Essa foi uma grande dúvida quando começamos a pesquisar sobre os passeios de Cartagena e imagino que seja também algo que te preocupa. Será que realmente vale a pena conhecer a famosa Playa Blanca de Cartagena? Neste artigo, reunimos as melhores dicas para você conseguir aproveitar tudo da Playa Blanca sem cair numa furada!


Antes de mais nada, leia este post com tudo que você precisa saber para organizar a sua viagem para Cartagena


Pra gente, praia perfeita é aquela que, independentemente da cor e transparência do mar, oferece momentos de paz e calmaria, e também muita diversão e histórias pra contar. E aí, pesquisando sobre a Playa Blanca, o principal destino das Ilhas do Rosário, percebemos muitas críticas de outros blogueiros dizendo que a praia é super tumultuada (apesar da grande extensão!), com ambulantes insistentes para todos os lados e restaurantes no estilo “refeitório de colégio”. rsrs

Mas se você é que nem a gente e não tem medo de arriscar, esse post é pra você! Há maneiras eficazes de driblar as desvantagens da Playa Blanca de Cartagena e aproveitar SIM o Caribe Colombiano! Apesar de tumultuada, ela tem os seus encantos: a água é muito azul e transparente, a areia é muito branca e tem vários restaurantes bem legais espalhados pela beira. Ou seja, é um ótimo combo para relaxar o dia inteiro!

Playa Blanca em Cartagena
Confira como foi a nossa experiência na Playa Blanca em Cartagena

Playa Blanca Cartagena: vale mesmo a pena fazer este passeio?

Se você incluiu no seu Roteiro pela Colômbia alguma outra ilha do Caribe, como San Andres, e tem poucos dias para conhecer a Cidade Amuralhada, não acho que vale a pena fazer esse passeio. Cartagena é encantadora, você com certeza vai adorar se perder pelas ruas coloridas e floridas do centro histórico!

Se você está planejando sua viagem apenas para Cartagena, confira essas dicas para você planejar seu passeio para a Playa Blanca com segurança:

3 dicas simples para evitar frustrações na Playa Blanca de Cartagena

1 | Escolha os passeios certos

Muitas pessoas reclamam que para chegar à Playa Blanca pelo mar rodam bastante. O segredo está na escolha dos passeios e tours. A maioria dos passeios oferecidos em Cartagena à Playa Blanca combinam num mesmo tour as Ilhas do Rosário e a praia. Porém, alguns deles não oferecem mergulho no mar porque não faz parte do pacote. Se esse for o seu foco, fique atento se o passeio oferece entrada no mar.

Já se o seu foco é o Oceanário que fica na ilha San Martin de Pajarales, pode contratar qualquer passeio que passe pelas Ilhas do Rosário, pois todos tem como destino a ilha de San Martin antes de ir à Playa Blanca. No entanto, já saiba que os ingressos são vendidos à parte do pacote.

Para quem não quer visitar o aquário, a má notícia é que você vai ter que esperar duas horas antes de partir para a Playa Blanca. Por isso, fique atento à passeios que oferecem o tour direto para a praia para evitar frustrações.

2 | Leve o seu próprio almoço

Outra coisa que muitas pessoas reclamam na Playa Blanca são os almoços oferecidos no pacote dos passeios. Segundo relatos, os peixes (pescados) são empilhados todos juntos de uma maneira não muito higiênica e num ambiente próximo à banheiros e lixeiras. Além disso, as pessoas reclamam bastante das enormes filas que se formam para pegar o almoço nas bancadas, tornando a hora do almoço conturbada e pouquíssimo proveitosa.

Pra evitar problemas com filas ou até possíveis intoxicações alimentares, o melhor mesmo é levar o seu próprio almoço! Por mais que os almoços sejam inclusos nos pacotes de passeios, procure levar uma marmitinha do seu hotel ou de algum restaurante próximo a ele que você confie mais.

