Em meio a famosa Chapada Diamantina localiza-se o Vale do Capão, uma vila que se destaca por sua beleza natural e pela energia das pessoas que se encontram por lá. Assim sendo, se você tem alguns dias a mais na região e quer conhecer outros lugares deste destino incrível, vai gostar da lista que montei com 3 cachoeiras bonitas e de fácil acesso para conhecer no Vale do Capão:  Rio Preto, Conceição dos Gatos e Cachoeira Purificação.

Este destino mágico reúne não só belas cachoeiras, poços e grutas, mas também um clima de paz, amor e respeito muito grande à natureza, que fazem a visita valer a pena!

Além da Cachoeira da Fumaça que eu falei mais nesse post aqui, um dos cartões postais mais famosos da Chapada Diamantina, há outras trilhas mais leves, que também levam a cachoeiras lindas e são ótimas para nadar.

 

cachoeiras vale do capão
Natureza e muita paz na Cachoeira da Fumaça

Leia também:

Está indo para a Chapada Diamantina? Confira o nosso passo a passo para você planejar sua viagem para lá.


Cachoeira do Rio Preto

É uma caminhada leve, de apenas 40 minutos para chegar em um poção enorme e perfeito para nadar em dias de sol. Esta é uma ótima opção tanto para a temporada de chuvas, quanto para a seca.

Embora eu tenha ido na temporada da seca, ainda assim encontrei esse grande volume de água. As águas possuem cor escura, avermelhada, com aproximadamente 50 metros de extensão e uma queda de quase 4 metros de altura.

Há algumas trilhas pelo caminho que levam a outras cachoeiras, como a Cachoeira Rodas, que dizem ser ótima para nadar também, com uma sequência de quedas d´água e piscinas naturais. Combinar as duas pode ser uma boa opção para passar um dia inteiro por lá.

Cachoeira do Rio Preto - Vale do Capão
Delicioso ponto de banho na Cachoeira do Rio Preto

Para chegar lá, partindo do centro da Vila do Capão a pé, são 20 minutos de caminhada até a entrada da trilha. É só pedir informação para os moradores de como chegar. É possível ir de carro e estacionar no local, há bastante vaga, mas em alta temporada pode ser difícil de encontrar uma devido a facilidade do acesso…

#DicadaNanda: Se quiser alugar um carro, nossa sugestão é utilizar o site da Rentcars, eles reúnem as melhores locadoras de veículos do país, facilitando bastante na hora de fazer a melhor opção para o seu orçamento.

Em todo caso, o ideal é ir com guia, tendo em vista que há diversas bifurcações na trilha, o que torna bastante fácil se perder no meio do caminho. Infelizmente não há placas ou indicações.

Além de praticidade e segurança, ter um guia é muito legal por passar informações que não saberíamos sobre o local e que acabam nos trazendo novas perspectivas sobre a história, a culinária e tantos outros detalhes que tornam um destino ainda mais interessante.

Dica 1: evite ir em alta temporada na parte da tarde, pois costuma ficar bem cheio por lá.

Dica 2: há algumas vendedoras na beira da cachoeira com pastéis de jaca, sacolés, água e refrigerante. Devo avisar, no entanto, que o pastel de jaca não é nada demais… Acredito que elas fiquem mais na alta temporada.

melhores cachoeiras no vale do capão: Cachoeira do Rio Preto
Cachoeira do Rio Preto, no Vale do Capão

Cachoeira Purificação e Angélica

A Cachoeira da Purificação é um conjunto de três quedas deliciosas em meio a muito verde. Ao chegar, dá vontade de parar logo na primeira, mas o melhor é subir até a terceira queda (foto abaixo), dar um mergulho por lá e ver o sol tomar conta da água, depois ir descendo e parar na segunda queda (foto seguinte).

Mas prepare-se, pois essa cachoeira é conhecida por ter as águas mais geladas da Chapada Diamantina! Então tem que mergulhar de uma vez só, porque não dá pra entrar aos pouquinhos =)

quais as melhores cachoeiras do Vale do Capão
A terceira queda da Cachoeira da Purificação, no Vale do Capão

O acesso ao poço da Angélica é por uma trilha de 15 minutos a partir da Vila do Bomba, a 8 km do Vale do Capão. Por conta disso, esteja pronto para encontrar bastante movimento em alta temporada. A Purificação também fica cheia, portanto se quer encontrá-la ainda tranquila, vá cedo para chegar quando o sol começa a bater na água do terceiro poço.

A trilha é leve, leva cerca de 1h em um caminho que vai margeando o rio. Por vezes é necessário atravessar o rio pelas pedras, então é importante ir com cuidado e com um sapato adequado.

Dica 1: chegue cedo mesmo, pois fica difícil de encontrar lugar para estacionar o carro depois de certa hora. Além disso, o sol bate na Purificação somente em um determinado horário. Se não me engano, das 10h ao meio dia.

Dica 2: Tem umas mini sanguessugas por lá, cuidado onde você vai se sentar na cachoeira. Fiquei com uma presa no meu braço e quase morri de nervoso. Mas é fácil de tirar, portanto não vá deixar de fazer o passeio por isso! Hahah

Dica 3: o guia é quase dispensável para essa trilha mas, como a Cachoeira do Rio Preto não tem sinalização, pode ser bem complicado chegar sozinho. Para o Poço Angélica é até tranquilo, mas para a Purificação, que é mais longe, você terá que atravessar o rio vez ou outra, sendo difícil fazer sem o acompanhamento de alguém que conheça o local.

#DicadaGaia: Nós utilizamos e recomendamos sempre o pessoal da Nas Alturas, que não só conhecem muito bem a região, como também conhecem as atividades oferecidas tecnicamente. Além disso, eles possuem vários pacotes e roteiros personalizados na Chapada Diamantina.

whatsapp nas alturas

o que fazer no vale do capão chapada diamantina
A segunda queda da Cachoeira da Purificação, no Vale do Capão

Cachoeira do Meio em Conceição dos Gatos

A cerca de 10km do Vale do Capão encontra-se o vilarejo de Conceição dos Gatos, à oeste do Parque Nacional da Chapada Diamantina, onde você encontrará algumas cachoeiras ótimas para banho. Fomos explorar a Cachoeira do Meio, ou Boa Vista, e nos deliciamos com suas águas tranquilas e refrescantes.

A caminhada é levinha, são só uns 10-15 minutos até chegar no poço. A entrada é por uma propriedade particular e paga-se uma taxa simbólica para passar pela trilha. É fácil achar a casa, uma vez que há uma placa indicativa.

Lá tem uma ponto que dá pra pular (nessa pedra, do meu lado direito na foto abaixo). Embora não seja muito alto – apenas uns 3 metros – certamente já dá aquele friozinho na barriga!

qual a cachoeira mais bonita do vale do capão
Cachoeira em Conceição dos Gatos, no Vale do Capão

A vista da cachoeira é linda: ela dá para o vale de Conceição dos Gatos e é possível ver as casinhas de adobe, super bucólicas em meio à mata, e o riozinho que vai seguindo lentamente seu rumo à frente…

onde fica o Vale do Capão
Casinhas de adobe em meio ao verde da bela trilha para a Cachoeira Conceição dos Gatos no Vale do Capão

Dica 1: esse passeio não precisa de guia.

Dica 2: saindo do Vale do Capão e indo em direção a Palmeiras, há uma placa indicativa para Conceição dos Gatos, do lado direito.

Depois da cachoeira, a boa pedida é experimentar uma moqueca de jaca. Esse prato é típico da região e bem gostoso até! Eu não sou muito fã de jaca, mas todos os pratos por lá são preparados com o palmito da jaca, que não tem um gosto forte como o da fruta. Ele é bem neutro e o tempero é o que dá a graça ao prato.

onde comer no Vale do Capão
Restaurante Boa Vista, na Cachoeira Conceição dos Gatos, Vale do Capão

A gente passou no Restaurante Boa Vista, que fica do lado da entrada pra trilha, e já deixou reservado nosso almoço antes de ir para a cachoeira. Combinamos um horário aproximado de volta e fomos curtir o dia de sol.

Além da moqueca de jaca, pedimos uma carne de sol acompanhada de purê de aipim que estava deliciosa! A galinha caipira também é outro prato típico da região.

onde comer no vale do capão
A famosa Moqueca de Jaca!

Depois de alguns dias, descobrimos que não fomos no famoso restaurante na casa da Dona Maria e do seu Ivo, em Conceição dos Gatos…Se  você for até lá, conte pra gente depois como foi a experiência! É só seguir até o vilarejo e perguntar onde ela se encontra; como  o vilarejo é pequeno (não mais do que 100 pessoas), essa tarefa não será muito difícil.


Outras cachoeiras no Vale do Capão

Além de Conceição dos Gatos, Rio Preto e Purificação, há também o Riachinho, que é um ótimo passeio para ser combinado com a Cachoeira da Fumaça.

A trilha é rapidinha e tem acesso pela estrada de terra para o Capão, afinal, depois de uma longa caminhada, nada como ser recompensado por um mergulho refrescante!

Outra cachoeira legal de conhecer na região é a Cachoeira Águas Claras que requer uma caminhada longa, de cerca de 2h para chegar, mas que recompensa com um banho delicioso. Ela pode ser combinada com uma trilha para o Morrão, outro cartão postal da Chapada Diamantina.

Veja mais sobre a cachoeira Águas Claras neste post. 


Dúvidas frequentes de quem pesquisa pelas cachoeiras do Vale do Capão:

Reunimos aqui mais algumas dicas, sobre estas belas cachoeiras no Vale do Capão:

Preciso de guia para conhecer as cachoeiras do Vale do Capão?

Embora algumas cachoeiras sejam de fácil acesso e tenham trilhas simples, outras tem bifurcações e alguns trechos passando por rios e pedras. Dessa forma, para quem gosta da segurança e praticidade de contratar um guia, acho super válido.

Para entrar em contato com eles, basta preencher o formulário abaixo para receber todas as informações e valores. E o melhor: os leitores do Mala tem um desconto especial =)

    Onde comer no Vale do Capão?

    Depois de um dia de trilhas e banhos de cachoeira,  nada como aquela comida caseira, feita na hora. Assim, veja nossas sugestões de onde comer no Vale do Capão:

    Como chegar no Vale do Capão

    Se você for de carro, saindo de Lençóis, é só seguir pela BR242 em direção a Palmeiras. Chegando lá, você atravessa a cidade e segue pela estrada de terra até o Capão. São cerca de 70 km.

    Indo de ônibus, pela empresa Real Expresso, você chega na cidade de Palmeiras e de lá é preciso pegar uma carona até o Vale do Capão. Sempre tem carros fretados no local que cobram cerca de R$25 por pessoa para ir até lá.

    Confira mais detalhes para planejar sua viagem neste outro post aqui.

    Quando ir ao Vale do Capão?

    Se você prefere os meses mais frios e secos eu diria entre maio e outubro, contudo, já fui em dezembro e não peguei chuva. Vale ressaltar que o período chuvoso é entre novembro e abril.

    Qual a cachoeira mais bonita do Vale do Capão?

    Sem dúvida essa é uma pergunta cuja resposta vai variar de pessoa para pessoa, no entanto, essas são as minhas preferidas:

    • Cachoeira da Fumaça
    • Cachoeira Rio Preto
    • Cachoeira Águas Claras
    • Cachoeira Purificação
    • Cachoeira de baixo Conceição dos Gatos

    Pronto para conhecer estas 3 cachoeiras incríveis no Vale do Capão?

    Por fim, agora que você já conheceu um pouco mais sobre a Cachoeira Rio Preto, Conceição dos Gatos e Cachoeira Purificação e sabe que são trilhas com acesso mais tranquilo e que possuem um visual incrível, esperamos que já esteja animado e preparando sua mala.

    E, caso ainda tenha ficado alguma dúvida, ou você tenha alguma sugestão ou comentário, é só deixar aqui, que teremos o maior prazer em responder =)


    Você pode se interessar também:

    Roteiro Chapada Diamantina

    O que fazer na Chapada Diamantina


    OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
    Quem escreve | @gaiavani
    Quem escreve
    Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
    • Sobre
      Sobre o Mala de Aventuras
      Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
    • Organize a sua viagem!
      Descubra quais ferramentas nós e
      outros viajantes profissionais usamos
      para economizar nas viagens!
    • NEWSLETTER
    • Nossos presets!

      Sua fotos incríveis com apenas um clique!
      Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

    • Posts em destaque
    • E-Book fotografia
      ebookMDA
    • Publicidade

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *