Conheça a Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil

Na Praia do Espelho, situada no distrito de Caraíva você vai encontrar tudo que uma praia precisa para ser eleita uma das mais bonitas. É um espetáculo da natureza que merece a sua visita!

Essa linda praia tem água clarinha e calma, grande extensão de areia, piscinas naturais, restaurantes e barzinho na beira da praia, sem contar que as falésias que a cercam contribuem para deixar a paisagem única.

Onde fica a Praia do Espelho

Praia do Espelho é um apelido para a Praia do Caruípe, que está localizada no povoado homônimo, que fica no distrito de Caraíva, uma comunidade ribeirinha em Porto Seguro, BA.

O apelido surgiu devido ao efeito causado pelos reflexos do sol nas piscinas naturais quando avistadas do mar.

Eleita em 2009 pelo Guia Quatro Rodas como a terceira praia mais bonita do Brasil, a praia é exemplo de preservação. Um show de belezas naturais que você precisar ver com os seus próprios olhos.

praia do espelho
Praia do Espelho em Porto Seguro, Bahia

Clique aqui para ver todas as informações para planejar a sua viagem para Caraíva

Como chegar na Praia do Espelho

A Praia do Espelho fica entre Trancoso e Caraíva, e você tem algumas opções para chegar até lá:

Caminhada de 9km saindo de Caraíva

Essa é, sem dúvidas, a forma mais barata de chegar na Praia do Espelho, se você estiver em Caraíva. Dizem que o caminho até lá é maravilhoso, você passa por diversas praias, inclusive pela Praia do Satú, e se depara com paisagens incríveis. Mas, é preciso ter bastante disposição para encarar os 9km de areia e sol na cabeça.

Eu estava doida para fazer a caminhada, mas depois de andar 3km para chegar na Praia do Satú debaixo de sol, vi que não era tão simples assim. Fica a dica para quem tem um bom condicionamento físico e disposição! Ah, lembrando que são 9km ida e 9km volta.

Passeio de barco com agências de turismo

Outra maneira bem legal de chegar até lá, é fazendo um passeio de barco. Perguntei para uma agência em Caraíva e me falaram que os barcos saem entre 9h e 10h, com retorno às 16h, e custam R$150 por pessoa em média.

O barco passava na Praia do Satú e depois do Espelho. É uma boa opção para quem gosta de passeios de barco e está disposto a gastar mais um pouquinho.

De carro, saindo de Caraíva

Essa foi a nossa escolha! Alugamos um carro para fazer o trajeto Porto Seguro – Caraíva e aproveitamos para parar na Praia do Espelho na volta, quando estávamos indo de Caraíva para Trancoso.

A estrada de Caraíva para a Praia do Espelho não é difícil, é só ficar atento. Andamos cerca de 20km na estrada de terra BA-283, sentido Trancoso. Depois, é preciso pegar a saída à direita, em direção a Caruípe, ainda na estrada de terra.

Você vai ver algumas placas bem “caseiras” indicando o caminho, é só prestar atenção e segui-las, até chegar no estacionamento da Praia do Espelho.

Paramos o carro por R$20 o dia todo, e passamos no mirante para ver a praia de cima. Visual lindo!

mirante praia do espelho
Vista do mirante na Praia do Espelho

Se você for alugar um carro, nós super recomendamos o RentCars para pesquisar preços pois ele faz uma compilação de todas as grandes locadoras de carro e te oferece o valor mais em conta.


De ônibus

Se você não está com disposição de caminhar todos os quilômetros necessários, não alugou um carro e não quer gastar dinheiro com passeio de barco, ainda resta uma última opção: ir de ônibus!

A empresa Viação Águia Azul faz o trajeto de Nova Caraíva até a Praia do Espelho, e tem alguns horários:

Caraíva x Praia do Espelho: 06h00 e 16h00
Praia do Espelho x Caraíva: 08h20 e 16h20

Também pode ser uma boa opção para quem quiser ir andando até a Praia do Espelho e voltar de ônibus para Caraíva, para não precisar andar tudo novamente.

Tem também a opção de fretar um carro ou ir de táxi. Se não me engano, na entrada de Caraíva (antes de pegar a canoa para atravessar o rio) tem uma tabala de preços!

Você também vai encontrar todas essas opções saindo de Trancoso. A caminhada parece ser bem mais longa, o dobro de quilômetros, tem que ter ainda mais disposição!

Lá, também vi agências de turismo que fazem passeios de barco e de van. Se você estiver de carro, é sempre a melhor e mais barata opção.

A praia

Saimos de Caraíva bem cedinho e fomos direto para a Praia do Espelho. Era o nosso último dia de viagem e iríamos para Trancoso depois de lá.

Chegamos na praia por volta das 9h30, e eu já me arrependi de não ter separado um dia inteirinho para curtir a praia. A maré estava bem baixinha e não tinha quase ninguém. Uma paz!

praia do espelho
Maré baixa na Praia do Espelho
praia do espelho
Piscinas naturais da Praia do Espelho

A água é daquele jeitinho bem cliché: azul, transparente e quentinha. Fomos explorar os corais e encontramos várias piscinas naturais, com peixinhos que ficaram presos ali. É claro que nos rendeu bons momentos e ótimas fotos!

Os corais, inclusive, me lembraram bastante as Piscinas Naturais da Praia do Forte, lá em Morro de São Paulo. Lindo demais!

Dica!

Leve seu snorkel para poder nadar bastante e ver peixinhos!

praia do espelho
Piscinas naturais na Praia do Espelho
piscinas naturais praia do espelho
Praia do Espelho, Porto Seguro

Depois, fomos caminhando um pouquinho para uma parte da praia onde havia menos corais e era mais perto das falésias. Ali tinham muitas crianças brincando, algumas pessoas andando de SUP e caiaque. Tem diversão pro dia inteiro!

Pausa para comer um açaí delicioso e um queijinho coalho na brasa. Não chegamos a ir em nenhum restaurante, já que a nossa próxima parada seria Trancoso, e lá encontraríamos ótimos restaurantes no Quadrado. Mas ficamos com um gostinho de quero mais! Não vejo a hora de voltar na Praia do Espelho e aproveitar um dia inteirinho!

praia do espelho
Praia do espelho na maré baixa

Já era 12h quando saímos da praia, que já estava mais cheia, com boa parte das cadeiras e espreguiçadeiras dos restaurantes ocupadas. A maré também já estava mais cheia, escondendo os corais e mostrando ainda mais a cor da água.

Acredito que o ideal é chegar bem cedo e aproveitar o dia inteiro. Assim dá para pegar as duas fases da maré e aproveitar a praia de todos os jeitos.

Dica!

O preço dos restaurantes é bem salgadinho e a maioria não aceita cartão! Portanto, leve dinheiro em espécie, e, se quiser economizar, leve água e seu próprio lanchinho.

Onde se hospedar na Praia do Espelho

Eu fiquei tão encantada com a Praia do Espelho que, com certeza, quero me hospedar por lá quando voltar para esses lados da Bahia. Imagina acordar e dar de cara com essa paisagem de tirar o fôlego? É uma tranquilidade..!

Como fiquei pouco tempo, não explorei muito a região, mas já deixo a indicação para a Pousada Enseada do Espelho. A localização é excelente, de frente para o mar. Na areia da praia já dava para ver umas espreguiçadeiras espalhadas e os muitos coqueiros no terreno. É um local delicioso e a equipe é super atenciosa.

Outra opção é a Espelho Bahia Blue House, que tem quartos amplos, bem ventilados e com uma decoração bem rústica. O café da manhã é nota 10, tudo bem fresco e preparado com carinho.

Também encontrei outras opções de hospedagem na Praia do Espelho no booking. Vale dar uma olhadinha e reservar a sua preferida! Ah, falando nisso, se você reservar o hotel pelo nosso link, acaba nos ajudando, pois o booking nos repassa uma pequena comissão, sem você pagar a mais por isso <3


Vai dizer que a Praia do Espelho não é apaixonante? <3 Ela está entre os lugares mais lindos que já conheci!

Se você está planejando uma viagem para Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Trancoso ou Caraíva, precisa incluir a Praia do Espelho no roteiro. Saindo de qualquer um desses lugares, você vai levar pouco tempo até lá e vai poder curtir muito nas piscinas naturais. Vai por mim 😉


Você pode gostar também:

Veja aqui todas as dicas para planejar a sua viagem para Caraíva

Costa do Descobrimento: roteiro de 5 dias por Caraíva, Trancoso e Praia do Espelho