Caso você tenha um tempinho a mais durante a pausa do passeio para o almoço, vale procurar algum restaurante no canto esquerdo da Playa Blanca para almoçar. Nós escolhemos o Banana Beach.

restaurantes playa blanca
Restaurantes no canto esquerdo da Playa Blanca: mais conforto e tranquilidade

3 | Aprenda a lidar com os ambulantes

Quem frequenta as praias brasileiras já considera os ambulantes algo normal. O problema é que os ambulantes da Playa Blanca são realmente chatos e insistentes! São aquele tipo de pessoa que não aceita um “não, obrigada” como resposta, sabe? A dica é simples: aprenda a dizer não! Às vezes você vai ter que ser tão chato e insistente quanto eles, mas é melhor do que perder seu precioso tempo.


Está planejando sua viagem para Cartagena das Índias? Que tal conferir 5 opções de passeios em Cartagena além da Cidade Amuralhada?


Onde fica a Playa Blanca de Cartagena?

A Playa Blanca fica na Isla Barú, há cerca de 2h de barco lento e 45 minutos de barco rápido de Cartagena, na Colômbia. Playa Blanca e o Oceanário são os passeios mais procurados para quem fecha pacotes de tours pelas Islas Del Rosario.

Ilhas do Rosário

As Ilhas do Rosário são um arquipélago formado por 27 ilhas. Tudo isso faz parte do Parque Nacional Corales Del Rosario e por lá você vai encontrar praias com areia branquinha, ótimos lugares para mergulhar e alguns hotéis-resort, como o Hotel San Pedro de Majagua, que já falamos nesse post aqui.


Como chegar na Playa Blanca de Cartagena?

Você tem algumas opções para chegar à Playa Blanca:

  • alugando um carro. Sim, dá para chegar lá de carro;
  • contratar um passeio com empresas de turismo;
  • alugar a sua própria lancha e chegar lá em um passeio privado;
  • transporte público.
Ilhas do Rosário Cartagena
Prepare-se para uma overdose de tons de azul nas águas do Caribe Colombiano

Como ir de carro para a Playa Blanca

A Playa Blanca fica na Isla Barú, a única Ilha do arquipélago das Islas del Rosario com a possibilidade de chegar de carro. Talvez por isso seja a praia mais movimentada e cheia, pois seu fácil acesso permite o crescimento de restaurantes e pousadas, deixando-a bem turística.

A viagem de carro até a Playa Blanca dura em média 1h, e, para chegar até a ilha, é preciso atravessar o carro em uma balsa. É uma ótima opção para quem não gosta de andar de barco ou lancha, e também para quem quer estender um pouco mais o passeio, já que a hora de ida e volta fica por sua conta.

Aluguel de Carro na Colômbia

Como um dos acessos à Playa Blanca é de carro, sugerimos que você alugue um. Isso porque os taxis de Cartagena são absurdamente caros e os carros oferecidos pelas agências de turismo para chegar à praia geralmente são muito lotados de outros turistas, além de caros também.

Para uma viagem mais confortável e barata, você pode alugar um carro pelo site da RentCarsO melhor é que você já sai do Brasil com seu veículo reservado e é só pegar quando chegar lá no aeroporto ou em uma das filiais da locadora escolhida.


Clique aqui para fazer a reserva do seu veículo com antecedência e garantir ótimos preços.


Pacotes Turísticos para a Playa Blanca

Outra maneira de chegar é pelo mar contratando um dos pacotes de passeios para as Ilhas do Rosário em Cartagena, já que praticamente todos eles tem como destino final a Playa Blanca. Assim que você pisar em Cartagena, vai ter bastante gente de agências te oferecendo inúmeros pacotes, mas nós sugerimos que você feche o passeio com antecedência para não cair numa furada.

Caso opte por fechar nas ruas de Cartagena, fique bastante atento para exatamente tudo que o pacote incluir: traslado, almoço, roteiro, taxas do parque e, inclusive, se ele tem como destino a Playa Blanca de Cartagena.

O passeio ideal vai depender do seu perfil como viajante. Além da Playa Blanca, os pacotes oferecem outras praias: desertas, praias com restaurantes e barracas, hotéis que oferecem day use, passeios específicos para mergulho e até um oceanário.

  • Passeios de Lancha Rápida

Se você for perto da Torre del Reloj ou no píer Muelle Turístico de La Bodeguita (fica bem pertinho do centro de Cartagena, dá para ir andando) vai encontrar algumas pessoas vendendo passeios turísticos, com roteiros pré definidos. Pelo o que pesquisamos, normalmente o passeio dura o dia inteiro e custa em média 60.000 COP.

O roteiro geralmente inclui uma parada no Oceanário (a entrada é paga a parte), mergulho na Isla Del Rosario (se você não tiver o seu snorkel, também deverá pagar a parte) e almoço na Playa Blanca (já incluso no valor).

Esse esquema, definitivamente, não é o nosso preferido. As lanchas vão lotadas, você tem que seguir exatamente o roteiro dos guias, as paradas são sempre nos lugares mais cheios e você acaba não aproveitando o lugar como deveria.

  • Passeios de Catamarã

Aqui, só muda o tipo de transporte e o tempo para chegar nas ilhas, já que são cerca de 2h ao invés de 50 minutos. Se você enjoa bastante no mar e prefere uma embarcação mais “segura”, pode ser uma boa optar pelo catamarã. O passeio também fica mais barato, cerca de 50.000 COP.

Considerações: é claro que nem todas as empresas oferecem o mesmo passeio. Você pode tentar negociar o roteiro para deixar o passeio mais legal, sem pagar muito a mais por isso. A dica é nunca fechar sem pesquisar! A gente sabe que só de ver aquela água azul dá vontade de ir na hora, mas pesquisar e ter paciência é uma dica muito importante!

Aluguel de lancha para a Playa Blanca

Essa é, sem dúvidas, a melhor maneira de conhecer as Ilhas do Rosário e a Playa Blanca, já que é um passeio privativo e você poderá ficar em cada lugar o tempo que desejar. O esquema é ótimo: lancha rápida e confortável para passar o dia fazendo o roteiro do jeito que preferir.

Essa é uma ótima opção para casais em lua de mel, grupos grandes de amigos ou até um grupo pequeno que esteja disposto a pagar mais para desfrutar do mar azul do caribe com toda a tranquilidade do mundo!

Passeio ilhas do rosário cartagena
Uma das vantagens de fazer um passeio privativo é selecionar os pontos de parada e encontrar cantinhos como esse

Alugamos a lancha com a empresa Boats4U e foi tudo excelente! A lancha era bem rápida, novinha e dentro do valor já incluía dois marinheiros e gasolina. Para ter uma ideia dos valores e ver foto das lanchas, clique aqui.


Dica: Se você não quer gastar muito com o passeio, mas quer ter uma experiência legal com sua família ou amigos sem passar perrengues, confira este passeio de um dia para a Playa Blanca.

Outra opção, é o passeio de catamarã para as Ilhas do Rosário. Ele não desembarca na Playa Blanca, mas você certamente terá uma experiência inesquecível no Caribe Colombiano.


Transporte Público para a Playa Blanca

Se você está viajando no modo low cost, também tem a opção de chegar à Playa Blanca via transporte público. Saindo do Centro de Cartagena, é possível encontrar ônibus com esse destino. Geralmente os motoristas e cobradores passam gritando “Isla Baru, Playa Blanca!” para chamar a atenção dos turistas. A passagem custa 2.200 pesos, e o trajeto dura cerca de 1h.


Qual é a melhor época para visitar a Playa Blanca?

Como você já deve ter percebido, a Playa Blanca de Cartagena é um lugar meio tumultuado que divide opiniões. Então, a melhor época para ir é na baixa estação e, de preferência, em dias de semana. Evite: feriados, datas comemorativas e fins de semana se procura um pouco mais de tranquilidade.


Nosso roteiro pelas Ilhas do Rosário + Playa Blanca

Nossa primeira parada foi para mergulhar na Isla Grande, que lembra um pouco as Ilhas Botinas em Angra dos Reis. Uma das águas mais clarinha e deliciosas para mergulhar que eu já vi!  Depois de 40 minutos, partimos para o próximo local: uma ilha bem pequena, chamada Cholon Baru.

Isla Grande Cartagena
Isla Grande, Cartagena: água transparente e deliciosa para mergulho

Ali, tinham várias cabaninhas de palha e um restaurante. Não gostamos muito do lugar, era bem cheio de ambulantes, e para completar, a maré estava bem alta, cobrindo quase toda a faixa de areia. Ficamos pouco tempo, o suficiente pro pessoal comer algumas ostras que eram servidas nos barquinhos e partimos para a Playa Blanca.

Aqui vai uma super dica para quem fizer esse passeio: pergunte aos marinheiros se eles vão parar no canto esquerdo da praia! É muito mais vazio, com menos restaurantes e você poderá sim curtir com tranquilidade!

Ficamos umas 2h na Playa Blanca e decidimos almoçar por lá mesmo. Optamos pelo restaurante Banana Beach, que era super arrumadinho, cheio de sofás espalhados na areia e tendas entre as árvores.

Por último, paramos em uma outra praia que não anotamos o nome e não conseguimos encontrar no Google Maps. O passeio foi tão bom que esquecemos do nosso trabalho de blogueiras de viagem. rsrs

Para finalizar, retornamos ao porto por volta das 17h, bem na hora do pôr do sol. E esse, sem dúvidas, foi um dos mais incríveis que já presenciamos.

Pôr do sol no píer de Cartagena
Pôr do sol no píer de Cartagena

Onde se hospedar na Playa Blanca, Cartagena

Quer ter uma experiência diferente? Que tal se hospedar na Playa Blanca? Existem alguns hostels bem roots, dentre eles o Hugo’s Place, com bungalows e simplicidade para quem gosta mesmo de ficar com o pé na areia o dia inteiro!


Dica extra: seguro viagem para a Colômbia

Um item indispensável do seu planejamento é o Seguro Viagem Internacional. Já pensou se acontece algum imprevisto com sua saúde e bem estar? Melhor prevenir. O seguro nos salvou de muuuuitos perrengues em viagens que já passamos! São situações que deixam a gente muito vulneáveis justamente por estarmos em um país que não é o nosso. Por isso, nossa dica é não viajar sem.

Quando planejamos a viagem para a Colômbia, não pensamos duas vezes em adquirir o Assist Trip que vende no site da Seguros Promo. São empresas que confiamos e, sempre que planejamos uma viagem internacional, eu pesquisamos nesse site. E ainda tem uma vantagem: com o código MALADEAVENTURAS você garante 5% de desconto!

Chip de internet para usar na Colômbia

Você viajaria sem um celular com uma boa internet móvel? Não, né? A gente também não. Hoje é imprescindível estar conectado, pois a gente pesquisa tudo na internet: endereços dos hotéis, fotos das comidas dos restaurantes, páginas das empresas de turismo, e por aí vai. Isso sem contar que a gente está sempre compartilhando tudo nas redes sociais com vocês.

Se você quer um chip com uma boa conexão na Colômbia, nós indicamos o chip da Yes Brasil que você encontra no site viajeconectado.com.br. Eles oferecem internet a partir do 4G realmente de qualidade. Nós usamos sempre nas nossas viagens!


Compre aqui o seu chip da Yes Brasil. Use o cupom MALADEAVENTURAS para 10% de desconto.


Conclusão: saiba escolher seu passeio para ter uma experiência inesquecível na Playa Blanca

Acho que através deste artigo conseguimos mostrar que é possível ter uma experiência bem legal na Playa Blanca, não é?  Tudo depende de muita pesquisa para fazer a escolha ideal para o seu tipo de viagem, lembrando que nossas sugestões de passeio com o melhor custo x benefício são as seguintes:

E agora depois de saber todas as nossas dicas e experiências, eu pergunto novamente: vale a pena conhecer a Playa Blanca de Cartagena, na Colômbia? Deixa nos comentários!


PS: A gente gostou tanto do Caribe Colombiano de Cartagena que fizemos dois passeios para a região! Confira como foi a nossa experiência explorando as Ilhas  do Rosário em um passeio para o Hotel San Pedro de Majagua.


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *