Durante a nossa viagem pelo litoral do Rio Grande do Norte, a gente ía montando o roteiro conforme seguíamos pela estrada. Claro que eu fiz o dever de casa e pesquisei bastante antes de embarcar, e ainda peguei umas dicas com os leitores do MDA que foram maravilhosas. Uma delas foi a Lagoa do Carcará.

Lagoa de água azul turquesa, eu mal podia imaginar que iria encontrar um Caribe brasileiro localizado a apenas 1h de Natal. Não havia encontrado esse destino nos principais roteiros da cidade na internet nem em outros blog de viagem. Então senti que eu estava indo num lugarzinho super especial e pouco explorado.

Leia também: Passo a passo para você planejar sua viagem para Natal e Pipa

Lagoa a apenas 1 hora de Natal

Lagoa do Carcará RN

Lagoa do Carcará RN

águas cristalinas próximo a Natal

Eu, que sou exploradora e aventureira de carteirinha, fico sempre muito animada ao descobrir um lugar novo e aproveitar tudo o que ele tem de melhor. Então lá na Lagoa do Carcará a gente deu uma volta de stand up paddle (apesar do pouco sucesso devido ao vento forte hahah), comemos um prato delicioso e super caseiro num dos restaurantes que ficam na beira, e ainda fizemos uma caminhada pela faixa de areia da “praia”.

Essa Lagoa não é tão famosa e de fácil acesso como a Lagoa de Arituba, que eu já contei aqui no blog, e não foi fácil chegar lá por conta própria, pois estávamos viajando de carro. Sempre que pedíamos informação, já vinham logo tentar empurrar um guia pra gente.

Qual foi a nossa saída? Fizemos o download do mapa da região no app Google Maps, encontramos a Lagoa do Carcará e nos pusemos na estrada. Esses aplicativos, porém, não veem portões ou barreiras na estrada né, e a gente foi parar numa estrada de areia fina com o carro patinando e demos de cara num sítio com portões pesados de madeira e arame farpado. E o medo de sair alguém com uma peixada de dentro da casa?

Moral da história: além do uso de um mapa, é sempre bom perguntar aos moradores como chegar lá, pois não há muitas placas indicativas. Outra opção é contratar o guia e ir sem preocupações.

Como era baixa temporada, a gente chegou e encontrou uma tranquilidade e uma paz sem igual! Sério gente, fiquei muito apaixonada por Natal e pela região. Sempre me surpreendia com uma paisagem diferente! Apesar da dificuldade de chegar lá, vale muito a pena a visita!!

Lagoa do Carcará RN

pedalinhos em lagoa próximo a Natal RN

Cachorro em Lagoa próximo a Natal

Como chegar

Localizada entre Natal e a Praia de Pipa, no município de Nísia Floresta, a Lagoa do Carcará não é fácil de achar, mas vale a pena toda a dificuldade! Saindo de Natal, você vai pegar a Rota do Sol (RN063), em direção ao litoral sul até Tabatinga. De lá você usará o mapa para te ajudar, não há muitas placas. Veja aqui o mapa.

Estávamos com um carro alugado e assim chegamos lá, nos perdemos um pouquinho, mas logo chegamos lá.

A gente ficou hospedado no Pipa Beleza, em Pipa, e foi de lá que saímos para fazer esse passeio durante o dia. Mas é muito comum que pessoas que ficam em Natal, escolham essa lagoa como um passeio de um dia.

O que fazer na Lagoa do Carcará

Curtir o sol, a praia e a calmaria. Alugar uma prancha de SUP ou um kaiak para dar uma volta na lagoa, almoçar em um dos restaurantes na beira da água e tomar uma cervejinha na sombra. É tudo super simples e essa simplicidade e vida mansa é uma delícia para quem quer relaxar.

O que mais conhecer na região

Mergulho nos parrachos de Maracajaú

O maior cajueiro do mundo

Lagoa de Arituba

Praia de Pipa

 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

17 respostas

  1. Olá!
    É tranquilo andar de carro em Natal? É uma cidade muito perigosa?
    Ainda tenho receio de alugar carro, pois tenho medo de que ele seja roubado e eu tenha que arcar com a franquia. Qual a locadora que vocês usaram na viagem? Tinha política de franquia zero para casos de roubo/acidente?

    Obrigada!

    1. Oi Carol, tudo bem?

      Eu achei tranquilo andar em Natal, mas tem que tomar muito cuidado com os locais por onde se anda. Pergunte no seu hotel o que eles indicam nas proximidades e qual é o melhor caminho pra chegar nos lugares que voce deseja ir. Dessa forma você vai evitar entrar em roubadas.

      Eu costumo alugar por esse site aqui: http://www.rentcars.com.br/?requestorid=224

      O bom é que eles comparam os preços das melhores locadoras, como Avis, Hertz, Unidas… E sempre tem uma boa cotação. Alugar em locadoras pequenas e locais pode ser furada sim, não recomendo.

      Sobre a franquia zero, eu confesso que não me lembro. Mas você pode ver todos os detalhes do que está incluso ou não ao fazer a busca por este site =)

      Beijos,
      Gaia

  2. Oi, tudo bem?

    Fiquei interessado nesse local, sou fotógrafo amador e me interesso por aves. Por que a lagoa se chama Carcará? Você chegou a ver algum carcará por lá?
    Obrigado.

    Walter

    1. Oi Walter! Puxa, não sei se conseguirei te ajudar com isso. Não me lembro de ter visto essas aves por lá, mas acho que valeria a pena buscar por informações com agências de turismo locais. =)

  3. Olá! Utilizando esse mapa que vocês puseram no “como chegar”, a gente passa pelo trecho de areia fina onde o carro pode patinar/atolar?
    E, para pegar o lugar tranquilo assim, vocês foram em dia de semana?

    1. Oi Suellen, fomos fora de temporada, no mês de abril. Acredito que nos meses de verão o local fique bem cheio! Em relação ao mapa, nós seguimos esse caminho mesmo e deu certo. Acredito que se você pesquisar por “Lagoa do Carcará” no Google Maps, ou outro app de mapa, seja bem simples de chegar =)

  4. Se não fosse esse mapinha eu não teria conseguido chegar. Tentei ir antes por meio de aplicativo e não consegui. Então meu muitooooo obrigada por esse mapa. Eu e minha família amamos a lagoa e curtimos demais o dia lá !! Ganharam uma seguidora no Instagram ! Beijão !!

    1. Oi Bianca!! Que bom que vocês conseguiram chegar na Lagoa do Carcará e aproveitar o dia por lá. Ela é maravilhosa né? Lembro que quando visitei a região (7 anos atrás!!!) com minha família, ficamos super perdidos tb, porque ela é zero sinalizada. E puxa, é um lugar delicioso e tranquilo para se banhar e curtir o dia né? =)

    1. Oi Dani! Cliquei no link disponibilizado aqui no post e ele está abrindo direitinho. Deu erro aí pra você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *