O Rio é uma cidade viva e cheia de atividades ao ar livre para quem curte praia, sol, mar e montanhas. Portanto, se você está sempre em busca de aventura e novas experiências, vai adorar a Travessia de SUP para as Ilhas Tijucas: um passeio pouco conhecido no RJ.

Confira aqui todas as informações sobre o passeio: onde fica as Ilhas Tijucas, como funciona, nível de dificuldade, quanto custa e nossa experiência.

quanto custa o passeio para a travessia ilhas tijucas
Um passeio diferente para driblar o calorão

Dicas para fazer o passeio de SUP para as Ilhas Tijucas

Você sabe quanto custa o passeio para as Ilhas Tijucas, quanto tempo dura o passeio ou até mesmo onde ficam localizadas as Ilhas Tijucas? Então leia nossas dicas abaixo, para você já começar a se programar:

Onde ficam as Ilhas Tijucas

As Ilhas Tijucas ficam entre a Barra da Tijuca e São Conrado, a aproximadamente 2 km do canal da Joatinga. Este lindo refúgio, com paredões rochosos e ainda pouco conhecido no Rio de Janeiro, possui águas super convidativas, cristalinas e limpas, perfeitas para quem curte praticar esportes como caiaque, SUP, bike aquática, mergulho e etc.

Como ir para as Ilhas Tijucas

Se você não for nadando(!), remando no seu próprio equipamento ou de barco até lá, precisará contratar uma agência ou guia para fazer a travessia. O ponto de partida é o Rio Beach Club, na Ilha da Coroa, Barra da Tijuca e para quem vai de carro até lá, há um estacionamento perto da 16ª DP. Para quem vai de ônibus as linhas recomendadas são 302, 557 e 844, com desembarque na Praça Desembargador Araújo Jorge.

Normalmente as agências iniciam o passeio na parte da manhã (por volta das 8 ou 9h), para aproveitar melhor o dia. A Desbravando o Rio também possui um tour de barco, que passa pelas Ilhas Tijucas, para quem não estiver taaãao empolgado com a ideia de fazer a travessia remando no SUP =)

Qual a melhor época para fazer o passeio de SUP para as Ilhas Tijucas

Como o clima do Rio é quente praticamente o ano todo, não existe um período especial para fazer o passeio de SUP. Claro que os passeios só são feitos se as condições climáticas do dia estiverem adequadas, assim como ventos e marés, para sua segurança.

quanto custa a travessia SUP para as ilhas tijucas
Começando bem o dia!

#DicadaNanda:se você curte passeios de aventura, com certeza vai gostar dos passeios e trilhas que a Desbravando o Rio oferece! São roteiros diversos, com diferentes níveis de trilha e modalidades, em vários pontos do Rio de Janeiro. Seja você um iniciante ou um aventureiro mas radical, há opções de passeio para todo os perfis. 

E usando o cupom MALADEAVENTURAS você ainda ganha 5% de desconto!


Como é o passeio de SUP para as Ilhas Tijucas

Era um sábado de sol e chegamos bem cedinho na Barra da Tijuca para fazer a travessia. Parece difícil de encarar o SUP pela distância, mas se o mar estiver tranquilo, dá para ir muito bem. Se o seu equilíbrio não é tão bom, você pode remar ajoelhado ou até mesmo sentado.

A minha experiência de SUP foi ótima: não tive problema algum, fui em pé na maior parte do tempo e não fiquei cansada. O mar estava calmo e ideal para fazer a travessia. Além disso, os guias dão uma ótima assistência de barco e vão acompanhando quem está fazendo a travessia.


Veja também: Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro


Depois de 40 minutos, chegamos nas Ilhas Tijucas e nos surpreendemos com o lugar: é quase inacreditável estar num refúgio tão lindo, a tão pouco tempo do caótico Rio de Janeiro.

São duas ilhas, onde ficam algumas lanchas, muitas pranchas de stand up, alguns caiaques e jet skis por perto. Muitas pessoas ficam mergulhando, remando, e explorando todos os cantinhos das ilhas!

qual a melhor época para fazer a travessia para as ilhas tijucas
Pausa para fotos!

Adoramos uma passagem que fica entre duas ilhas, onde a água fica super clarinha e é possível passar de SUP. É um passeio super gostoso, que relaxa a mente e te permite se desconectar de tudo e focar na beleza do local.

Só é preciso atenção, porque quando estávamos remando ali, a maré encheu e derrubou todo mundo hahaha! Como tem pedras em volta, é necessário atenção redobrada, para não escorregar.

como ir para as ilhas tijucas
Momento de se conectar com a natureza.

Também aproveitamos para subir nas pedras e explorar diversas paisagens por ali. Dá pra ver a Pedra da Gávea de outro ângulo, junto com algumas outras montanhas do Rio… Lindo demais!

As pedras de onde o pessoal pula tem alturas variadas: entre 3 e 12 metros! Algumas pessoas pulam das pedras mais altas, mas nós, que somos medrosas, acabamos pulando da mais baixinha mesmo =)


Ilhas Tijucas: tempo de passeio

O trajeto no SUP leva entre 45 min e 1 hora; são 2km de remada. O passeio completo dura em torno de 3 horas.

Para ter certeza dos dias e horários é bom entrar em contato via whatsapp com o pessoal da Desbravando o Rio.


Ilhas Tijucas: nível de dificuldade

O passeio é tranquilo e adequado para qualquer idade, desde que esteja com um condicionamento físico ok. Se você está preocupado se vai dar conta ou não, fique tranquilo! Caso prefira um passeio de barco por exemplo, a Desbravando o Rio tem esta alternativa também.

Com certeza você vai encontrar a maneira que melhor se adequa a você para fazer este passeio. No entanto, mesmo que você opte pela experiência de fazer a travessia no SUP, saiba que na volta é só relaxar e curtir o visual, uma vez que a volta é de barco!

onde fica localizado as ilhas tijucas
Curtindo a vibe do dia.

Agendamento para o passeio de SUP para as Ilhas Tijucas

Abaixo algumas dicas bem objetivas, para quem deseja fazer a travessia de SUP para as Ilhas Tijucas e tem dúvidas sobre a necessidade de ir ou não com um guia:

Ilhas Tijucas: guia

Não é obrigatório o acompanhamento de um guia se você tem o equipamento necessário e sabe como chegar até lá, mas se este não é o seu caso, é super válido (e muito mais seguro!) fazer o passeio com uma agência, que não só conheça bem o local, mas também tenha guias responsáveis e atenciosos para te dar suporte.

Preço do passeio para as Ilhas Tijucas

O passeio de SUP para as Ilhas Tijucas custa R$ 240 por pessoa e está incluso: barco de apoio, frutas para repor as energias, equipamentos, seguro, instrutor e fotos DSLR.

Confira aqui outros passeios legais que você poderá fazer no Rio de Janeiro com a Desbravando o Rio.


travessia ilhas tijucas

Lá no nosso Instagram tem mais fotos desse dia incrível! Segue a gente lá! >> @maladeaventuras


Dúvidas frequentes de quem pesquisa por passeios de SUP nas Ilhas Tijucas

Agora que você já sabe como ir para as Ilhas Tijucas, veja mais algumas dicas sobre este passeio de stand up pela Barra da Tijuca:

Fazer o passeio de SUP para as Ilhas Tijucas é perigoso?

Se você fizer o passeio com o acompanhamento de um guia ou uma agência não é perigoso (sozinha/o não recomendo, uma vez que você passa por mar aberto para chegar até lá).

Além de dar todo o suporte necessário, os guias vão te acompanhando de perto para qualquer eventualidade que surgir como mudanças de maré, ventos inesperados, etc…

Eles não só te dão dicas dos melhores spots para você mergulhar, como ainda te ajudam nas fotos e dão infos diferentes sobre o local. Particularmente acho que vale muito a pena.

O que levar para fazer o passeio de SUP nas Ilhas Tijucas?

A profundidade no local chega a 8 metros e tem boa visibilidade, portanto se você quiser (e tiver) também pode levar seu equipamento para nadar pelo local.

Quanto tempo demora o passeio de SUP para as Ilhas Tijucas?

O passeio dura cerca de 3h no total: são 2km de remada até as ilhas (uns 45 min) e mais ou menos 1h por lá, curtindo o local!

Quanto custa o passeio para as Ilhas Tijucas?

O passeio para as Ilhas Tijucas, com travessia de SUP na Desbravando o Rio por exemplo, custa R$ 240 por pessoa.

Preciso de experiência prévia para SUP nas Ilhas Tijucas?

Não precisa ter experiência prévia para fazer a travessia de SUP para as Ilhas Tijucas, apenas um bom preparo, afinal você vai remar por volta de 45 min – 1 hora para chegar até lá!

Quais são os outros passeios ou trilhas que posso fazer pelo RJ ?

Para quem curte natureza e uma boa dose de adrenalina, a Desbravando o Rio possui diversas opções de passeio pela cidade maravilhosa. Veja abaixo:

passeios stand up barra da tijuca rio de janeiro
Como não se encantar com as belezas do Rio de Janeiro?

Pronto para fazer o passeio de SUP para as Ilhas Tijucas?

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre o passeio de SUP para as Ilhas Tijucas, já pode planejar sua próxima aventura!

E caso ainda tenha ficado alguma dúvida ou você tenha uma sugestão ou comentário a fazer, é só deixar aqui! Vamos adorar saber =)


Você poderá gostar também de ler:

Trilhas no Rio de Janeiro: as 10 melhores com vistas de tirar o fôlego

Airbnb no Rio de Janeiro: as 20 melhores opções na zona sul

O que fazer no Rio de Janeiro: 35 lugares para visitar na Cidade Maravilhosa


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *