descobri no site oficial de Pipa que algumas das mais importantes competições de surf da região são decididas nesta praia, que deu a fama que a Pipa tem.

A praia é ótima pra pegar sol também, um pouco agitada para banhistas, mas super bonita e agradável. O canto direito é mais calmo e no canto esquerdo tem umas pedras que formam um cantinho especial, que vale ser explorado.

Como chegar na Praia do Amor em Pipa, RN:

Basta seguir pela rua principal, a Av. Baia dos Golfinhos, até a interseção com a rua que dá acesso a praia. Tem várias placas indicando o caminho, portanto, não tem erro. De lá é só pegar a escadaria próxima ao estacionamento que beira o final da rua.

Lá do alto do Chapadão é possível avistar no seu lado esquerdo a Praia do Amor, e o formato que garante esse nome a ela, vista de cima. Lindo!!

Praia do Amor vista do alto
Praia do Amor em Pipa, RN

03. Entardecer na Praia do Madeiro

Essa praia é uma delícia para relaxar, com águas em tom verde esmeralda, calminhas e convidativas. Uma caminhada pela praia com um mergulho no cair da tarde pode ser uma excelente maneira de terminar o dia. Com o reflexo das falésias e das árvores na água, o que você encontra é praticamente um quadro pintado à mão na sua frente.

Como chegar na Praia do Madeiro em Pipa, RN:

Localizada entre a Cacimbinhas e a Baía dos Golfinhos, você tem acesso pela rua principal podendo estacionar o carro na parte superior das falésias próximo ao Santuário Ecológico. Dali você verá o acesso pelas escadarias.

Lá tem escola de surfe, pranchas de SUP e kaiak para alugar, a vista perfeita para jogar um frescobol ou dar uma caminhada na praia. Imperdível!

Falésias da Praia do Madeiro em Pipa
Praia do Madeiro em Pipa, RN

04. Cacimbinhas 

O Mirante da Praia da Cacimbinha é parada obrigatória ao percorrer a estrada RN-003.

Entre Tibau e a Praia do Madeiro, fica localizada a Cacimbinhas. Você pode chegar à praia descendo a escadaria da rodovia a beira mar ou caminhando pela praia. Lá encontram-se muitos praticantes do kitesurf, bem como dunas para a prática de sandboard e falésias que são base para voo livre.

Vista do Mirante da Praia da Cacimbinha
Praia da Cacimbinha

05. Pôr do sol na Praia de Tibau do Sul

Esse é daqueles de aplaudir. De um lado o mar, de outro a entrada da Lagoa de Guaraíra e, em frente, dunas quase virgens. Em meio a isso tudo, o sol se pondo à sua frente, por trás da lagoa e das dunas.

Não bastasse isso, o mar é uma delícia para banho e as águas calmas são quase uma piscininhas. Lembrando que a água no Nordeste é quentinha!

Quer uma dica mais que especial? Vá na Creperia Marina para assistir o sol se pôr.

Vista do pôr do sol na Praia de Tibau do Sul em PIpa
Pôr do sol na Praia de Tibau do Sul

06. Kayak na Lagoa de Guaraíra 

Esse infelizmente ficou pra próxima. A gente não se planejou bem e esquecemos de checar quando sairia o passeio, que é guiado, no dia que iríamos para lá. O horário varia de acordo com a maré, pois subimos rio acima quando a maré está quase cheia, e pegamos carona de volta com a maré quando estiver esvaziando.

O passeio dura de 2h30 a 3h, e uma das agências mais conhecidas por esse tour é a Bicho do Mangue. Porém não esqueça de marcar com antecedência!

07. Sibaúma

Uma praia quase deserta e tranquilidade total, foi isso que encontramos ao fazer uma parada em Sibaúma. Apesar de linda de morrer, o pessoal do nosso hotel indicou que não ficássemos em locais desertos assim, só para não correr o risco de aparecer alguém com uma peixada na mão.

A pesca é a principal atividade do vilarejo, antiga comunidade quilombola, mas o turismo vem chegando e na alta temporada a praia fica com bastante movimento.

Como chegar em Sibaúma em Pipa, RN:

É possível chegar de buggy, carro ou bike, então depende do referencial. Fica após o Chapadão. Então, se você estiver na Av. Baía dos Golfinhos, siga na direção sul e você chegará lá.

Vista da Praia de Sibaúma em Pipa
Praia de Sibaúma

08. Passeio de jangada em Barra do Cunhaú

Esse foi um dos meus lugares preferidos em Pipa e merece um post inteiro dedicado a ele. Tranquilidade é a palavra que define o vilarejo onde você encontra algumas jangadas estacionadas na margem do braço de rio a sua frente e muito vento para a alegria dos praticantes de kitesurf.

Nós fizemos um passeio de barco até o outro lado do rio, na Praia da Restinga, onde comemos uma lagosta e bebemos água de coco. Um dia de muito sossegado, só curtindo a natureza.


Veja também: Passeio de jangada de Barra de Cunhaú à Baía Formosa


Jangadas em Barra do Cunhaú
Barra do Cunhaú

Agora você já sabe o que fazer em Pipa! Pronto para embarcar nessa aventura?

Espero que essas dicas tenham ajudado você a planejar a sua viagem. Se ficou qualquer dúvida, é só deixar um comentário! Tentaremos te ajudar na medida do possível =)

pinterest praia da pipa o que fazer
Gostou desse post? Salve no Pinterest para consultar sempre que quiser!

Você pode gostar de ver também:

7 lugares para você conhecer no litoral do Rio Grande do Norte

Fotografias do amanhecer no Chapadão de Pipa

Mergulho nos parrachos de Maracajaú

Roteiro de 1 dia para conhecer a cidade de Natal


 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *