Norte da Argentina surpreende com suas cores e formas incríveis, uma natureza muitas vezes árida e diferente aos nossos olhos. As estradas do NOA trazem a cada quilômetro percorrido algo belo em meio ao frio e ao vento que faz em suas altitudes elevadas. Se você está planejando sua viagem para lá, confira esse artigo e tire todas as suas dúvidas sobre quando ir, como chegar, onde se hospedar e os lugares imperdíveis para conhecer em Salta e Jujuy.

Nós, brasileiros, que estamos sempre viajando para o país dos nossos hermanos argentinos, já estamos bastante acostumados a cidades como Buenos Aires, Mendoza, Bariloche e a região da Patagônia. Por outro lado, temos um norte inteiro para descobrir. Isso foi o que me impulsionou a escolher esse destino, que eu mesma pouco havia ouvido falar até poucos meses atrás, mas fiquei encantada com cada foto incrível que eu vi. Espero que você se apaixone tanto quanto eu por essas paisagens de tirar o fôlego e compre agora mesmo sua passagem para lá!

Sobre o Norte da Argentina

Nossa viagem foi feita pelo Noroeste Argentino, ou NOA, como os argentinos chamam esta região, que é composta pelos estados Jujuy, Salta, Tucumán, Catamarca, La Rioja e Santiago del Estero.

O Norte da Argentina é caracterizado por suas extraordinárias paisagens, desde as cadeias de montanhas andinas até áreas extremamente desérticas, como a Puna de Atacama. Há montanhas nevadas e áreas extremamente úmidas com selva densa e tropical.

Em Salta e Jujuy, que são as províncias que conheci e posso falar com mais propriedade, você vai encontrar uma extensa área pouquíssimo povoada, vilas e cidadezinhas remotas, um povo bem simples que mora em casas feita de adobe e vive da agricultura ou criação de llamas e vicuñas.


Veja também: Salta: como chegar, onde se hospedar, onde comer e o que fazer


vicuñas na vegetação a beira da estrada em salta
Vicuñas nos arredores das estradas em Salta

Os traços regionais são bem marcados pelos índios sul-americanos e a maior parte da população tem uma pele mais morena, com olhos levemente puxados e cabelos escuros, parecidos com os vizinhos bolivianos.


Principais destinos no Norte da Argentina

Como falei em cima, o Norte da Argentina é uma região rica de paisagens montanhosas e andinas. Logo, os destinos mais procurados na região são as famosa quebradas: Quebrada de Las Conchas, Quebrada de Las Flechas e Quebrada de Humahuaca e também o Cierro de Las Siete Colores em Purmamarca. Mas também há outros tipos incríveis de passeios imperdíveis, como conhecer o deserto de sal argentino, Salinas Grandes; os vinhedos e vinícolas de Cafayete; e também Ojos de Mar, em Tolar Grande.


Guia prático para visitar o Norte da Argentina

Quando visitar o Norte da Argentina

Salta tem uma temperatura média anual de 16°C e, como no Brasil, a época das chuvas é no verão – Dezembro, Janeiro e Fevereiro. O tempo é quente e seco (fica perto dos Andes).

Foto no Parque Nacional Los Cardones em Salta
Parque Nacional Los Cardones em Salta

Inverno

O inverno no Norte da Argentino é uma faca de dois gumes: é considerada a melhor época para ir pelos sateños, ao mesmo tempo que também é a alta temporada turística da região, ou seja, cidades e passeios lotados. Se você não se importa com lotação, então vá tranquilamente. Mas se você busca apenas calma e tranquilidade, recomendo que espere a alta estação passar um pouquinho.

Verão

Não estivemos lá no verão, mas observamos ao longo das estradas muitas vias onde a água passa. Ao perguntarmos para os locais se é possível viajar de carro por lá no verão, eles falaram que o volume de água é grande e os leitos dos rios fica com fluxo intenso. Isso se deve ao degelo das geleiras da região, por isso no restante do ano os rios são meros filetes de água. Se vocês forem no verão, lembrem-se de alugar um 4×4 e estejam cientes de que você encontrará verdadeiros rios pela frente.

Outono / Primavera

Para mim, essas são as melhores opções para viajar para qualquer lugar. As temperaturas são mais amenas e as chances de encontrar dias mais bonitos aumenta. Eu fui em Maio, encontrei temperaturas em torno de 15°C, podendo chegar a 0°C em algumas cidades na parte da noite. Sim, fez muito frio, congelei, usei todas as camadas de roupas que levei. hahah Na cidade de Salta, encontramos dias sempre nublados. Porém, ao longo das estradas, o céu estava azul na maior parte do tempo.


Como chegar no Norte da Argentina

De avião

A melhor opção é voar para Salta (SLA) e alugar um carro lá. A novidade é que agora há voos direto do Brasil, saindo de São Paulo pelas companhias Copa Airlines e Aerolíneas Argentinas. Saindo de outras cidades argentinas, geralmente a escala é em Buenos Aires. Portanto, se você estiver na capital portenha, são apenas 2 horas de voo até Salta. Essa pode inclusive ser uma viagem combo: Buenos Aires + Salta!

Dica: Tenho utilizado bastante o Google Flights nas minhas buscas online, você pode inclusive ver se tem algum aeroporto próximo com um preço mais acessível. Ah! Uma outra coisa que eu considero vantagem é que ele já mostra os preços com taxas, assim você não tem surpresas.

Leia também: Preciso de passaporte para viajar para a Argentina?

A furada: o que NÃO fazer para chegar ao Norte da Argentina

Eu fiz uma coisa meio besta e me arrependi depois, mas eu aí já tinha comprado as passagens, então não tinha como mudar. Nessa de ver preços mais baratos em aeroportos próximos, eu vi Rio de Janeiro – Córdoba pela metade do preço! Olhei no mapa, não era tão distante assim (APENAS 10h). hahahah Conclusão: perdemos 2 dias da viagem dirigindo, um na ida e outro na volta. Mas, serviu de lição. E que sirva de dica para vocês! Não vale a pena.


De ônibus

Se a sua opção for percorrer essa região de ônibus, as empresas indicadas são a Andesmar ou Flechabus.


De carro: aluguel de carro na Argentina

Nós optamos por conhecer o norte da Argentina de carro e não nos arrependemos! Assim, pudemos escolher melhor o roteiro e também os de dias de passeio e os dias de descanso. As estradas do país são, em geral, de boa qualidade, possuindo apenas alguns trechos críticos pelo caminho, mas nada que possa mudar seu roteiro drasticamente. E para nossa roadtrip pelo norte da Argentina, decidimos alugar um carro com a RentCarsReservamos nosso veículo antes mesmo de sair do Brasil, e do aeroporto mesmo já saímos dirigindo.


Alugue seu carro com a RentCars: eles comparam o preço de diversas locadoras e oferece as melhores opções! 


Roadtrip pelo Norte da Argentina

Colocar o pé na estrada e ir em direção ao desconhecido é sempre uma aventura! Há aqueles que preferem organizar suas viagens com agências e deixar todos os passeios agendados (menos dor de cabeça e mais facilidade, sem dúvida!). Eu adoro pegar o carro e ir parando no caminho para conhecer cantinhos diferentes, muitas vezes fora da rota principal, tomar o meu tempo, tirar quantas fotos eu quiser com calma.

Claro que acontecem alguns pepinos, como o dia em que atrasamos na estrada e chegamos no hotel depois da meia noite. Adivinhem? Ficamos pra fora do hotel. Não tinha uma alma rondando pela cidade. Todas as ruas estavam escuras e silenciosas e estava um friiiio. Que aflição! Mas tudo se resolveu no final. rsrs

Estradas do norte argentino
Clima árido das estradas do norte da Argentina

Como são as estradas no Norte da Argentina?

Num geral, a qualidade das estradas é muito boa, bem asfaltadas e com sinalização. Haviam algumas no meio do nada, sem asfaltamento nem nada. Essas aí eu morreria de medo de passar a noite. Há inclusive placas indicando para turistas transitarem durante o dia e sem muita chuva. Mas uma coisa é certa: são todas lindas, cada uma com paisagens distintas, montanhas coloridas, formatos diferentes e muitos cardones – uma espécie de cacto só que com +2m de altura.

Estradas deserta no norte argentino
Estradas desertas e áridas

Uma das coisas que achei curiosas nas estradas argentinas é que tem bastante fiscalização nas estradas. Passamos por muitos postos policiais, alguns eles só acenavam a cabeça e desejavam boa viagem, outros eles pediam os documentos do carro e dos passageiros, e vez ou outra faziam diversas perguntas, mas nada fora do normal. Pelo menos achei eles bem simpáticos, especialmente se comparados com os policiais brasileiros.


Outras opções para chegar ao Norte da Argentina

O Norte da Argentina fica bem próximo do Chile e da Bolívia. Portanto, se você tiver mais tempo, vale a pena fazer um combo entre esses três países ou até mais! As opções de aeroportos relativamente próximos são Antofagasta – Chile, bem próximo do Deserto do Atacama; La Paz – Bolívia, se você quiser conhecer o Salar  de Uyuni, por exemplo, essa pode ser uma boa opção.

Caso você já esteja na Argentina e esteja fazendo tipo um mochilão, ou esteja sem pressa para conhecer os lugares, acho uma boa buscar coisas legais para fazer no caminho, pois tenho certeza que tem muita coisa interessante entre Córdoba e Salta que a gente passou batido por causa do tempo apertado.


Onde se hospedar no Norte da Argentina

Em nossa viagem pelo Norte da Argentina, nos hospedamos em alguns hotéis. Cada um nos proporcionou uma experiência diferente e única. Vou deixar aqui em baixo os hotéis em que me hospedei em cada cidade ou província e minhas impressões gerais sobre eles.

Cafayate

Essa é uma cidadezinha super charmosa e ótima para passar pelo menos uma noite durante sua viagem pelo norte da argentina. Aproveite para visitar uma das várias vinícolas de Cafayate e depois dê uma passada no Museo de la vid y el vino para saber mais sobre a história da bebida e sua influência na região.

Cafayate fica na província de Salta e tem cadeias montanhosos deslumbrantes, como a Quebrada del Rio de las Conchas e o El Anfiteatro. Ambos merecem uma visita.

Nós indicamos a pousada La Vaca Tranquilla. Ela não fica exatamente em Cafayate, fica localizada no povoado vizinho, San Carlos, mas é uma beleza para quem busca conforto e tranquilidade. Os quartos são aquecidos com lareira, o que é um charme. Outro detalhe é que o café da manhã você encontrará apenas produtos feitos lá, tudo delicioso e caseiro.

Outro hotel bem bacana é o Hotel Grace Cafayete, que foi onde a Nanda se hospedou quando visitou a cidade em 2017. Pensa em um hotel enorme, com uma estrutura impecável, atendimento nota 10 e, o mais incrível de tudo: ao acordar, você dá de cara com uma plantação de vinhedos, contrastando com as montanhas! Além disso, é uma excelente parada para quem está fazendo uma roadtrip pelo Norte da Argentina e quer incluir a Quebrada de Las Conchas no roteiro. Essa estrada, que liga Salta à Cafayate é linda, cheia de montanhas coloridas, paisagens diferentes e formações rochosas curiosas.

Leia também:


Salta

Salta tem uma ótima estrutura turística, com diversos hoteis, restaurantes e atrativos turísticos. É a região ideal para ser a sua “base” durante a viagem. Assim você se acomoda por lá e faz um bate e volta nos arredores. A cidade fica bem pertinho da fronteira com o Chile e a vantagem é que lá tem aeroporto (embora não tenham voos direto do Brasil).

Se a sua escolha for se hospedar por lá, nós indicamos o Hotel Boutique Kkala. Excelente opção para quem busca conforto, tranquilidade e localização. Ele está pertinho do centro e é possível fazer uma agradável caminhada até a praça principal. Atentos a cada detalhe, tudo é personalizado e a equipe é muito atenciosa. Veja nossa review do Hotel Kkala aqui.

área externa do Hotel Kkala em Salta
Hotel Kkala, Salta, Argentina

Se você prefere ainda mais tranquilidade, o Hotel Las Moras fica localizado na cidade vizinha San Lorenzo, a apenas 15 minutos de carro do centro. A casa é um charme e parece uma casa de veraneio daquelas que você ia com a família na infância.

Para aproveitar o máximo de Salta não deixe de passear pela cidade, há muito o que fazer por lá. Como dar uma volta no Teleférico San Bernardo, passear pelo centro histórico, visitar o Museo Arqueológico Alta Montanha e conhecer mais do artesanato local na feirinha que acontece aos domingos na Rua Balcarce.

Salta também tem ótimos restaurantes, nós indicamos o Dona Salta e o Aires Caseros, ambos próximos a Praça 9 de Julho e com opções deliciosas de pratos típicos.


Humahuaca

Eu particularmente não gostei muito de Humahuaca, quero dizer, Purmamarca é pertinho e muito mais agradável. De qualquer forma, o hotel que eu fiquei em Humahuaca foi o Munay Humahuaca, bastante simples, da cama ao café da manhã.


Purmamarca

Essa cidade é uma parada obrigatória para quem viaja pelo norte da Argentina. Ela está localizada mais precisamente no noroeste do país e é conhecida pelo Cerro Siete Colores, montanha que por conta do depósito de sedimentos tem uma variação de cor em cada camada. Simplesmente lindo!

A visita a Purmamarca foi o que mais gostei nessa viagem, por isso não deixe de visitar e passar alguma noite na cidade.

Além das belezas naturais, o centrinho da cidade também é uma graça. A feira de artesanato, os artistas cantando e tocando nas ruas, as casinhas em adobe, é tudo uma delícia de se ver.

Aproveite para passear por Purmamarca e quando o cansaço bater é só correr para o Hotel Marques de Tojo. Ele é confortável e bem pertinho do centro (não que a cidade seja muito grande). A melhor coisa da vida é entrar em suas dependências quentinhas enquanto do lado de fora sopra um vento gelado demais! Foto via.

Vista da varanda do Hotel marques de tojo
Hotel marques de Tojo, Argentina

San Antonio de los Cobres

O Hotel de las Nubes é onde os turistas que chegam pelo Tren a las Nubes a San Antonio de los Cobres ficam. A cidade é muito simples e o hotel também, mas é um luxo perto dos arredores. Quentinho e confortável, você vai dormir super bem.


O que conhecer no Norte da Argentina

Uma região que é um prato cheio para quem gosta de paisagens de tirar o fôlego e aventuras sem fim, há muito o que ver e conhecer no norte da Argentina. Fiz uma lista com os lugares que não podem ficar fora do seu roteiro, aqueles que são imperdíveis e que valem a pena uma visitinha.

Aliás, antes que vocês perguntem, quanto tempo é necessário para essa viagem? Eu levei 5 dias para conhecer tudo, em um ritmo MUITO intenso, sem muito tempo para parar e apreciar com calma cada uma das cidades por onde passei. Algumas coisas ficaram fora do roteiro por falta de tempo. Acredito que 10 dias seria o ideal. Há ainda muito o que conhecer nas províncias vizinhas, portanto, se você tiver 15 a 20 dias, perfeito! Faça uma viagem mais completa, quem sabe percorrer toda a parte norte da Ruta 40?

Fazer tours guiados pelo Norte da Argentina

Uma ótima opção para quem quer visitar o Norte da Argentina mas está sem carro é fazer tours e excursões guiados. Há várias opções e você pode tanto ver no seu hotel quando chegar lá ou agendar com antecedência.

Nós recomendamos usar o Get Your Guide, que é um site confiável e você programa tudo antes de viajar. Por exemplo, tem esse tour que é o dia inteiro passeando pelos pontos que iremos mencionar abaixo. Ele sai de Salta para Cafayate.


Reserve aqui seu tour de Salta para Cafayate!


Outra opção bem legal é fazer um walking tour rapidinho por Salta. Nós indicamos o que tem duração de 4hs e passa pelos principais pontos no centrinho de Salta.


Conheça Salta à pé: walking tour por Salta


Vinícolas de Cafayate

Localizada na Ruta 40, Cafayate é uma região de reconhecida pelos vinhos que lá são produzidos. Para quem gosta de um bom vinho, vai se deliciar com as diversas vinícolas e adegas da região. A pequena cidade ainda conserva seu ar colonial em suas ruas, igreja e prédios antigos trazendo ainda mais charme para o passeio.


Sugestão de passeio: excursão de Salta à Cafayete, passando pela Quebrada de Las Conchas


Quebrada de las Conchas

Também conhecida como Quebrada de Cafayate, a Quebrada de las Conchas está localizada bem próxima de Cafayate. A região tem uma paisagem linda com formações rochosas de coloração avermelhada. Seguindo pela Ruta Nacional 68 você vai encontrar diversos pontos de parada no caminho, difícil segurar a câmera. Anote alguns dos principais: El AnfiteatroEl FraileEl Sapo, Las Ventanas e Los Castillos.

Cadeia montanhosa da Quebrada de las Conchas
Quebrada de las Conchas

Quebrada de las Flechas

Cartão postal da Ruta 40, a Quebrada de las Flechas é desfiladeiro de rochas pontiagudas que se estende por cerca de 20km formando uma paisagem inacreditável aos olhos. O Paso del Ventisquero é o principal mirante e, realmente, oferece uma excelente vista 360.

Montanhas contrastando com o céu azul na Quebrada de las Flechas
Quebrada de las Flechas

Quebrada de Humahuaca

A Quebrada de Humahuaca, Patrimonio Cultural e Natural da Humanidade da Unesco, é uma combinação de paisagens maravilhosas, cartões postais, povoados pitorescos e vestígios precolombianos y coloniais. Anota aí os locais que você não pode deixar de conhecer: Purmamarca, onde fica o Cerro de los Siete Colores; Maimará; Tilcara; e o Hornocal, em Humahuaca. Uma sugestão legal é conhecer a Quebrada de Humahuaca e sua região em uma excursão guiada!

Veja também: Purmamarca: como chegar, onde se hospedar, o que fazer e dicas para a sua viagem

Hornocal (Cerro 14 colores)

Localizada a 25km da cidade de Humahuaca, o Hornocal é uma montanha com formação calcárea de diversos minerais que foram erosionando com o tempo e formando um incrível relevo triangular de cores diversas.


Vista do Cerro Catorce Colores na Argentina
Cerro Catorce Colores

Paseo de los Colorados

Apesar de Purmamarca ser um povoado pequeno e simples, foi o que eu mais gostei da região da Quebrada de Humahuaca. Esse é definitivamente um must da viagem. O Paseo de los Colorados é uma caminhada de cerca de 1h feita por montanhas coloridas, ora verdes, ora vermelhas. Vá preparado para a ventania e aproveite a paisagem.

Veja também: O que conhecer na Quebrada de Humahuaca: Maimará, Tilcara e o Hornocal

Cerro Siete Colores

Cartão postal da Quebrada de Humahuaca, o Cerro 7 Colores é imperdível. Essa montanha, formada por camadas de cores distintas, é um dos locais mais fotografados do país e a melhor hora para visitá-lo é pela manhã.

montanha Cerro Siete Colores em Purmamarca,
Cerro Siete Colores em Purmamarca,

Praça de Purmamarca

Povoado localizado ao pé do Cerro 7 colores, Purmamarca é uma cidadezinha feita de adobe, simples, porém charmosa. Lá você encontra bons hoteis, restaurantes e uma ótima feira de artesanato na praça principal. Deixe para comprar seus souveniers lá, foi onde encontrei a maior diversidade e preços bons.

ruas do centro de Purmamarca na Argentina
Centrinho de Purmamarca

Parque Nacional los Cardones

De paisagem árida, esse Parque Nacional é o lugar perfeito para encontrar cardones, que nada mais são do que cactus enooormes, de mais de 2m de altura. Um passeio comum é conciliá-lo com Cachi, Molinos e Cafayate.

Ojos del Mar em Salinas Grandes

Com uma área de 212 km², Salinas Grandes fica na estrada que vai em direção ao Chile e à Bolívia, no extremo norte do país. Além da paisagem branca e reluzente, você vai encontrar alguns pequenos lagos  de cor azul apelidados de Ojos del Mar. Lindo demais!

Veja também: Conheça Salinas Grandes: o deserto de sal da Argentina

vista do Ojos del Mar nas Salinas Grandes
Ojos del Mar, Salinas Grandes

Aproveite para conhecer as Salinas Grandes, o Tren a las Nubes e Purmamarca em um dia só!


Tren a las Nubes

O Tren a las Nubes é uma ferrovia que liga a cidade de Salta até San Antonio de los Cobres, passando pelo famoso Viaduto La Polvorilla. O trem atravessa o Valle de Lerma, passa pela Quebrada del Toro até chegar na Puna de Atacama. Esse é um passeio que não pode ser feito no verão, quando as vias ficam fechadas por causa do volume de água.

Tolar Grande, Salar de Arizaro e Cono de Arita

A região de Puna de Atacama é a continuação do famoso Deserto do Atacama, um dos desertos mais secos do planeta. São diversas lagoas e salares, dentre eles, o Salar de Arizaro. Com 1600km² de superfície a mais de 3400m acima do nível do mar, o Cono de Arita é um dos cartões postais do Salar.  Tolar Grande é o povoado que serve como base para conhecer a região e conta com uma população de cerca de 200 pessoas.

A Ruta 40

Estrada Ruta 40 e as montanhas ao redor, na Argentina
Estrada Ruta 40

A Ruta 40 é a maior estrada argentina, que liga o país de norte a sul, passando por 21 parques nacionais. Isso significa que, se você gosta de aventura, você deveplanejar sua viagem para lá agora mesmo. Eu percorri apenas alguns trechinhos e fiquei doida para percorrê-la do início ao fim.

Correndo paralela a Cordilheira dos Andes, ela chega a atingir 5000m de altitude, o que torna ela a estrada mais alta do país e a segunda mais alta do mundo, perdendo apenas pelas estradas do Himalaia.

São poucos os trechos asfaltados, o que confere uma dose extra de aventura para a viagem. Deve-se viajar por ela sempre com cuidado e atenção, pois os povoados que a margeiam são poucos e espassados.

Entre as cidades e pontos turísticos mais conhecidas pelos brasileiros estão El Calafate, Bariloche e Mendoza. Eu passei por Cafayate e pela Quebrada de las Flechas, na província de Salta.


Veja também: Norte da Argentina: Roadtrip por Cafayate, Quebrada de las Flechas e Quebrada de las Conchas


Gastos: quanto custa uma viagem para o Norte da Argentina?

Para 7 dias de viagem, gastamos ao todo cerca de R$ 3600 cada pessoa, incluindo passagem aérea, hospedagem, aluguel do carro, gasolina, alimentação e souveniers.

Foi-se o tempo em que a Argentina era um país barato para nós, brasileiros. Achei os preços caros para o que eu esperava, mas ainda viáveis para uma viagem internacional.

A situação atual não é das melhores e a inflação vem assolando o país. Notamos isso até pelas estradas por onde passamos, com diversas construções recentes abandonas e casas vazias.

O litro da gasolina estava cerca de R$5 (enquanto aqui no Brasil pagamos cerca de R$3,60-R$4,00). Os hoteis foram cerca de R$300 por noite para o casal. Uma refeição custava cerca de R$50 por pessoa.

Como levar dinheiro para a Argentina

Essa dica é boa para essa e qualquer outra viagem que você for fazer pelo país.

O ideal é levar dólares e trocar por pesos lá. Fazer saque em algum caixa eletrônico de lá, nem pesar! A taxa é altíssima. Utilizar o cartão de crédito? Você chora quando vem o IOF e as câmbio do dia.

Na maioria das viagens internacionais que faço, levo dólares americanos e troco no país. Isso me traz a certeza do câmbio do dia e facilita na hora de chegar lá pois tenho a certeza de encontrar casas de câmbio que aceitem a moeda que tenho em mãos.

Sei que quem viaja para Buenos Aires às vezes leva Real e consegue trocar tranquilamente nas ruas, acredito que a proximidade com o Brasil e a penca de brasileiros que viaja para lá anualmente facilite isso. Mas no norte do país não é tão fácil assim, não vi casas de câmbio trocando Real.


Dicas importantes para sua viagem ao Norte da Argentina

Empresa de turismo receptivo em Salta

Incañan | [email protected] | +54 0387 154154517

Aluguel de carro

Como essa viagem foi uma roadtrip, optamos por já sair aqui do Brasil com o carro alugado. Usamos o site RentCars para pesquisar preços, ele faz uma compilação de todas as grandes locadoras de carro (Hertz, Avis, Europcar, Sixt…) e funcionou super bem! A gente sempre usa e recomenda. Faça sua reserva através do blog sem custos adicionais. É só clicar aqui.

– Ande sempre com o tanque cheio. Em certos lugares é difícil saber quando você vai encontrar o posto de gasolina seguinte.

– Tenha sempre em mãos os seus documentos e os documentos do carro e do seguro para apresentar nas paradas de veículos na estrada.

Seguro Viagem Internacional para a Argentina

Não dá para viajar sem seguro viagem! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido.

Sempre fazemos o nosso pelo site da SegurosPromo, que possui várias seguradoras conveniadas. Eles comparam os melhores preços e todo o processo é feito de forma bem prática e ainda pode dividir em até 12x no cartão ou ganhar 5% de desconto contratando seu seguro aqui pelo blog!


Faça sua cotação do seguro viagem para a Argentina e insira o código MALADEAVENTURAS ao finalizar sua compra para garantir 5% de desconto.


Leia também: passo a passo para contratar o seu seguro viagem para a Argentina

Chip internacional para celular na Argentina

Hoje em dia fica difícil viajar sem celular – ou melhor, sem um celular COM internet – né? Além de avisar a família que está tudo certo, compartilhar fotos no Instagram e fazer check in no Facebook (quem nunca?), estar com internet a todo momento facilita muito a vida dos viajantes para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número da reserva e etc.


Nós indicamos o chip da Yes Brasil que você encontra no viajeconectado.com.br. Oferece internet a partir do 4G de qualidade e nós usamos sempre nas nossas viagens. 

Compre aqui o seu chip da Yes Brasil. Use o cupom MALADEAVENTURAS para 10% de desconto.


E aí, já decidiu quais passeios inserir no seu roteiro pelo Norte da Argentina? Conta pra gente nos comentários!

Você pode gostar de ver também:

Preciso de seguro viagem para a Argentina?

Como utilizar o Pinterest para planejar a sua próxima viagem

Os melhores destinos para viajar em 2019


 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade